Número de empresas abertas em SC cresceu 39% no primeiro bimestre de 2021

Santa Catarina registrou aumento no número de novas empresas no primeiro bimestre de 2021. Segundo dados apresentados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o Estado contabilizou um saldo de 25.260 novos negócios no período. O resultado representa incremento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado (18.057).

“Nossa prioridade, desde o início da pandemia, foi a saúde dos catarinenses. Mas, com equilíbrio e regramento para retomada das atividades, conseguimos avançar e promover o desenvolvimento econômico no estado”, ressalta o governador Carlos Moisés.

O comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas liderou o ranking, com 8.659 novas empresas, seguido da indústria de transformação (4.502). Logo após vem a construção (3.551); alojamento e alimentação (3.025); outras atividades de serviços (2.968); atividades profissionais, científicas e técnicas (2.721); transporte, armazenagem e correio (2.675); atividades administrativas e serviços complementares (2.586); educação (1.516); informação e comunicação (981); entre outras.

“Com quase 40% a mais de empresas neste ano, em relação a 2019, Santa Catarina mostra sua veia empreendedora. Temos uma força de trabalho resiliente que supera as adversidades, os desafios e que acredita no Estado. Os números mostram o potencial catarinense para quem quer investir e empreender. O Governo de Santa Catarina busca cumprir seu papel de criar ações que fortaleçam o desenvolvimento, como por exemplo, investir na liberdade econômica, criando um ambiente ágil, próspero e simplificado para abertura de empresas”, pontua o secretário da SDE, Luciano Buligon.

Segundo o presidente da Jucesc, Gilson Bugs, a integração da Junta com os municípios, sendo 292 até agora, além da implementação do SC Bem Mais Simples estão contribuindo com o ambiente econômico do Estado.

“Todas as mudanças que a Jucesc já realizou para reduzir a burocracia e dar agilidade aos processos, conforme determinação do governador Carlos Moisés ainda no início da gestão, contribuíram para este crescimento, mesmo em tempo de coronavírus. Somos um Estado empreendedor e sairemos antes dos outros desta crise. Mais empresas têm como consequência direta o aumento do número de emprego”, comenta Bugs.

Atualmente, o Estado catarinense conta com 986.123 empresas ativas.

Natureza jurídica

O levantamento da Jucesc de janeiro e fevereiro de 2021 abrange empresas de todas as naturezas jurídicas. Entre os destaques está o Microempreendedor Individual (MEI), que representa 80% das constituições (29 mil). Em segundo lugar, estão as Limitadas (LTDA), com 6 mil, que representam 12% do total. Nas demais classificações estão Empresário, Eireli, entre outras.

Quando se trata do porte, Santa Catarina conta com 34.332 Microempresas (ME) ativas, conforme relatório dos dois primeiros meses do ano e 858 Empresas de Pequeno Porte.

Ranking dos 10 municípios com novas empresas constituídas

Considerada a segunda melhor cidade do Brasil para empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, Florianópolis, está no topo com mais empresas constituídas no primeiro bimestre do ano, com 3.824 empreendimentos. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o município concentra o maior número de startups do Brasil – quando analisado em relação à população.

Joinville registrou 3.013 novas empresas em janeiro e fevereiro deste ano. Na sequência estão Blumenau (2.149), Itajaí (1.684), São José (1.604), Palhoça (1.303), Balneário Camboriú (1.087), Chapecó (1.084), Criciúma (959) e Jaraguá do Sul (940).

Jucesc em números

Com uma média de 1,2 mil análises realizadas diariamente, a Jucesc proporciona aos usuários a facilidade de usar o sistema 100% digital, que está disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, incluindo feriados e finais de semana.

 

 

sc.gov.br

Informe Trabalhista destaca revisão de normas regulamentadoras

O governo abriu prazo para receber contribuições da sociedade que podem auxiliar no processo de revisão de um grupo de normas, entre elas, destacam-se: a NR06, NR11, NR33, NR34 e a NR35

Clique aqui para fazer o download do Informe

O Governo federal abriu o prazo para receber contribuições da sociedade para iniciar o processo de revisão de um grupo de normas regulamentadoras (NRs). Essa etapa do processo de revisão tem o objetivo de levantar os principais desafios para o cumprimento delas. É possível apresentar sugestões de melhoria que vão auxiliar na próxima etapa, que é a elaboração de um novo texto normativo. Os detalhes estão na publicação Informe Trabalhista, elaborada pela FIESC.

Confira as NRs que vão passar por revisão:

•NR06 (Equipamento de Proteção Individual – EPI)
•NR11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais)
•NR33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados)
•NR34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Reparação e Desmonte Naval)
•NR35 (Trabalho em Altura)

As contribuições poderão ser enviadas à FIESC até o dia 15 de abril ou podem ser lançadas diretamente na página do Governo, no endereço www.gov.br/participamaisbrasil, até o dia 19 de abril.

 

FIESC

Em Rio Negrinho, governador participou da reunião de trabalho e inspecionou os cinco novos leitos do hospital

Mais 30 leitos de terapia intensiva (UTI) adulto estão reforçando a saúde na região Norte de Santa Catarina. O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, terá 20 novos até semana que vem. A determinação partiu do governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 26, durante agenda de trabalho na cidade. Na sequência, o chefe do executivo também inspecionou a estrutura dos cinco leitos de UTI Covid implantados no Hospital de Rio Negrinho nesta semana. O local ainda receberá mais cinco unidades.

 

Há 293 leitos ativos no Norte de Santa Catarina, número representa um incremento de 142% em comparação com os 121 existentes antes da pandemia.

 

A unidade de saúde do Planalto Norte Catarinense conseguiu ativar cinco novos leitos de UTI depois que o Estado enviou ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros ao Hospital de Rio Negrinho. Outros cinco leitos devem entrar em funcionamento nos próximos dias.

 

O diretor administrativo da unidade, Cláudio Marmentini, destacou que o hospital não tinha leitos de UTI, e havia uma carência desses serviços na região, especialmente neste momento da pandemia. “É uma conquista importante e necessária, desde o primeiro dia de implantação, os cinco leitos foram ocupados. Eles oferecem muito mais segurança para os pacientes e também para os profissionais, além disso conseguimos ampliar e melhorar a qualidade de atendimento.”

 

O prefeito de Rio Negrinho, Caio César Treml, disse que a abertura dos novos leitos é um marco histórico para o município. “Hoje estou na administração municipal, mas durante 10 anos trabalhei neste hospital, sei da sua importância. Nosso compromisso, com a união de esforços, é continuar ajudando essa fundação e fazer ainda mais pela saúde da nossa população.”

 

 

sc.gov.br

Prorrogado prazo para pagamento dos Tributos Federais, Estaduais e Municipais no âmbito do Simples Nacional

Com o objetivo de mitigar os impactos da pandemia do Covid-19 para o grupo das micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEI), o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou em reunião realizada hoje a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos no âmbito do Simples Nacional (Federais, Estaduais e Municipais).  A medida pode beneficiar 17.353.994 contribuintes*.

A prorrogação será realizada da seguinte forma:

  • o período de apuração março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de julho de 2021 e 20 de agosto de 2021;
  • o período de apuração abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de setembro de 2021 e 20 de outubro de 2021;
  • o período de apuração maio de 2021, com vencimento original em 21 de junho de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de novembro de 2021 e 20 de dezembro de 2021.

Importante

As prorrogações não implicam direito à restituição ou compensação de quantias eventualmente já recolhidas.

As medidas citadas estão incluídas na Resolução CGSN 158, de 24 de março de 2021, e serão publicadas no Diário Oficial da União.

*Fonte: Dados extraídos do Portal do Simples Nacional / Consulta Optantes. Referente a 20 de abril de 2021.

Programa de crédito do BRDE para empreendedoras está disponível em Santa Catarina

Com o objetivo de apoiar as empresas comandadas por mulheres, gerar novas oportunidades e assim reduzir as desigualdades, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está disponibilizando, a partir desta quinta-feira, 25, um programa de crédito voltado exclusivamente ao empreendedorismo feminino. Com possibilidade de financiamento para investimentos fixos e capital de giro, incluindo micro e pequenas empresas, o BRDE Empreendedoras do Sul vai atender clientes nos três estados do Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Além de recursos próprios, o BRDE vai se valer de outros fundigns nacionais e de captação de recursos em organismos internacionais para atender a demanda. O programa é direcionado para empresas de diferentes portes que tenham ao menos 50% do seu capital social de sócias mulheres. A oferta de crédito para capital de giro é reservada apenas para pessoas jurídicas e com receita operacional bruta de até no máximo de R$ 90 milhões no ano anterior ao pedido.

As produtoras rurais poderão acessar as linhas repassadas pelo BRDE por meio do Plano Safra. Já as microempreendedoras individuais e pessoas físicas poderão ter o apoio através de parcerias do banco com outras instituições que atuam com programas de microcrédito, como as cooperativas.

“O programa Empreendedoras do Sul significa um grande esforço da instituição que vai além do seu papel de agente do desenvolvimento do Sul do país. Fomentar o empreendedorismo das mulheres representa um passo importante em termos de inserção social”, definiu a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos.

O diretor financeiro do BRDE, Marcelo Haendchen Dutra reforça que “com o novo programa, o banco traz uma oferta exclusiva de crédito com condições atrativas e por meio de uma análise simplificada dos pedidos de financiamento, permitindo que as mulheres tenham o efetivo apoio para suas empresas”.

Por meio do programa, o BRDE está se comprometendo também em reduzir as tarifas de análise e fiscalização dos contratos, assim como o percentual de comissão interna, explica o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Vladimir Arthur Fey. “Com isso o custo final do financiamento ficará, em média, entre taxa Selic mais 4,5% ao ano nos casos de crédito para capital de giro e de Selic mais 4%, quando destinado a investimento fixo”.           

>> Clique aqui e conheça detalhes do programa BRDE Empreendedoras do Sul

O que é possível financiar?

Destinado a auxiliar as empresas lideradas por mulheres a reorganizarem suas finanças e comprar matéria-prima, por exemplo, o crédito para capital de giro está limitado a 20% do faturamento bruto registrado no ano anterior ao pedido. Já para investimento fixo, não há limite fixado no programa. O valor máximo de apoio será definido a partir do projeto e da capacidade de pagamento calculada pelo banco, permitindo à empresa investimentos de longo prazo, buscando a expansão, modernização e inovação da sua atividade, incluindo a produção e o consumo sustentável. Será possível financiar obras de construção ou reforma, compra de equipamentos nacionais ou do exterior, adaptações de tecnologia e para capital de giro associado ao projeto.

Como acessar

Para solicitar o financiamento, as empresas devem acessar o site www.brde.com.br, no ambiente do Internet Banking (IB). Todos as operações serão na plataforma digital e a documentação deverá ser inserida (upload) no site. O app do BRDE também traz as informações sobre o programa.

 

sc.gov.br

Com forte crescimento em 2020, Condor acelera investimentos

Para ampliar a produção e atender à demanda crescente do mercado, a Condor planeja investir R$ 30 milhões ao longo deste ano. Os recursos serão aplicados na aquisição de máquinas e na implantação de novas tecnologias para expandir a capacidade
produtiva em todas as categorias em que atua, como limpeza, beleza, higiene bucal e pintura. A companhia, com sede em São Bento do Sul, viu aumentar gradativamente a procura de seus produtos pelo mercado após o período inicial da pandemia, a partir do mês de maio. O resultado foi uma elevação de 30% no faturamento, que alcançou R$ 543 milhões em 2020. Os segmentos de limpeza e pintura foram os que mais cresceram. Também houve o incremento da marca Perfect, que atende ao segmento de limpeza profissional, adquirida pela Condor no final de 2019.
Além da alta nas vendas, houve ainda ganhos importantes de share, com aumento na participação de mercado em determinados segmentos. Para conseguir atender à demanda, a Condor ampliou o quadro de funcionários com novas contratações. Com saldo positivo de 188 vagas, a companhia chegou ao final de 2020 com 1.497 profissionais. Para o diretor-presidente da Condor, os cuidados com a casa e os ambientes de trabalho foram intensificados com a pandemia, o que gerou maior consumo de produtos para o lar. “Acreditamos que os novos hábitos de limpeza, aliados ao fato das pessoas se preocuparem mais com a saúde e o bem-estar dos ambientes, vieram para ficar nas famílias brasileiras”, avalia Alexandre Wiggers.
A perspectiva para 2021, portanto, é positiva. A companhia deve manter acelerado seu crescimento, com previsão de faturar acima de 10% em relação ao ano passado. O lançamento de produtos, em todas as categorias, deve contribuir para o avanço
das vendas. A consolidação das novidades lançadas no ano passado também deve ajudar, como a linha de mops, a coleção lavanderia com acessórios para limpeza, as esponjas e sacos de lixo, os licenciamentos Frozen de beleza e Barbie de higiene bucal e ainda a linha profissional de pintura imobiliária.

Governo publica alterações no decreto com medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia

O Governo de Santa Catarina publicou alterações no decreto vigente com medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, em vigor desde sábado, 20. O documento com o texto mais recente saiu no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23, e traz mudanças no horário do comércio, funcionamento de supermercados, permite realização de cursos presenciais e amplia as restrições para práticas esportivas. As medidas ficam válidas até 06h do dia 5 de abril.

>> Confira aqui o Decreto 1221, publicado no dia 23

As medidas estabelecidas pelo Governo do Estado têm como objetivo principal prevenir o contágio pela Covid-19, prezando pela segurança sanitária. Com relação ao comércio de rua, por exemplo, a ampliação do horário é considerada estratégia fundamental para evitar aglomerações, oferecendo um tempo maior para o deslocamento das pessoas até os estabelecimentos.

O regramento, com base no avanço da pandemia e nas recomendações técnicas, permite que atividades econômicas importantes continuem funcionando e que a população possa acessar os serviços com mais segurança, obedecendo às normas de prevenção ao novo coronavírus.

Comércio de rua

O comércio de rua poderá abrir até duas horas mais cedo, sendo autorizado a funcionar das 8h às 20h.

Supermercados

Agora está permitido, em todos os níveis de risco, limite de entrada de até duas pessoas por família. Os supermercados poderão funcionar com ocupação de até 50% da capacidade, entre 6h e 22h.

Atividades esportivas

Passam a ser proibidas, em todos os níveis de classificação de risco, a prática de modalidades esportivas coletivas de caráter recreativo, competições e afins, com ou sem contato direto entre as pessoas, em qualquer local, público ou privado.

Cursos e outras mudanças

Com a atualização do decreto, fica permitida a realização de cursos presenciais em Santa Catarina, com os devidos cuidados sanitários como o distanciamento entre as pessoas e o uso de álcool em gel. Eventos sociais, reuniões de público de qualquer natureza, públicas ou privadas, excursões e eleições cooperativas ficam proibidas.

As demais medidas estabelecidas no Decreto 1218 publicado na sexta-feira, 19 de março, continuam valendo. Confira aqui.

Multas

O texto prevê ainda a aplicação de multa de R$ 500 para quem for flagrado sem máscaras. Em caso de reincidência, o valor é dobrado, chegando aos R$ 1 mil. Os municípios, por meio dos prefeitos, podem estabelecer decretos com medidas mais restritivas no combate e prevenção à Covid-19 em seus territórios.

sc.gov.br

Site permite cadastrar idosos para recebimento da vacina

A Secretaria de Saúde de Rio Negrinho dispõe agora de um site para cadastramento dos idosos e profissionais de Saúde que receberão a vacina contra o coronavírus. Através do link www.vacinarionegrinho.com.br é possível preencher os dados do paciente e também acompanhar como está seguindo a vacinação no município. O cadastro é simples e pode ser feito com a ajuda de um familiar ou amigo do idoso.

Conforme Rafael Schroeder, secretário de Saúde, a iniciativa do site partiu da própria secretaria. “Foi pensado justamente para auxiliar nossa comunidade, para que a gente possa atingir o maior número da população. Hoje a metade do município é atingida pelos ESF (postos dos bairros), enquanto que a outra metade é atendida pelo Posto Central. No Posto Central, como não é ESF, não temos um cadastro atualizado dos idosos pelo fato de não termos agentes comunitários de Saúde”, explicou.

O cadastramento no site está disponível para os idosos acima de 65 anos e também para os profissionais de Saúde da rede privada ou pública que ainda não receberam a dose. Quem já agendou a vacina diretamente com o posto do seu bairro também pode realizar o cadastro no site.

O secretário informou ainda que os profissionais das unidades já estão passando por treinamento para utilização da plataforma. “A previsão é de que em até três dias a pessoa receba uma resposta com a data do agendamento”, frisou Rafael.

A ideia, segundo Schroeder, é evitar o deslocamento e aglomero nas unidades e no posto central. “É um cadastro online. Qualquer pessoa pode cadastrar seus pais, avós ou parentes do grupo. Não precisa ser o idoso”, ressaltou.

Aos profissionais de Saúde da rede privada, durante o cadastramento é preciso informar o número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). “O profissional precisa estar atuando e vinculado ao CNES”, comenta Rafael.

Novo mutirão

Neste sábado a Secretaria de Saúde realizará novo mutirão de vacinação contra a Covid-19. Os idosos com mais de 70 anos poderão se dirigir até o Posto Central, posto do Industrial Norte, da Vista Alegre, do São Rafael ou da Volta Grande. A imunização ocorre das 8h às 13h.

No Posto Central a aplicação ocorre no sistema drive thru, com os veículos entrando pela Chaminé da Cimo sentido Posto. “Conforme recebemos mais doses, iremos abrir para os demais grupos do Plano de Vacinação”, pontuou Rafael.

Santa Catarina cresce 10,9% no 4° trimestre mas acumula queda de 3,6% no ano de 2020 afirma FACISC

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) acaba de divulgar a atualização dos dados do Iper, o Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina.

Os números atualizados demonstram queda de 3,6% na atividade econômica do estado em 2020, em série com ajuste sazonal. Mesmo com alta de 10% no último trimestre, o resultado do índice mostra que não foi possível uma recuperação. Os dados são baseados principalmente na receita de setores econômicos. O índice teve queda menor do que a esperada depois da chegada do coronavírus e menor que as apresentada em 2015 e 2016.

A queda anual atingiu quase todas as regiões Norte (-4,7%), Vale do Itajaí (-3,4%), Grande Florianópolis (-3,1%), Extremo Oeste (-2,7%), Planalto Norte (-2,4%), Alto Vale (-2,3%), Serra Catarinense (-2,1%), Sul (-1,5%), Meio Oeste (-1,5%), Extremo Sul (-0,4%) e Oeste (- 1,0%). O Noroeste do estado foi a única região que obteve alta com 4,3% de crescimento. “Esse número se deve principalmente por conta do agronegócio e produção de alimentos”, explica o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues.
O Iper considera as pesquisas do IBGE para indústria, comércio, serviços e turismo, resultado da agropecuária com base nos dados da Fazenda do Estado, movimentação bancária das cidades registrada no Banco Central e comércio exterior, além de outros resultados setoriais. “O Iper tem oscilação maior que outros indicadores. É um resultado mais global (de faturamento) enquanto o PIB é o valor adicionado na ponta (tipo lucro líquido da economia). O índice do Banco Central de Santa Catarina (IBCR-SC) teve queda de 1,7% ano passado e a estimativa da Fazenda (PIB) foi um recuo de 0,9% no ano”, explica o economista.

Segundo ele, o Iper mostrou que as regiões com atividade agropecuária forte, no interior do Estado, tiveram resultados melhores do que as demais. A diversificação econômica do Estado possibilita, e temos de crise, atenuar impactos maiores da economia nacional. Leonardo Rodrigues avalia também que as políticas adotadas pelo governo federal, como o auxílio emergencial, preservação de empregos e oferta de crédito, fortaleceram a economia. “As medidas de proteção do emprego foram importantes para Santa Catarina porque temos um mercado mais formalizado do que a média nacional”, explica.

SC teve impacto menor que a média nacional quando se fala na reação da economia com a chegada da pandemia. Para 2021, ele avalia que a ajuda do setor público mais fraca não terá impacto importante na economia. Serão mais um ‘colchão’ para atenuar o risco de colapso social durante a pandemia.

IPER – Relatório – 4° Trimestre. 2020

UTI em Rio Negrinho começa a funcionar na manhã de terça-feira

Uma notícia que traz muita esperança aos moradores de Rio Negrinho: os cinco leitos de UTI Covid na Fundação Hospitalar estarão em pleno funcionamento a partir da manhã desta terça-feira. A confirmação oficial se deu no final da noite desta segunda, após o prefeito Dr Caio Treml receber ligação da assessora do Secretário de Estado de Saúde, Gabriela. A conquista dos leitos foi uma parceria entre o prefeito Caio, o deputado estadual Ricardo Alba e a direção do hospital.
Para o prefeito, a liberação destes primeiros leitos é um sinal de esperança para a comunidade. “Receber uma notícia dessas em primeira mão é muito gratificante. É um sonho como médico e como gestor, sempre lutei pelo nosso hospital nesses 10 anos de medicina”, celebrou Dr Caio.
O vice-prefeito Pablo Ribeiro, que atua como enfermeiro na unidade, também comemorou a notícia. “É algo que nossa cidade sempre sonhou. Com toda certeza vamos conseguir salvar mais vidas com essa estrutura”, ressaltou.
Os primeiros cinco leitos já começam a funcionar nesta terça-feira e a prefeitura, juntamente com a direção hospitalar, busca equipamentos para os outros cinco leitos já habilitados pelo Estado. “Não vamos medir esforços quando o assunto é a saúde dos nossos munícipes”, concluiu Dr Caio.
Prefeitura de Rio Negrinho