Prestando contas das ações

Na quinta-feira, 14, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da ACIRNE.

A AGO contou com a apreciação e aprovação das contas do exercício 2020 e DRE 2021, apresentação do orçamento anual, deliberações para adequação da sede social conforme legislação de acessibilidade, autorização para constituição de filial a fim de abrigar a Casa do Turista por meio do Núcleo de Turismo e apresentação e deliberação de impetração de mandado de segurança com pedido de liminar, cumulada com indébito fiscal, sobre faturas de energia elétrica e comunicações.

Trabalhadores aprendem libras para melhorar relacionamento e inclusão

Para melhorar a comunicação, facilitar o relacionamento e aperfeiçoar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva que trabalham na empresa, a Tuper teve a iniciativa de realizar um curso de Libras para seus funcionários. Para concretizar o programa, houve parceria com o Sesi e Senai de São Bento do Sul no planejamento da metodologia e na aplicação do treinamento da língua brasileira de sinais.

O curso foi oferecido a profissionais de todas as áreas da empresa, como produção, administrativa e técnica. As 35 pessoas que aderiam à proposta foram divididas em duas turmas, que iniciaram as aulas em setembro e seguirão em treinamento até o mês de dezembro.

“Mesmo com o programa no início, já conseguimos perceber o quanto a comunicação se torna mais fácil e eficiente. Ela realmente traz uma melhoria significativa à inclusão social”, comemora Denise Gonçalves de Andrade, analista de Recursos Humanos da Tuper.

Segundo a coordenadora de educação básica do Sesi e Senai, o curso ajuda a estabelecer uma comunicação básica e funcional com as pessoas com deficiência auditiva. “Elas integram uma comunidade minoritária e usam uma língua de natureza visual-motora, com uma estrutura gramatical própria. Entender e praticar a Libra ajuda muito em seu desenvolvimento e autonomia”, destaca Adriana Buttechewitz Wiatek.

Concluído o 1º Workshop do setor de base florestal

Após sete noites de muita troca de informações e debates, chegou ao fim o 1º Workshop do setor de base florestal de Rio Negrinho. O evento foi realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e contou com a participação de diversos especialistas. Os encontros foram gravados e estão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Rio Negrinho.

Gilson Kolenez, secretário e organizador do evento, falou sobre a importância da discussão do tema. “Trouxemos palestras de diversas áreas com relação ao setor de base florestal, que não é só a floresta. Ela é base de um sistema que tem vários desdobramentos relacionados ao setor, inclusive no agronegócio”, disse.

Segundo ele, o evento foi um sucesso. “Tivemos muitos elogios e muitas pessoas importantes conhecendo não só o município, mas todo nosso setor e sua importância pra região. Precisamos repensar o modelo de políticas públicas. Não adianta ter um setor inteiro e não pensar na sustentabilidade desse setor”, frisou.

Um dos temas abordados foi a inovação e tecnologia no uso da madeira para construção de casas, chamado de wood frame. “Você pode fazer um prédio de três ou quatro andares com custo muito mais baixo, casas inteligentes que não agridem o meio ambiente. É uma possibilidade de redução de impactos ambientais e com custos e prazos de construção menores. Estando em uma casa dessas você nem se sente morando em uma casa de madeira”, explicou.

Gilson destaca ainda a pesquisa realizada pela Embrapa Florestas, que mostrou dados sobre a região. “Esse levantamento apontou muitas oportunidades que não exploramos na região. Os empresários e o sistema regional têm muito a ganhar com essas possibilidades que se abrem em função do setor de base florestal”, concluiu.

Joinville sedia o workshop para coordenadores dos Núcleos das regiões Norte e Planalto Norte, promovido pela FACISC e Sebrae

A ACIJ sediou nesta quarta-feira, 06 de outubro, o workshop do Programa Empreender. Promovido pela FACISC e pelo SEBRAE, o evento teve por objetivo o desenvolvimento de presidentes, vice-presidentes, coordenadores e consultores dos núcleos das associações empresariais ligadas à FACISC nas cidades da região Norte e Planalto Norte do Estado.

A abertura da programação contou com as participações do presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, do presidente da ACIJ, Marco Antônio Corsini e do gerente regional do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Junior.
“Os núcleos empresariais são as alavancas que promovem o desenvolvimento dos associados das nossas entidades empresariais. E este workshop nos ajuda na atualização das melhores práticas e estratégias para o desenvolvimento”, afirmou o presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves.

Resultados do Programa Empreender, ferramentas do SEBRAE à disposição dos núcleos, o papel das lideranças na condução dos núcleos, estratégias para sucesso das atividades dos núcleos e construção coletiva do Programa Empreender para 2022 foram alguns dos temas trabalhados ao longo do dia, onde estiveram mais de 60 participantes.

O Workshop foi conduzido pelo coordenador do evento da FACISC, Gilson Zimmermann. Também prestigiaram o evento pelo Sebrae/SC: Luciano Silva (Gestor do Empreender), o Consultor Nilmar Paul, e técnicos do Sebrae nas duas regionais.

Na ocasião, o consultor do Programa Empreender da FACISC/Sebrae, Adriano Huebner, apresentou os principais projetos e ações do Programa Empreender e os resultados alcançados no último ano. Também foi apresentada pela empresa Área Central a plataforma de compras conjuntas.

Daniela Dalfovo Hornburg, analista de negócios do Sebrae, apresentou diversas ferramentas e possibilidades de negócios aos empresários nucleados, como o GO TO Market, Programa ALI, SebraeTec, e o CAASE.

Sobre o tema Liderança, Gilson S. Zimmermann, apresentou conteúdo específico a ser utilizado no dia a dia do coordenador de núcleo e na sequência foram apresentados dois cases, sendo um por Modesto Hurtado Ferrer, presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIJ e outro por Marlete Tamasia, coordenadora da Consultoria Coletiva da ACIJ.

Foram apresentados também os resultados do Programa de Aceleração dos Núcleos ( PAN), que atingiu o valor de R$ 2.000.000,00 investidos em 74 projetos, com 102 ações, envolvendo 906 empresas.

Os nucleados participaram ainda de palestras e dinâmicas de grupo, abordando o papel do líder na condução e no planejamento dos Núcleos Empresariais, estratégias para o sucesso dos Núcleos e a construção de um planejamento para o Programa Empreender 2022.

Sistema Facisc pede que Governo revise decreto que aumenta impostos em SC

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) pede a revogação do Decreto 1.482, de 22 de setembro de 2021, que promoveu diversas alterações ao Regulamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens e Direitos – RITCMD-SCdo Estado de Santa Catarina (RITCMD/SC-04), e a revogação da norma regulamentar. O Governo incluiu a distribuição de lucros desproporcional à participação societária no rol de fatos geradores do ITCMD. Segundo a entidade, que representa mais de 35 mil empresas em Santa Catarina e 148 associações empresariais, o pedido da revogação evitará a judicialização do assunto perante o Poder Judiciário.

Para o presidente da Facisc, Sergio Rodrigues Alves, essas alterações são necessárias para descaracterizar a bitributação e não interferir no princípio da legalidade prevista na ConstituiçãoFederal-CF. “Defendemos a redução e simplificação da carga tributária . A sociedade catarinense não aceita aumento de impostos principalmente num momento em que ainda estamos nos recuperando dos malefícios de uma pandemia.”

A cobrança do ITCMD no Estado de Santa Catarina está prevista na lei nº 13.136/2004, originária do Projeto de Lei nº 328/2044 discutido e aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 2.884/2004.

No último dia 22, o Poder Executivo de Santa Catarina editou o Decreto Estadual nº 1.482/2021, e acrescentou novos fatos geradores para incidência do ITCMD no Estado de Santa Catarina.

As alterações preveem:
a) quando ocorrer o excesso de permuta com ou sem torna;
b) na reversão de doação;
c) na remissão de dívida, inclusive judicial;
d) na distribuição de lucros, dividendos ou juros sobre capital próprio em montante desproporcional à participação societária;
e) na atribuição desproporcional à participação societária de quotas ou ações emitidas com a utilização de quaisquer reservas patrimoniais ;
f) no montante acrescido ao valor patrimonial real da quota ou ação do nu-proprietário em função de aumento do capital social com utilização de reservas patrimoniais na parcela relativa a lucro atribuível ao usufrutuário, sem emissão de novas quotas ou ações;
g) na liquidação de passivo com pagamento em quotas ou ações no montante em que o valor patrimonial real dessas exceder o valor da dívida
h) na transmissão causa mortis de plano de previdência privada ou assemelhados durante o período de capitalização de aportes financeiros
i) no usufruto instituído na emissão de novas ações por aumento do capital social, conforme § 2º do art. 169 da Lei federal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976
j) no direito de acrescer oriundo de doação ou usufruto.

Incentivo a caminhadas

Na tarde de segunda-feira, 27, o Núcleo de Turismo recebeu a visita de Elza Bauermeister Has de Souza, Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza, Ong Anda Brasil.

A Anda Brasil é uma Confederação Brasileira de Caminhadas com atividades esportivas não competitivas, estimulando a integração social.

Painel sobre o setor de base florestal

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Negrinho realiza hoje mais um painel do 1º Workshop do Setor de Base Florestal. Os temas desta noite serão ‘Análise econômica e perspectivas setoriais para a região de Rio Negrinho’, com o economista do observatório da FIESC, Marcelo Masera de Albuquerque, e ‘Perspectivas da economia mundial, brasileira e da produção do agronegócio’, com o Dr Eugênio Stefanelo.

Gilson Kolenez, secretário de Desenvolvimento Econômico no município, comentou sobre a importância do tema. “Teremos dois economistas falando sobre as tendências e perspectivas do agronegócio regional e nacional. É uma oportunidade única de recebermos em nossa casa dois nomes de peso falando sobre um tema tão especial para nossa cidade”, frisou.

O evento inicia às 19h na Câmara de Vereadores e tem transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Prefeitura.

Escritório do Empreendedor em Rio Negrinho

Hoje aconteceu a assinatura do termo para iniciar os atendimentos do Escritório do Empreendedor, na ACIRNE, conforme a Lei Municipal nº 3.512 / 2021. ⁣

Contando com a presença do prefeito Caio Treml, o vice-prefeito Pablo Ricardo Ribeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Luis Kolenez e o presidente da ACIRNE, Casciane Antunes.⁣

No espaço será possível obter informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, além de orientação a microempreendedores individuais e outros serviços de apoio e suporte a este setor.

Observatório FIESC oferece informações estratégias gratuitas

Uma plataforma com informações estratégicas atualizadas sobre os mais relevantes segmentos econômicos do Estado e de todas as cidades catarinenses. Esse é o Observatório FIESC, que pode ser acessado gratuitamente para buscar conhecimento para subsidiar decisões nas organizações públicas e privadas.

Para tornar a ferramenta ainda mais fácil de ser utilizada, a FIESC – Federação das Indústrias está colocando a equipe de suas regionais à disposição das empresas de todos os segmentos, instituições e órgãos públicos. São profissionais que podem auxiliar a buscar informações mais específicas e ajudar na interpretação dos dados.

“Nossa meta é auxiliar na compreensão das informações disponíveis no Observatório, além de realizar análises direcionadas a cada necessidade, para que empreendedores e gestores possam usá-las para dar suporte à competitividade e desenvolvimento de suas organizações”, esclarece Leonardo Oliveira, executivo de contas da FIESC no Planalto Norte.

O Observatório FIESC reúne indicadores atualizados e faz o monitoramento de tendências por setores econômicos, além de reunir o perfil de todos os municípios catarinenses. O sistema é desenvolvido por uma equipe de especialistas em diversas áreas, que faz a conexão dos setores produtivos e negócios, instituições governamentais e de ensino e pesquisa.

Para buscar apoio gratuito da equipe da FIESC, basta entrar em contato com o executivo de contas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone e WhatsApp (47) 98447-9131. O acesso à plataforma é observatório.fiesc.com.br.

A Indústria do Futuro é tema da Expogestão 2021

Conceitos que mais parecem uma projeção de um futuro estão presentes há muito tempo na indústria automotiva, referência em inovação e fonte de inspiração para todos os setores da economia. No BMW Group, a inovação, a qualidade e a tecnologia são premissas e o foco de tudo o que se faz. Tanto que a empresa não se identifica mais apenas como uma indústria automobilística: hoje, ela se define como uma empresa de tecnologia.

Qual a próxima fronteira para uma empresa que inovou ao vender em canais como Mercado Aberto, Instagram e Facebook? Como a digitalização pode impactar os clientes?

Para provocar reflexões e inspirar executivos e empresários, a ExpoGestão traz o presidente e CEO do BMW Group Brasil, Aksel Krieger, que vai evidenciar que o futuro já chegou.

Com quatro marcas – BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad -, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A empresa global opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países – entre eles o Brasil, com a planta catarinense de Araquari.

Com um público que não abre mão de tecnologia, inovação, design, qualidade e arte junto com o prazer de dirigir, a BMW sempre foi pioneira em projetos como o do carro elétrico e o da integração com o celular e casas inteligentes. Hoje, o motorista liga o carro pelo celular, tira fotos com câmeras integradas ao carro e vê o software se atualizar automaticamente, adquirindo novas funcionalidades como se tivesse vida própria. Muitas dessas tecnologias são desenvolvidas para todo os mercados, com apoio da equipe de engenharia localizada no Brasil.

Quem é Aksel Krieger

Com mais de 20 anos de experiência internacional nos segmentos automotivo e de financiamento ao consumidor, Aksel Krieger é presidente e CEO da operação brasileira do BMW Group desde fevereiro de 2019. Brasileiro com nacionalidade dinamarquesa, iniciou sua carreira no BMW Group no ano 2000, como analista da BMW Serviços Financeiros – e chegou à função de CFO para o braço financeiro da empresa naquele país. Formado em Administração de Empresas pela Mauá Business School, com pós-graduação em finanças pelo INSPER e MBA pela Fundação Dom Cabral, também tem experiência executiva trabalhando na África do Sul, na Alemanha e na China.

A edição 2021 da ExpoGestão será realizada em formato digital, de 19 a 21 de outubro. As iniciativas da ExpoGestão mantêm o seu DNA – inspire-se, inove, evolua. Para saber mais sobre a programação visite www.expogestao.com.br. Para atendimento a planos corporativos, entre em contato pelo WhatsApp (47) 99946-8175.

Serviço:

O que: ExpoGestão 2021

Quando: 19 a 21 de outubro

Inscrições: www.expogestao.com.br – 47-99946 8175