Uma visão positiva da economia foi tema de palestra

24 de agosto de 2016

Em comemoração aos 38 anos da Acirne, associados e ex-presidentes estiveram reunidos para a palestra "Cenários econômicos, uma visão positiva da economia brasileira".

Em comemoração aos 38 anos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – Acirne – os associados e ex-presidentes estiveram reunidos na manhã de quarta-feira, 24, para a palestra “Cenários econômicos, uma visão positiva da economia brasileira” com Horst Schroeder e Alexandre Poffo.

Com a apresentação de indicadores econômicos, Horst relatou a mudança do padrão de consumo do brasileiro devido a situação financeira. “Um dado assustador é o desemprego que hoje atinge 11 milhões de brasileiros. Isso acarreta o crescimento da inadimplência. Para se ter uma ideia, em maio, de cada 10 brasileiros, quatro estavam com o nome negativado. Então as compras já não são as mesmas e o brasileiro está economizando e revendo diversos conceitos de consumo”, reforça.

Porém ele explica a retomada do otimismo com a economia, que tem o melhor patamar desde 2014. “Vários motivos nos levaram a esta situação, entre eles o forte aumento das despesas públicas, distribuição de crédito farto e barato, desequilíbrio de contas externas e aumento da inflação. Até maio, trabalhamos para pagar impostos, então tudo isso teve como resultado a situação crítica do país, mas que agora demonstra uma recuperação”, relata.

A produção industrial ficou estável em maio, mas caiu 9,8% no ano. É a primeira vez desde 2012 que o indicador não cai por três meses seguidos, o que para muitos órgãos demonstra que o pior já passou. Ele destaca que melhoraram as expectativas dos participantes do mercado financeiro e o Produto Interno Bruto – PIB – com uma previsão conservadora, deve crescer em torno de 1,2% em 2017.

Cooperativismo

Alexandre Poffo falou sobre a evolução do cooperativismo no mundo, destacando o crescimento da prática em Rio Negrinho. “A prática do cooperativismo proporciona o desenvolvimento local e isso reflete no bem do município influenciando em vários fatores além do crescimento, como geração de emprego e mão de obra qualificada localmente”.

Segundo ele, países da Europa que já praticam o cooperativismo há um bom tempo, apresentaram um crescimento significativo e uma formação para educação financeira sólida. “Não digo que a solução de todos os problemas esteja aqui, mas boa parte dela. Entre os princípios do cooperativismo estão a autonomia e independência, ou seja, ajuda mútua. E além disso, a participação econômica pelo retorno financeiro ao cooperado”, aponta.

O presidente da Acirne, Germano Basso Júnior, agradeceu a presença de todos e prestou uma homenagem aos Ex-presidentes da entidade e ao Consultor Regional do Planalto Norte, Adriano Hüebner, pelos 21 anos dedicados à causa associativista. A palestra contou com o apoio da Cooperativa de Crédito SCRCRED.

 

Fonte: Acirne

Galeria de Fotos