Prefeito se reúne com investidores chineses

5 de junho de 2017

Com o objetivo de prospectar parcerias e oportunidades de investimentos, o prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi participou na manhã desta segunda-feira, dia 05, de uma reunião com a Associação das Cidades-Irmãs da China (Cifca), na sede da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis. Na ocasião, Julio apresentou Rio Negrinho e o potencial de desenvolvimento da cidade aos chineses.

O encontro aconteceu por iniciativa do deputado Kennedy Nunes (PSD), que também atua na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e na União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM). “Foi um momento bastante importante, em que pudemos apresentar Rio Negrinho, seu potencial econômico e os atrativos que temos para novas empresas”, destacou Julio.

Na oportunidade, a Fecam apresentou um sistema online onde constam os índices socioeconômicos dos municípios catarinenses. “Esse tipo de ação é benéfica para Rio Negrinho, pois podemos manter contato direto com investidores, que possuem real interesse em trazer empresas para o Brasil”, observou o prefeito de Rio Negrinho. “Vim até aqui na Fecam para apresentar o município de Rio Negrinho e deixar nossa cidade de portas abertas para atrair investidores daquele país. Estamos lutando para trazer emprego pra Rio Negrinho, pois esta é nossa principal prioridade”, completou ele.

Aproximação com o Brasil

De acordo com o secretário-geral da Cifca, Qing Boming, a promoção de acordos de irmandade faz parte de uma política chinesa de aproximação com outros países e culturas. Até o momento, foram firmados 2,3 mil tratados, com cidades de todo o mundo, sobretudo americanas e europeias.

Agora, disse, a China começa a se voltar para as nações em desenvolvimento, como o Brasil, onde já foram fechadas 77 irmandades entre cidades, das quais seis em Santa Catarina (Joinville, Palhoça, Itajaí, São José, Balneário Camboriú e Criciúma).

Desde 2002, o próprio estado catarinense também possui uma ligação bilateral do tipo, com a província de Henan. “Estamos abertos para desenvolver qualquer tipo de interação, não só em negócios, mas também em outras áreas, como saúde e educação. Pelas apresentações, vejo que todos têm grande interesse nesta aproximação, então espero que os representantes locais nos contatem para que possamos atendê-los”, declarou o dirigente chinês.

Prefeitura de Rio Negrinho