Fiesc lança fundo social

4 de outubro de 2022

Buscando impulsionar o uso de incentivos fiscais por empresas e pessoas físicas para beneficiar entidades e projetos sociais, a FIESC – Federação das Indústrias criou o programa Fundo Social. O lançamento para o Planalto Norte aconteceu na tarde de segunda-feira, 03 de outubro, em São Bento do Sul.
Segundo levantamento da instituição, em Santa Catarina mais de 2.000 indústrias podem fazer o uso de incentivos fiscais, com um potencial de mais de R$ 200 milhões de recursos que poderiam ficar no Estado. A capacidade das pessoas físicas alcança R$ 270 milhões no Estado, mas somente entre 30 e 35% é convertido atualmente em doações através do imposto de renda.
“Podemos deixar os recursos em nosso próprio município, contribuindo com projetos e entidades que realizam trabalhos sociais e, ainda, movimentando a economia local”, disse o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl. A instituição quer articular esse movimento, oferecendo informações e capacitação técnica para a captação de recursos pela sociedade civil.
A plataforma fundosocial.sesisc.org.br está aberta para receber o cadastro de projetos e entidades e servir de consulta para pessoas físicas e jurídicas que desejam usar os incentivos fiscais. Já há 120 projetos sociais cadastrados, dos quais 5 do Planalto Norte. “Queremos ser uma facilitador e um estimulador das ações sociais em Santa Catarina, beneficiando o desenvolvimento social e econômico das comunidades”, destacou Sandro Volpato Faria, gerente de Responsabilidade Social da FIESC.

Segundo as leis de incentivo fiscal vigentes no país, as pessoas físicas podem doar até 8% e as jurídicas que apuram lucro real até 9% do imposto de renda. Podem receber doações os programas Fundo de Infância e Adolescência, Fundo do Idoso, Pronas, Pronon, Lei de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo à Cultura. Na região, informações sobre o Fundo Social podem ser obtidas com a gerente de responsabilidade do Sesi, Ivana Weihermann, pelo fone 3631-1719.