Fortalecer o associativismo e a representatividade

24 de novembro de 2015

Representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 23, na cidade de Mafra, para discutir as ações de governança regional, o fortalecimento das associações empresariais e representatividade, o associativismo, planejamento estratégico e estímulo a iniciativas de gestão da inovação.

Recepcionados pelo presidente da Associação Empresarial de Mafra – Acim, José Nelson Notari, o grande destaque foi a importância das associações na luta pelos interesses da classe empresarial e no desenvolvimento de capacitações, ressaltando o MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas e o Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE.

O Consultor da Associação Empresarial de Canoinhas, Diego Leal de Barros, apresentou o projeto de utilização de marketing no Núcleo de Automecânicas, que ganhou destaque pelo diferencial competitivo, conquistando o sexto lugar a nível nacional do Projeto do Empreender Competitivo, que apoia iniciativas de empresas participantes de núcleos setoriais. Uma proposta levantada na reunião foi a criação de núcleos focados em eficiência energética. O modelo segue uma sondagem realizada junto a Associação Empresarial de Joinville – Acij, que realiza o atendimento segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Vice-presidente regional Planalto Norte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc, Adelino Denk e o Consultor Regional do Planalto Norte, Adriano Hübner, apresentaram os objetivos estratégicos para a regional englobando as principais bandeiras: desenvolvimento econômico sustentável, melhoria da infraestrutura, fortalecimento da relação entre a classe empresarial e política, otimização da aplicação dos recursos públicos, redução e simplificação da carga tributária.

O Vice-presidente de soluções de crédito do sistema Facisc, Uwe Storz, apresentou como está o projeto da Sociedade Garantidora de Crédito, ainda em andamento. No Brasil, as discussões sobre mecanismos de garantias de crédito para os pequenos negócios ganharam força nos anos 1990. A Lei nº 9.841/1999, que criou o antigo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, já previa a figura das sociedades de garantia solidária. No ano seguinte, o Sebrae Nacional, em parceria com o setor público, instituições financeiras e lideranças empresariais iniciou uma série de estudos e visitas técnicas a países que utilizavam essa metodologia de garantia de crédito, a exemplo da experiência dos Confidis, na Itália.

Em 2007, foi promulgada a Lei Complementar nº 123/2006, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Além da definição de micro e pequenas empresas e do regime tributário simplificado (Simples Nacional), a lei trouxe outras vantagens para os pequenos negócios, como tratamento diferenciado com relação à fiscalização, condições especiais para o acesso a mercados, criação de linhas de crédito específicas e constituição de consórcios.

O Vice-presidente da Facisc, Jonny Zulauf, reforçou a importância da luta dos representantes perante a melhoria na gestão pública e mobilizações principalmente em infraestrutura. A proposta é a criação de um comitê interno para aprimorar e cobrar a efetividade dos encaminhamentos via conselhos ou autoridades.

Nos dias 10 e 11 de dezembro acontece a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina – Cejesc em Mafra com o tema: organização, a força do empreendedorismo. A próxima reunião plenária da regional planalto norte acontece no dia 23 de março de 2016, na cidade de Canoinhas.