Assembleia do CEJESC reúne mais de 160 jovens empresários catarinenses na Tri Fronteira

27 de março de 2016

O Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), entidade vinculada à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), realizou nos dias 17 e 18 de março, pela primeira vez na região de fronteira, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade.

A 1ª AGO Internacional do CEJESC teve a presença de mais de 160 jovens empreendedores, representando os núcleos do Conselho de todas as regiões de Santa Catarina. O evento aconteceu no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi, em Barracão/PR, cidade trigêmea com Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/AR, e teve por lema: Importando Ideias, Expondo Soluções.
No primeiro dia, teve apresentações dos cases LPD Importação e Exportação, de Dionísio Cerqueira, e da Javier Empreendimentos, de Bernardo de Irigoyen.
No segundo dia foram realizadas duas visitas técnicas. Uma, na fabrica da Gavec – Los Paleteros, e outra, na sede da empresa Metal Ferro.

À tarde teve a reunião de diretoria do CEJESC e na sequência a assembleia geral, que tratou de diversos encaminhamentos e questões inerentes à entidade, como por exemplo, o posicionamento frente ao momento econômico e político que o Brasil passa, a posse de membros que passaram a integrar a diretoria, entre outros assuntos.

CASE DA LPD

O sócio diretor da empresa, Cleo Petroli apresentou aos jovens empresários a trajetória da empresa, porque ela foi criada, definição do ramo de atividade, os desafios, o planejamento, os objetivos, capacitação, o crescimento, a estrutura que tem hoje, sustentabilidade e projetos para o futuro.
A LPD atua no ramo de importação e exportação de frutas frescas, entre os países do Mercosul, América do Norte e União Europeia.

O empresário enalteceu a iniciativa, destacando a importância da capacitação e da atualização para quem está no mercado, principalmente os jovens empreendedores. “Experiências de sucesso agregam conhecimento para a sustentabilidade de seus empreendimentos. Dificilmente uma empresa de cresce e se consolida e prospera no mercado, sem que haja planejamento, gestão eficiente e profissionalização”, enfatizou Cleo Petroli.

CASE JAVIER EMPREENDIMENTOS

O jovem empresário de Bernardo de Irigoyen, Javier Cordeiro, diretor da empresa, da mesma forma apresentou a trajetória da Javier Empreendimentos, e como com estudo, planejamento e capacitação, foi concretizando o sonho que tinha de ter o seu negócio prosperando. “O empreendedorismo exige determinação, querer fazer, estudo e preparação para conquistar isso. Quem planeja e se capacita, busca e encontra as soluções e o fato desse grupo de jovens empresários estar aqui hoje, demonstra que eles buscam o sucesso. Este é o momento para esses jovens poderem errar e apreender, e eventualmente cair, mas levantar e seguir em frente para atingir o sucesso de seus empreendimentos”, destacou Javier Cordeiro.

VISITA A GAVEC – LOS PALETEROS

Um grupo de jovens empresários participou da visita técnica à empresa Gavec – Los Paleteros, em Barracão. O sócio diretor da empresa, o jovem empresário Gilberto Verona Filho, apresentou a trajetória da empresa, a estrutura, produtos, diversificação, desafios de mercado, planejamento e todos os atributos que levaram a Los Paleteros a, em pouco tempo, chegar ao sucesso que obteve.
Gilberto Verona ressaltou que uma das principais portas de caminhos para o futuro de Brasil e de qualquer pais, é o empreendedorismo, e para isso é necessário organização, planejamento, capacitação e aperfeiçoamento. “O futuro do país está nas mãos do empreendedor jovem e a base para isso é a aprendizagem, a troca de experiências, ser empreendedor na prática, trocando ideias e fortalecendo os empreendimentos. Em um momento de incerteza e obscuridade que o Brasil atravessa, ver um grupo tão grande de jovens empreendedores, que acreditam e buscam crescer, é gratificante e é esse o caminho”, afirmou Verona.

VISITA A METAL FERRO

Outro grupo de jovens empresários esteve na Metal Ferro. O sócio diretor da empresa, Zinho Ferreira, apresentou a empresa, sua trajetória, mudanças, planejamento, capacitação, qualificação, diversificação das atividades, crescimento, abrangência e todos os fatores que levaram a Metal Ferro a ter sustentabilidade e consolidar em seus ramos de atuação.
Zinho louvou a iniciativa destes jovens empreendedores, que estão buscando o associativismo e o crescimento sustentável e disse que o empreendedor precisa ter um propósito definido e acreditar nele, ter iniciativa, autoconfiança, capacidade de planejamento, persistência e determinação, planejando as ações e buscando sempre a capacitação e o aperfeiçoamento. “Conhecer experiências de sucesso e apreender com elas é um excelente meio de também obter êxito em seus empreendimentos”, salientou.

EVENTO DE ÊXITO

Para o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira – NJE, Jean Fin, a assembleia superou as expectativas, tanto pela participação, quanto pelo nível de qualidade dos cases e visitas técnicas e pela interatividade e troca de experiências. Jean citou que o NJE projetava uma participação em torno de 120 jovens empreendedores, mas esse número passou de 160 participantes. “O evento foi positivo e pela avaliação que fizemos, foi um sucesso. É fundamental para o jovem entender que, independente da área, empreender é um processo difícil, mas os problemas são comuns e quando o jovem empreendedor busca o associativismo, ele se fortalece, compartilha soluções e aprendizados e tem bem mais capacidade para superar os desafios enfrentados. Com isso, estamos sempre um passo à frente e com mais bagagem e ferramentas para obter êxito e sucesso em nossos empreendimentos”, concluiu Jean Fin.

Fonte: FACISC