Moveleiros levam sugestões da NR-12 a Brasília

13 de janeiro de 2016

Representantes dos sindicatos das indústrias moveleiras de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Blumenau e Rio do Sul estiveram...

Representantes dos sindicatos das indústrias moveleiras de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Blumenau e Rio do Sul estiveram reunidos na tarde de terça-feira, na sede do Sindusmobil em São Bento do Sul, para debater os requisitos técnicos da norma de segurança de máquinas e equipamentos NR-12.

As sugestões definidas pelos moveleiros serão levadas a Brasília esta semana. Na quinta-feira, os técnicos dos sindicatos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo fazem uma reunião de alinhamento do posicionamento da indústria na Abimóvel – Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário.

Na sexta-feira, no Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, será iniciada a construção do Anexo do Setor Moveleiro. Além dos sindicatos patronais e Abimóvel, participaram representantes da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Os moveleiros catarinenses serão representados pela executiva do Sindusmobil, Paulina Bileski, e pelo engenheiro de segurança Henrique Higa.

O setor moveleiro é um dos primeiros setores econômicos a se mobilizar para elaborar o seu Anexo, conforme previsto na Portaria 857, em uma iniciativa conjunta da Abimóvel e do Sindusmobil. Esse documento irá contemplar as obrigações, disposições especiais ou exceções que se aplicam a um determinado tipo de máquina ou equipamento, em caráter prioritário aos demais requisitos da NR-12.