Dia estadual da mulher empresária será comemorado com evento em Florianópolis

10 de agosto de 2016

O evento é gratuito e aberto ao público, porém tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Ceme (www.ceme.org.br)

Mulheres empresárias empreendedoras e profissionais liberais de todo o Estado estarão reunidas em Florianópolis para o evento Empreende Mulher Catarinense em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária. O evento acontecerá no dia 15 de agosto e é promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme). Reunirá cases, palestras e muita informação no universo feminino empreendedor. Além disso, o evento marca a data que foi pleiteada em 2005 pelo Núcleo da Mulher Empresária de Joinville e nasceu com o projeto de Lei da deputada Simone Schramm. O Dia Estadual da Mulher Empresária é comemorado no dia 17 de agosto.

Durante um dia todo, as participantes irão receber uma chuva de informação. O evento abre com o painel “Liderando e Empoderando Mulheres” com as empresárias Simone Leite, presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e Jussara Pereira Barbosa, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco. A mediação será por conta da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling.

O painel “Masculino x Feminino” – Mito ou Realidade aborda fatores históricos e culturais que influenciam as profissões vistas como “masculinas”. Este momento contará com a participação de Júlia Machado do grupo de mulheres As Anitas, engajadas no empoderamento feminino na área de tecnologia e empreendedorismo, Daniele Regina Theis da empresa Rioar especializada em soluções em automação industrial, hidráulica e elétrica, e Angela Oliveira da empresa Oliveira Materiais de Construção.

O almoço será voltado para o relacionamento de negócios entre as participantes, o chamado networking.

Mulheres do Brasil

A programação vespertina contará com o painel “Mulheres do Brasil”, com Sonia Hess, empresária catarinense que atuou à frente da Dudalina durante 35 anos e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles “Mulheres do Brasil”, e Fernanda Bornhausen Sá, empresária da área de comunicação, propaganda e tecnologia e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles, “Mulheres do Brasil”.

O Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mulheres líderes de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando no todo, por um país melhor. O grupo não tem partido, apenas levanta a bandeira de uma causa: o Brasil.

A palestra Master do evento será com a empresária Angela Hirata, com o tema Do Empreendedorismo a Gestão Executiva – Como Fazer Acontecer, ela abordará o case da Havaianas e sua história de sucesso.

Além da parceria com a Alesc, o evento tem o apoio do Sebrae Nacional, da Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), do Conselho Regional de Administração (CRA/SC) e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SC.

Para a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, mais do que comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária, o evento serve para chamar a atenção sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade, ressaltar a importância do empreendedorismo e do movimento feminino associativista em Santa Catarina. “O Dia Estadual da Mulher Empresária é um marco na história do CEME. Realizaremos a segunda edição com uma programação recheada de temas e assuntos relevantes que contribuirão para o empoderamento da mulher e para a valorização dessas mulheres que tanto fazem pela sociedade e pela economia catarinense”.

A deputada Ana Paula Lima é grande defensora das causas femininas em Santa Catarina. Foi quem articulou na Assembleia Legislativa para a realização do evento em comemoração à data. Foi ela também que descobriu que a lei que determinava o dia da Mulher Empresária já existia e deu todo o apoio ao Conselho.

Fonte: Facisc