Ceme Conecta aborda: Como superar o medo e ter mais autoconfiança para falar em público?

7 de julho de 2020

O último encontro do CEME Conecta 2020 ocorreu nesta quarta-feira, dia 1º de julho, com participação da palestrante Lena Souza, que é campeã mundial de oratória pela JCI. Ela abordou o tema Falando em público: vai com medo mesmo e apresentou dicas e técnicas para driblar o medo, ser mais autoconfiante e melhorar a comunicação.“O medo de falar em público é um dos maiores medos do ser humano. Meu medo é não ser aceita? Errar? Mostrar que não sou tão boa? Talvez o problema não seja a oratória, mas lidar com a nossa vulnerabilidade”, afirma.
Segundo ela, nesse caso, o primeiro passo é fazer as pazes com o medo: “Falar bem em público é um processo, uma caminhada. Por isso, entenda teus medos e vença do micro para o macro.

Vá criando pequenas vitórias, pequenas superações, e não dê atenção apenas ao que te falta – valorize o que você tem de bom, o que você já sabe”.

Entre as dicas para superar a limitação do medo e gerar autoconfiança, Lena indica:

1 – Pensar na oratória como o movimento do “sim” – dizer sim para as oportunidades;
2 – Criar uma estante mental com suas vitórias e superações;
3 – Fazer um plano de ação de como alimentar diariamente a autoconfiança;
4 – Criar uma reprogramação mental com pensamentos positivos;
5 – Fazer uma respiração longa e ter uma postura de poder e autoconfiança.

A palestra de Lena Souza fechou a programação da primeira edição do CEME Conecta, um evento on-line e gratuito, promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME), voltado ao desenvolvimento, troca de experiências e geração de negócios entre nucleadas de todo o Estado.

Dividido em três encontros, com transmissão ao vivo, o CEME Conecta 2020 teve palestras, cases de núcleos e balcão de negócios, valorizando as empresárias que fazem parte da rede CEME.

Mais dois cases de sucesso

Neste último encontro do CEME Conecta, houve a apresentação dos cases de sucesso do Núcleo da Mulher Empresária de Forquilhinha e também do Núcleo da Mulher Empresária de Florianópolis.

O primeiro foi apresentado pela tesoureira do núcleo, Laís Milanez Ronchi, que trouxe informações sobre o evento Histórias de Sucesso, realizado em 2019, com cases de três mulheres empresárias da cidade de Forquilhinha.

Já o núcleo de Florianópolis, representado pela nucleada Camila Albuquerque, enfatizou a realização do Empreende: Jornada do Conhecimento, evento onde as próprias nucleadas compartilham seus conhecimentos e experiências com um público externo, a partir de suas áreas de atuação.

A programação do CEME Conecta desta quarta também contou com o balcão de negócios, momento onde 12 nucleadas tiveram a oportunidade de falar sobre sua empresa.

Assista novamente a programação

Se você perdeu as transmissões ao vivo, acesse o canal do CEME no Youtube e assista a todos os encontros do CEME Conecta 2020.