Vendas industriais fecham semestre com alta de 2%

7 de agosto de 2019



As vendas industriais catarinenses fecharam o semestre com alta de 2% na comparação com o mesmo período em 2018, mostra a pesquisa indicadores industriais da FIESC, divulgada nesta segunda-feira (5). Das 14 atividades pesquisadas, 10 registraram crescimento, com destaque para produtos de metal (16,8%), informática e eletrônicos (15,9%) e veículos, reboques e carroceria (9,2%). Entre os setores que registraram recuo no faturamento do período estiveram vestuário e acessórios (-6,7%), celulose e papel (-3,9%) e produtos têxteis (-3,2%).

As vendas industriais de junho reduziram -15,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado negativo tem relação com a greve dos caminhoneiros. As vendas de maio de 2018 ficaram represadas e foram efetivadas em junho, o que resultou numa alta de 32,2% no faturamento, percentual bem acima da média para o mês.

Dados nacionais: Depois da queda de 2,2% registrada em maio, o faturamento da indústria aumentou 0,3% em junho frente a maio na série livre de influências sazonais. Nesta mesma base de comparação, o emprego ficou estável. Nos últimos 12 meses, o indicador do emprego teve sete meses de estabilidade, quatro meses de queda e apenas um de crescimento. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Veja aqui os dados completos

 

Fiesc