Prefeitura de Rio Negrinho inaugura a Sala do Empreendedor

14 de novembro de 2018

Rio Negrinho agora conta com um espaço destinado a incentivar a formalização de negócios informais. A Sala do Empreendedor foi inaugurada na manhã desta quinta-feira pela Prefeitura de Rio Negrinho, numa parceria com o Sebrae. O espaço funciona junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tem a missão de facilitar o processo de abertura de empresas, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Durante o ato, o prefeito Julio Ronconi destacou a importância da união das entidades em prol do desenvolvimento da cidade. “É a união das ações conjuntas que fará com que o município se desenvolva”, iniciou ele. “Nós temos aqui em Rio negrinho mais de 1200 MEIs. Agora vamos imaginar que se cada um desses gerar um emprego, se cada um gerar só um posto de trabalho, teremos mais mil novos empregos em Rio Negrinho. Por isso, uma boa orientação através da Sala do Empreendedor é fundamental para que isso possa se tornar realidade”, destacou Julio.

O prefeito de Rio Negrinho ainda falou das demais ações desenvolvidas pelo Desenvolvimento Econômico, como a valorização das empresas locais e a busca de novos investimentos para a cidade. “Trazer empresas de fora é fundamental, mas é importante também auxiliarmos aqueles que aqui estão”, frisou. O prefeito ainda falou sobre a parceria com o Sebrae, voltado à geração de emprego e o fortalecimento do empreendedorismo na cidade. “Já estamos preparando para o ano que vem a inserção da matéria de empreendedorismo nas escolas com ensino integral. Faremos em forma de projeto piloto, mas queremos levar isso para todas as escolas. Isso tudo visa o desenvolvimento de nossa cidade”, ressaltou Julio.

Fortalecimento

Conforme Leandro Liberato dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico, o objetivo é ver novas empresas abertas no município. “Estamos trabalhando para fortalecer nossa economia, atrair novas empresas e permitir o crescimento das já instaladas. E a Sala do Empreendedor vem neste encontro, ao contribuir com informações e desburocratizar o sistema”, frisa ele.

O coordenador regional do Sebrae Luiz Carlos da Silva, o Calico, elogiou a Prefeitura de Rio Negrinho por incentivar o empreendedorismo e a capacitação dos empreendedores. “Parabéns ao prefeito e sua equipe, que tiveram desde o início a visão do fortalecimento do empreendedorismo. A sala do empreendedor acaba sendo um elo forte dentro do município visando facilitar esse desenvolvimento do empreendedorismo, e das questões empresariais”, disse Calico.

O ato contou ainda com presença dos vereadores Abel Hack, Liliana Schroeder Jurich, Ivo Antunes, Willian Righetto, e Anderson Velozo, da presidente da Acirne Eliete Adriani da Cruz, do vice-prefeito Roberto Albuquerque, e demais autoridades e empresários.

Serviços disponíveis:

– Informações para a abertura de empresas

– Formalização de microempreendedores individuais (MEI)

– Auxílio na impressão da guia DAS do microempreendedor individual

– Auxílio na elaboração da declaração do MEI

– Apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais

– Orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios

– Cursos, capacitações e consultorias

– Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

Prefeitura de Rio Negrinho