Coronavírus: SESI orienta indústrias sobre ambientes de trabalho

Para diminuir a chance de contágio do coronavírus dentro do ambiente de trabalho, o SESI, entidade da FIESC, preparou materiais informativos que vão auxiliar a indústria na orientação aos colaboradores. Nos materiais, a entidade explica o que é o coronavírus, destaca medidas de prevenção e também mostra o que é verdadeiro e o que é fake news em relação ao assunto. Clique nos links abaixo e faça o download dos materiais ou acesse a página especial da FIESC sobre o tema: www.fiesc.com.br/corona

::: O que é Coronavírus? Clique aqui e saiba mais
::: Clique aqui e veja medidas de prevenção ao Coronavírus no ambiente de trabalho
::: Clique aqui e veja o que é fake news em relação ao Coronavírus

Veja algumas dicas:

– CUIDADOS PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Conscientize seus colaboradores! Para evitar a transmissão do Coronavírus no ambiente de trabalho, é fundamental que os colaboradores estejam atentos aos cuidados.

Cheque a veracidade das informações em sites de confiança, como o do Ministério da Saúde, e compartilhe com seus colaboradores em forma de comunicados ou cartazes, por exemplo.

– ESTIMULE SEUS COLABORADORES A LAVAR AS MÃOS REGULARMENTE
Dentro das suas ações de comunicação, estimule os colaboradores a lavar as mãos regularmente, principalmente, após espirrar, tossir e usar o transporte público. Essa ação evita que pessoas com o vírus contaminem objetos e superfícies.

– MANTENHA LIMPO O LOCAL DE TRABALHO
Dê uma atenção especial à limpeza de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, como:

– Telefones fixos;
– Interruptores;
– Controles de temperatura;
– Botões de impressoras e copiadoras;
– Maçanetas e corrimãos;
– Equipamentos de salas de conferência;
– Descargas e torneiras de banheiro.

– VACINA CONTRA A GRIPE E O CORONAVÍRUS
Não existe uma vacina que previna o Coronavírus e a vacina da gripe não imuniza contra o COVID-19. No entanto, a vacinação contra a gripe é importante, já que ela auxilia os profissionais de saúde a descartarem o diagnóstico de gripe por influenza e acelerarem o diagnóstico para Coronavírus.

 

FIESC

Nota Oficial Coronavírus – COVID-19

Em consonância com as informações mais recentes sobre a pandemia do COVID-19 e as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual e visando o bem-estar de todos, a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, comunica que estão SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE (até segunda ordem), todas as reuniões e eventos presenciais convocadas pela Federação.

Orientamos as ACIs, que com relação a reuniões e eventos, também sigam na direção de suspendê-las temporariamente.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza toda e qualquer informação oficial sobre o COVID-19 no site: http://saude.sc.gov.br/coronavirus/

A FACISC segue atenta às recomendações dos órgãos de controle e conclama a todos para que tomem as seguintes medidas de proteção.

 

A equipe da FACISC desenvolverá um plano para manter a qualidade de suas atividades/rotinas (internas e externas) juntos as ACIs e empresas associadas.

Torcemos que nosso País supere brevemente a circulação do vírus, com o menor impacto possível ao bem-estar de todos e à economia.

Estaremos atentos à situação e avaliando constantemente medidas a serem tomadas e ficamos à disposição para eventuais dúvidas e sugestões.

Jonny Zulauf
Presidente

Estudo identifica 1,7 mil oportunidades de exportação para SC

Estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) identificou 1,7 mil oportunidades para as exportações de Santa Catarina, nos cinco principais destinos dos embarques do estado: China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai. Os dados estão na publicação “Santa Catarina – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020”, apresentada pela Apex durante seminário promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta-feira (11), em Florianópolis. Máquinas e equipamentos; moda, higiene pessoal e cosméticos; metalurgia e produtos de metal; produtos de borracha e de material plástico e produtos químicos estão entre os segmentos com maior potencial de ampliar as vendas ao exterior. Veja aqui a publicação completa

“Estamos empenhados em melhorar nossos números substancialmente. Temos diversificação industrial e produtos de qualidade, tecnologia, prazo e preço globais”, afirmou a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante. No encontro, ela também destacou o Programa de Internacionalização da entidade, o Intercomp (International Competitiveness), que neste ano vai realizar um conjunto de ações em parceria com a Apex-Brasil e Sebrae-SC. Entre elas, destacam-se 25 eventos de internacionalização, 22 capacitações em comércio exterior, 18 missões internacionais e 16 seminários de inteligência comercial. “É um esforço concentrado em promover a internacionalização. Entendemos que internacionalização é sinônimo de competitividade. Nosso esforço está voltado para promover um olhar para dentro das empresas e dizer ao empresário que ele tem uma série de instituições que podem trabalhar com ele”, afirmou Maria Teresa.

O analista de inteligência comercial da Apex, Pedro Piá de Andrade, disse que para mapear as oportunidades foi utilizada uma metodologia que selecionou os cinco destinos mais atrativos, considerando os principais importadores de produtos catarinenses e os importadores com uma pauta mais diversificada. Ele salientou que a China, apesar de ser o principal destino das exportações do estado, tem a pauta concentrada em poucos produtos e em poucos setores. “No caso dos Estados Unidos, essa pauta se divide em mais produtos manufaturados e é mais parecida com o perfil catarinense como um todo”, explicou. Segundo ele, o Paraguai é um destino que concentra o maior número de oportunidades.

Pedro destacou ainda que o estudo, além de mapear as principais oportunidades para as exportações catarinenses, também identificou setores com baixo desempenho exportador, mas com grande potencial para expandir. Foram selecionados sete segmentos com maiores chances de negócios para o estado no exterior. Dentre eles, destacam-se cinco atividades: “confecção de artigos do vestuário e acessórios”; “fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário”, “fabricação de artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas”, “fabricação de bebidas alcoólicas” e “fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e de artigos ópticos”.

Ainda no encontro, o representante do Escritório Sul da Apex-Brasil, Márcio Guerra de Carvalho, detalhou outras ações que a entidade vai promover ao longo do ano que podem beneficiar as empresas da região.
FIESC

Alteração no trânsito na travessa da Willy Jung

A Prefeitura de Rio Negrinho inicia nas próxima semanas mais uma alteração no trânsito no semáforo da rua Willy Jung. O objetivo é garantir maior fluidez para os veículos que vem sentido BR-280-Centro, e faz parte de um projeto maior já iniciado no ano passado que alterou a circulação de veículos nas ruas daquela região. Com a alteração, o trecho em frente ao Posto Tradição da Willy Jung passa a ser de mão única, com três faixas se sentido.

 

De acordo com o prefeito Julio Ronconi, essa nova alteração no trânsito já estava prevista para ocorrer, e aguardou apenas a consolidação das alterações já feitas na região. “Fizemos a primeira alteração ali na rua Roberto Martin, na Pedro Simões de Oliveira e na Henrique Schwartz. Agora, faremos essa alteração também na Willy Jung”, explicou o prefeito.

 

As alterações seguem um estudo de trânsito feito na região, que identificou um aumento considerável de veículos por conta da mudança da agência da Caixa Econômica Federal para a esquina da rua Roberto Martin com a Pedro Simões de Oliveira. Por conta disso, alterações foram feita ainda em 2019 naquele local. “Observamos que o trânsito já se comportou melhor, teve mais fluidez, mas ainda havia esse gargalo na Willy Jung, que faremos a alteração agora”, explica o prefeito.

 

A previsão é que as mudanças iniciem já nos próximos dias e, por conta disso, o Departamento de Trânsito (Dentranrine), órgão ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, já está encaminhando a instalação da sinalização no local. As alterações não trarão mudanças iniciais ao semáforo do cruzamento.

 

Como ficará:

– A rua Willy Jung passará a ter sentido único de trânsito entre as esquinas da rua Henrique Schwarz e Roberto Martin (esquina do Posto Tradição), em direção ao Centro.

– Quem vem da Avenida dos Imigrantes e da rua Carlos Hanstchel não poderá mais seguir sentido Willy Jung, terá que seguir pela Rua Roberto Martin, acessar a Travessa Professor Bona, seguir pela rua Henrique Schwarz e então retornar à Willy Jung caso queira ir sentido rodoviária.

– A alteração também permitirá que quem vem pela rua Willy Jung possa aguardar na faixa da esquerda caso deseje acessar a rua Roberto Martin. A faixa central será destinada aos veículos que seguirão sentido Avenida dos Imigrantes, e a faixa da direita será usada para os veículos que desejam seguir sentido bairro Bela Vista.

Luiz Carlos Prates estará na Univille

A Univille Campus São Bento do Sul, por intermédio da Assessoria dos Cursos de Pós-graduação e com apoio do jornal A Gazeta e da Momento Formaturas, traz, com exclusividade, Luiz Carlos Prates para a palestra Competência, Personalidade e Paixão no dia 18 de março, às 19h30, no auditório da universidade. Prates é psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e jornalista profissional há 59 anos. Ele é conhecido por suas opiniões contundentes sobre os mais diversos assuntos e é colunista do Jornal A Gazeta há 8 anos.

O tema da palestra foi escolhido pela coordenação dos cursos de pós-graduação do campus São Bento do Sul por tratar de importantes questões pessoais, profissionais e comportamentais da atualidade. São abordagens sobre estresse e desânimos existenciais que prejudicam o aprendizado, a criatividade o trabalho e a saúde. Tudo o que pode levar as pessoas a administrarem melhor as informações que recebem e obterem sucesso através de suas habilidades – aplicadas na vida acadêmica, no trabalho e na vida pessoal.

“A Univile entende a importância da formação continuada e trouxe alguém com experiência para falar sobre o assunto. O Prates tem uma formação bastante diversificada, entende de assuntos da atualidade e os discute de forma e enfática questões contemporâneas e que são importantes para a as empresas e os profissionais”, comenta a coordenadora dos cursos de pós-graduação da Univille, professora Soraya Juliane. E acrescenta: quem busca destaque no mercado de trabalho, crescimento pessoal e profissional e precisa de ferramentas para isso, encontrará muita orientação nesse evento.

Entre outras atividades que exerce, Prates é conhecido por ser comentarista do Balanço Geral e do SC no Ar, da RICTV Record. Ele também desenvolve comentários diários em rádios locais em diversos municípios catarinenses e é o jornalista mais acessado na Internet, com mais de 45 milhões de acessos no YouTube. Além do Jornal A Gazeta, Prates é colunista em diversos jornais catarinenses e autor do livro “Prates, Verdades e Elas”.

A palestra não visa fins lucrativos e é voltada para a comunidade local, reforçando a missão da Univille em cumprir sua missão enquanto universidade comunitária, trazendo sempre eventos de cunho profissional e educacional para a população de São Bento do Sul e região. Os ingressos serão vendidos através do Sympla com o valor de R$ 35 e podem ser adquiridos no link bit.ly/PratesnaUniville. Mais informações pelo email especializacoessbs@univille.br ou telefone (47) 3631-9135.

Representantes do Planalto Norte participam de plenária em Itaiópolis

Liderados pelo vice-presidente regional, Altair Ruthes e pelo presidente Jonny Zulauf, os presidentes das associações empresariais do Planalto Norte reuniram-se nesta terça-feira (10/3) em Itaiópolis para discutir o desenvolvimento regional.

No encontro os representantes se atualizaram sobre as atividades da Facisc, como por exemplo, o projeto Juntos Somos Mais, expondo as ações planejadas para o desenvolvimento das entidades do Sistema. “Todos queremos defender os interesses dos empresários, promover a atividade econômica e cooperar mutuamente para crescer, por isso é importante o envolvimento de todos os que estão à frente das entidades pois isso tem impacto direto nos resultados”, destacou o presidente Jonny Zulauf.

A reunião também contou com a presença dos representantes regionais do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), do Conselho Estadual do Jovens Empreendedores (Cejesc) e da equipe de consultores da Facisc, que também relataram as últimas atividades na região.

Prefeitura de Rio Negrinho promove audiência pública da legislação urbanística

Acontece no dia 18 de março, às 19 horas na Câmara de Vereadores, Audiência Pública com o objetivo de apresentar alterações pontuais na legislação urbanística municipal, já aprovadas pelo Conselho da Cidade. A ação é coordenada pela Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

 

Dentre as alterações está a atualização das Áreas de Especial Interesse Urbanístico de Ocupação Não Prioritária (AE-IOUNP) no zoneamento urbano. De acordo com o plano diretor, essas áreas de ocupação não prioritária são áreas desprovidas de infraestrutura e serviços urbanos, entretanto, com o passar dos anos, é necessário atualizar a delimitação dessas áreas, devido a execução de obras de infraestrutura e instalação de equipamentos urbanos no Município.

 

Assim, algumas áreas no mapa de zoneamento urbano, que antes eram AE-IOUNP, com a alteração passam a ser Zonas de Uso Predominantemente Residencial. Os locais em que se propõe essa alteração são: uma área localizada no bairro Campo Lençol e uma área localizada entre os bairros Jardim Hantschel e Vista Alegre.

 

Outras inclusões no Plano Diretor se referem  ao desmembramento isento de destinação de área pública nas situações de desmembramento exclusivo para Dação em Pagamento ao Município; e ao enquadramento como “Projeto Especial” de Movimentação de Terra abaixo da cota 792m na modalidade aterro, desde que vinculadas a programas estratégicos de qualificação do ambiente. Nesse sentido o Concidade está discutindo a criação do “Programa de Implantação e Manutenção de Áreas Verdes”, que em breve deve ser concluído.

 

Todas as demais propostas já foram debatidas no Concidade, obtendo aprovação pelos conselheiros que representam diversas entidades da sociedade civil organizada, como clubes de serviço, CDL, Acirne e Associação de Moradores. “A Audiência Pública do dia 18, oportuniza a divulgação e a manifestação da população quanto às propostas apresentadas. Todos são convidados a participar”, convida a secretária de Planejamento Marlete Schroeder.

 

É importante salientar que essa audiência não faz parte do Processo de Revisão do Plano Diretor. “É uma audiência para apresentar propostas que o Concidade já vinha trabalhando desde agosto de 2019, antes do início do processo de revisão do plano diretor”, comenta Marlete. “As audiências do processo de revisão do plano diretor acontecem no mês de abril”, explica.

Meta do IMA é zerar a fila do licenciamento até final de 2020

A meta do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) é zerar a fila do licenciamento ambiental até o final de 2020. A informação foi dada pela diretora de licenciamento do órgão, Gabriela Brasil dos Anjos, durante reunião da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias (FIESC), nesta terça-feira (3), em Florianópolis. “A meta principal que foi passada pela nova gestão é bastante ousada, mas temos indicadores que mostram que a gente vai conseguir com o esforço de todos”, disse Gabriela.

No encontro, ela detalhou uma série de ações internas que estão em curso para alcançar a meta. Entre elas, destacam-se a reorganização das atribuições de cada gerência, estabelecendo como principal foco o licenciamento ambiental, aumento de 30 servidores, por meio do concurso público, padronização de procedimentos, além do desenvolvimento de procedimentos simplificados e automatizados, sempre que possível. “Entendemos que juntos vamos conseguir fazer um licenciamento ambiental mais técnico, seguro e célere”, declarou.

Em sua apresentação, a diretora do IMA destacou a importância da parceria com outras instituições para dar celeridade ao processo de licenciamento. “A título de exemplo, temos a Instrução Normativa 11, que é da suinocultura e foi toda desenvolvida em parceria com o setor produtivo e com a Embrapa Suínos e Aves. Então, eles estabeleceram padrões técnicos que devem ser seguidos. Foi uma parceria de sucesso. E essa instrução normativa virou modelo. Dessa forma, também trabalhamos em outras áreas e vamos conseguir evoluir. A partir do momento que temos conhecimentos estabelecidos, vindos de ambientes de pesquisa, podemos desenvolver sistemas que podem dar celeridade à análise de processos”, concluiu.

O presidente da Câmara, José Lourival Magri, disse que o IMA pode contar com a parceria da FIESC. “Vamos ser sempre parceiros. A indústria não quer retrocessos na lei. Quer procedimentos claros e agilidade no processo. Isso é importante”, declarou. Magri lembrou da preocupação da indústria com a sustentabilidade e mencionou como exemplo a Portobello, empresa do ramo de revestimentos cerâmicos, com sede em Tijucas. Na reunião, a engenheira ambiental da companhia, Fabíola Gava, destacou as práticas de economia da circular.

 

FIESC

Aula inaugural dos cursos a distância em Rio Negrinho

O Campus da UNC de Rio Negrinho recepcionou os acadêmicos dos cursos da modalidade a distância ofertados pela Instituição. A atividade foi realizada dia 21 de fevereiro, com o objetivo de dar as boas-vindas aos acadêmicos, apresentando o funcionamento dos cursos, a estrutura física da Universidade, como biblioteca, laboratórios de informática.

A Tutora do Polo presencial EAD, Grazieli Cristine Tureck, recebeu os alunos e, em seguida, convidou a Coordenadora do Curso de Psicologia do Campus de Rio Negrinho, Me. Santa Cecília Marques Herzog para proferir uma palestra sobre “AUTORRESPONSABILIDADE E AUTOGERENCIAMENTO”, com a finalidade de auxiliar os alunos nesta nova trajetória acadêmica.

A Direção do Campus de Rio Negrinho deseja sucesso aos estudantes, e destaca que o conhecimento é uma importante ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Professora da Univille participa de Encontro para Inovação Tecnológica

No dia 19, foi realizado o 4º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina, na sede da ACATE, em Florianópolis. No evento, a Professora Dra. Andréa Tamanine, vice-presidente da Rede de Núcleos de Inovação de Santa Catarina e Assessora da Agência de Inovação da Univille, a Agitte, realizou apresentação e discussão dos 14 projetos aprovados na Chamada Pública FAPESC nº 14/2019 – Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica a fim de serem identificadas as possibilidades de ação em rede.

Estiveram presentes à discussão autoridades do âmbito da inovação no estado, como Fábio Zabot Holthausen, Presidente da FAPESC e Sandro Yuri Pinheiro, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Os Núcleos de Inovação são responsáveis pela gestão de política institucional de inovação de instituições que têm como missão, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico, como é o caso da Univille.

Os Núcleos de Inovação Tecnológica, conforme previsto na Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, são setores que têm como finalidade gerar e gerir as políticas de inovação e empreendedorismo, criando estratégias para a promoção e a utilização do conhecimento para gerar e novas tecnologias e o próprio uso destas tecnologias para promover qualidade de vida e sustentabilidade na sociedade.