Representantes das Associações Empresariais pedem atenção à Serra Dona Francisca

15 de fevereiro de 2019

A terça-feira, 12, foi de muito trabalho para o grupo de representantes das Associações Empresariais de São Bento do Sul, Joinville, Rio Negrinho e Campo Alegre em Florianópolis. O grupo percorreu secretarias de estado e entidades para formalizar a entrega do documento que pede atenção à Serra Dona Francisca – SC 418. A campanha teve início em abril de 2018 e contempla ações que visam a revitalização da Rodovia. “Com a troca de governo estamos reforçando as demandas. Sabemos que estão em fase de adaptação, mas ao mesmo tempo muitas vidas estão sendo perdidas pela condição precária da Rodovia. Desde que foi totalmente revitalizada, em 2001, a via não recebeu obras de manutenção, apenas pequenos reparos. Está se deteriorando e os perigos só aumentam”, contou o presidente da Acisbs Jonathan Roger Linzmeyer. Ele frisou ainda, que o grupo pretende estar com frequência em Florianópolis, cobrando as reivindicações.

A primeira audiência foi na secretaria de infraestrutura, com o secretário-adjunto, coronel Pedro Stronoga. O secretário Carlos Hassler não participou devido ao falecimento do pai. “Prazos nesse momento é prematuro, mas vamos iniciar uma comunicação para o quanto antes dar a prioridade que a Rodovia merece” diz Stronoga. Os empresários reforçaram que a pouca manutenção realizada não ameniza os acidentes e dizem que é necessário mais para garantir a segurança dos usuários.

Na sequência, o grupo participou de um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Júlio Garcia, e com o deputado estadual da região Norte, Fernando Krelling. Ambos se colocaram à disposição da campanha e se comprometeram em encaminhar o tema junto ao governador. “Vamos emitir um pedido de atenção ao governador. Esse trabalho de forma integrada é necessário” frisou Garcia. As visitas na secretaria de Infraestrutura e na Alesc, receberam o apoio de Silvio Dreveck.

Os representantes das entidades empresariais ainda estiveram na secretaria de Desenvolvimento Sustentável, onde foram recebidos pelo adjunto, Amandio João da Silva Junior. E fechando as visitas o grupo esteve com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. Lá, a comitiva conheceu as Análises Expeditas, um diagnóstico da entidade que traz a situação física das obas de conservação estrutural e manutenção em rodovias estaduais. Dois engenheiros foram contratados para realizar o trabalho. Conforme o presidente e o responsável pela supervisão técnica, Egídio Antônio Martorano, a situação das rodovias estaduais é preocupante.

Veja quais são as 10 demandas da Rodovia abordadas pelo documento:

1 – Pavimentação asfáltica
2 – Sinalização
3 – Iluminação
4 – Trevo de acesso na Imigrantes em São Bento do Sul (trata-se de um ponto crítico da Rodovia e está sendo inserido nas demandas da Campanha)
5 – Roçadas
6 – Sinal de telefonia
7 – Ambulâncias (é uma importante via para transporte de pacientes, quando há uma interdição, põe em risco a vida dessas pessoas)
8 – Produtos perigosos
9 – Efetivo da Polícia Rodoviária
10 – Intervenções de engenharia nos pontos críticos (km 16,7 da Serra (primeira curva, sentido Joinville) e a curva na localidade do Rio do Júlio pontos com ocorrências de acidentes gravíssimos e de fatalidades nos últimos anos.