CELESC e WEG assinam contrato de projeto para venda motores elétricos com até 40% de desconto

24 de agosto de 2017

Nesta terça-feira (22), o presidente da Celesc, Cleverson Siewert e o diretor da WEG, Fernando Cardoso Garcia, assinaram o contrato do Bônus Eficiente Linha Motores. O ato, firmado no gabinete do governador Raimundo Colombo, é o primeiro passo do projeto que terá investimentos na ordem de R$ 7,6 milhões, viabilizados pelo Programa de Eficiência Energética da Celesc, e movimentará mais de R$ 21 milhões na economia do estado.

Após o sucesso do Bônus Eficiente, que contemplou consumidores residenciais com 50% do valor na substituição de eletrodomésticos antigos por outros mais eficientes, e do Bônus Fotovoltaico, que está instalando painéis para captação de energia solar em mais de mil residências catarinenses, desta vez a Celesc dará bônus de até 40% — a depender da potência e do rendimento do motor adquirido — aos interessados na troca de motores elétricos de alta eficiência. Os motores serão comercializados pela empresa WEG, que também será responsável pelo descarte correto do maquinário obsoleto. A contratação da WEG se deu por meio de processo licitatório.

Você sabia?

No Brasil, de acordo com Ministério de Minas e Energia, a indústria responde por 43,7% do consumo de energia elétrica. Nas fábricas, a força motriz é responsável por aproximadamente 68% desse consumo, demonstrando que aproximadamente 30% de toda a energia elétrica do país é consumida por motores elétricos industriais.

Como muitos parques de motores elétricos brasileiros são antiquados, de acordo com estudos conduzidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 2014, a baixa eficiência do maquinário acarreta um desperdício de energia de, no mínimo, 7,1 TWh/ano. “Essa perda é equivalente a três vezes o consumo de Joinville no período de um ano, a maior cidade do estado. Isso demonstra de forma prática que investimentos na atualização tecnológica beneficiam não apenas as indústrias, departamentos públicos e o meio rural, mas também o meio ambiente e a sociedade em geral”, explica Siewert. O presidente da Celesc reforça, ainda, a importância de ter a multinacional catarinense WEG como parceira neste projeto.

Para o governador Raimundo Colombo o Estado tem importante papel no incentivo à essa atualização tecnológica. “O Brasil vem enfrentando um período de crise, o que dificulta investimentos em diversas searas, inclusive a substituição e modernização de maquinário. Neste cenário, o papel do Estado é criar mecanismos para incentivar a modernização dos parques motores, como este projeto liderado pela Celesc”, afirma.

Investimentos na troca de motores elétricos

Atenta a este cenário, desde os anos 2000 a Celesc desenvolve projetos para eficientização da força motriz catarinense, com destaque para ações nas áreas de cerâmica, tecelagem, vestuário, metal mecânica, plásticos, celulose. Só nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 23 milhões na substituição de motores elétricos. Este esforço resultou, até o momento, na economia de 27,5 GWh/ano, com a substituição de 566 motores, que daria para alimentar mais de 11 mil residências em um ano, ou cidades como Canelinha ou São Carlos.

Deste novo projeto, o Bônus Eficiente Linha Motores, poderão participar empresas das classes Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público ou Rural, com CNPJ, e que estejam em dia com a Celesc, cujos motores antigos atendam aos seguintes requisitos:

GRAFICO1

Qual o valor do bônus?

O valor do bônus leva em consideração a potência do motor antigo e o nível de rendimento do motor novo adquirido como segue:

• MOTOR MONOFÁSICO IR1 – 1 a 15cv cfe ABNT NBR 17094-2

R$ 46,00 por CV

• MOTOR TRIFÁSICO IR2 – 1 a 250cv com SELO PROCEL

R$ 70,00 por CV

• MOTOR TRIFÁSICO IR3 – 1 a 250cv com SELO PROCEL

R$ 94,00 por CV

Quais as vantagens na substituição de motores antigos por outros mais novos?

Os benefícios ao substituir motores antigos, danificados ou com baixos níveis de rendimento por máquinas mais novas são:

• Redução no consumo de energia elétrica;
  • Consciência da conservação de energia;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Desconto na compra de um motor de alta eficiência;
  • Garantia de fábrica no motor adquirido;
  • Produtos normalizados e que oferecem total intercambiabilidade com motores já instalados.

A previsão é de que as inscrições para participar do Bônus Eficiente Linha Motoressejam abertas já em outubro deste ano. Até lá, será desenvolvido um site específico para receber as inscrições. Não há limite por empresa para receber a bonificação. O desconto será concedido aos proponentes que atenderem aos critérios do projeto, por ordem de inscrição, até atingir o limite total do bônus.

Fonte: Celesc