Em São Bento do Sul, Diálogos Institucionais aborda o trabalho do Instituto de Meio Ambiente na região

26 de fevereiro de 2019

A Associação Empresarial (Acisbs) recebeu na primeira edição dos Diálogos Institucionais de 2019, a gerente de desenvolvimento ambiental do Instituto de Meio Ambiente (IMA), Francine Nader. Além de responder pela regional de Canoinhas, ela assumiu a de Mafra, em janeiro deste ano. “Eu tenho 15 anos de serviço público, sou efetiva e sem vínculo partidário” iniciou sua apresentação.

A gerente falou dos procedimentos do Instituto, citando o trabalho na regional de Canoinhas e contando como está a organização em Mafra. “Hoje não tem como atender a fila de trabalho, pois há processos com bastante atrasos e desconhecemos o status atual de quem requereu. Há empresas que não existem mais, de pessoas que foram embora”.

Ela conta o que está sendo feito em Mafra para agilizar o trabalho. “Busco na sede de Florianópolis os processos, trago técnicos de fora para nos ajudar e acompanho visitas aleatórias para agilizar a demora”. Em Mafra, conforme a gerente, cerca de 20 a 30 pessoas estão sendo atendidas. Cerca de 70% dos processos em Mafra, correspondem a São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre.

Educação ambiental – Francine disse que está tentando resgatar o bom trabalho do IMA, citando os projetos de educação ambiental e se colocando à disposição para atender os empresários nas demandas. A gerente disse que o trabalho do IMA vai além dos processos, com a realização de palestras de conscientizando da população. “Tem o lado bom do IMA. O interesse do nosso trabalho é resolver problemas e não gerar” ressaltou.

Licenciamento

A gerente conta que atualmente os licenciamentos ambientais estão levando de 30 a 45 dias, desde que toda a documentação esteja em ordem. “Estamos fazendo uma força tarefa para vencer o problema da demora e temos trabalhado em dobro, contando com o apoio de técnicos de fora” conta.

Visitas – recentemente Francine visitou as prefeituras da região para que apresentem uma lista das prioridades. O presidente da Acisbs, Jonathan Roger Linzmeyer colocou à disposição do IMA a estrutura do Centro de Gestão Empresarial, para os encontros com empresários. “Nós temos a parceria com o BRDE, onde cedemos espaço para o atendimento ao empresário. Esse formato pode facilitar as demandas com o IMA” sugeriu.