Situação das rodovias é destaque em reunião de representantes empresariais do Planalto Norte

29 de março de 2023

A questão das rodovias catarinenses foi a pauta predominante no encontro dos empresários representantes das Associações empresariais da Facisc no Planalto Norte nesta terça-feira (29/3).

Sob o comando do vice-presidente regional Antônio Carlos Tiburske e da consultora regional Aline Cristine Ghisi, os representantes tomaram conhecimento das informações apresentadas pela Confederação Nacional do Trânsito, na Alesc, mostrando a precariedade da malha viária local, mesmo quando comparada à média brasileira.

Também foram atualizados sobre as ações realizadas pela Federação, tanto no âmbito estadual quanto nacional, em busca da duplicação da BR 280.

A ex-presidente da ACI de Mafra, Valquíria Rubro, também falou sobre a reunião que eles tiveram com o DNIT em Mafra, reforçando as informações apresentadas no relatório da Federação.

Principal reivindicação da regional, o projeto para obras no traçado Mafra e Rio Negrinho, também foi discutido no encontro. Os empresários decidiram encaminhar um ofício ao DNIT questionando o valor do projeto, para que, na sequência, possam ir tanto ao Congresso quanto ao executivo reivindicar recursos, especialmente emendas parlamentares, para então viabilizar, a elaboração do projeto. “Faremos as agendas do Planalto Norte, em Florianópolis, ou onde for necessário, para tentar captar esse recurso”, destacou o vice-presidente regional.

Com relação à segurança, a Associação Empresarial de Itaiópolis, relatou aos demais o aumento da questão de atos de vandalismo de violência no município.

Na questão da saúde,  Reinaldo de Lima, que é ex-presidente da Associação Empresarial de Canoinhas e é o atual presidente do hospital de Rio Negrinho mencionou que terá agendas no próximo mês em Florianópolis para tratar do assunto da reforma, e a expectativa é que as obras iniciem ainda este ano.