Projeto de Rio Negrinho é destaque no Fórum Catarinense do DEL

4 de setembro de 2019

Prefeitos, empresários e lideranças estarão reunidos até quinta (5) no 5º Fórum DEL para discutir o desenvolvimento dos municípios. O evento é organizado pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) em Florianópolis, e visa mostrar as potencialidades e destaques dos municípios que adotaram o programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em suas cidades. No Fórum, a Câmara Técnica da Madeira criada em Rio Negrinho é um dos exemplos de projetos inovadores.

A apresentação do projeto rio-negrinhense foi feito pelo prefeito Julio Ronconi. “Rio Negrinho está entre os maiores produtores de madeira de Santa Catarina, mas grande parte desse material sai da cidade de forma bruta. O objetivo da Câmara Técnica é encontrar formas de agregar valor e identificar novas oportunidades que propiciem o desenvolvimento do setor e ampliação da geração de emprego e renda”, destacou Julio.

Durante sua apresentação, o prefeito apresentou o processo de implantação do DEL em Rio Negrinho a partir de 2017 e que atualmente já conta com oito câmaras técnicas: Desburocratização, Agronegócio, Cultura, Educação, Inovação, Saúde, Turismo e da Madeira. “Temos em torno de 100 pessoas que estão ajudando a pensar no desenvolvimento da cidade. Com ideias, sugestões e projetos. Essa união vem sendo fundamental para que possamos planejar Rio Negrinho para curto, médio e longo prazo”, observa o prefeito.

No caso da Câmara Técnica da Madeira, dados indicam que atualmente são 428 empresas ligadas à cadeira produtiva da madeira em Rio Negrinho, gerando em torno de 7.000 empregos diretos. “É uma cadeira produtiva enorme e complexa, que envolve desde a produção de mudas, plantio, desbaste, colheita, beneficiamento, serraria e indústria. Sem contar que o mercado da madeira é enorme”, enalteceu Julio.

O Fórum

Promovido pela Federação das Associações Empresariais de SC, o evento prevê ainda painéis que abordarão os “Rios como o potenciais turísticos e urbanísticos”, turismo, alimentos e madeira; “Saneamento básico e sustentabilidade”, cases de sucesso em SC , no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

A metodologia implantada pela Facisc e as Associações empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo, dois no Rio Grande do Norte e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. E então, cria-se um Conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo.

A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.