Colóquio APEC: Reitora da UnC fala sobre os desafios das Universidades durante pandemia

31 de agosto de 2020



“O equilíbrio orçamentário e financeiro da gestão nos últimos cinco anos possibilitou que a UnC faça a travessia deste período econômico de forma mais tranquila”. A afirmação é da reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, durante o Colóquio da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinenses (APEC), na última quinta-feira, que teve como objetivo abordar os desafios das instituições de ensino superior comunitárias de Santa Catarina em tempos de pandemia.

O encontro virtual reuniu outras duas gestoras, a reitora da FURB, Márcia Sardá Espíndola e a reitora da UNESC, Luciane Ceretta. A mediação foi realizada pelo Doutor em Sociologia Política Dimas de Oliveira Estevam, ex-presidente da APEC.   “A UnC passou pelas mesmas angústias e mazelas das outras instituições, mas aprendemos muito e a importância do relacionamento com os nossos professores e técnicos é um grande diferencial. Precisamos trabalhar o conteúdo, mas não precisamos esquecer das pessoas”, afirmou a reitora Solange, destacando que a preocupação com a saúde e segurança da comunidade acadêmica foi a principal premissa da gestão.

A suspensão das aulas presenciais foi um dos maiores desafios para as universidades, na opinião das reitoras. A UnC conseguiu reverter a situação de forma imediata, graças a capacitação dos docentes com tecnologia Google desencadeada desde 2019. “Felizmente a Universidade estava preparada, com suporte do Google. As aulas foram suspensas dia 17, e no dia 23 já estávamos com todos os professores em sala de aula trabalhando de forma remota.  Os professores foram capazes de encantar os seus alunos com maestria, e o percentual de evasão que estávamos prevendo não se concretizou”, afirma Solange.

A implantação do Programa de Reestruturação Administrativa foi outra ação da Universidade, para reduzir o impacto da pandemia. “Estamos fazendo gestão em um momento muito distinto, com a tomada de decisão respeitando as características das regiões em que estamos presentes, e isso possibilita que a UnC não pare de investir, a exemplo dos Programas de Doutorado que lançamos em plena pandemia”.

Para a reitora Solange, este é o momento de se repensar o papel da universidade, com uma nova abordagem para o ensino, melhorando diuturnamente a qualidade dos conteúdos, primando pelo atendimento ao nosso estudante.  O desafio é fazermos deste obstáculo uma grande oportunidade”, pontua a reitora.

UNC