Evento on-line do CEME, Empreende Mulher Catarinense bate recorde de participantes

19 de agosto de 2020

Com mais de 1 mil participantes, o Empreende Mulher Catarinense 2020, evento promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME), nesta segunda-feira (17), bateu recorde de público em sua primeira edição on-line, ao vivo e gratuita.

Realizado desde 2015, o seminário foi criado com o objetivo de comemorar o Dia Estadual e Nacional da Mulher Empresária, celebrado no dia 17 de agosto, além de oportunizar um dia de aprendizado, troca de experiências e geração de negócios.

A presidente do CEME, Poliana de Oliveira, afirma que “esta é uma data para evidenciarmos toda a força, a coragem, a garra e a persistência das empreendedoras catarinenses, que se desafiam e fazem acontecer em suas empresas, na família, nos núcleos, nas associações empresariais e em tantos papéis que desempenham junto à sociedade”.

Neste ano, o evento foi reformulado em razão da pandemia e teve transmissão ao vivo através do canal do CEME no YouTube.

Lições de quem se reinventou e superou desafios

A programação do Empreende Mulher Catarinense foi dividida em dois momentos – um painel com a participação de empreendedoras e uma palestra com a empresária Chieko Aoki.

Com o tema Inovação, Adaptabilidade e Reinvenção, o painel foi mediado pela jornalista Laine Valgas e trouxe histórias inspiradoras de mulheres que precisaram reinventar seus negócios durante a pandemia.

Compartilharam suas experiências a executiva e empreendedora autônoma Cris Broilo; a sócia-proprietária e diretora comercial de um grande grupo industrial com sede em Joinville, o Grupo Maná do Brasil, Silvia Coleraus; e a administradora de empresas e atual presidente da Associação Empresarial de Nova Veneza, Larissa Bortoloto, que assumiu a gestão de uma empresa familiar em sua terceira geração.

Mais aprendizados com Chieko Aoki

Administradora e empresária nipo-brasileira, Chieko Aoki foi a palestrante âncora do evento. Com muito carisma, ela, que é fundadora e presidente da rede de hotéis Blue Tree Hotels, relatou sua trajetória empreendedora e mencionou os principais desafios de sua carreira.

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, com cursos de Administração, em Tóquio, e de Administração Hoteleira, nos Estados Unidos, ela é reconhecida como uma mulher inovadora e talentosa, sendo referência em seu setor.

Em 2013, Chieko foi classificada pela Forbes como a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil e escolhida pelo jornal Valor Econômico dentre as melhores executivas do país.

Entre os ensinamentos, Chieko falou da importância das equipes e dos valores organizacionais, que são verdadeiros pilares e fazem a diferença em momentos de crise e tomada de decisão.

“Não há melhor remédio, não há melhor solução, do que uma equipe alinhada com seus valores, com a cultura da empresa, e que tem competência profissional, que é o que nós chamamos de bem servir”, destacou a palestrante.

União de forças com o mesmo propósito

Seguindo uma das premissas do associativismo, que é a união de forças em torno de um propósito comum, esta edição do Empreende Mulher Catarinense foi realizada com o patrocínio oficial do Sicredi e apoio da Federação das Associações Empresaria de Santa Catarina (FACISC), Sebrae, Butiá Digital e Casaredo.

O presidente da FACISC, Jonny Zulauf, enfatizou que o associativismo empresarial feminino é um movimento que cresce constantemente, se fortalece e é modelo para Santa Catarina e para todo o país. “Este Dia Estadual da Mulher Empresária marca o voluntarismo das mulheres que atuam para o bem e em prol do desenvolvimento econômico do nosso Estado”, frisou.

Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, e Marina Barbieri, gestora do programa Sebrae Delas, também se pronunciaram em nome dos parceiros do evento.

Finalizando o Empreende Mulher Catarinense 2020, a presidente Poliana enalteceu a união das empresárias catarinenses neste momento desafiador e agradeceu a colaboração de todos para mais um evento de sucesso.

“Apesar da distância física, as mulheres estão cada vez mais conectadas e engajadas com o propósito do CEME, mostrando que, juntas, somos mais fortes”, encerrou a anfitriã do evento.

Quem não conseguiu acompanhar o seminário ao vivo, pode acessar o vídeo que está disponível neste link.