O poder da comunicação assertiva

10 de maio de 2017

Astronauta Marcos Pontes fez a palestra de abertura da Expogestão 2017

Astronauta, engenheiro aeronáutico, primeiro brasileiro a chegar no espaço, Marcos Pontes fez a palestra de abertura da Expogestão 2017. Com exemplos práticos de seu dia a dia, Pontes mostrou que a comunicação é fundamental para o sucesso tanto na vida pessoal quanto profissional. Explanou de forma simples o Process Communication Model® (PCM), modelo utilizado pela Nasa por mais de 20 anos para recrutar astronautas que pudessem dominar suas emoções. Contou um pouco sobre sua infância e seus sonhos e como batalhou para alcançá-los. Ainda garoto, sua mãe lhe falou algo que jamais esqueceu e hoje ele repete para todos: “Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. Acredite nos seus sonhos”.

Sobre a comunicação, mostrou o quanto ela é importante em todos os momentos da vida, tanto na empresa quanto nas demais relações sociais. Para que a comunicação seja mais eficaz, Pontes defende a necessidade de que as pessoas conheçam a si e aos outros. E o PCM, uma ferramenta baseada na observação das percepções usadas para entender o mundo ao nosso redor, pode potencializar a comunicação. “Conhecer e gerenciar a si mesmo, gerenciar tensões e conflitos e adaptar a comunicação são chaves para melhorar a qualidade nas relações”, defendeu.

Outro aspecto abordado pelo palestrante foi sobre a percepção que as pessoas têm do mundo. “Dependendo de como você percebe a vida, você toma decisões diferentes, tem desejos diferentes”, explicou. Ilustrou com seus próprios sonhos, em Bauru, na década de 1970, quando ele era um garoto e via nos aviões do aeroclube da cidade as asas de seu futuro, muito acima das nuvens. “Mesmo que as pessoas não acreditassem em mim eu não iria desistir de voar mais alto”, destacou.

E aquele garoto simples, que trabalhava e estudava arduamente, conseguiu ser um vencedor e se tornou o primeiro brasileiro a entrar no espaço a bordo de uma nave espacial. Ele aproveitou para deixar um recado. “Preste atenção no que você fala sobre si mesmo. Isso vai fazer a diferença em seu futuro. O poder das palavras e das percepções é incrível. Se você quer alguma coisa, corra atrás. Ponto!”

Pontes continuou o tema discorrendo sobre os tipos de personalidades estudados no PCM e a importância de conhecer melhor cada tipo: analítico, imaginador, persistente, espontâneo, promotor, empático. Entender como essas características funcionam em você mesmo e como utilizar e identificar a estrutura do outro é a base do PCM® que, em vez de dar ênfase ao que o outro diz, procura entender como o outro se comunica.

Na sequência Pontes abordou a importância de superar os desafios, mesmo em situações adversas. Aproveitou para salientar a importância da família, a sua melhor equipe, que sustenta as decisões. “Entre tantos dados e estatísticas, jamais perca sua família de vista”, aconselhou.

As maiores dificuldades na comunicação, na maioria das vezes, não estão no conteúdo, mas na forma ou no canal. “As pessoas não entendem o que você diz e isso gera estresse”, explicou. E aí entra, mais uma vez, a importância do método PCM. Quando as pessoas conhecem melhor umas às outras, a comunicação flui de forma mais simples e eficaz. “Nunca subestime o poder de um sonho… E da comunicação! Acredite! É possível!”, finalizou.