Móveis Caftor realiza 1ª Mostra Interna de Grupos de Melhorias

2 de março de 2017

Entre 24 a 27 de fevereiro aconteceu a 1ª Mostra Interna de Grupos de Melhorias da Móveis Caftor. Neste evento, os grupos apresentaram seus trabalhos para seus colegas e também para uma equipe de jurados formada pela gerência e diretoria da empresa, assim como profissionais da área de qualidade das empresas Condor, 3 Irmãos, Senai e também a Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz. Os jurados avaliaram fatores como: criatividade, benefícios proporcionados pelas ideias, assim como domínio e clareza das apresentações.

A Caftor estipulou como meta que cada grupo desenvolvesse e implantasse no mínimo seis melhorias. Os grupos fecham o ciclo de um ano de trabalhos realizados com 107 sugestões de melhorias aprovadas e 63 ideias já implantadas.

A empresa destaca que vivemos a era da inovação, que é fundamental para garantir a competitividade das empresas. Muitas vezes as pessoas caracterizam inovação como algo relacionado à aquisição de novas tecnologias somente, todavia, inovação vai muito além disso, e uma cultura voltada à inovação é aquela na qual as pessoas independentemente do nível hierárquico, tem a possibilidade de avaliar, sugerir, inovar e reinventar.  A 1ª Mostra Interna dos GMCC demonstrou muita criatividade das equipes que com simplicidade de recursos utilizados, aplicaram melhorias com praticidade e objetividade.

GMCC

GMCC significa Grupos de Melhorias Contínua Caftor. Este projeto teve início em 2016 e é caracterizado por grupos de colaboradores da Móveis Caftor cujo objetivo é desenvolver planos de ação visando a busca da melhoria contínua. Os grupos formam-se a voluntariamente por apresentação espontânea ou a convite, e as reuniões acontecem nas dependências da empresa em horário de trabalho.

Dentre os objetivos dos grupos destacam-se:

– Contribuir para a melhoria, desenvolvimento e competitividade da empresa

– Promover o crescimento profissional dos colaboradores através de desenvolvimento da criatividade, liderança, trabalho em equipe, análise e solução de problemas

– Promover o maior engajamento das pessoas com o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

Os benefícios para os colaboradores são:

– Estimular o trabalho em equipe

– Estimular a criatividade e inovação

– Participar da solução de problemas

– Desenvolver auto-realização e autoconfiança

– Desenvolvimento profissional e pessoal

– Melhorar as condições de trabalho.

E para a empresa:

– Melhorar a qualidade dos produtos, processos e serviços

– Reduzir custos e otimizar aproveitamento de recursos

– Melhorar a comunicação na empresa

– Ampliar a consciência sobre qualidade

– Proporcionar integração entre colaboradores.

Fonte: Móveis Caftor