Empregadores e trabalhadores fecham novos valores para o piso regional

30 de janeiro de 2020

As novas faixas do mínimo catarinense variam entre R$ 1.215,00 e R$ 1.391, e foram acordadas durante reunião, na FIESC

As federações empresariais, as centrais sindicais e federações de trabalhadores de Santa Catarina chegaram a um consenso para atualizar o mínimo regional para 2020. Os pisos acordados para as quatro faixas foram de R$ 1.215,00, R$ 1.260,00, R$ 1.331,00 e R$ 1.391,00. O índice médio de reajuste foi de 4,97%. Os novos valores foram acordados durante reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quinta-feira (30), em Florianópolis.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que, mais uma vez, as representações empresarial e laboral chegaram a um resultado positivo. “É a demonstração do que se exercita em Santa Catarina, uma relação harmoniosa entre os representantes dos trabalhadores e do setor produtivo. Então, chegamos a um resultado de consenso e o próximo passo é levar ao governador para que envie à Assembleia Legislativa para aprovação. Foi um acordo construído a várias mãos e, pelo décimo ano, chegamos a um acordo favorável para a economia catarinense”, afirmou.

“O acordo foi o possível dentro das postulações e demandas de cada parte”, disse o presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da FIESC, Durval Marcatto Júnior. “Santa Catarina é o único estado que tem o mínimo regional negociado nesses termos e a celebração do acordo demonstra o clima de diálogo e respeito que existe e engrandece a economia do estado”, completou.

“O acordo que estamos fechando hoje é um dos processos mais importantes que têm para o estado de Santa Catarina, para o movimento sindical dos trabalhadores e para os empregadores. É um processo que serve como parâmetro para muitas negociações coletivas de trabalho. Esperamos que esse processo continue. Acredito na negociação coletiva”, declarou o diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio (FECESC), Ivo Castanheira.

Entre os representados na negociação estiveram pelo lado empregador: FIESC (Federação das Indústrias de SC); FAESC (Federação da Agricultura); FECOMÉRCIO (Federação do Comércio), FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas) e Federação dos Hospitais (FEHOESC). Entre os representantes dos trabalhadores estiveram: FECESC, FETIESC, FETIAESC, Força Sindical, Nova Central dos Trabalhadores, UGT, CUT, FETAESC e Dieese.

FIESC