Facisc orienta sobre as mudanças na Lei Anticorrupção

12 de dezembro de 2022

Com o objetivo de reforçar a cultura de integridade e compliance no Sistema associativista, a Facisc realizou nesta sexta-feira (09/12) uma live sobre as Mudanças na Lei Anticorrupção.

Em julho deste ano, entrou em vigor o Decreto 11.129/2022, regulamentando a Lei Federal nº 12.46/2013, conhecida como Lei Anticorrupção. O novo decreto veio para regulamentar a Lei Anticorrupção de 2013 e dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil das pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Para falar sobre o assunto a Federação convidou a advogada consultora em Compliance e Proteção de Dados, Lead Implementer da gestão da Privacidade da Informação ISO/IEC 27.701, Priscila Aparecida Picinini.

O encontro contou com a participação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, que reforçou a importância do tema para as empresas e entidades. “A integridade é nosso princípio básico. Sempre nos propomos a trabalhar com ética e transparência pois acreditamos que desta forma teremos grandes avanços e não podemos perder isso pois é um importante pilar”, destacou o presidente Sérgio Rodrigues Alves

Coordenadora de projetos especiais, Adelita Adiers, ressaltou a importância do papel da liderança para que a cultura da integridade possa ser fortalecida. “A liderança é determinante para que esta cultura possa acontecer”, declarou.

De forma didática a consultora abordou as principais mudanças trazidas no decreto e a importância das adequações. “Por mais que pensemos o contrário, precisamos nos adequar, pois o mercado exige e por isso é importante ter o olhar atento a estas questões e o papel das associações é viabilizar que os empresários entendam como isso se aplica nas diferentes realidades”, explicou Priscila.

Entre os pontos abordados Priscila ressaltou que é importante que as empresas tenham os seus processos bem mapeados para que consigam garantir a qualidade e minimizar os riscos. Também apontou como um dos pilares do compliance a existência de um canal de denúncias.

Na ocasião foi divulgado manual com o compêndio das principais mudanças  oriundas do decreto federal, trazendo um olhar sobre cultura, governança e pequenos negócios  O material está disponível no site da Facisc e traz dicas importantes para fortalecer o tema em toda SC.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO

CONFIRA A LIVE COMPLETA AQUI