Locomotiva Mallet é apresentada à comunidade

2 de maio de 2017

A locomotiva, de fabricação americana do ano de 1950, operou entre as décadas de 1950 e 1980 na ferrovia Tereza Cristina, e foi cedida à ABPF. Em 1994 chegou a sede de Rio Negrinho, onde somente após alguns anos entrou em processo de restauração, período esse que teve fim na última semana

Aconteceu no último domingo, dia 30, a inauguração da locomotiva Mallet 204 da ABPF/SC (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) sede de Rio Negrinho. A locomotiva, de fabricação americana do ano de 1950, operou entre as décadas de 1950 e 1980 na ferrovia Tereza Cristina, e foi cedida à ABPF. Em 1994 chegou a sede de Rio Negrinho, onde somente após alguns anos entrou em processo de restauração, período esse que teve fim na última semana.

Na ocasião houve um passeio inaugural até a localidade de Rio Natal, no interior de São Bento do Sul, que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas. Contou também com diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Saúde Vicente Caropreso, e o prefeito de Rio Negrinho Julio Cesar Ronconi, que batizou a locomotiva com um banho de champanhe, juntamente com os diretores da ABPF.

Em seu discurso, Julio parabenizou toda a equipe da ABPF de Rio Negrinho, pelo empenho e dedicação em seu belo trabalho para manter a história da ferrovia viva. “Quem olhava a Mallet 204 antes da restauração, provavelmente considerava uma sucata. E hoje, graças ao esforço de uma equipe que realmente conhece o valor dessas relíquias, esta locomotiva está ativa de forma imponente. Só tenho que parabenizar a ABPF pelo resultado de anos de muito trabalho, não só na restauração da Mallet, mas por toda a preservação do patrimônio que se encontra na estação ferroviária de Rio Negrinho”, comentou Julio, que também frisou a importância da ABPF em Rio Negrinho, a qual atrai grande número de turistas mensalmente.

A Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, participou da solenidade de inauguração e destacou a importância desse momento. “Esse momento é um marco para Rio Negrinho. A locomotiva a vapor que é a única desse modelo na América Latina, irá trazer um número ainda maior de visitantes para Rio Negrinho e movimentar o município como um todo. Parabenizamos a toda equipe da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, em especial ao Ralf, James e Marlon Ilg, que também atua na ACIRNE e trabalham conosco em grande parceria”, destaca.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Galeria de Fotos