Instituto Santé assume gerência da Fundação Hospitalar

Uma nova fase na saúde rio-negrinhense. Assim o prefeito Julio Ronconi definiu a parceria firmada entre a Fundação Hospitalar Rio Negrinho e o Instituto Santé, que passará a gerenciar o hospital. A assinatura do contrato entre as duas entidades foi formalizada na tarde desta quinta-feira, e que passa a valer a partir do dia 1º de outubro.

Para Julio, o objetivo é dar um novo impulso à saúde. “Tenho certeza que a Fundação Hospitalar passa a ter outra cara, uma nova administração. Sabemos a expertise que o Instituto tem, trabalha com outros hospitais, e os resultados são muito bons. Agora o hospital estará em ótimas mãos e temos certeza que será uma referência na área de saúde na região”, ressaltou o prefeito.

O prefeito destacou ainda todo o envolvimento de empresários e membros da diretoria do hospital para que a contratação do Instituto fosse formalizada. “É a Prefeitura que fará o aporte financeiro para a Fundação Hospitalar, de R$ 32 mil mensais, para que o Instituto faça o seu trabalho. Isso só está sendo possível graças a esse excelente trânsito entre os poderes Executivo, Legislativo, e a comunidade em geral”, ressaltou Julio. Conforme ele, o trabalho é pelo bem do município, e a expectativa é que em breve avanços significativos sejam alcançados. “Estamos trabalhando para que a cidade cresça, e melhore também na área de Saúde. Temos grandes filas em várias cirurgias e exames, e o nosso objetivo é que isso que está emperrado, com muitos desses procedimentos sendo feito fora daqui, que ocorram em Rio Negrinho, para que o dinheiro também fique aqui”, destacou Julio.

Presidente do Conselho de Administração da Fundação Hospitalar, o empresário Alexandre Battistella agradeceu o empenho de todos, e falou do trabalho para chegar ao momento da assinatura. “Agradeço ao grupo que está detrás dessa administração, ao Julio que desde o primeiro momento que colocou junto a este projeto. Estamos a um ano trabalhando isso, as oportunidades que poderiam surgir, e esperamos que seja um divisor de águas, que o grande beneficiado disso tudo seja o município e as pessoas que aqui vivem”, celebrou Alexandre. Segundo ele, o objetivo inicial é buscar o equilíbrio financeiro da Fundação Hospitalar, e posteriormente trabalhar para oferecer mais especialidades. “Esse é um projeto não meu, mas de todo o grupo de pessoas que estão envolvidos, é um projeto da comunidade”, destacou Alexandre.

Vitrine

Presidente do Instituto, Tercio Kasten falou da responsabilidade perante a comunidade que o Santé passa a ter. “Viemos aqui com um propósito bem firme, de parceria na gestão, e que seja uma vitrine para nós aqui no Norte do Estado. Isso vai fazer com que o Santé consiga cada vez mais firmar o nome dele nesse viés que temos estatutariamente nos pequenos hospitais de Santa Catarina”, explicou o presidente.

Com o contrato com Rio Negrinho, o instituto passa a gerenciar quatro hospitais em Santa Catarina, já atuando também em Campo Alegre, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. “Temos outras conversas, entrando em licitações de outros hospitais, mas sempre com a finalidade de que nós podemos dar uma virada, ajudar na virada da situação da Saúde de Santa Catarina”, esclareceu Tércio, dizendo que o instituto possui também uma relação muito próxima com o Fórum Parlamentar Catarinense. “Inclusive melhor que outros setores da economia. Isso tem trazido para nós um montante em torno de R$ 50 milhões para a área de Saúde. E da mesma forma com a Assembleia Legislativa, temos uma relação muito próxima”, destacou ele.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Fórum fortalece laços turísticos regionais

Na noite de quarta-feira, 27, representantes de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá e Campo Alegre estiveram reunidos na Sociedade Ginástica, em São Bento, que foi sede do Fórum Intermunicipal de Turismo. O evento, coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, tinha como objetivo estimular o debate sobre o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Presente no evento, o prefeito Julio Ronconi destacou a importância da união entre os municípios para que o turismo possa atingir resultados de forma mais rápida e precisa. “Temos uma região fantástica, com vários atrativos. Agora temos que nos organizar, planejar, e teremos resultados surpreendentes. Gosto muito da região de Gramado e Canela, e acho que não devemos nada a eles, ao contrário, temos uma região ainda mais bonita e com um potencial ainda maior”, ressaltou o prefeito de Rio Negrinho. O vice-prefeito Roberto Albuquerque também participou do Fórum. Durante o evento, que contou com autoridades dos quatro municípios e empresários do trade turístico, ocorreu o lançamento no novo site do Circuito das Araucárias (www.circuitodasaraucarias.com.br).

Na sequência, Gicele Lancer Correa, presidente da Associação Visite Pomerode, fez uma apresentação do envolvimento das entidades e o desenvolvimento turístico de Pomerode, apresentando o trabalho realizado ao longo dos anos e que hoje colocam a cidade como um dos destaques catarinenses na área turística. A diretora do Departamento de Turismo de São Bento do Sul, Luiza da Silva, falou sobre os desafios da regionalização do turismo na potencialização de um novo cluster turístico e, em seguida, ocorreu um momento interativo com troca de ideias entre os presentes. “Os municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre e Corupá estão unidos concretizando projetos com uma parceria de sucesso, e o Fórum Intermunicipal de Turismo é um destes projetos, o qual foi organizado para que toda a comunidade faça parte das discussões sobre a atividade turística para o desenvolvimento econômico da região”, destacou  a coordenadora de Turismo de Rio Negrinho, Raquel Bacic Gehring.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Programa Geração Empreendedora entra em nova etapa

Despertar, estimular o espírito empreendedor e a cultura associativista junto aos estudantes do ensino médio. Esses são alguns dos objetivos do programa Geração Empreendedora, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Este ano é a terceira edição do projeto que envolve 21 municípios catarinenses e conta com a participação de aproximadamente 600 jovens.

Em Rio Negrinho o programa acontece pela primeira vez por meio dos Núcleos de Jovens Empreendedores e Mulheres Empreendedoras, e teve início no dia 12 de setembro com a realização da capacitação, no qual 32 estudantes participaram. O curso aconteceu na Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) e seguiu até o dia 15, e agora os participantes estão na segunda etapa “play”, no qual necessitam elaborar um vídeo e a melhor equipe será selecionada para “Um dia de empreendedor”, onde os jovens tem a oportunidade de vivenciar um dia nas empresas, obtendo conhecimento e trocando experiências com os empresários.

Lisa Mara Cristoff participante do Núcleo de Mulheres Empreendedoras foi uma “multiplicadora”, ou seja, instrutora voluntária, e para ela a oportunidade foi fascinante. “Participar do Geração Empreendedora como multiplicadora foi uma experiência muito gratificante, pois plantamos uma semente de transformação e de possibilidades, além de instigar os jovens a observarem o mundo com olhos mais críticos e transformadores. ​Se na oportunidade de entrar na minha vida profissional, pudesse ter recebido uma capacitação como estamos promovendo, teria com certeza outros pensamentos como empreendedora”, analisa.

A integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores, Fernanda Eloíse Antunes, também multiplicadora, destaca a oportunidade que o programa oferece aos estudantes. “Na minha época, não tinham cursos sobre empreendedorismo, associativismo ou algo relacionado ao tema. Tive que aprender no dia a dia. Fiquei muito feliz por poder fazer parte do Geração Empreendedora, em contribuir com cada aluno que estava presente. Vejo que os jovens têm muitas ideias, muita força de vontade e estão empolgados com a próxima fase”, menciona.

O estudante Gustavo Kohbeck abordou além da inovação o equilíbrio emocional. “O curso foi ótimo, pois trabalhamos pontos fortes, fracos, o equilíbrio emocional que é necessário no mercado de trabalho e melhorias para se tornar um bom empreendedor e inovar”, conclui. Já Mônica Antunes enfatizou as mudanças. “O curso possibilita aprender a aceitar as mudanças da vida e buscar melhorar cada vez mais como pessoa e profissional”, completa.

Todos os instrutores passam por capacitação promovida pela Facisc e os alunos participantes recebem todo o material que também é fornecido pela Federação. Em Rio Negrinho, as escolas parceiras foram: Manuel da Nóbrega, Jorge Zipperer, Colégio Cenecista São José e Caminho do Saber. Agora, ocorre a seletiva para que no mês de outubro os escolhidos possam vivenciar um dia nas empresas participantes do programa, obtendo ainda mais conhecimento e experiência sobre o dia a dia do mercado de trabalho.

Triplica formalização entre empreendedores

O grau de cobertura do Microempreendedor Individual (MEI) triplicou entre os anos de 2012 e 2016, passando de 9,5% para 30%. Para chegar a esse indicador, estudo inédito elaborado pelo Sebrae dividiu o número de MEI pelo de trabalhadores por conta própria. Em março de 2012 eram 20,5 milhões de trabalhadores por conta própria e 1,9 milhão de MEI, em dezembro de 2016, 22,1 milhões de conta própria e 6,6 milhões de MEI.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ressalta que quanto maior esse percentual, maior é o grau de formalização do empreendedor por conta própria brasileiro. Ele ainda destaca que apesar da figura jurídica do microempreendedor individual ter sido criada há menos de uma década, o MEI já é considerado o maior programa de formalização do mundo. “Em oito anos, ultrapassamos os sete milhões e, pela quantidade de informais, ainda há espaço considerável para o crescimento desse segmento de empresários”.

Todos os estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm grau de formalização superior à média brasileira. O Distrito Federal é a unidade federativa com a maior proporção de formalizados entre os trabalhadores por conta própria com uma taxa de 48,5%, seguido pelo Rio de Janeiro com 45%, e por São Paulo e Espírito Santo, ambos com 41%.

De acordo com o mesmo estudo, outro dado que corrobora a importância do MEI na formalização é o aumento na proporção de MEI que estavam há mais de dez anos na informalidade. Em 2014, 44% dos formalizados disseram que empreendiam informalmente há mais de 10 anos antes de se tornarem MEI. Já nesse mesmo ano, esse percentual passou para 54%. “Isso comprova que cada vez mais pessoas que já estão no mundo dos negócios estão querendo se formalizar”, enfatiza Afif.

Além disso, entre os MEI que eram empreendedores informais anteriormente, dois terços afirmaram que a formalização os ajudou a vender mais e 78% declararam que ter um CNPJ deu melhores condições para comprar de seus fornecedores. Outro dado que deve ser destacado é que oito em cada dez microempreendedores individuais afirmaram que recomendariam fortemente o registro formal para outros empreendedores que ainda estejam na informalidade.

Fonte: Sebrae

Empresas receberam homenagem da ACIRNE

A 3ª edição do Café com Conhecimento ocorrido na manhã de quinta-feira, 21, na Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, trouxe para a reflexão como as empresas podem conviver nesse cenário de pressão econômica e as dificuldades para a sustentabilidade empresarial.

O palestrante Marcos Bonifácio, abordou o cenário da inovação. “É necessário uma constante renovação, apostar em inovações para oferecer ao mercado, visto que nos dias de hoje as mudanças são muito rápidas. Há casos também de resistência individual a mudança, o que afeta a continuidade de todo um processo e o crescimento”, reflete.

Ele comentou sobre as ações no âmbito ambiental e social, no qual muitas empresas estão preocupadas. “A questão da sustentabilidade e a responsabilidade social são fatores que crescem muito no que se refere a realização de atividades. Há muitas demandas e as empresas estão preocupadas na atuação desses dois segmentos, visto que também atuam pensando em soluções sustentáveis para o negócio”, relata.

Após a palestra ocorreu uma homenagem para as empresas aniversariantes dos meses de julho, agosto e setembro, e em seguida um café para troca de ideias e fortalecimento da rede de contatos. Confira as homenageadas:

– Fábrica de Máquinas Lampe

– Indústrias Linfer

– Siticom Rio Negrinho

– Bentauto Automóveis

– Indústria e Comércio de equipamentos Apícolas

– Ravioleto Indústria de Massas

– Cofermaco Comércio de Materiais de Construção

– Banco do Brasil

– Lucater Móveis

– Marwi Brinquedos

– Josmil Loja de Peças para Automóveis

– Transportadora Eduardo

– Michele Modas

– Marvel Comercial

– Mari Thieme Haus

– Fisk – unidade Rio Negrinho

– Panificadora Joyce

– Transtusa

– Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina – ABPF/SC

– Auto Mecânica Disavel

– Neidert Comércio e Transporte

– Restaurante Toscana

– Mecânica Irmãos Grossl

– Sindicom Rio Negrinho

– Compensados Pilati

– Souza e Augustin Advogados Associados

– Batista Contábil

– Wind Industrial

– Embaltek

– Mercado Stoeberl

– Restaurante Amigos da Estrada

– Alissontur Transportes de Passageiros

– Escritório Contábil Ruthes

– CR5 Consultoria e Assessoria

– FGV Agroflorestal

– Lapispel Papelaria

– RNR Serviços de internet

– Loja Oriente

– Hacke Móveis

– Adriática Agência de Viagens

– Tulipa Baby

– TW Dias

– TNH Digital

– Ita Gás

– Senai – Rio Negrinho

– Serrabras Comércio de Madeiras

– Vitor Hugo da Cruz

– Rita de Cássia Alves

– Edmilson Fernandes

– Êxito Agência Digital.

 

Marcos Bonifácio

Realizando o módulo “Sustentabilidade do Negócio” do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE na ACIRNE, Marcos Bonifácio é doutorando em Ciências Ambientais pela UNESP-Sorocaba; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; Bacharel em Administração pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA e Especialista em Engenharia de Produção pela UNESP-BAURU. Possui experiência profissional de mais de 25 anos atuando na área de Produção e Manutenção Industrial. Na área acadêmica atua desde 2003, possuindo experiência como coordenador de curso de graduação e pós-graduação, já tendo coordenado o Programa de pós-graduação em Gestão e o MBA Internacional em Angola.

Núcleo de Segurança do Trabalho visita WEG

Integrantes do Núcleo de Segurança do Trabalho da ACIRNE, realizaram uma visita técnica na sexta-feira, 15, na indústria WEG, em Jaraguá do Sul. Em 16 de setembro de 1961,as habilidades de um eletricista, de um administrador e de um mecânico foram unificadas e resultaram na fundação da Eletromotores Jaraguá. Nascida da coragem de empreendedores visionários, após um tempo a empresa passou a se chamar WEG, em alusão às iniciais dos fundadores. Nome que, hoje, é reconhecido com uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG ampliou suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. A empresa se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos.

DEL forma seu Conselho de Desenvolvimento

Mais um importante passo para a concretização do programa de desenvolvimento econômico local (DEL) foi dado na manhã desta segunda-feira, 18, com a criação do Conselho de Desenvolvimento. O grupo, formado por representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor, terá a missão de elencar as prioridades de Rio Negrinho e formar câmaras técnicas para discussão dos temas que envolvem o planejamento da cidade e estabelecer diretrizes para a geração de emprego e do desenvolvimento local.

O encontro ocorreu na sede da ACIRNE, que é ao lado da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, os responsáveis pela criação e implementação do DEL no município. Durante o encontro, o coordenador de projetos da Facisc, Osmar Vincentim, fez uma apresentação do programa, apresentando os dados obtidos através da pesquisa de mapeamento dos pontos fortes e fracos do município. Com base neles, é que serão trabalhados os principais projetos que nortearão o desenvolvimento de Rio Negrinho a curto, médio e longo prazo. O próximo encontro do conselho já está agendado para o dia 16 de outubro e na ocasião, os conselheiros deverão indicar nomes que possam ser convidados a comporem as câmaras técnicas do DEL.

Para o prefeito Julio Ronconi, que é o presidente de honra do Conselho, é fundamental que todos os projetos sejam pensados para o melhor para Rio Negrinho, se deixando de lado questões pessoais e cores partidárias. “Estamos aqui com um único objetivo, que o de fazer o melhor pela nossa cidade”, ressaltou ele, agradecendo a participação dos conselheiros, que voluntariamente atuarão neste trabalho.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Núcleo de Mulheres Empreendedoras realizou visita técnica na empresa Dudalina

Na quarta-feira, 13, integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIRNE, realizou visita técnica na empresa Dudalina.

A camisaria Dudalina surgiu em 1957, na pequena cidade de Luiz Alves, interior de Santa Catarina. Dona Adelina decidiu costurar algumas camisas para aproveitar os cerca de 200 metros de tecido que estavam encalhados no armazém de secos e molhados da família. As primeiras peças foram vendidas para funcionários da usina Jorge Lacerda, que faziam um trabalho na cidade. Bem cortadas e de qualidade, rapidamente ganharam fama pelo estado e a empresa se tornou o principal negócio da família. Tocada por dona Adelina – que trabalhava sem descanso apesar dos 16 filhos – a empresa prosperou e, em 1986, já contava com seis parques industriais em Santa Catarina. No fim da década de 1990, a Dudalina era líder na produção de camisas e a maior exportadora do país. Até então, a força da empresa era industrial. O varejo cresceu com a criação da linha feminina, em 2010, que, ao lado das marcas Dudalina (de camisas masculinas), Individual e Base, compõem o portfólio.

A Dudalina também coleciona reconhecimentos com suas propostas de sustentabilidade e responsabilidade social.

ENIT traz novidades em inovação e tecnologia para a região

São Bento do Sul sedia entre os dias 19 a 21 de setembro a quinta edição do ENIT – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia. O evento será na Promosul, com a realização de feira de negócios, workshops, palestras, minicursos e painéis de diálogos com a presença de conceituados profissionais da indústria. Sendo o maior evento desse porte realizado no Sul do Brasil, estima-se a participação de empresários que buscam as novidades tecnológicas e soluções inovadoras para processos. "O ENIT traz muitas novidades e pode mudar o perfil econômico e da educação na região”, afirma o presidente da Fetep, Osmar Mühlbauer.

Com mais de 7.200m² de área de exposição, a feira reúne empresas de tecnologia, universidades com apresentação de suas capacidades tecnológicas, e escolas em um mesmo ambiente. Nos três dias serão realizados painéis de debate com temas voltados ao uso da tecnologia e inovação no dia a dia das empresas. Para esses já está confirmada a presença de Guilherme Okuyama, da Pepperl Fuchs, Jefferson de Oliveira Gomes, do Ita, entre outros.

No painel “O futuro dos Negócios” irão participar Almir Ternes Hamad, da BMW, e da Google Cloud, Henrique Augusto. As inscrições antecipadas para acesso a toda a programação do ENIT podem ser feitas no site www.enit.org.br. A participação nos eventos paralelos dá direito ao certificado que vale como
complementação de horas para universitários.

Agenda

ENIT – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia
Dias: 19, 20 e 21 de setembro
Horário: das 15h às 22h
Local: Promosul
Acesso gratuito
Inscrições antecipadas no www.enit.org.br

Homenagem aos nucleados

A Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE), ocorrida de 07 a 12 de agosto, contou com a participação de 1.470 pessoas englobando 65 horas de eventos, palestras, workshops e encontros empresariais. Para comemorar o engajamento dos nucleados, na noite de terça-feira, 12, ocorreu um encontro visando a troca de ideias entre os integrantes dos 10 núcleos setoriais, multissetoriais e temáticos da entidade.

A Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, agradeceu a presença de todos, parabenizou pelo empenho e dedicação, ressaltando que essa foi uma forma de enaltecer o trabalho de cada um durante a semana. “Estamos hoje aqui para confraternizar, mas como uma das representantes da entidade, agradeço imensamente pelo engajamento de todos durante os eventos. Foram feitos ótimos planejamentos e a execução foi brilhante, com resultados muito positivos. Cada vez mais estamos promovendo o associativismo e consequentemente o desenvolvimento dos negócios, assim como o fortalecimento da Associação, que existe para representar os interesses de cada um de vocês”, salienta.

Ela ainda reforça sobre a importância dos núcleos. “O Empreender é o maior programa de desenvolvimento empresarial do país. E eu vejo os núcleos como o coração da entidade, pois vocês inspiram, sugerem e caminhamos juntos a Diretoria, buscando sempre representar os interesses da classe empresarial”, destaca.

O 2º Vice-Presidente e Diretor do Programa Empreender da ACIRNE, Ademir Manoel dos Santos Filho, salientou que a semana dos núcleos foi uma das mais movimentadas da entidade, como consequência do engajamento e trabalho de todos, que se uniram para expandir a metodologia do associativismo e fortalecer o nome da Associação. O Consultor de Núcleos, Júnior Sobczack, apresentou alguns indicadores sobre os eventos realizados. Após, todos os parceiros durante a semana, receberam um troféu em homenagem pela participação.

Histórico do Programa Empreender

O desafio constante frente às mudanças no mundo global, na política nacional, implica em agilidade para desenvolver ações junto aos associados das entidades empresariais. A Associação Empresarial de Rio Negrinho formou parceria desde 1993 para o desenvolvimento do Programa Empreender junto a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Sebrae, por meio de metodologia alemã, que de forma organizada, constitui núcleos de trabalho setoriais, multissetoriais e temáticos e junto da ACIRNE, busca com o associativismo respostas rápidas e dinâmicas nos negócios.