Presidentes e representantes da Associações se reúnem em Campo Alegre

Em mais uma reunião regional da Facisc Planalto Norte, desta vez em formato presencial, os presidentes e representantes das Associações Empresariais se reuniram em Campo Alegre, na noite de quarta-feira, 03/11. O encontro aconteceu no Café do Campo e na pauta foram abordados temas de interesse empresarial, como turismo regional, Pacto pela Inovação e projeto do Hemosc Planalto Norte.

O grupo foi recepcionado pelo presidente da Aciaca, Ingo Rusch Alandt, que destacou que os encontros de líderes são sempre profícuos, com a busca do bem comum. “Ouvimos, trocamos e compartilhamos ideias e ensinamentos, o desenvolvimento do nosso ser empreendedor e do senso de associativismo”, destacou.
Participou do encontro, a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Samille Kestering Neumann, para falar da regionalização do turismo. Ela destacou o Caminho dos Príncipes, que contempla a Estância da Governança, um espaço para discutir o tema e suas ações. Também, falou da importância do Circuito das Araucárias, que no período de 2017 a 2020, recebeu 500 cicloturistas por ano. E no primeiro semestre de 2021, já contabiliza 1.000 cicloturistas. Em 2022, o Circuito completa 10 anos, e comemora a criação do Circuito das Araucárias Caminhantes, e em fase de projeto, o Circuito Off Road. A secretária ainda citou a ação Acolhida na Colônia, que foi criada em 2018, com o objetivo de valorizar a agricultura familiar e evitar o êxodo rural; assim como, a marca regional Destinos do Quiriri, criada em 2019.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Bauer Tamanini, participou do encontro e falou do Pacto pela Inovação, assinado em outubro de 2021, por 22 entidades. “Nós fizemos um caminho inverso, mesmo sem contar com a estrutura física, criamos o ecossistema para fomentar a notoriedade e dar protagonismos para as ações de inovação, sem barreiras institucionais”, contou. Fazem parte do Inova Planalto Norte 49 atores e em breve atingirá 70 participantes, que já estão sendo envolvidos nas discussões nos grupos de trabalho nas áreas: inovação, informação e governança. “O objetivo é criar uma proposta de valor”, argumenta. Conforme Andréa, de 2020 até agora, já foram impactadas 1.123 pessoas em 15 eventos realizados.
O cônsul honorário da Alemanha em Joinville, Rodrigo Bornholdt, também participou da reunião e deu um panorama da relação entre os dois países. Ele anunciou que o cônsul-geral vai estar em Santa Catarina, em fevereiro, e um encontro com as empresas que mantêm relacionamento comercial com a Alemanha serão convidadas a participar.

Para falar da reativação do centro do Hemosc em Canoinhas, o presidente da Associação Empresarial, Reinaldo de Lima Junior, defendeu a importância, pois hoje os doadores precisam se deslocar para grandes centros. Para falar da demanda, participou da reunião a deputada Paulinha, que informou que o pedido já foi protocolado e dado o aceite pelo secretário de saúde do estado. “É uma decisão tomada e está em curso. Mas não temos previsão de data”, informou.

Pauta também da reunião, o Del foi abordado pelo diretor da Facisc, Rogério Maldaner, que destacou que o programa é um legado feito pela comunidade. A Facisc trabalha o Del nas áreas turismo, sustentável e rural. O Programa DEL tem o objetivo de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida.

Empreender – Para falar dos núcleos empresariais do Planalto Norte, o consultor regional Adriano Hüebner apresentou os dados da região. Atualmente são 43 núcleos, 774 nucleados em seis Associações Empresariais. Dos quais, 37,2% são setoriais, 37,2% temático e 25,6% multissetorial. Segundo Adriano, os mais representativos são Mulheres Empresárias e Jovens Empreendedores.

Soluções Empresariais – o consultor comercial da Facisc, Léo Carlos Wordell, destacou o crescimento das soluções empresariais, que foi de 7% em 2021. Além dos dados financeiros, ele falou das novidades do Útil, entre elas, o cartão digital, pagamento via QR Code e novo aplicativo. Além de anunciar a nova solução, Consulta Veicular.

Vice presidentes regionais tem agenda de integração na Facisc

Lideranças da Facisc nas regiões do estado, os vice-presidentes regionais participaram nesta quinta-feira (21/10), na sede da Federação, de um encontro de integração e alinhamento de ações.

Coordenados pela diretora de integração, Janelise Royer, os representantes conheceram detalhes de iniciativas e projetos previstos para a gestão, soluções empresariais disponibilizadas para a classe empresarial e debateram sobre o desenvolvimento das regiões. “Reunir os vice-presidentes regionais era uma necessidade para promover a integração e o diálogo. A troca de experiências ajuda na construção de um relacionamento mais próximo e um discurso mais alinhado entre as regionais, e isso é de extrema importância para o desenvolvimento de novas soluções para problemas em comum”, ressaltou a diretora de integração.

 

Na oportunidade os representantes também tiveram um momento com o presidente Sérgio Rodrigues Alves onde puderam discutir sobre seus papéis como vice-presidentes, posicionamentos e atuação das lideranças locais. “Vocês são essenciais para o Sistema Facisc. Sem vocês não teríamos o alcance e o reconhecimento que temos. Se hoje somos vistos, é em grande parte devido ao trabalho de vocês”, destacou o presidente.

O encontro também contou com a participação dos consultores de atuação regional da federação que dão suporte aos vice-presidentes nas regiões.

Henrique Meirelles revela segredo do crescimento de SP aos diretores da Facisc e presidentes de associações empresariais de SC

Integrantes da diretoria da Facisc e presidentes das Associações Empresariais reuniram-se nesta quinta, 21 de outubro, para mais um encontro mensal do Sistema associativista catarinense.

O encontro contou com a participação especial do ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles. Participando do evento de forma on-line direto de São Paulo, Meirelles deu um panorama sobre o atual cenário econômico do Brasil e perspectivas para o futuro.

Segundo ele, o crescimento de São Paulo se deve ao estado estar fazendo bem a “dever de casa”. “Facilitar a vida das empresas, reduzir gastos, avanço de produtividade, simplificação tributária. Segundo ele, o nível do secretariado de São Paulo é ministerial e isso dá resultados muito evidentes. São Paulo cresceu acima da média mundial. A mensagem que vai além dos números é que o estado decidiu proteger vidas, porque proteger a vida é a maneira de estimular a economia”, pontuou Meirelles.

“Como pilar da retomada, temos os investimentos públicos além dos privados: são R$ 47,5 bilhões feitos pelo Governo de São Paulo. Vocês vão sentir isso, um ritmo intenso de obras, um marco na administração pública”, completou. “O caminho está claro: competência, clareza, foco no resultado, na geração de emprego e renda, produzir mais e melhor, facilidade de produção”, destacou.

 

As novas medidas de incentivo econômico foram possíveis graças à recuperação da capacidade de investimento do Estado de SP, proporcionada pelo ajuste fiscal de 2020 e pelo crescimento da economia acima da média nacional. Os números de São Paulo se destacam inclusive em relação à economia global, sendo que o PIB de 2021 (projetado em 7,5%) crescerá acima da média mundial (6%).

 

Em relação aos níveis pré-pandemia, a economia paulista já está 7% acima. “Para este ano a previsão de crescimento de São Paulo é maior que o crescimento dos EUA. Apenas China e Índia crescerão mais que São Paulo este ano”.

 

Previsões para 2022

Para Meirelles, muitos dos problemas que resultaram na crise econômica nasceram com cultura de que para o Brasil crescer precisava ter mais gasto público. O governo está enfrentando o mesmo tipo de questão de 2014. Temos uma eleição pela frente e o Brasil enfrenta o mesmo problema de 2014. “As consequências são que começamos a romper com os limites de confiança na economia e das perspectivas de crescimento. Podemos entrar em uma recessão devido a este descontrole”.  Este é o quadro analisado pelo ex-ministro. A previsão do teto de gastos é fundamental.

Temos uma série de possibilidades para o Brasil crescer com mais solidez e consistência. Como por exemplo o projeto de Reforma Tributária. “É essencial acabar com estes empecilhos tributários. As empresas têm que ter mais tempo para produzir e não gastar tanto com burocracia”.

O encontro também contou com a participação do secretário de turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, que agradeceu ao presidente Sérgio pela participação na reunião do colegiado do governo paulista. “É muito bom vender e representar Santa Catarina e essa integração entre os estados nos permite mostrar o que o Estado tem de bom”, destacou

 

Assuntos do associativismo

 

Sob o comando do presidente Sérgio Rodrigues Alves, os representantes do associativismo catarinense também se atualizaram sobre as ações, projetos e resultados das soluções oferecidas pela Federação.

A diretora Magda Bez apresentou a jornada de aperfeiçoamento elaborada pela plataforma de capacitação e materializada no guia de capacitação, um compilado de diversas ações e treinamentos oferecidos pelo Sistema Facisc para os mais diversos públicos.

Integrante do Conselho Superior da Federação, o ex-presidente Ernesto Reck falou sobre sua recente participação na composição da chapa para a nova diretoria da CACB. “Queremos levar o que SC representa de associativismo para o Brasil”, destacou.

O encontro também contou com a apresentação dos cases das associações de Brusque, Fraiburgo e Xaxim.

Rita Conti, presidente da Associação Empresarial de Brusque, trouxe o case sobre o Vale das Toalhas, marca coletiva criada pelo Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX) criada para aumentar a competitividade das empresas.

Jeferson Argenton,  presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo, apresentou o Case sobre a ExpoAciaf, Feira multisetorial que já está na quarta edição e é um dos maiores eventos de capacitação do estado.

E Crenilson Correa, presidente da Aciax Xaxim, trouxe o case do Núcleo do Jovem Empreendedor Rural, que foi lançado há três e já realizou diversas ações para o desenvolvimento dos integrantes.

Facisc e Fecam se unem para compartilhar projetos em prol do desenvolvimento dos municípios

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) assinaram nesta quinta-feira (21/10) um termo de compromisso  para unir esforços e atuarem conjuntamente em estratégias para o desenvolvimento de projetos de interesse dos municípios catarinenses.

Entre os projetos a serem trabalhados na parceria, destaque para o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que institui um modelo de gestão para o desenvolvimento das regiões, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade. “Esse é o espírito associativista. Unir esforços para fortalecer os propósitos. E é por isso que acreditamos na força desta parceria”, ressaltou Sérgio Rodrigues Alves.

 

Atuantes na promoção do desenvolvimento de iniciativas que atendam às necessidades dos seus associados e de soluções que atendam aos interesses coletivos da população catarinense, as entidades se propõem por meio da parceria estabelecer princípios básicos de cooperação para promover a troca de conhecimentos, a utilização de informações e ferramentas que disponham para o desenvolvimento de projetos em conjunto que viabilizem soluções aos municípios catarinenses e aos seus cidadãos.““Este é mais um momento histórico para a FECAM, pois representa uma parceria institucional com uma entidade essencial no apoio e defesa às associações empresariais do nosso Estado, definiu Clenilton Pereira.

Escritório do Empreendedor em Rio Negrinho

Você sabe o que é o Escritório do Empreendedor e para que ele serve?

O objetivo é facilitar a criação de novas empresas, estimular a geração de empregos, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O Escritório do Empreendedor em um mês de criação já contabilizou mais de 30 atendimentos e 13 abertura de empresas em Rio Negrinho.

Confira os serviços disponíveis:

– Informações para a abertura de empresas;
– Formalização de microempreendedores individuais (MEI);
– Auxílio na impressão da guia DAS do microempreendedor individual;
– Auxílio na elaboração da declaração do MEI;
– Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

Em Rio Negrinho, o Escritório do Empreendedor está localizado na Rua Maria Scholz, 62, Centro.

O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 15h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3644-2131.

Senai abre 5,8 mil vagas para cursos técnicos

O Senai Santa Catarina está abrindo inscrições para 5,8 mil vagas em cursos técnicos, com turmas iniciando em 2022. De acordo com o Mapa do Trabalho, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, automação, eletrônica e eletrotécnica estão entre as ocupações que mais demandam profissionais no país.

Para a região do Planalto Norte, inicialmente serão 150 vagas abertas para os cursos técnicos, que serão ministrados no período noturno, com duração de dois anos. São Bento do Sul terá os cursos de eletrotécnica e eletromecânica, Rio Negrinho de eletrotécnica e Mafra de mecânica e eletrotécnica.

“Damos bastante ênfase às aulas práticas, em laboratório, ou em parceria com as empresas. Formamos profissionais com o perfil desejado pelas indústrias, com capacidade de solucionar problemas reais, de inovar, de ter um comportamento adequado, de respeito aos colegas, de trabalhar em equipe”, destaca o diretor regional do Senai SC, Fabrizio Machado Pereira.

O Senai registra um alto índice de empregabilidade dos egressos de formações oferecidas. De cada dez estudantes da entidade, oito obtêm um emprego até o final do curso ou alguns meses depois de formado. Informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.cursos.sesisenai.org.br.

O Senai também vai oferecer cursos a distância nas áreas de gestão e tecnologia da informação. Essa metodologia privilegia maior flexibilidade na realização das atividades remotas, além de proporcionar a realização de situações de aprendizagem para solução de demandas da indústria simuladas ou reais.

Presidente da Condor aborda cultura de dados na Expogestão

O presidente da Condor, Alexandre Wiggers, participa neste dia 20 de outubro de um painel da Expo Gestão 2021. O evento, que há 18 anos promove debates entre os maiores líderes empresariais do país, acontece entre os dias 19 e 21 de outubro, em formato online, e traz grandes nomes como palestrantes.

O executivo são-bentense abordará, junto com Marco Antonio Cavallo, diretor de parcerias e alianças da Qlik, sobre Cultura Analítica: tomada de decisão baseada em dados.

A cultura analítica – ou cultura de dados – auxilia as empresas em suas previsões, melhorando a assertividade dos profissionais que compõem o time de inteligência de mercado. Neste processo, há a integração do uso de diferentes tecnologias, como ciência de dados, BigData, Inteligência Artificial, Machine Learning, BI e análise preditiva, por exemplo.

Wiggers e Cavallo vão debater o assunto e explicar como, na prática, é possível melhorar a assertividade nas decisões com uso tecnologias, além de indicações para integrar diversos sistemas com foco na melhoraria dos processos vendas. Os executivos também vão abordar o uso da inteligência de mercado para ampliar market share, sendo mais assertivo nas vendas, além de darem dicas de como atuam em suas empresas.

 

SERVIÇO:

Evento online: Expo Gestão 2021

Data: 20 de outubro

Horário: 20 horas

Inscrições:https://expogestao.com.br/palestras/painel-cultura-analitica-tomada-de-decisao-baseada-em-dados/

Pacto pela Inovação no Planalto Norte

O prefeito Dr Caio e o vice-prefeito Pablo Ribeiro participaram nesta segunda-feira da assinatura do Pacto pela Inovação no Planalto Norte.

O evento, realizado em São Bento do Sul, contou com a presença de prefeitos e autoridades dos municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre e Mafra. O principal objetivo dessa aliança é promover o fortalecimento da região.

Em sua fala, Dr Caio comentou que Rio Negrinho vem desde janeiro deste ano procurando alternativas para desburocratizar os serviços públicos. “Sabemos o quão importante é isso, porque vocês empresários e empreendedores são os que caminham junto com o público-privado. Nosso município vem buscando facilitar a vida de vocês em Rio Negrinho e região”, comentou.

Para o prefeito, a aliança firmada nesta segunda-feira é um marco para os municípios participantes. “A assinatura deste pacto é muito importante para a região. Vai trazer inovação, investimentos externos e principalmente qualificação de mão de obra, para que nossa região possa continuar a se desenvolver da forma como ela merece”, ressaltou.

Prefeitura de Rio Negrinho

ExpoGestão 2021começa nesta terça-feira em formato digital

A edição 2021 da ExpoGestão começa nesta terça-feira, trazendo de forma virtual palestras, painéis, experiências inspiradoras, novas dinâmicas de acesso a conteúdos, engajamento e interação social. No primeiro dia serão sete palestras e um painel, com temas como e-commerce, tendência do comércio digital, fusões e aquisições, inovação, governança, ESG e gestão da pressão.

Para dar mais conforto, flexibilidade, portabilidade e ajustar-se a disponibilidade de cada participante, a ExpoGestão traz a possibilidade de assistir às palestras, no dia, ao vivo, ou quando o participante desejar, na plataforma ou no aplicativo.

Por mais seis meses após a realização do congresso, o participante da Comunidade ExpoGestão terá a possibilidade de assistir às palestras e acessar a todos os conteúdos da plataforma.

Os congressistas participarão da comunidade ExpoGestão, uma rede social privada, com troca de contatos de negócios e interação na timeline, chats, perguntas aos palestrantes, engajamento com sistema de gamificação, acesso ao resumo dos conteúdos e acesso às apresentações.

Nos três dias da ExpoGestão 2021, também será possível visitar os ambientes de negócios onde empresas parceiras estarão com área de exposição, apresentando novidades, ofertas especiais, canais para networking, agendamento de reuniões e consultorias.

As iniciativas da ExpoGestão mantêm o seu DNA – inspire-se, inove, evolua.

Programação do dia 19/10

14 horas

Palestra – A gestão da pressão e da performance

Roberto Aylmer – médico, psiquiatra, especialista em gestão no contexto complexo e no Burnout Executivo

15 horas

Painel – Aceleração do crescimento por meio de fusões e aquisições

Painelistas

Marcus Alexandre Silva – proprietário da SST Advogados e professor de Direito Empresarial

Paulo Caputo – sóciofundador da Oria e Conselheiro da CSU Cardsystem

Piero Contezini – CEO da Asaas

Palestra – A logística da gigante do e-commerce latino-americano

Luiz Vergueiro – diretor de Logística do Mercado Livre

16 horas

Palestra – Bolshoi: inovação e tradição coexistindo para evolução

Pavel Kazarian – Diretor Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Palestra – Resolução de conflitos familiares e societários

Herbert Steinberg – especialista em governança corporativa

17 horas

Palestra – As tendências do comércio digital e do omnichannel

Rafa Forte – Presidente da VTEX Brasil

 

Palestra – Desmistificando o ESG: A estratégia e a execução
Nelmara Arbex
 – sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil

19 horas

Palestra – A reinvenção da Indústria

José Eduardo Fiates – Diretor de Inovação e Competitividade da FIESC

Palestra – Um mundo de mudanças políticas, de negócios e de tecnologias

Ricardo Emmerich – CEO da HPE no Brasil

Serviço:

O que: ExpoGestão 2021

Quando: 19 a 21 de outubro

Inscrições: www.expogestao.com.br – 47-99946 8175

Workshop de Atendimento acontece dia 20

Como podemos definir a excelência no atendimento? No Workshop de Atendimento que é gratuito, você entenderá as principais características que fortalecem a criação de diferenciais competitivos na forma pela qual os clientes são atendidos.

Vamos aprender sobre neurovendas, gatilhos mentais, marketing pessoal e como definir as características do produto e benefícios. O Workshop acontece no dia 20/10, das 19h às 20h30 na ACIRNE.

Deseja mais informações? Entre em contato em nosso WhatsApp 47 3644.2131. Capacitação em parceria com a Jumper Profissões e Idiomas.