Prefeitura de Rio Negrinho realizou o seminário “Pensar a Cidade”

22 de setembro de 2019



A Prefeitura de Rio Negrinho realizou nos últimos dias 11, 17 e 18 de setembro o Seminário “Pensar a Cidade”. O objetivo do evento foi capacitar os participantes e promover uma reflexão sobre diversos assuntos relevantes para o desenvolvimento do município, sendo esta uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor Municipal, que prepara a comunidade para a próxima etapa que será a Leitura Comunitária.

No primeiro dia do evento foram abordados os temas Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Turismo. A palestrante Kethely Grossl, engenheira ambiental, enfatizou a importância do licenciamento ambiental. A professora Anne, arquiteta e especialista em Patrimônio Histórico, comentou sobre as boas impressões que teve da cidade “Minha visão como turista e como arquiteta é que Rio Negrinho possui um charme, é uma cidade muito linda, que possui muitas potencialidades culturais que devem ser aproveitadas, como a história da Móveis Cimo e a Estação Ferroviária”. E o turismólogo Nicolas Nering complementou as falas enfatizando outros potenciais para a área turística que devem ser considerados no processo, como a Represa, as áreas rurais, o cicloturismo e até mesmo o próprio rio. “Por que não aproveitar nosso rio para criar espaços de lazer e convívio em seu entorno?”, questionou Nicolas.

No segundo dia do evento, houve a palestra da arquiteta Elaine Schoeffel Butron da Secretaria de Planejamento sobre o tema Habitação. Para Elaine, é possível viabilizar empreendimentos com menos unidades residenciais em pequenos terrenos vazios existentes dentro da área urbana. No último dia de evento, o engenheiro civil da prefeitura Rubens Mühlbauer ministrou a palestra “A importância da Consulta Prévia”, comentando sobre diversos problemas que podem ser evitados quando a população consulta a Prefeitura antes de adquirir um lote, construir, parcelar o solo ou mesmo antes de abrir um negócio. “É muito comum as pessoas realizarem investimentos sem antes saber se conseguirão obter as devidas licenças. Solicitar a Consulta Prévia evita muitos transtornos”, comentou Rubens. A consulta prévia é gratuita e a Prefeitura tem o prazo de 10 dias para a resposta.

Na sequência, Adriano Hüebner, secretário-executivo da Acirne, e Dennis Li Valle, presidente da Acirne, ministraram a palestra sobre Desenvolvimento Econômico. Adriano iniciou a fala com um resgate histórico sobre as primeiras empresas que se instalaram na cidade e falou sobre o que motivou as decisões de empresários naquela época. “O engenheiro da estrada de ferro lá no início do século 20, antes de demarcar a estrada de ferro, questionou os moradores da cidade sobre até onde chegaram as três últimas grandes enchentes, e usou essa informação para demarcar a ferrovia acima desse nível. E assim muitos empresários decidiram também implantar suas indústrias em áreas mais elevadas, como foi o caso da Ceramarte”, comentou Adriano. Já o presidente da Acirne, enfatizou a importância de termos áreas destinadas a indústrias, mas sem esquecer que a indústria também precisa de infraestrutura disponível, seja energia, redes de telecomunicação, acessos e até mesmo uma boa mobilidade urbana. Dennis citou o exemplo do bairro Industrial Norte, que inicialmente foi concebido para indústrias, mas que atualmente está ocupado em sua maioria por áreas residenciais. “Temos que ter o cuidado no processo de revisão do Plano Diretor com os usos incompatíveis”.

Cidades Inteligentes

Finalizando o seminário, o arquiteto e urbanista Ronaldo Lima de Jaraguá do Sul abordou o tema “Cidades Inteligentes”. Ronaldo citou os conceitos de cidades inteligentes, que envolvem não apenas o planejamento do território, mas também capital humano e aplicação de tecnologias na gestão urbana. Ronaldo apresentou diversos cases, como o da Cidade Pedra Branca de Palhoça. “É um bairro compacto, completo e conectado, com diversidade de talentos que geram economia criativa. Foi planejado seguindo os conceitos de novo urbanismo, com a recuperação do sentido de lugar e concentração de comércios, serviços e lazer”. Ronaldo comentou que há muitas possibilidades, que Rio Negrinho é uma cidade muito bonita com potencial de desenvolvimento, mas enfatizou que para se ter sucesso no processo de planejamento é necessário ter a cooperação de todos e nesse sentido a participação cidadã é fundamental.

Para o presidente da comissão de revisão do Plano Diretor, arquiteto Tcharles Purim, os seminários foram positivos e atingiram seus objetivos. “Tivemos vários aspectos sobre a cidade”, concluiu  ele. Tcharles também agradece todos os palestrantes e toda a equipe técnica da Prefeitura de Rio Negrinho.

A Prefeitura divulgará em breve os próximos eventos do processo de revisão do Plano Diretor. A próxima etapa será a de Leitura Comunitária, em que acontecem encontros com a comunidade para que os moradores opinem sobre a cidade que querem para o futuro. A participação dos moradores será imprescindível. Acompanhe o cronograma através do site da prefeitura, no link de Revisão do Plano Diretor no acesso rápido.