Missão Empresarial Técnica para conhecer projetos turísticos

O Núcleo de Turismo, ACIRNE e Sebrae realizaram a Missão Empresarial Técnica para conhecer projetos, formas de trabalho e roteiros das empresas do trade turístico de Holambra, Jaguariúna e Amparo, no Estado de São Paulo.

 

Participaram 32 pessoas, integrantes das cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Itaiópolis.

 

Foi possível conhecer as experiências e realizar benchmarking. A missão empresarial seguiu todos os protocolos de segurança relacionados ao Covid-19.

 

A visita passou pelos campos de flores (fazendas de produção), centro histórico e centro de eventos, pela fábrica de bolachas natalinas e típicas holandesas, museu e restaurante típico holandês em Holambra. Em Jaguariúna, o grupo visitou a estação de trem, atualmente transformada em um parque gastronômico. Já em Amparo, a visita aconteceu em duas propriedades, uma de produção de cachaça e outra de queijo, ambas foram fazendas de café do século 19.
As visitas técnicas acontecem anualmente, destinos como Gramado e Campos do Jordão também já foram visitados.

Emprego: Santa Catarina registra o maior nível de ocupação do Brasil

Santa Catarina sai mais uma vez na frente e mantém índices acima da média nacional em relação ao emprego. O estado catarinense registrou o maior nível de ocupação do país em outubro: 57,6%. Eram 3,43 milhões de pessoas ocupadas, entre as 5,97 milhões que tinham idade de trabalhar, segundo dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Covid19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, 1º. O nível nacional foi de 49,3%, e o da região Sul, 56%.

“Esse é mais um resultado que mostra que estamos no caminho certo. Desde o início da pandemia, nossa prioridade foi preservar vidas, garantindo o atendimento a todos os pacientes. Porém, também investimos em ações para garantir o emprego e renda das famílias catarinenses”, ressalta o governador Carlos Moisés.

Santa Catarina também apresentou o menor número de pessoas desocupadas entre todos os estados em outubro, 7,7%, o que representa 288 mil entre as 3,72 milhões que estavam na força de trabalho. Resultando em um recuo de 0,1 pontos percentuais em relação a setembro (7,8%). O índice cai desde junho (8,6%). Neste quesito, a média nacional ficou em 14,1%.

“Nosso estado manteve o menor índice de desemprego do país pelo quarto mês consecutivo. Os números comprovam o resultado do trabalho que vem sendo feito pelo Governo, sempre em parceria com a entidades e a força do empreender catarinense. Seguimos agindo em união com as demais diretorias da SDE, fortalecendo ações e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento, renda e emprego em Santa Catarina”, pontua o diretor de Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ramon Fernandes.

 

Informalidade diminui

Em relação às pessoas ocupadas na informalidade, Santa Catarina apresentou queda no mês de outubro e sustenta o menor percentual entre os estados, 20,1%. Já no país, a taxa de informalidade foi de 34,5%.

 

Auxílio Emergencial

A proporção de domicílios que receberam algum auxílio emergencial também foi o menor do país: 22,9%. O percentual caiu 1,2 pontos percentuais em relação a setembro (24,1%), quando iniciou a tendência de queda.

 
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE

Palestra Mulheres Equilibristas é oferecida às nucleadas catarinenses

Nesta sexta-feira (27), o Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME), em parceria com o Sebrae-SC, ofereceu às integrantes dos núcleos de mulheres empreendedoras de todo o Estado uma palestra on-line para marcar o encerramento das atividades do ano.

Intitulada Mulheres Equilibristas, a palestra foi ministrada por Adriana Loch, que é empresária, mãe e mentora. Em sua fala, ela destacou os desafios enfrentados pelas mulheres com a sobrecarga de trabalho e estresse, salientando que esse cenário se agravou com a pandemia.

“Meu objetivo, com a palestra, é propor um passo a passo e transformar a vida das mulheres, através de escolhas conscientes, a fim de que elas cheguem ao equilíbrio entre carreira e família, sem abrir mão dos próprios sonhos”, afirma.

Ao falar de responsabilidades e equilíbrio, Adriana também comentou sobre os diversos papéis que a mulher desempenha e falou sobre a importância de fazer boas escolhas.

“As mulheres têm inúmeras capacidades empreendedoras, de esposa, mãe, amiga, filha, sobrinha, neta. E conseguem fazer tudo, mas é preciso priorizar e fazer uma ação bem feita por vez. O mundo será um lugar melhor quando homens e mulheres comandarem juntos, lado a lado, também com equilíbrio entre os gêneros. É nisso que eu acredito”, complementa.

Sobre palestrar para as integrantes da rede CEME, Adriana enfatiza: “Palestrar para mulheres competentes como pude vivenciar hoje, é uma honra pra mim. E saí da palestra com a sensação de missão cumprida, pois estava acompanhada por mulheres decididas, fortes, empreendedoras, competentes e fazendo por merecer cada oportunidade que recebeu ou buscou”.

Fundadora do Programa Mulheres Equilibristas: Carreira, Família e Sonhos, a palestrante é sócia da Clarius e a 1ª facilitadora master do Empretec em SC. Ao longo de mais de 15 anos de trabalho, capacitou mais de 20 mil pessoas em todo Brasil. Também é coautora em seis livros e autora do livro que leva o nome da palestra.

Quem perdeu a transmissão ao vivo pode assistir à palestra no Youtube, acessando este link.

Coordenadores de núcleos realizam capacitações

No dia 08 de dezembro inicia um ciclo de capacitações para Coordenadores de Núcleos, via Google Meet, das 19h às 20h30.

O primeiro tema será “Comunicação assertiva/gestão de conflitos”. No dia 09 o assunto abordado será “ODS ́s, compliance e ética”.

E no dia 10, encerrando o programa, acontece uma capacitação sobre “Gestão estratégica de núcleos”. A organização é do Conselho dos Núcleos e ACIRNE.

Planalto Norte discute planejamento da regional

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou nesta quinta-feira, 26/11, em evento virtual, a reunião Plenária Regional do Planalto Norte. Na pauta do encontro, o planejamento da região para o próximo ano, além de outros temas.
Participaram o vice-presidente Regional da Facisc, Antônio Tiburske, presidentes e colaboradores das associações empresariais da região, o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, diretores e corpo técnico da Federação. “Precisamos nos unir e mostrar a nossa força para trazer recursos, infraestrutura, qualidade de vida para as pessoas, promover a sustentabilidade das empresas da região e trazer produtividade para as nossas ACIs”, ressaltou o vice-presidente.
Entre as prioridades definidas pelos representantes das ACIs para a região:
– Trevo de acesso a Canoinhas e Porto União | BR 116 e BR 280
– Trecho Urbano de Mafra da BR 280 | Acesso a Rio Negrinho São Bento do Sul e Campo Alegre
– Estrada Dona Francisca
– Agenda compartilhada de cursos, núcleos, soluções- Geração dados económicos da regional pela FACISC
– Reunião regional com secretários de desenvolvimento dos municípios
– Criar mapa de especialidades da saúde por cidade
– Finalizar o Centro de inovação de São Bento do Sul
– Melhoria do sistema de comunicações (5G)
– Aumentar leitos de UTI
– Dar a conhecer de forma mais os Turismo Regional
– Geração de negócios
– Geração de ingressos para associação.
Anfitrião do encontro, o presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira, apresentou algumas das boas práticas realizadas pela associação como por exemplo o Voz Única Municipal e as ações relacionadas a LGPD. “Este ano, mais do que nunca, estamos precisando nos reinventar. Com a instabilidade dos cenários diante da Covid-19 temos buscado nos adaptar e atender nossos associados da melhor maneira possível, tratando dos temas atuais e apoiando as atividades produtivas” contou.
Também foram apresentados alguns dados da Federação. O consultor comercial Leo Carlos expôs ações realizadas desde o início da pandemia para a sustentabilidade das ACIs e apresentou o convênio Útil Mais, que disponibilizará uma rede de convênios de saúde para os associados das entidades.
O presidente Jonny Zulauf acompanhou a reunião e reforçou o apoio da Federação para as demandas destacadas para a regional e apontou outras demandas já encampadas pela Federação, principalmente neste momento de pandemia. “A Facisc é o espelho da base e cumpre seu papel levando os anseios e propostas das entidades aos órgãos estaduais sempre buscando o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas. Estimulamos processos, procedimentos e soluções para as associações e estamos sempre abertos para conversar, trocar ideias e ajudar as associações”, declarou  Zulauf.

Em Brasília, FIESC apresenta proposta para os corredores logísticos de SC

O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, reuniu-se com o diretor do departamento de planejamento, gestão e projetos do Ministério da Infraestrutura, Luciano Lourenço, e apresentou uma proposta para viabilizar os corredores logísticos estratégicos catarinenses. O encontro, que foi realizado na sede do Ministério, em Brasília, nesta terça-feira, dia 1°, é desdobramento de um seminário on-line que a Federação realizou no dia 27 de de outubro. Na oportunidade, o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, apresentou uma síntese de diversos estudos feitos pelo órgão para a concessão das BRs 280, 282, 153 e 470 e informou que, a partir das análises, os planos de concessão foram revogados porque resultavam em tarifas muito elevadas.

Na reunião desta terça-feira, Aguiar e o gerente de logística da FIESC, Egídio Martorano, mostraram a pujança da economia do estado e a necessidade urgente de planejamento e investimentos na infraestrutura de transportes, sob pena de Santa Catarina perder investimentos. O estado é um hub logístico e movimenta 19,4% dos contêineres do país. “Vislumbramos uma saída para um grande desafio de Santa Catarina, que é a questão da nossa infraestrutura. Teremos várias iniciativas em conjunto com o Ministério e vamos convidar o secretário de Infraestrutura do estado para participar da discussão para que o setor produtivo e o governo catarinense defendam, de maneira convergente, soluções para os problemas de infraestrutura”, explicou Aguiar.

Concessão, ferrovia e portos foram os principais assuntos discutidos. “Mas a ênfase foi na questão das rodovias e ferrovias. Conversamos com os diretores que cuidam destes assuntos no âmbito do Ministério. Eles propuseram reuniões com as diretorias responsáveis por cada modal para que possamos integrar um projeto único de Santa Catarina, com visão intermodal”, relatou Aguiar.

Na apresentação, a FIESC defendeu um conjunto de propostas de curto, médio e longo prazos. Entre as de curto prazo, destacam-se: solução ao embargo do TCU e início imediato, na parte em litígio, das obras do Contorno Viário de Florianópolis; celeridade na análise e aprovação da proposta do Grupo Paritário de Trabalho das Rodovias Lote 7, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de um pacote de obras no valor de R$ 2,63 bilhões para melhorar a fluidez do trânsito em trechos da BR-101 norte. Também constam a inserção nos investimentos do GPT os Contornos de Joinville e Penha até Porto Belo; implantação da modalidade de pedágio Free-Flow (sistema que cobra pedágio por quilômetro rodado), avaliar a extensão do prazo de concessão como medida para reduzir o impacto nas tarifas de pedágio relacionadas com investimentos (Contorno e GPT); realizar o EVTEA, por intermédio da concessionária, para inclusão, na concessão, das obras de melhoria e ampliação de capacidade do acesso ao porto de Itajaí e Itapoá e regulamentar a utilização do sistema de pesagem em movimento.

Entre as propostas de médio e longo prazos estão o planejamento da BR-101 norte após 2032, quando se encerra o contrato de concessão, avaliar a inclusão de eixo rodoviário paralelo e projetar o Complexo Ferroviário Intermodal Catarinense.

A entidade também solicitou ao diretor a concessão integrada das BR’s 163, 282 e 470, incorporando uma das rodovias estaduais: SC 110 ou SC 108. Também defendeu demandas como o término das obras de ampliação de capacidade da BR-280, solução para manutenção preventiva e rotineira das rodovias não-concessionadas, conclusão das obras de melhorias da BR-163 (suprimento agroindústria), conclusão das obras da BR-285 (corredor estratégico do Sul de SC), planejamento da logística de suprimento e distribuição do Oeste de Santa Catarina (suprimento de grãos), além da federalização do trecho sul da BR-163 (São Miguel do Oeste – Itapiranga).

 

FIESC

Workshop gratuito sobre gastronomia acontece nesta sexta-feira, 27/11

O DEL Turismo Rio Negrinho, em uma ação integrada com a Rede DEL Turismo, promove nesta sexta-feira, 27, o Workshop Ficha Técnica na Gastronomia: importância do controle de insumos para a gestão dos negócios gastronômicos.

O Workshop que é gratuito, tem como objetivo trazer boas práticas para os empreendimentos da gastronomia de Rio Negrinho com relação à construção da ficha técnica dos produtos comercializados. A Ficha Técnica é uma das ferramentas de gestão, pois possibilita que se conheça exatamente a quantidade de cada ingrediente em um prato, o que gera economia e agiliza o preparo, evitando ainda desperdícios ou exageros.

O workshop será ministrado pelo Chef Paulo Arsand, professor de Chefe de Cozinha no SENAC/RN, com ampla experiência em hotéis internacionais.

Paulo Ricardo Arsand, formado em gastronomia pelo SENAC São Paulo, cursando a pós-graduação em gestão no serviço de alimentação. Em São Paulo estagiou e trabalhou no Hotel Escola Grande Hotel Campos do Jordão, o mais conceituado da região.

No Hotel teve o prazer de trabalhar com grandes nomes da gastronomia brasileira como, Alex Atala, Jeferson e Janaina Rueda, Rodrigo Mocoto, Marcelo Murakami entre outros. Durante o período em São Paulo, fez cursos na área de chocolatier e boulangerie pela renomada escolha francesa Le Notre.

Com experiência profissional no Canadá, atualmente é instrutor do eixo de gastronomia do SENAC Rio Grande do Norte, ensinando em todas as áreas da cozinha quente e fria bem como confeitaria e panificação, e Consultor Gastronômico.

Participe

Workshop gratuito
Ficha Técnica na Gastronomia: importância do controle de insumos para a gestão dos negócios gastronômicos
Data: 27/11
Local: ACIRNE
Horário: 14h
Carga Horária: 4h

Outras informações: 3644-2131.

Vestibular Digital 2021: mais uma inovação da UNC

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Digital UnC 2021. A Universidade do Contestado está ofertando 43 cursos no total. As inscrições podem ser realizadas no endereço https://www.unc.br/vestibulardigital/ até 08 de dezembro. A instituição, que é reconhecida pela qualidade no ensino, pela estrutura diferenciada e pela excelência do corpo docente,  atua em seis campi: Mafra, Concórdia, Curitibanos, Porto União, Rio Negrinho e Canoinhas. O Vestibular Digital é mais uma forma da UnC estreitar e agilizar as relações com os futuros alunos, reduzindo a burocracia e fomentando o uso das ferramentas tecnológicas.
A reitora da Universidade do Contestado, Dra. Solange Sprandel da Silva, destaca que o modelo de Vestibular Digital foi uma inovação da instituição. “Em 2019, a Universidade do Contestado inovou ao lançar o Vestibular Digital – um Vestibular diferenciado em relação a todas as demais instituições brasileiras, que permite ao interessado ingressar na Universidade por meio de prova ou por mérito. Essa inovação ficou tão caracterizada que neste ano, passou a ser incorporada por toda a instituição. O Vestibular Digital UnC 2021 está ofertando 43 cursos, distribuídos nos seis campi (na modalidade presencial, com aulas remotas e 20% na modalidade a distância). Dessa forma, nós podemos mesclar momentos de integração presencial com momentos de integração virtual. Isso é muito importante principalmente nesta fase que estamos vivenciando”, argumenta.
O Curso de Medicina, no Campus de Mafra, está com as inscrições abertas através do Vestibular Acafe – http://acafe.org.br/vestibular/
A reitora faz questão de valorizar a equipe da instituição, que tem sido fundamental no processo de consolidação da UnC nos últimos anos. “O diferencial da Universidade do Contestado nos últimos seis anos tem sido a sua composição. É uma composição de profissionais comprometidos com a causa educacional e com o desenvolvimento local e, acima de tudo, que mantêm uma afinidade muito grande com os acadêmicos. Esse conjunto de fatores faz com que o processo de aprendizagem efetivamente aconteça. Esse é um grande momento para a Universidade”, sublinha.
Os interessados em se inscrever no Vestibular Digital UnC 2021 terão duas opções. Realizar a prova online ou Ingresso por Mérito Escolar. Na prova online,  o candidato terá que responder 10 questões: 5 de Português e 5 de Matemática, mais uma redação, diretamente no portal de inscrição do Vestibular.  No ingresso por Mérito, o candidato opta por ingressar através do Histórico Escolar do Ensino Médio. Os candidatos que irão concluir o Ensino Médio em 2020, poderão participar do processo postando o histórico escolar ou declaração da escola, ficando a vaga condicionada a apresentação do documento completo.
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://unc.br/vestibular/

Fapesc e Finep vão investir R$ 3,3 milhões para abertura de 50 novas empresas em SC

Ideias inovadoras. Empreendedorismo sustentável. Novas soluções e tecnologias. Assim a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) espera expandir a geração de emprego e renda no Estado. Para isso, aprovou um investimento de R$ 3,3 milhões para abertura de negócios inovadores em todas as regiões para 2021.

Os recursos serão destinados ao Programa Centelha 2, resultado de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do governo federal, e a Fapesc. A meta é viabilizar a abertura de 50 novas empresas relacionadas ao empreendedorismo inovador em Santa Catarina.

Na primeira edição do programa foi investido R$ 1,7 milhão em 28 projetos. Cada selecionado recebeu R$ 60 mil para lançar um novo produto e viabilizar a criação da empresa.

O presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen, explica que o programa é executado com sucesso em todo o país. “É uma honra para nós dizer que o Programa Centelha foi inspirado em um programa de Santa Catarina, o Sinapse da Inovação. Isso é motivo de orgulho para nós catarinenses e para nós da Fapesc”, comemora.

A gerente de Inovação da Fapesc, Gabriela Mager, destaca ainda o impacto do investimento no programa, que acaba de ganhar a segunda edição. “Nosso objetivo é apoiar novas empresas que tenham projetos inovadores de forma a ampliar a economia 4.0, aquela baseada em tecnologia e inovação, para que Santa Catarina se torne um estado referência”, explica.

A previsão é lançar o edital do Programa Centelha 2 no começo de 2021. Acompanhe essa e outras chamadas públicas em www.fapesc.sc.gov.br

 

 

sc.gov.br

Núcleo de Mulheres participa do Up Digital Sebrae

Integrantes do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da ACIRNE participaram do “Up Digital Sebrae”, que apoia os negócios no cenário da transformação digital.

A iniciativa conta com 100% de subsídio (gratuito) por meio do convênio da FACISC, CACB, Programa Empreender CACB, Sebrae e Programa All Invest 5.0. Programa Empreender -Unir para Crescer.