Produção industrial em Santa Catarina volta a dar sinanis positivos

13 de abril de 2017

Santa Catarina foi destaque na indústria registrando, ao lado do Estado da Bahia, o maior crescimento dos estados pesquisados, com uma expansão de 2,8%.

Na terça-feira, 11, foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a pesquisa industrial mensal sobre Produção Física – Regional, que tem por objetivo ser uma medida aproximada das quantidades de bens e serviços produzidos ao longo do tempo pela indústria. Segundo essa pesquisa, 8 estados brasileiros registraram crescimento neste mês de fevereiro em relação a janeiro deste ano. Santa Catarina, por sua vez, foi destaque na indústria registrando, ao lado do Estado da Bahia, o maior crescimento dos estados pesquisados, com uma expansão de 2,8%.

Para o economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Leonardo Alonso, os empresários catarinenses já ensaiam a recuperação da confiança na economia e já iniciaram um processo de recuperação do emprego. “Santa Catarina não apresentou grandes vulnerabilidades como ocorreu em outros estados, temos um empresariado mais confiante do que tínhamos há alguns anos atrás e, além disso, Santa Catarina foi líder da geração de empregos no primeiro bimestre de 2017, gerando 26.763 vagas, sendo 65% puxadas pelo setor industrial”, afirmou Alonso.

No acumulado do ano, o setor industrial catarinense já cresceu 4,8% em relação a 2016. Os setores que mais vêm crescendo são os de Confecção de artigos do vestuário e acessórios (14,8%), Metalurgia (14%) e Fabricação de Produtos Alimentícios (11,2%).