Empresa Wind Industrial é homenageada pelos seus 20 anos de atividades em Rio Negrinho

20 de agosto de 2019

A Câmara Municipal, por intermédio do Vereador Abel Hack apresentou Moção de Aplauso para a empresa Wind Industrial pelos seus 20 anos de atividades no município de Rio Negrinho. A homenagem aconteceu durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira (19/08). O diretor da empresa Werner Wind usou a Tribuna da Câmara para contar a história do empreendimento fundado em 12 de agosto de 1999. A Wind Industrial é uma indústria de manufatura especializada na injeção de peças e componentes metálicos com alta precisão. Dispondo de parque fabril diversificado e com mais de 5.000m², oferece soluções robustas para diversos setores industriais, incluindo as indústrias moveleira, automobilística, de bens de produção, da construção civil, linha branca e de telecomunicações, entre outros. De origem familiar, a Wind Industrial tem raízes na Alemanha, porém nasceu, cresceu e se desenvolveu em Rio Negrinho, Santa Catarina, no sul do Brasil. Cada um dos mais de 750 clientes ativos da Wind Industrial tem a sua completa disposição a experiência acumulada com sólido conhecimento técnico, produtos de alta precisão, além de uma equipe que tem o prazer em atender bem e fazer grandes projetos se tornarem realidade.

Em 1949, a bordo do Navio “Vesper”, desembarcaram no Brasil o Sr. Wilhelm Wind e Grethel Marta Schumann Wind, acompanhados de seus dois filhos e carregando duas malas, as quais continham todos os seus pertences. Três anos mais tarde Wilhelm Wind iniciou sua trajetória empreendedora, montando suas primeiras bancadas de produção aos fundos de sua residência em São Bento do Sul – SC. Seus primeiros produtos eram insumos para as linhas de produção de outras empresas locais, como a indústria têxtil e a moveleira. Em 1960 nascia a Metalúrgica Wilhelm e Wind – Empresa Familiar Precursora da Wind Industrial. Vinte anos mais tarde Wilhelm Wind, atento às novidades mercadológicas e sempre focado em seus clientes, investe na tecnologia de Injeção em Zamac, adquirindo a primeira linha de injetoras da Região Sul do país, a qual constitui em Rio Negrinho a filial de sua empresa.
Em 1999 a empresa torna-se certificada pela ISO 9001, ano também no qual em um processo de cisão sucessória, nascia a Wind Industrial Ltda, herdando de sua precursora o know-how em injeção bem como os clientes. Um ano depois a Wind Industrial realiza a sua primeira exportação e, em 2001, se torna a primeira empresa de Rio Negrinho – SC a ter estação de tratamento de efluentes. Ainda em 2001, a Wind Industrial se torna a primeira empresa da América Latina de acessórios para móveis a ter um sistema de Gestão Integrada da Qualidade e Ambiental, Certificado ISO 9001 e 14001. Em 2008 a empresa passa por ampla renovação de seu parque fabril, fato que se repetiria cinco anos mais tarde. Em 2017 a Wind Industrial inicia seu primeiro projeto de automação robotizada.

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho