Em encontro on-line, CEME reúne coordenadoras de núcleos e dá início às atividades do ano

Para dar início às atividades de 2021, o Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME) promoveu um encontro on-line, na noite desta segunda-feira (1º), com as coordenadoras e vice-coordenadoras de núcleos de mulheres empresárias do Estado.

 

Por meio de seu canal no YouTube, o CEME apresentou os projetos que pretende desenvolver ao longo do ano e ofereceu uma palestra com a empresária Luciane Fornari, de Concórdia. Ela abordou o tema “Mulheres no comando: Você está preparada para fazer a ascensão?”, trazendo seu case como inspiração para as empreendedoras.

 

“Nós temos que nos fortalecer e criar muita teia no associativismo, no cooperativismo, para termos resultados melhores”

 

Durante sua fala, Luciane enfatizou a importância da união, do associativismo e da inovação para o empoderamento social e econômico das mulheres, além de ressaltar como isso fez a diferença em sua trajetória pessoal e profissional, rendendo, inclusive, muitos prêmios e reconhecimentos dentro de sua área de atuação.

 

“Precisamos buscar a educação, o conhecimento, a formação de forma contínua, olhando a tendência do mundo e do que está acontecendo lá fora. Tudo o que você fizer, seja na indústria, no comércio ou na prestação de serviços, precisa fazer muito mais, com menos recursos. E precisa também saber comunicar isso ao seu cliente, inovar, sair na frente”, disse ela, convidando as mulheres a liderarem a mudança e promoverem a inovação.

 

Ampliar a conexão com todos os núcleos do Estado

 

Conforme frisou a consultora do CEME, Mariane Bergmann, o objetivo do Conselho neste ano é fortalecer a conexão com os núcleos, em todas as regiões do Estado. Para isso, o engajamento de todas as coordenadoras é de fundamental importância.

 

Segundo ela, o CEME manterá suas principais ações de forma on-line, iniciando no dia 8 de março, com uma programação voltada ao Dia Internacional da Mulher. “Sabemos que os núcleos geralmente se organizam para promover eventos nessa data, mas, em função da pandemia, optamos por fazer uma ação através do Conselho, reunindo todas as nucleadas catarinenses”, comentou.

 

Além do evento no dia 8, será realizada mais uma edição do Onda Mentoria, entre os meses de abril e julho; o CEME Conecta, com encontros regionais, nos dias 24 de abril, 26 de maio e 30 de junho; e o Empreende Mulher Catarinense, em 17 de agosto. Todos os encontros serão on-line ou de forma híbrida.

 

Fortalecer o empreendedorismo feminino

 

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Sérgio Rodrigues Alves, deu as boas-vindas às participantes do encontro, destacando a parceria entre a FACISC e o CEME: “Nossa gestão tem uma necessidade muito grande na área de integração, na área de novos projetos, por isso conto com a participação de todas. Estamos juntos”.

 

Para finalizar, a presidente do CEME, Poliana de Oliveira, lembrou o propósito de sua gestão e desafiou as mulheres à ação. “Toda essa corrente é em prol de um propósito único e grandioso: por uma Santa Catarina empreendedora. É essa mensagem que queremos que chegue para cada nucleada, e que cada uma colha os frutos desse projeto na sua vida e no seu trabalho, essa é a missão. Cada uma de nós é protagonista e, juntas, chegaremos ao objetivo”, mencionou Poliana.

 

De acordo com a presidente, novas parcerias e oportunidades estão sendo criadas para gerar negócios e conectar nucleadas de todo o Estado. “Vem mais coisa boa e novidade por aí. Fiquem conectadas e acompanhem tudo em primeira mão”, salientou.

 

Saiba mais sobre o encontro acessando o canal do CEME no YouTube.

Encontro aborda nova política nacional de pagamento por serviços ambientais

A nova lei sobre a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais será tema de reunião virtual conjunta das Câmaras Ambiental e Florestal da FIESC e do Comitê de Logística Reversa da entidade. O encontro será realizado nesta sexta-feira, dia 5, às 14 horas. O tema será abordado pela analista da Fundação Grupo Boticário, Juliane Cruz de Freitas, e pelo consultor jurídico da FIESC, Gustavo Ganz Seleme. Ainda no encontro, serão debatidos o sistema de logística reversa de baterias chumbo-ácido, pelo Instituto Brasileiro de Energia Reciclável, e representante da EuReciclo vai destacar o panorama atual da logística reversa nos estados.

Clique aqui para participar

Nova diretoria da Amunesc é empossada

Os prefeitos integrantes da nova diretoria e do conselho fiscal da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) tomaram posse nesta quinta-feira (28). A assembleia de prefeitos foi realizada na sede da instituição e teve transmissão online para participação dos prefeitos e representantes das câmaras de vereadores. Dr. Rodrigo Adriany David, prefeito de Garuva, foi reconduzido à presidência da entidade.

 

O primeiro vice-presidente e prefeito de Joinville, Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, o prefeito de Balneário Barra do Sul, Antônio Rodrigues, e o ex-prefeito e ex-presidente da Amunesc, Udo Döhler, também participaram presencialmente, juntamente com a Secretária-Executiva da Associação, Simone Schramm. Aos prefeitos, o presidente destacou sua missão em conduzir novamente a entidade: “temos o desafio de dar continuidade a este trabalho e conseguir cada vez mais que os municípios da nossa região estejam juntos, pois pensando de forma unificada nós conseguiremos encontrar melhores soluções”, declarou Dr. Rodrigo.

 

Ao parabenizar a nova diretoria e desejar sucesso na gestão 2021, o ex-presidente elogiou o trabalho realizado pela equipe técnica da Associação: “como presidente tive a oportunidade de estar mais próximo da Amunesc e isso nos enriqueceu, nos gratificou. É uma equipe técnica muito competente e que traz muitos resultados para os municípios”, concluiu Udo.

 

Veja a composição da nova diretoria:

 

Diretoria
Presidente: Dr. Rodrigo Adriany David (Garuva)
1º vice-presidente: Adriano Silva (Joinville)
2º vice-presidente: Dr. Caio César Treml (Rio Negrinho)

 

Conselho Fiscal – Titulares
Alice Bayerl Grosskopf (Campo Alegre)
Antônio Rodrigues (Barra do Sul)
Godofredo Gomes Moreira Filho (São Francisco do Sul)

 

Conselho Fiscal – Suplentes
Maurício Peixer (Joinville)
Marli Terezinha Zimmermann (Garuva)
Tiago de Oliveira (Itapoá)

 

Nova diretoria da ACIRNE toma posse em cerimônia virtual

Na noite de quinta-feira, 28, a cerimônia de posse da Associação Empresarial de Rio Negrinho foi em novo formato, com transmissão online realizada pelo canal do youtube da ACIRNE e contou com a participação presencial de Dennis Li Valle, que foi presidente da gestão 2019 – 2020, da presidente eleita Casciane Antunes para a gestão 2021 – 2022, do vice-presidente da FACISC para a região Planalto Norte, Antônio Carlos Tiburski que representou também o presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, o presidente da Câmara de Vereadores,  Arlindo André da Cruz e o prefeito Caio Treml.

 

Dennis cumprimentou a todos que fizeram parte dessa história. “Agradeço a todos que participaram da construção dessa história. Ser presidente de uma Associação tão importante quanto a ACIRNE, não é só poder fazer parte da história dessa cidade, mas também ajudar a escrever um pedaço dela. Foram momentos que marcaram a minha vida pessoal e profissional. Representar empresários e empresárias de Rio Negrinho foi uma honra. Enfrentamos também a pandemia, que mudou as nossas vidas e empresas, e a ACIRNE também mudou e se reinventou. Mais do que nunca nesse momento os valores da entidade não foram esquecidos, a ética, o comprometimento, a busca do conhecimento e a responsabilidade social. Só tenho a agradecer pelo apoio de todos, saibam que a participação e o apoio de vocês foi de grande importância para o atingimento dos nossos objetivos. Desejo toda sorte, força e sabedoria para a nossa presidente Casciane Antunes. Tenho certeza de que a ACIRNE estará em ótimas mãos, conte sempre comigo para o que precisar. Agradeço imensamente também o apoio de minha família. Juntos somos mais fortes, juntos vamos mais longe”, destacou.

 

Antônio Carlos Tiburski destacou o trabalho de integração que está sendo realizado, com o projeto de unificação do Planalto Norte, sendo uma região representativa, mostrando a força do empresariado e das Associações da região. E deu boas-vindas a Casciane. “Seja bem-vinda, desejo sorte e sucesso a essa gestão, com novos desafios, mas sempre estaremos juntos”, reforçou.

 

O prefeito Caio Treml salientou a parceria. “Durante o período eleitoral enfatizamos que um bom governo teria que ter duas coisas, ouvir as pessoas e governar junto com as entidades. As portas da Prefeitura estão abertas a vocês, já tivemos uma conversa há uns dias atrás, e desejo uma boa sorte a você Casciane Antunes e o que precisarem estamos à disposição”.

 

Casciane agradeceu todos os trabalhos dos ex-presidentes da ACIRNE, em especial a Dennis pela sua dedicação frente a causa, explorando a razão e a essência de mantermos viva a tão importante chama que é o associativismo. “Registro a minha gratidão por essa oportunidade de governar nos próximos dois anos essa importante instituição no município de Rio Negrinho, no qual confirma a obstinação de aumentar a competitividade de nossas valorosas empresas associadas. Estamos atravessando um momento ímpar, onde aprendíamos, agora desaprendemos, e teremos que reaprender, ou seja, daqui para frente uma única palavra reinventar. Temos um esforço voluntário, empresarial, na busca constante de melhorias. A intensão é trazer e aproximar, cada vez mais toda a comunidade, para de forma simples, sugerir o que de melhor precisarmos, para facilitar nossa vida econômica e social. Vamos todos juntos a partir desse momento refletirmos sobre a nossa intensão e transformarmos tudo em uma verdadeira ação. Juntos somos mais fortes!”, frisou.

 

Conselho Superior

– Mario Sergio Zilli Bacic

– João Paulo Ferreira

– Gerson Sergio Alves Klaumann

– Rita de Cassia Alves

– Marcos Rogério Pereira

– Altair Ruthes

– Germano Basso Junior

– Eliete Adriani da Cruz

– Dennis Li Valle.

 

Conselho Deliberativo

– Ademir Manoel dos Santos Filho

– Andreia Tumin

– Antônio Oliveira Gomes Filho

– Casciane Antunes

– Denise Tureck Escandelari

– Edson Flaviano Peschel

– Felipe Fleischmann

– Felipe Kmiecik

– Francisco Ferreira

– Helmut Weihermann

– Kilian Schroeder

– Luiz Claudio Zilli Bacic

– Tânia Regina Liebl Kögler

– Rene Lampe

– Sérgio Henrique Klaumann.

 

Coordenadores dos Núcleos

– Núcleo Meio Ambiente

Coordenadora:  Kethely Grossl

Vice-coordenador: Alex Oziel Athaide de Alencar

 

– Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho

Coordenadora Marilene Mielke

Vice-coordenador: Marcelo Fragoso

 

– Núcleo de Gestores de Recursos Humanos

Coordenadora: Juliane Telma

Vice-coordenadora: Solange Grimm

 

– Núcleo de Jovens Empreendedores

Coordenadora: Fernanda Eloíse Antunes Dziedzic

Vice-coordenadora: Bruna Münch

 

– Núcleo de Mulheres Empreendedoras

Coordenadora: Priscilla Baum de Lacerda

Vice-coordenadora: Luiza Mariani

 

– Núcleo de Turismo

Coordenador: Gilson Stoeberl

Vice-coordenador: Fábio Nunes

 

– Núcleo de Prevenção e Combate às Cheias

Coodenadora: Kety Zipperer

Vice-coordenador: Edson Peschel

 

– Núcleo de Tecnologia da Informação

Coodenador: Leonardo Barbosa

Vice-coodenador: Fábio de Medeiros

 

– Conselho dos Núcleos

Coordenador: Andrei dos Santos Silvério.

 

Conselho Fiscal

 

– Ilário Antonio Detroz

– Moacir José Krainz

– Valmir Luiz Batista.

 

Veja aqui a cerimônia de posse

Núcleo de Jovens Empreendedores recebe evento estadual

Nos dias 04 e 05 de fevereiro, São Bento do Sul será palco da 177ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial (Acisbs) será o anfitrião. O evento dá início às atividades de 2021 do Conselho e será o primeiro realizado em formato híbrido, estarão presentes apenas os integrantes do núcleo da Acisbs e da diretoria do Cejesc. Com o número reduzido de pessoas participando presencialmente, o evento vai seguir todos os protocolos de saúde e segurança exigidos pelos decretos vigentes.

 

O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Bruno Lang Grossl, conta que receber um evento oficial do Cejesc depois de 5 anos – a cidade já foi sede em 2016 – é mais uma oportunidade para que os integrantes do núcleo estabeleçam relacionamentos comerciais com empresários de todo o estado.

 

A programação inicia dia 04, quinta-feira, às 19 horas, com o case do jovem empresário são-bentense, Andrey Schmitt Damas, diretor de nove polos UniCesumar EAD e CFO da Inspire + Marketing Digital. A palestra pode ser acompanhada pelo YouTube do Cejesc. A novidade é que a palestra contará com uma intérprete de Libras, promovendo a inclusão e acessibilidade.

 

O conselho passou por um momento de adaptação devido à pandemia. Com a impossibilidade de realizar os tradicionais eventos presenciais, o movimento optou por manter seu calendário de eventos bimestrais e realizá-los de forma online, com transmissão nas redes sociais.

 

AGO – Na sexta-feira, 05, a programação é exclusiva aos integrantes do Cejesc, envolvendo a discussão de assuntos ligados ao movimento jovem empreendedor, com treinamento e reunião para diretores pela manhã e a Assembleia Geral realizada no período vespertino.

 

Segundo Bruno Saldívia, presidente do Cejesc, o objetivo principal deste evento é fazer o alinhamento para a gestão 2021. “Queremos reconectar coordenadores e diretores do Cejesc para avançarmos em projetos importantes que visam o amadurecimento do ambiente empresarial em Santa Catarina. Essa assembleia terá um foco especial na troca de oportunidades e geração de negócios entre os empreendedores do movimento.”

 

Patrocinadores – Cerumar, Datastream Sistemas, Metalúrgica Denk, S.A. Kollet Talentos e Sicredi.

 

Serviço

177ª AGO Cejesc – São Bento do Sul
Data: 4 e 5 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Transmissão ao vivo no YouTube do Cejesc [ AQUI ]

 

 

ACISBS

ACIRNE realiza encontros para planejamento estratégico

No último dia 22 de janeiro representantes da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) realizaram o primeiro encontro para a construção do planejamento estratégico da entidade.

A reunião contou com a presença de diretores da entidade e coordenadores de núcleos que juntos construíram a estratégia institucional para o período de 2021 a 2030.

No segundo encontro, realizado no dia 26 de janeiro foi iniciada a construção dos objetivos estratégicos, indicadores e metas da gestão.

O trabalho conta com o apoio técnico dos consultores regionais da Facisc, Adriano Huebner e Alberto Zeni que tem o respaldo da Federação.

Vp Planalto Norte tem agenda de visitas na região

O objetivo das visitas é fortalecer as relações institucionais, coordenar novas iniciativas entre os presidentes e detectar demandas empresariais. A rodada também incluiu audiências com alguns prefeitos eleitos nos municípios para motivar ações conjuntas e a geração de negócios.

Entre as propostas avaliadas nos encontros, está a criação de um fórum regional para discussão de temas relacionados a novos investimentos na região. “Nossa expectativa é criar um espaço favorável para que o setor público e privado possa dialogar sobre o futuro socioeconômico das cidades do Planalto Norte”, destacou Antonio Tiburske.

Reforçando seu apoio, o presidente da Facisc, Sergio Rodrigues Alves, prestigiou as visitas participando virtualmente dos encontros em Irineópolis e Itaiópolis.
Tiburske é diretor da GreyLogix, empresa referência Brasileira em Engenharia de Automação Industrial e que direcionou grande esforço para o combate ao Covid-19. A empresa foi a primeira no país a conseguir desenvolver do zero um projeto de Ventilador Pulmonar de UTI completo, adaptando sua fábrica e conseguindo todas as autorizações e homologações da ANVISA em apenas quatro meses. Para conseguir essa façanha em tempo recorde a empresa teve suporte de parceiros, médicos e profissionais de saúde que abraçaram a causa. “É preciso coragem para empreender, mas também precisamos construir parcerias”, afirmou Tiburske que também compartilhou suas experiências durante as visitas.

O giro pela região encerrará em fevereiro, com visitas às associações de Porto União, Mafra e São Bento do Sul e ao final será realizada uma reunião com os presidentes e executivos das Associações do Planalto Norte onde serão comunicados os detalhes e resultados das visitas e planejadas novas iniciativas para o fortalecimento das empresas associadas.

 

FACISC

Atendimento já está ocorrendo no novo Centro de Triagem

O atendimento no novo Centro de Triagem, localizado na área central de Rio Negrinho, iniciou na manhã desta quarta-feira. O prefeito Caio Treml, o vice-prefeito Pablo Ribeiro e o secretário de Saúde Rafael Schroeder estiveram no local para acompanhar os primeiros atendimentos.

Para o secretário, a centralização das tendas torna o atendimento mais eficaz. “É um ambiente climatizado, com estacionamento, próximo do terminal e ao lado do Posto Central, que pode dar um suporte caso a demanda aumente”, citou.

Conforme Caio, as tendas seguem padrões de atendimento à saúde, assim como ocorre em outras cidades. “É um ambiente próprio para esse atendimento, com uma equipe que já atua com Covid há um bom tempo”, disse. “Todos sabemos dos problemas do Pavilhão dos Imigrantes, da insalubridade e da presença dos pombos. Há uma licitação de reforma do Pavilhão em andamento e as obras devem começar nos próximos dias”, completou o prefeito, sobre a decisão em mudar de local o atendimento do Centro de Triagem.

O vice-prefeito também citou a questão da higiene das tendas, bem como a localização. “Aqui é centralizado, do lado da Vigilância. Se o médico pedir a coleta de PCR do paciente, ele já vai na Vigilância e faz o exame, pega o medicamento. A doença está aumentando, pedimos encarecidamente que a população continue se cuidando”, ressaltou Pablo.

O atendimento no Centro de Triagem acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados e domingos das 9h às 15 horas. No local há sala de espera, salas de atendimento com macas, farmácia e recepção.

 

 

 

 

Prefeitura de Rio Negrinho

Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19

O início da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina gerou expectativa na população, que aguarda a sua vez para receber a dose. O processo de imunização dos catarinenses deve ocorrer ao longo de todo o ano de 2021. Na lista abaixo, respondemos algumas das principais dúvidas quanto ao trabalho de vacinação no Estado.

 

1. Quem pode se vacinar nesta primeira fase?

– Trabalhadores da Saúde, com preferência para aqueles que atuam na linha de frente do combate à Covid-19; – Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência com 60 anos ou mais; – Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência que moram em Residências Inclusivas; – Povos indígenas aldeados.

2. Como fica o caso dos idosos acima de 75 anos?

Eles também fazem parte do primeiro grupo prioritário. Serão vacinados assim que chegarem doses suficientes para vacinar os grupos citados acima.

3. Por que indígenas estão no grupo prioritário?

A população indígena que vive em aldeias é sempre considerada grupo prioritário na prevenção de qualquer doença respiratória, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso decorre da maior vulnerabilidade biológica (vivem isolados) e também devido à escassez em seus territórios de saneamento básico. Outros fatores são infecções recorrentes, desnutrição, anemia e emergência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

4. Quais os próximos grupos prioritários que serão vacinados?

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, foram definidos como grupos alvo da campanha: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com deficiência institucionalizadas, população indígena que vive em terras indígenas homologadas e não homologadas, trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; povos e comunidades tradicionais quilombolas, pessoas de 60 a 74 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente grave, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), trabalhadores da educação do ensino superior, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores transporte aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores industriais.

5. Como será a vacinação do restante da população?

Ocorrerá após os grupos prioritários, conforme as doses forem repassadas pelo Ministério da Saúde.

6. Quem não será vacinado?

Crianças e adolescentes: pessoas menores de 18 anos não serão vacinadas, por enquanto. As vacinas disponíveis até o momento não foram testadas suficientemente neste grupo.

7. Após tomar a vacina, posso deixar de usar máscara? Os cuidados de prevenção estão dispensados?

Não. É imprescindível que se mantenha todas as medidas de precaução: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Essas etiquetas sanitárias seguirão importantes, já que a vacina não impede a circulação do Sars-CoV-2. Mesmo protegida dos sintomas, uma pessoa imunizada ainda pode transmitir a infecção. Toda vacina implica numa redução de transmissão, mas o combate efetivo ao vírus passa pela manutenção dos cuidados básicos até que a quantidade de pessoas vacinadas seja suficientemente grande. Aglomerações também devem ser evitadas.

8. Estão sendo usadas dois tipos de vacina em Santa Catarina. Qual a diferença entre a Coronavac (produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan) e vacina de Oxford-AstraZeneca (em parceria com a Fiocruz)?

A Coronavac utiliza a tecnologia do vírus inativado, ou seja, contém o próprio vírus morto. Vacinas com essa metodologia são comuns na prevenção de diversas doenças, como a poliomielite, a hepatite A e o tétano, e estimulam o corpo a produzir defesas a partir de um contato antecipado e inofensivo com o vírus. A vacina contém um vírus inteiro, “morto” (inativado), mas com as proteínas conservadas e capazes de induzir uma resposta imune.

A vacina de Oxford-Astrazeneca utiliza a tecnologia de vetor viral. Dessa forma, a proteína do novo coronavírus (RNA) é inserida em outro vírus, modificado em laboratório, para transportá-la para o corpo humano e não se multiplicar. Uma vez que a proteína chega ao corpo, o sistema imunológico a identifica e produz estruturas capazes de impedir sua ação no futuro, quando o novo coronavírus tentar causar infecção.

9. É possível tomar duas doses de vacinas diferentes?

Não. Cada pessoa deve tomar duas doses da mesma vacina. Isso ocorre para maximizar os efeitos do plano de imunização. Vale lembrar que as vacinas serão aplicadas conforme disponibilidade das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. É muito importante manter o esquema vacinal de acordo com o preconizado pelo fornecedor do insumo.

10. Qual o intervalo entre a primeira e a segunda dose?

No caso da Coronavac, a segunda dose deve ser aplicada entre duas e quatro semanas depois da primeira dose. No caso da vacina de Oxford, o intervalo ideal é de 12 semanas.

11. Quanto tempo demora para as vacinas fazerem efeito?

O sistema imune demora, em média, 14 dias após a aplicação da vacina para produzir anticorpos, mas depende de cada esquema vacinal. No caso da Coronavac, o esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de 2 a 4 semanas entre as duas doses. Assim, a proteção conferida pela vacina ocorre em média 14 dias após a segunda dose.

12. Se já tive Covid-19, devo me vacinar também?

Sim. Atualmente indica-se realizar a vacinação contra Sars-CoV-2 mesmo em quem já teve diagnóstico prévio de Covid-19. No entanto, orienta-se que essa vacina seja feita após 30 dias do diagnóstico da doença.

13. Quais os efeitos colaterais da vacina?

Até o momento, não há comprovação de nenhum efeito colateral grave por conta da vacinação contra a Covid-19. É possível haver um pouco de dor, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação. Fadiga, febre, dor de cabeça e dores nos membros também não são incomuns nos primeiros três dias após a vacinação. Estas reações normais são geralmente suaves e diminuem após alguns dias.

14. A vacinação é obrigatória?

Embora não seja obrigatória, a vacinação contra a Covid-19 é a principal ferramenta disponível no momento para prevenir a ocorrência de casos graves, hospitalizações e óbitos por Covid-19 na população em geral, devendo ser considerada também sua capacidade de reduzir a transmissão do vírus a partir do momento que se alcance altas coberturas vacinais na população alvo. Por isso, é fundamental que os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários busquem se vacinar, assim que foram convocados.

15. Gestantes podem receber a vacina?

Em relação a gestantes, puérperas e lactantes, também não foram concluídos estudos de segurança e eficácia das vacinas aprovadas para uso emergencial no Brasil. Para aquelas pertencentes a um dos grupos prioritários, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com a decisão compartilhada entre a mulher o seu médico prescritor.

 
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina

Atuação da Facisc na área ambiental tem continuidade na nova diretoria

Os diretores para Assuntos do Meio Ambiente da Facisc, José Mário Gomes Ribeiro, gestão 2017/2020, e Silvio Bianchini Neto, da gestão 2021/2023, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 20/1, na sede da Federação, para repasse de informações e alinhamento de temas a serem trabalhados na atual gestão. A atuação da Facisc na área, com o Programa de de Sustentabilidade Empresarial, desde a representatividade até a luta pelos direitos e deveres do meio ambiente, disseminação da importância da variável ambiental para o desenvolvimento e criação de empresas sustentáveis, com temas como licenciamento ambiental, legislação e sustentabilidade foram tema do encontro, que contou com a presença do presidente Sérgio Rodrigues Alves, do superintendente institucional Gilson Zimmermann e o consultor ambiental da Federação, Guilherme Dallacosta.

 

A Facisc conta com atividades de assessoria e consultoria, ambiental, fortalecimento dos Sistemas Municipais de Licenciamento Ambiental, realização de seminários, palestras e cursos, elaboração de guias ambientais, criação do Selo Ambiental e do Comitê Ambiental. “A Facisc é uma das entidades que mais tem representatividade no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema)”, explica Dallacosta.