Representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte realizaram visitas a instituições governamentais

6 de fevereiro de 2018

Representantes de cinco Associações Empresariais do Planalto Norte tiveram agenda de visitas a instituições governamentais nesta terça-feira (06/02), em Florianópolis.

O grupo de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Mafra e Canoinhas foi recepcionado pelo presidente da Facisc, Jonny Zulauf, que acompanhado do vice-presidente de infraestrutura, André Gaidzinski e do vice-presidente da regional, Altair Ruthes, colocou a Federação a disposição das entidades destacando o trabalho que vem sendo realizado na nova gestão.

Em reunião com o secretário de infraestrutura, os representantes reivindicaram entre outros assuntos a revitalização da Rodovia SC 418, de São Bento do Sul até a BR 101, incluída a iluminação pública da Serra Dona Francisca, o asfaltamento de via pública Centro de Campo Alegre-Fragosos, a Rodovia SC 477 trecho Canoinhas/Major Vieira/BR 116 para recuperação e revitalização da malha viária, com a eliminação de pontos críticos, a duplicação da SC 303, trecho Três Barras/Canoinhas, considerando o alto fluxo de veículos e caminhões de carga da área urbana de ligação intermunicipal.

Seguindo a agenda na Capital, os representantes do Planalto Norte conversaram com o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Alexandre Waltrick e apresentaram a crítica com relação à estrutura de pessoal nos escritórios regionais de Mafra e Canoinhas, o que acarreta o acúmulo de processos e a demora excessiva na tramitação dos processos.

Em agenda com superintendente do Dnit, Ronaldo Carioni Barbosa, representantes do Planalto Norte apresentaram entre as reivindicações: a definição de traçado da ferrovia leste/oeste (Ferrovia do Frango); a estruturação dos entroncamentos da Rodovia BR 280 nos acessos das cidades de Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas e Porto União. Incluindo as passagens de nível com a Ferrovia em São Bento do Sul e Mafra e melhorias com eliminação de pontos críticos, e o contorno da rodovia que liga a BR 280 à BR 253, projeto de desvio do trânsito que passa pelos dois maiores bairros de Porto União, danificando a pavimentação asfáltica e a estrutura das edificações.

A agenda foi concluída com uma visita dos representantes à nova sede da Facisc que será inaugurada ainda em 2018. Também acompanharam a agenda o consultor regional da Federação, Adriano Huebner e o diretor executivo Gilson Zimmermann.

Na avaliação do vice-presidente de infraestrutura, André Gaidzinski, a ação demonstrou a união e a força das entidades em defesa do setor empresarial. “Saímos otimistas, pois os representantes dos órgãos mostraram-se atentos as questões da região e se comprometeram em buscar soluções não só para a região, mas para todo o Estado. Isso reflete o bom relacionamento do Sistema Facisc com as instituições governamentais”, concluiu.

Fonte: FACISC