Obra da Câmara Municipal com adequações de acessibilidade foi entregue à comunidade

30 de outubro de 2019



Na noite de terça-feira (29/10), o Poder Legislativo de Rio Negrinho entregou à comunidade, a obra da Câmara Municipal com adequações de acessibilidade, ficando um modelo para o estado de santa Catarina. O evento contou com a participação da APAE de Rio Negrinho que realizou lindas apresentações.
“Talvez para alguns não seja tão importante uma obra dessas, mas para nós políticos, é gratificante tornar mais prática, a vida de quem tem dificuldades”, disse o Presidente da Câmara de Vereadores Willian Righetto – Billy.

A sede da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, cujo imóvel foi inaugurado em 30 de dezembro de 1996, teve o espaço totalmente adaptado. O imóvel recebeu, nos últimos quatro meses, várias melhorias para se tornar uma referência em acessibilidade não só para o município, mas para a região. Os investimentos somaram R$ 82.874,99 (oitenta e dois mil, oitocentos e setenta e quatro reais e noventa e nove centavos) com recursos próprios do legislativo.
A adequação do prédio contou com a reforma de uma área de 660,55m², consistente do projeto de acessibilidade interna e externa. A principal adequação aconteceu no plenário Rodolfo Jablonski onde parte do piso que comportava a mesa principal foi rebaixado, fazendo com que a área ficasse no mesmo nível do restante do espaço. O local também recebeu um novo púlpito acessível. Novas vagas foram delimitadas para cadeiras de rodas dentro do plenário, assim como houve também a instalação de assentos para pessoas obesas e com mobilidade reduzida. Também a parte superior do plenário recebeu adequações e as escadas novos corrimãos.

“Espero que essa semente que plantamos na Câmara de Rio Negrinho se multiplique nos demais órgãos públicos e sirva de inspiração para iniciativa privada”, completou o Presidente Willian Righetto – Billy. Ainda no que se refere a estrutura interna do prédio, as salas que abrigam os gabinetes, assim como os espaços que comportam o administrativo do legislativo, receberam portas mais largas, possibilitando o acesso a cadeirantes a todos os setores. O imóvel também recebeu adequações nos banheiros que passam a contar com identificação em braile nas portas, além de um banheiro totalmente acessível para cadeirantes. O hall de entrada passou a contar com um totem em braile identificando os setores do prédio, enquanto que a secretaria recebeu adequações em sua bancada como forma de oportunizar o acesso universal dos munícipes.

Para o presidente da Câmara Municipal, Willian Righetto, o Billy, com a conclusão das obras o prédio do legislativo passa a ser um exemplo a ser seguido. “Sabemos da dificuldade que as pessoas que têm algum tipo de deficiência encontram quando necessitam acessar algum serviço público, mas nós enquanto legislativo estamos cumprindo com nosso dever de oportunizar o acesso de todos ao trabalho da Câmara”, destaca. Buscando aproximar a comunidade, desde o ano passado, o legislativo passou a contar com o serviço de tradução e interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante as sessões legislativas.

O projeto de acessibilidade incluiu ainda a adequação de vagas de estacionamento, com substituição do piso e rebaixamento. As vagas também receberam sinalização específica. Ainda o acesso das vagas até o acesso principal do prédio foi mapeado, através de piso tátil. O projeto foi desenvolvido pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e acompanhado pelo engenheiro da Prefeitura Municipal, Rubens Muhlbauer. A obra atende solicitação do Ministério Público de Santa Catarina que sugeriu a adequação no prédio visando garantir a acessibilidade de toda comunidade rio-negrinhense.

 

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho