Prefeitura firma convênio para implantar o DEL

7 de fevereiro de 2017

Já nos próximos dias terá início a implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em Rio Negrinho. O programa é desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e em Rio Negrinho será coordenado através de uma parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e ACIRNE. A assinatura do termo de cooperação técnica entre as entidades para a implantação do DEL ocorreu na noite de segunda-feira, dia 7, durante a posse da nova diretoria da ACIRNE.

A melhora na qualidade de vida, a criação de um ambiente favorável para atração e investimentos, o desenvolvimento econômico de forma sustentável a médio e longo prazo são alguns dos resultados do programa. O prefeito Julio Ronconi destacou a importância do DEL para o planejamento estratégico do município, e disse acreditar que a cidade possui grande potencial de desenvolvimento econômico, elencando segmentos que poderiam vir a se instalar no município, como empresas do setor de tecnologia e de transformação. “Mas para que isso possa se tornar realidade é preciso essa aproximação maior da sociedade com o poder público. Assim sendo a probabilidade de sucesso é muito maior”, sugeriu.

O prefeito disse ainda que tem pressa para começar a colocar o projeto em prática. “Não podemos perder tempo. O trabalho precisa começar o quanto antes para que os resultados comecem a aparecer. Uma das importâncias do DEL também está no planejamento da cidade para o futuro”, ressaltou ele.

Desenvolvido pela Facisc, o DEL institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do crescimento econômico sustentável dos municípios, priorizando a qualidade de vida da população. Para o sucesso do projeto é fundamental que haja motivação e engajamento das pessoas envolvidas, sejam elas da iniciativa privada ou do poder público, com foco no caminho em uma mesma direção. “O que todos queremos é mais qualidade de vida para a nossa comunidade. E o principal gargalo para se conseguir isso é a necessidade de se construir a capacidade de desenvolvimento para apoiar a economia”, completou Julio. A partir do DEL, um Conselho de Desenvolvimento Local é criado, e em sua base, diversas câmaras técnicas discutirão temas específicos, como Saúde, Educação, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Social, entre outros.

Agora, o primeiro passo para o Conselho de Desenvolvimento Local – que será presidido por Gemano Basso Junior, é definir as necessidades da cidade e criar as câmaras técnicas, formadas por voluntários. “É uma oportunidade de descobrirmos as novas potencialidades que nossa cidade tem, e que não são exploradas”, observou Eliete da Cruz, que assumiu o comando da Acirne. “Daqui 10 anos vamos olhar essa data como um momento histórico para Rio Negrinho”, relatou Germano.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho