Rio Negrinho passa a ter sua marca-cidade

14 de maio de 2020

Após um processo criterioso, Rio Negrinho passa a contar com sua própria marca. A escolha ocorreu por meio de um concurso, que contou com a participação de 18 pessoas, em ação organizada pelo DEL (programa de Desenvolvimento Econômico Local), e apoio da Prefeitura de Rio Negrinho. A marca vencedora foi de Gabriel Alves, que a partir de agora passa a identificar o município.

O anúncio do vencedor foi feito na noite de quarta-feira, dia 13, no auditório do Iprerio, quando também houve a entrega da premiação. “A escolha de uma identidade para o município é uma demanda antiga, sendo retomada pelo Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Rio Negrinho e pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Local”, ressaltou o assessor de Turismo, Nicolas Nering.

Durante a premiação, Nicolas agradeceu ainda ao apoio da Universidade do Contestado (UnC), que por meio de seu corpo discente do curso de Design, auxiliou na elaboração do edital e na avaliação dos inscritos. “A marca-cidade de um município é a identidade da cidade. Ela apresenta como o município quer ser visto para fora de suas fronteiras”, observou Nicolas.

Para o prefeito Julio Ronconi, o processo de escolha da marca-cidade é a primeira ação do DEL que se materializa. “É importante destacar que essa marca é de Rio Negrinho. Ela não simboliza uma gestão ou algo do gênero, e por isso foi fundamental essa participação do DEL no processo”, destacou Julio. Conforme o prefeito, a ideia é que a marca seja usada pelas empresas locais para identificar que os produtos foram aqui fabricados. “Será a marca que simbolizará nossa Rio Negrinho”, frisou ele.

Vice-presidente do DEL e presidente da Acirne (Associação Empresarial), Dennis Li Valle também destacou a importância da cidade ter sua marca própria, e que o mais gratificante é que foi feito por alguém daqui. “Ela transmite o sentimento do rio-negrinhense. Não foi feita por uma empresa de fora, mas sim por alguém que conhece nossa cidade”, destacou ele.

Agora será elaborado projeto tornando a marca como símbolo oficial de Rio Negrinho, que será analisado pela Câmara de Vereadores e tornando seu uso como lei municipal. Além da marca, um manual de uso foi elaborado, para evitar que ela sofra qualquer distorção quando for usada.

Resultado final:

A análise das 18 marcas foi feita por uma banca formada por pessoas técnicas e da sociedade civil, que analisaram diversos pontos para dar a nota. O resultado final foi:

Gabriel Valério Alves – 8,75

Vitor Hugo da Cruz – 2º – 8,19