Família Klaumann apresenta case em evento estadual

10 de fevereiro de 2023

Rio Negrinho está sendo palco do evento estadual, 189ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC, que é organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE.

A Coordenadora do Núcleo, Ivanize Rohrbacher, agradeceu a presença de todos. “Todo esse evento está acontecendo com certeza com a ajuda dos 19 integrantes do Núcleo de Rio Negrinho que se dedicaram muito. Começamos a elaborar em novembro de 2022, e escolhemos o tema sucessão e inovação vendo a reivenção dos negócios na pandemia principalmente, além da experiência positiva de sucessão dos negócios”, destaca.

A noite de quinta-feira, 9, contou com a aparesentação do case de sucesso da família Klaumann, Sucessão e Inovação com Sérgio, Henrique, Augusto e Carolina.

Eles contaram sobre a experiência na vida empresarial, pessoal, como tudo começou, as dificuldades, conquistas e ensinamentos.

Sérgio Klaumann contou como foi o início dos negócios, com sua experiência no comércio, indústria e serviço. “A entrega é algo crucial. Se você prometeu, entregue. Hoje tudo mudou, o mundo ficou muito competitivo e o compromisso é importantíssimo. Assumi riscos, ocorreram coisas não planejadas, que me ensinaram muito”, detalha.

Ele destacou no encontro. “Primeira premissa, confie em você mesmo, no teu negócio. Percalços sempre terão e não esqueça o foco, aonde você quer chegar. Não tenha medo da mudança, eu poderia ficar na mesmice, mas você sempre tem que ter um risco calculado”, citou.

Henrique Klaumann destacou a experiência da sucessão familiar. “Eu iniciei quando tinha 15 anos, e a mãe sempre falava, cola no teu pai que ele tem o dom dos negócios. Eu comecei a fazer serviços administrativos, e nós crescemos vendo o pai como inovador e sempre buscamos seguir os passos dele, o exemplo da persistência. Ele sempre está presente, mas nós sempre conversamos e esse eu acredito ser o segredo”, relatou.

Com a empresa Koala Energy, começamos com o desafio, fomos crescendo e sempre buscando desenvolver soluções. Trabalhamos no segmento de exportação, com grande parte ao mercado europeu.

Augusto Klaumann também contou da paixão da família ao motociclismo. “O pai começou muito cedo no esporte e essa paixão passou pra gente também. Começamos em 2002 participando de provas no catarinense, brasileiro. E aprendemos muita coisa, principalmente a importância das pessoas na equipe que é primordial. O esporte traz muitos ensinamentos que é possível trazer no mundo dos negócios”, enalteceu.

Na sexta-feira, 10, foi a continuidade do evento com integrantes do CEJESC, participando de dinâmicas, networking e a Assembleia Geral Ordinária.