Prefeitura de Rio Negrinho implementa Login Único em seus sistemas

15 de junho de 2020

A Prefeitura de Rio Negrinho concluiu a implementação de seus serviços digitais mediante o Login Único do Governo Federal, do portal Gov.br. A partir de agora, com mesmo login e senha é possível acessar a serviços do Portal de Autoatendimento e do Aplicativo Atende.net.

A proposta vai facilitar a identificação e autenticação do cidadão, fornecendo um acesso unificado e reduzindo a burocracia. O acesso ao Portal do Governo Federal pode ser feito por smartphone, notebook, tablet ou computador.

Para realizar o login por meio do GOV.BR é necessário que você possua o seu usuário cadastrado. Caso não possua cadastro poderá acessar: https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso e realizar o seu cadastro seguindo os passos informados.

Serviços digitais

Atualmente, a Prefeitura de Rio Negrinho já conta com 101 serviços que podem ser acessados por meio virtual. Entre os destaques estão os processos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, onde praticamente todos os serviços podem ser requisitados via PORTAL do CIDADÃO.

A medida facilita o trabalho dos cidadãos e dos profissionais de arquitetura e engenharia, e também o Departamento de Tributos, o qual oferece serviços importantes totalmente digitais para cidadãos e empresas, além de trabalhar permanentemente para desburocratizar o processo de abertura de empresas.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio Negrinho, Fabiano Olsen, a atual gestão trabalha para aprimorar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. “O prefeito Julio Ronconi também fez um pedido para que a gestão de documentos fosse digital, para que além da economia de recursos ele pudesse dar mais agilidade no despacho de documentos oficiais, podendo fazê-lo de qualquer lugar a qualquer horário através do seu smartphone ou computador”, explica o diretor.

Segundo ele, a medida permite maior gerenciamento do tempo. “Com a assinatura digital, ele pode trocar o tempo que levaria para assinar manualmente pilhas de documentos físicos por atender os cidadãos, visitar obras e outras atividades do seu dia a dia como gestor do município”, explica o diretor.

Além disso, em março de 2020 a Prefeitura de Rio Negrinho lançou o aplicativo “ATENDE.NET”. Através dele, o cidadão pode ter acesso facilitado a vários serviços, tais como: folha de pagamento (exclusivo para servidores públicos), acompanhar processo licitatórios, emissão de certidão negativa CND, emissão de IPTU, ISS e outras taxas, acompanhar processos digitais (protocolos), emitir nota fiscal eletrônica, entre outros. “O aplicativo está em constante evolução e em breve novos serviços estarão disponíveis”, ressalta Fabiano.

Já desde o dia 23 de março de 2020, a Prefeitura de Rio Negrinho publicou o decreto 13991 que institui o programa Papel Zero. Este decreto estabelece normas a seguir para transformar gradativamente a tramitação de documentos exclusivamente em formato digital.

Seguindo o decreto, o departamento de TI juntamente com os demais setores já iniciaram os trabalhos de mapeamento e desenvolvimento de fluxos dos processos, atualmente trâmites internos de documentos, como ofícios, memorandos, leis, decretos e portarias já são tramitados em formato exclusivamente digital. “Este é um trabalho contínuo, desenvolvido em conjunto com todas as secretarias municipais e seus servidores, de implantação gradativa e que certamente trará maior eficiência, transparência, organização e economia aos cofres públicos”, destaca o diretor de TI.