Indústria de SC gera 61 mil novos empregos até maio

A indústria de Santa Catarina criou 5,7 mil novos postos de trabalho em maio. A indústria geral abriu 4.360 vagas e a construção civil registrou saldo positivo de 1.358 vagas, mostram os dados do Novo Caged, divulgados pelo Observatório FIESC. No acumulado do ano até maio, a indústria criou 61 mil vagas. O resultado representa mais da metade dos postos gerados pelo mercado de trabalho catarinense no período (111,3 mil).

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, salienta que Santa Catarina tem a menor taxa de desocupação do país (6,2%). “Chamo a atenção para o segmento têxtil, confecções, couro e calçados que gerou 15 mil vagas no acumulado do ano. Outro setor que vem se destacando é a construção civil, com 10,8 mil vagas no período. O crescimento do setor é influenciado pelo acesso ao crédito e pelas taxas de juros a patamares mais baixos em relação à média histórica”, explica Aguiar.

Ele lembra que outro destaque no ano é o setor de madeira e móveis, que registrou saldo positivo de 7 mil vagas. O desempenho positivo da atividade é puxado tanto pelo crescimento das exportações, principalmente para os Estados Unidos, quanto pelas vendas internas. “A dinâmica nacional de investimentos em bens de capital está influenciando o desempenho dos setores de máquinas e equipamentos e metalurgia. Juntos, esses segmentos criaram 10,1 mil vagas de janeiro a maio, contribuindo para o crescimento do mercado de trabalho catarinense”, avalia.

A análise do Observatório FIESC mostra ainda que das 10,8 mil vagas criadas pelo segmento da construção, 6.426 se referem à construção de edifícios. No acumulado de janeiro a maio, além das indústrias têxtil/vestuário e da construção, também se destacaram na abertura de vagas segmentos como alimentos (3.275 vagas), produtos químicos e plásticos (2.926 vagas), equipamentos elétricos (2.609 vagas), cerâmica (2.233 vagas), automotivo (2.077), celulose e papel (874) e indústria gráfica (307 vagas).

 

Fiesc

Battistella está com inscrições abertas para nova turma do Projeto Pescar

A Battistella Indústria e Comércio está com inscrições abertas para uma nova turma do Projeto Pescar. São até 20 vagas gratuitas, para jovens de ambos os sexos, que tenham entre 16 a 19 anos de idade e interesse em participar do curso de iniciação profissional em produção madeireira.

Desde que implantado na Battistella, em 2011, o Pescar já formou 138 jovens. Neste ano os trabalhos serão coordenados pela Educadora Social Michele Maia, pela Articuladora Juliane Telma e pela Dirigente Annelise Cidral de Siqueira.

Se você:

• Tem vontade de se preparar para o mundo do trabalho,
• Está cursando no mínimo o 7º ano do ensino fundamental, tem o ensino médio concluído ou em andamento,
• Tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Inscreva-se: https://is.gd/f6f0GX

Outras informações pelo telefone 3646-2324. Atendimento das 7h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira.

Projeto Pescar

A Battistella gera oportunidades para que a comunidade possa se desenvolver com mais qualidade. Desde 2010, a empresa investe no Projeto Pescar e amplia a oferta de trabalho para jovens.

Esta oportunidade contribui para incorporar à sociedade os milhões de adolescentes que chegam à idade produtiva sem uma ocupação ou perspectiva de emprego formal.

Secretário Thiago Vieira apresenta plano de Infraestrutura regional para representantes do Planalto Norte

Representantes das Associações Empresariais de SC do Planalto Norte reuniram-se na noite desta terça-feira (29/6) com o secretário de infraestrutura do estado de Santa Catarina, Thiago Vieira.

Liderados pelo vice-presidente regional Antônio Tiburske, a reunião contou com a participação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, e do presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf. “Somos parceiros das boas iniciativas porque o nosso objetivo é o crescimento da economia pois isso também significa o crescimento do associativismo”, declarou Sergio.
Queremos disseminar as informações no meio empresarial e interagir com o estado, complementou o vp regional, Antônio Tiburske.

O encontro teve como pauta o plano de governo para desenvolvimento da infraestrutura do Planalto Norte.

Segundo o secretário, a infraestrutura é um carro chefe do governo. “Fizemos um pacote de investimento em infraestrutura de 5 bilhões, pois acreditamos que infraestrutura gera desenvolvimento, que gera arrecadação e leva as pessoas a viverem melhor”, declarou Thiago Vieira.
O secretário fez um breve relato sobre os projetos da região. “Não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, mas identificamos as obras estruturantes, procuramos a integração das regiões para melhorar o escoamento da produção e facilitar a mobilidade e entendemos que a economia do turismo é efetiva. O objetivo é conectar regiões, a cadeia produtiva e os portos. Em 2021 queremos finalizar os projetos e lançar obras para o início de 2022”

Ao ser questionado sobre as concessões o secretário destacou que o governo é favorável desde que não haja a transferência do ônus ao cidadão. “Somos favoráveis, mas para isso é preciso modelagem e investimentos para ter retorno”, declarou.
O secretário reforçou ainda o interesse em aumentar a capacidade de produção do gás natural na região e falou sobre o andamento das ações para a Serra Dona Francisca. “Temos algumas para a Serra, como por exemplo, a obra da BR 101 até o início da Serra para aumento da capacidade e temos um projeto e estamos aguardando a liberação do recurso para melhoria da pavimentação e iluminação”, concluiu.

Condor completa 92 anos e lança e-commerce ao varejo

A Condor completa 92 anos de existência, neste dia 1º de julho, como uma empresa genuinamente brasileira, que hoje possui 1.300 profissionais em suas unidades industriais em São Bento do Sul. Em quase dez décadas, a marca expandiu seu portfólio, passou a exportar seus produtos e fortaleceu seu relacionamento com o mercado. Agora, a empresa entra em uma nova fase de expansão do seu negócio, que inclui uma plataforma exclusiva para o e-commerce B2B e a estreia da nova marca de acessórios de limpeza Limpaki.

A companhia atua nos segmentos de Higiene Bucal, Beleza, Limpeza, Pintura Imobiliária, Pintura Artística e Escolar e, mais recentemente, em Limpeza Profissional, com a marca Perfect Pro. “A Condor tem-se mantido fiel a um compromisso que moldou a sua filosofia de trabalho: fazer melhor a cada dia. Ao investir em design, desenvolver novos produtos, assegurar a qualidade, apostar em aperfeiçoamento de seus recursos humanos e ouvir clientes e consumidores, a marca alcançou a liderança em vários negócios em que atua”, afirma Alexandre Wiggers, diretor presidente da Condor.

Presente em mais de 100 mil pontos de vendas por todo o Brasil, a Condor investe em importantes marketplaces e conta com suporte full commerce para levar seus produtos a todas as regiões do Brasil.  Por meio da estratégia de digital commerce B2B, a empresa busca fortalecer a presença da marca nos pequenos e médios varejos, utilizando a parceria da sua rede de distribuição para a entrega rápida dos seus produtos. “Essa nova operação com foco no mercado low touch visa o aumento da nossa cobertura, já que, independente de uma visita presencial, qualquer varejo poderá efetuar um pedido e ter acesso ao portfólio da Condor”, ressalta Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da empresa.

Para o cliente final, a Condor também traz novidades. A empresa está reformulando o site, tornando a plataforma mais intuitiva e com maior facilidade de navegação por mobile. Além disso, todos os clientes serão impactados por um filme institucional que reforça a imagem dessa marca presente em tantos lares brasileiros.

 

Futuro

Em um ano tão desafiador para a maioria das empresas do Brasil, a Condor se destacou e registrou crescimento de 30% em seu faturamento em 2020, com R$ 543 milhões. A procura pelos produtos da marca tem aumentado gradativamente desde o início da pandemia. Os segmentos de limpeza e de pintura imobiliária foram os que mais cresceram.

Diante deste cenário, a perspectiva para 2021 é positiva. “O lançamento de produtos, em todas as categorias, deve contribuir para o avanço das vendas. Investiremos R$ 30 milhões ao longo deste ano na aquisição de máquinas e na implementação de novas tecnologias para expandir a capacidade produtiva em todos os negócios que a companhia atua”, destaca Wiggers.

A consolidação das novidades lançadas no ano passado também influenciará o bom desempenho da Condor, como a linha de mops, a coleção lavanderia com acessórios para limpeza, as esponjas antiviral e antibacteriana, os sacos de lixo, os licenciamentos Frozen para beleza e Barbie para higiene bucal e a linha profissional de pintura imobiliária.

Unimed fecha parceria com a Móvel Brasil

A Unimed Planalto Norte formalizou a sua parceria com a Móvel Brasil 2022. A cooperativa médica passa a ser patrocinadora oficial da próxima edição da feira de móveis e decorações, que acontecerá entre 17 e 20 de maio em São Bento do Sul.

“Como marca nacional, faz sentido à Unimed prestigiar a Móvel Brasil, um evento de reconhecido valor pelo mercado brasileiro. Estar presente na feira, como incentivadora, nos dá visibilidade e mostra ainda nosso alinhamento com o crescimento da região”, destaca o presidente da Unimed Planalto Norte, médico Giovani Schwingel.

A Móvel Brasil 2022 reunirá na Promosul mais de 100 marcas de móveis e decorações, especialmente do polo moveleiro do Planalto Norte Catarinense. “As parcerias, como da Unimed, são essenciais para promovermos e valorizarmos os produtos brasileiros e contribuirmos com o fortalecimento dos negócios e o desenvolvimento de nossa região”, ressalta Fernando Hilgenstieler,      presidente da feira.

Atualmente a comissão diretiva da feira está trabalhando com a busca e confirmação de empresas expositoras e a organização geral do evento. A perspectiva é atrair um público superior a 10 mil pessoas, principalmente lojistas, decoradores e profissionais do segmento de móveis e da decoração.

Além da Unimed Planalto Norte, a Móvel Brasil 2022 conta também com o patrocínio da Civia Cooperativa de Crédito, Tera Energia, Alvo Visual, Casa do MDF, ID Madeiras, Ágile Glass, Açofer, RHBrasil, Comprevalle Compressores, Studio 25 e Atlas Química, além de apoio do Sindicom, Arpem e Sebrae. A realização e promoção é do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul.

 

Série de vídeos compartilha dicas de RH

O Núcleo de Gestores de Recursos Humanos da ACIRNE, está elaborando uma série de vídeos que estarão disponíveis no youtube e nas mídias sociais sobre temas relacionados ao primeiro emprego, entrevista, elaboração de currículo, entre outros.

A Coordenadora do Núcleo, Juliane Telma, destaca sobre o reforço da ação. “Estamos lançando o projeto Dicas de RH, com o intuito de ajudar jovens na busca do primeiro emprego e àqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho. É uma série de vídeos que trata sobre currículos, entrevista de emprego e carteira de trabalho digital. A ideia surgiu pelo momento que estamos vivendo, pois o programa que já fazíamos, RH nas Escolas, não foi possível realizar no formato presencial neste momento, e desta forma nos adaptamos para continuar levando informações nesta área”, relata.

Os conteúdos estão sendo disponibilizados pelos especialistas da área, os nucleados, que se reuniram e elaboraram uma série de temas com informações relevantes sobre o setor. Os vídeos estarão disponíveis em youtube.com/acirne e nas mídias sociais: @nucleoderhacirne e @acirne_rionegrinho.

Por unanimidade, Mario Aguiar é reeleito presidente da FIESC

Por unanimidade, o industrial Mario Cezar de Aguiar foi reeleito presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta-feira, dia 25, para a gestão 2021-2024. A chapa única, liderada pelo empresário, foi reeleita com a aprovação de todos os sindicatos industriais que votaram. O empresário Gilberto Seleme é o 1° vice-presidente e a mesa diretora também é composta pelos industriais: Edvaldo  Angelo, diretor 1º secretário; Ronaldo Baumgarten Júnior, diretor 2º secretário; Alexandre D’Ávila da Cunha, diretor 1º tesoureiro, e Rita Cássia Conti, diretora 2ª tesoureira (veja aqui a diretoria). A posse está marcada para o dia 12 de agosto.

“Nosso mandato é de continuidade. Nos três anos da nossa primeira gestão atuamos em questões fundamentais para que Santa Catarina continue sendo um estado promissor, como melhorias na infraestrutura, internacionalização, inovação e inclusão de pessoas e empresas na nova economia. No segundo mandato, o foco do trabalho é ampliar ainda mais a participação do setor na geração de riquezas do estado. A indústria tem a capacidade de desenvolver os demais segmentos da economia, como serviços e comércio, por exemplo, o que faz com que ela tenha uma importância fundamental para que Santa Catarina possa se destacar cada vez mais”, afirmou Aguiar, agradecendo a confiança dos industriais catarinenses.

Perfil

Mario Cezar de Aguiar é engenheiro civil e empresário dos setores da construção civil e do plástico. Preside a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), os conselhos regionais do SESI e do SENAI, a Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC e o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. É membro dos Conselhos Nacionais do SESI e do SENAI, do Sebrae/SC, além de delegado da FIESC junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na FIESC, antes de ocupar a presidência, foi diretor, 1° secretário e 1° vice-presidente.

Formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1978. É especialista em construção civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em marketing pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e em gestão empresarial pela Pensylvania State University, em 2000.

Facisc comemora 50 anos com foco no empresário catarinense

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) vai comemorar seus 50 anos neste sábado, 26/6, e para isso organizou diversas ações para celebrar a data. Além das tradicionais comemorações, que serão realizadas de forma diferenciada por conta da pandemia, a Federação organizou um projeto colaborativo. Segundo o presidente da entidade, Sérgio Rodrigues Alves, o projeto FACISC 50 anos vem celebrar todas as conquistas, aprendizados e experiências compartilhadas com o Sistema ao longo deste meio século de trabalho. “Criamos um ambiente de comemoração, com a interação dos membros do Sistema FACISC em todas as etapas de construção e realização do projeto”, explica.

A intenção da Facisc é, através da contribuição de quem fez parte da história, resgatar informações, curiosidades, fatos marcantes na visão de quem vive até hoje o associativismo como missão de vida. A entidade reúne e representa o setor produtivo de Santa Catarina. Através das associações empresariais está presente em mais de 220 municípios, e isso dá ao Sistema uma capilaridade ímpar.

Dentro do calendário comemorativo, a Federação vai realizar no dia 28/6, uma reunião com os ex-presidentes, um verdadeiro resgate da história da entidade. Até o final de 2021, a Facisc também vai lançar o livro dos 50 anos. Produzido em parceria com a Editora Expressão, a obra vai detalhar a sua trajetória e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.

Na sua trajetória, a Federação tem atuado em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Defende os anseios da classe produtiva e tem como principais bandeiras a luta contra a alta carga tributária e a justa distribuição dos tributos, a melhoria da infraestrutura e já encampou batalhas históricas como a duplicação da BR-101 e continua na disputa por outras rodovias como as BRs 470, 280, 282 e tantas outras. A estruturação de portos e aeroportos também está sempre no radar da entidade, como os casos dos aeroportos de Navegantes, de Chapecó, Lages e Caçador, os portos de Imbituba, Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá e a Ferrovia do Frango, essenciais para o desenvolvimento catarinense. Este ano, a entidade está atuando fortemente pela construção da ponte que liga Santa Catarina, em Itapiranga, ao Rio Grande do Sul, além do Porto Seco em Dionísio Cerqueira.

Turismo

Facisc é líder no player do turismo no Brasil. “Somos reconhecidos pela Alemanha pelo trabalho que fazemos no Del Turismo. Santa Catarina é um estado que tem crescimento. Temos uma carência muito grande em infraestrutura e sabemos que é imprescindível para o desenvolvimento do turismo”, completou Alves. O Programa Del Turismo é uma alternativa para que se faça o planejamento e a gestão do turismo na região. E o presidente ainda explica: “estruturar o turismo não na visão do turista, mas na visão de quem vive na região é uma das premissas do programa”.

O Del turismo é baseado nos eixos norteadores para um turismo sustentável, como gestão do destino, cultura e tradição, natureza e paisagens, ambiente e clima, bem-estar social, negócios e hospitalidade. O programa já estruturou o turismo em nove cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. “Trabalhamos a gestão de turismo baseada no fortalecimento das estruturas já existentes como os conselhos de turismo, na criação das câmaras técnicas, que resultam em estudos estruturados para criação e implementação do Plano de Turismo Municipal”, explicou Alves.

Em 2019 o Ministério do Turismo foi que mais atuou em infraestrutura no Brasil. “Nossa força está justamente em pensarmos no todo. Pensar em forma coletiva. O turista que vai para uma região quer ser contemplado em várias frentes como gastronomia, hotelaria e atrações turísticas. Temos que nos preparar num ciclo turístico pós pandemia”, conclamou o presidente. As cidades que participam do Del Turismo já alcançaram premiações no Green Destinations, um dos maiores reconhecimentos ao turismo sustentável do mundo.

Outras frentes

A atuação da Federação não para por aí. Ela também promove a melhoria do ambiente empresarial através do Programa Empreender, que atua em núcleos onde fortalece a economia local nos municípios. Também incentiva a educação pelo Programa Geração Empreendedora, que leva através do exemplo de empresários, o amor ao empreendedorismo para os jovens em idade escolar, e contribuiu com o desenvolvimento dos municípios através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del), que busca o desenvolvimento sustentável através da união das forças da cidade para transformar a realidade local. A Facisc também foi uma das propulsoras do Movimento ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina, que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense e visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU.

Toda essa atuação do Sistema Facisc não poderia ser traduzida de forma diferente, e a expressão Hub Empresarial Catarinense foi criada para facilitar o entendimento de todo o trabalho da entidade. “O nosso negócio é gerar resultados para os empresários catarinenses por meio do associativismo”, explica o presidente.

Fazenda de SC transfere para 2022 a adoção do sistema tributário Bloco X

Diante das pressões de setores empresariais sobre as dificuldades para implementar as normas do novo sistema de controle denominado Obrigação Tributária Acessória – Bloco X, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina decidiu postergar essa mudança para 2022. A decisão foi informada pelo governo ao deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), da Frente Parlamentar Varejista.

O Bloco X consiste em novo sistema para controle de arrecadação de impostos, que significa um tipo de “Big Brother” nas empresas. Isso porque ele vai obrigar a empresa informar diariamente ao fisco os dados de estoques e de vendas. Para as empresas, isso exige organização, uma contabilidade diária, o que requer contratação de mais pessoas e compra de equipamentos.

A medida enfrenta resistências de entidades como a Federação dos Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), Fecomércio SC, Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e Conselho Estadual de Contabilidade (CRC). O fisco catarinense vem exigindo isso porque eventualmente, tem constatado problemas nos registros de arrecadação de tributos, mas fazer uma contabilidade diária vai exigir muita disciplina e digitalização por parte das empresas.

Fonte: NSC Total

Associações empresariais querem criar plano de turismo para o Planalto Norte

Pensar no turismo como uma ferramenta integradora e de desenvolvimento da região. Este foi o tema da reunião realizada pela Federação das Associações Empresariais de Catarina (Facisc) nesta terça-feira, 22/6, com a participação dos presidentes das associações empresariais da regional Planalto Norte. A ideia dos líderes empresariais é despertar o interesse pelo turismo na região. “ A região tem o mais importante que é o potencial turístico e precisamos apenas da gestão para que tudo isso seja feito de forma orquestrada e com envolvimento de toda a região”, destacou o presidente da Facisc, Sérgio Rdodrigues Alves. O vice-presidente Regional da Facisc, Antonio Tiburske, completou que os empresários querem o desenvolvimento econômico e para isso desenvolver o turismo é essencial.

Facisc é líder no player do turismo no Brasil. “Somos reconhecidos pela Alemanha pelo trabalho que fazemos no Del Turismo. Santa Catarina é um estado que tem crescimento. Temos uma carência muito grande em infraestrutura e sabemos que é imprescindível para o desenvolvimento do turismo”, completou Alves.

O presidente da Associação Empresarial de Porto União, Fábio Rulf, provocou o tema da reunião e disse que unir forças é a alternativa pelo turismo da região. Durante o evento, realizado de forma virtual, o idealizador e coordenador do projeto Trem Etnias Turismo S/A, Élio Weber, apresentou a iniciativa turística. O objetivo do projeto é a retomada do funcionamento da Maria Fumaça. O trajeto será de 18 quilômetros. A previsão é que o trem volte a funcionar. “Buscamos o apoio da iniciativa privada para fazer os investimentos e já chegamos a 5 milhões de reais em investimentos dos empresários locais”, afirma Weber, que está à frente do projeto junto com Instituto Cultural Grünenwald. A locomotiva 310 está passando por uma reforma completa para poder voltar a circular. A ideia é começar com dois vagões e chegar a cinco”. Desenvolvido desde 2009, o projeto Trem das Etnias tem como objetivo recuperar a malha ferroviária do lado catarinense, da Estação União até o quilômetro 14, na localidade de Aquiles Stenghel.

Del Turismo
O Programa Del Turismo foi apresentado como uma alternativa para que se faça o planejamento e a gestão do turismo na região. Segundo consultor da Facisc, Osmar Vicentin, estruturar o turismo não na visão do turista, mas na visão de quem vive na região é uma das premissas do programa.

O Del turismo é baseado nos eixos norteadores para um turismo sustentável, como gestão do destino, cultura e tradição, natureza e paisagens, ambiente e clima, bem estar social, negócios e hospitalidade. O programa ja estruturou o turismo em nove cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. “Trabalhando a gestão de turismo baseada no fortalecimento das estruturas já existentes como os conselhos de turismo, na criação das câmaras técnicas, que resultam em estudos estruturados para criação e implementação do Plano de Turismo Municipal”, explicou Vicentin.

Em 2019 o Ministério do Turismo foi que mais atuou em infraestrurua no Brasil. “Nossa força está justamente em pensarmos no todo. Pensar em forma coletiva. O turista que vai para uma região quer ser contemplado em várias frentes como gastronomia, hotelaria e atrações turísticas. Temos que nos preparar num ciclo turístico pós pandemia”, conclamou Alves. As cidades que participam do Del Turismo já alcançaram premiações no Green Destinations, um dos maiores reconhecimentos ao turismo sustentável do mundo.

A presidente da Associação empresarial de Rio Negrinho, Casciane Antunes, destacou que o diferencial do turismo é despertar a cultura de vivenciar experiências.

Programa DEL

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou em 2012 no município de Fraiburgo o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL), atendendo a demanda de associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico local de pequenos e médios municípios. Os bons resultados, obtidos em diversos lugares nos primeiros anos do Programa, chamaram atenção de outras federações empresariais e hoje 30 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo participam dos Programas DEL e DEL Turismo.

Programa DEL Turismo

Motivado pelos sucessos encontrados no Sul do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como terceiro parceiro em 2017 ao Programa DEL. O SENAC RN adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares e lançou em 2018 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que têm o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.

Rede DEL Turismo
A Rede DEL Turismo foi formada em meado de 2019. É uma plataforma de diálogo por meio da aprendizagem, interação e desenvolvimento coletivo de iniciativas e projetos visando o fortalecimento do Turismo. Consiste em uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN), a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), as Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw) da Alemanha e a Fundação Green Destinations (GD) da Holanda.

A Rede DEL Turismo conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã e da Cooperação Alemã por meio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).