Um novo passo para a situação da BR-280

1 de junho de 2023

Na terça-feira, 30, dirigentes do munícipio de Rio Negrinho participaram de importante reunião na Associação Empresarial de Mafra – ACIM, na qual tinha como pauta os trabalhos do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina e a situação da BR-280.

Na oportunidade estiveram apresentando sobre a Rodovia o Engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, Superintendente DNIT Santa Catarina, a Engenheira Chefe da unidade DNIT Mafra Adilene Adratt e o Coordenador de Engenharia DNIT Izaldo Carlos Kondlatsch.

No orçamento catarinense destacou-se que há previsão de ampliação dos atuais R$ 169 milhões para R$ 400 milhões focados para manutenções, sendo que R$ 100 milhões de manutenção já estão empenhados na recuperação dos trechos da Serra de Corupá, fortemente danificados pelos eventos climáticos que ocorreram no período entre dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, onde apurou-se ter havido um que acúmulo de mais de 400 milímetros de chuva na região, dados nunca antes observados.

No encontro também foi mencionado da importância em resgatar diretrizes de grandes projetos do DNIT, sendo que o gargalo atual é a falta de projetos. Onde há a possibilidade das entidades e governo de se mobilizarem para a elaboração dos referidos projetos nos moldes do DNIT, o que traria uma maior agilidade na execução, uma vez que o orçamento teve uma ampliação considerável.

Foi apresentado sobre o contorno de Jaraguá do Sul investimento previsto na ordem de R$ 1 bilhão, e comentou-se dos avanços na BR-470 em seus quatro lotes.

Já para a BR-280, propriamente a pauta do encontro, é dividido em três lotes, previsto R$ 224 milhões para 2023, sendo entrave no lote 01 (Araquari a São Francisco do Sul) que envolve questões ligadas ao canal do linguado e aldeias indígenas.

Quanto ao orçamento para acelerar as obras e a realização de novos projetos, sugeriu-se utilizar-se da elaboração de pleitos associativistas, entre o Voz Única da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, como forma de pressão, bem como articulação com a Câmara Federal para pleitear a porcentagem de emendas parlamentares que sejam alocados para infraestrutura, uma vez que esta demanda é considera prioridade para a maior parte dos eleitores em Santa Catarina.

No momento da palavra livre, a Vice-Presidente da ACIM, Valkiria Rubro, cobrou sobre a questão do trecho Rio Negrinho a Mafra,onde o engenheiro Izaldo apresentou uma importante notícia para a região, que é o famoso e discutido contorno de 17 km que aliviaria o atual trecho urbano de Rio Negrinho.

Para 2024 tem a previsão de contratação do projeto, ou seja, um importante passo a ser executado, sendo que após o projeto aprovado, as obras poderão ser iniciadas no ano de 2025. Para isso já tem reunião específica agendada na sede nacional em Brasília nos próximos dias. Foi uma notícia inesperada, mas que agora com o estudo já contemplado passa a ser uma importante ação a ser realizada para nossa cidade.

O secretário de planejamento de Rio Negrinho, Marcelo Streitt, comentou que a Prefeitura está providenciando os projetos de dois trevos (entrada na empresa Steel Mast e Vista Alegre) e uma passarela (São Pedro).

Izaldo informou que já possui o projeto da passarela do São Pedro e sua execução está em planejamento e ocorrerá mediante verba orçamentária do DNIT. Alysson pediu para enviar os projetos ao DNIT para que eles possam fazer um aditivo nos contratos de manutenção para construção dos trevos e da passarela. Finalizando ele ainda comentou sobre o trecho até Mafra que dependerá de orçamento para inclusão de 5 km de terceiras faixas, principalmente na região Rio Preto (Karsudo).

Participaram do encontro representantes de Rio Negrinho, o Presidente da Acirne Luiz Claudio Zilli Bacic, da diretoria Otavio Augusto Cantoni, Edson Flaviano Pschel, Gabriel Maito, representante da empresa Hera Sul Marcel Silva, da Prefeitura de Rio Negrinho a Secretária de Desenvolvimento Econômico Lisa Mara Cristoff Netipanyj e o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente Marcelo Streitt.