Facisc apresenta Programa DEL na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Estadual

4 de fevereiro de 2020

Pensado inicialmente como um modelo de gestão para contribuir com o desenvolvimento local, o DEL ganhou visibilidade e esta semana chegou ao conhecimento do executivo estadual.

Visando futuras parcerias no âmbito estadual, o superintendente institucional da Facisc, Gilson Zimmermann, acompanhado dos consultores, Osmar Vicentin e Andreas Dohle, e do assessor de desenvolvimento do município de Gaspar e integrante do Cejesc, Eduardo Pedrini, estiveram nesta terça (04/02) com o secretário de desenvolvimento, Lucas Esmeraldino e o chefe de gabinete da secretaria de desenvolvimento, Willian Máximo, e apresentaram o programa para formalizar futura parceria.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido pela Facisc, já é aplicado em 22 cidades e reúne parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais que trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico das regiões.

A proposta é que, com a formalização da parceria estadual, seja possível, entre outros aspectos, desenhar uma política de desenvolvimento que fortaleça e amplie o desenvolvimento dos municípios, criar um processo de integração das autarquias, permitir a formatação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico Estadual, e realizar o Fórum DEL Estadual. “Para o DEL crescer nos municípios precisamos ultrapassar algumas barreiras estaduais e a efetivação da parceria permitiria criar uma plataforma de diálogo para este objetivo”, ressalta o consultor Osmar Vicentin.