Comitiva conhece Observatório da Fiesc

Na quarta-feira, dia 22, uma comitiva de secretários da Prefeitura de Rio Negrinho esteve em Florianópolis, onde conheceu o Observatório da Indústria Catarinense, mantido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). No local, o prefeito Julio Ronconi foi recebido pelo presidente da Fiesc Glauco Côrte, e obteve detalhes sobre o funcionamento do Observatório e as formas de aplicar a ferramenta também em Rio Negrinho, para que possa servir de balizador para a tomada de decisões para ações públicas.

No local, o prefeito ficou encantado com o que viu. “Esta é uma ferramenta muito importante e que será fundamental para nós”, ressaltou Julio. O Observatório da Fiesc é responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial em Santa Catarina. O Observatório analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos e fornece informações para a tomada de decisões, tanto na esfera estadual quanto regional.

Em Rio Negrinho, o objetivo do prefeito é criar um Observatório de Gestão, usando as informações da Fiesc referente a cidade, e agregar mais informações, nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Administração, Segurança, entre outras. Com base nestas informações que serão disponibilizadas em tempo real, medidas mais assertivas e de menor custo poderão ser tomadas.

Empresas

Ainda na Fiesc, Julio esteve no Investe SC, que é uma agência formada pela Federação das Indústrias e pelo Governo do Estado, que tem a função de monitorar empresas interessadas em se instalar no Brasil, e em Santa Catarina, direcionando elas para os municípios. No local, Julio foi informado pelo presidente da Fiesc que ao menos uma empresa será direcionada para Rio Negrinho.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Participe do mutirão para a limpeza do Rio Negrinho

No dia 1º de abril, das 8h às 12h, acontece o mutirão para a limpeza do Rio Negrinho, uma ação organizada pelos Núcleos Comunitário Contra Enchente e Meio Ambiente e que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Comitê Rio Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Hera Sul Tratamento de Resíduos Ltda, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Rio Negrinho, Grupo de Escoteiros de Rio Negrinho, Serrana Engenharia e Associação Empresarial de Rio Negrinho.

Na última limpeza ocorrida em novembro do ano passado foram recolhidos 400 kg de materiais como pneu, televisor, isopor, garrafas pet, calçados e lâmpadas. O local de concentração é na captação do Samae (Bairro Alegre). Interessados em participar desta ação, podem entrar em contato pelo telefone 3644-2131.

 

Fonte: ACIRNE

Mercado de trabalho é tema de capacitação gratuita

Por meio de uma parceria entre os Núcleos Jovens Empreendedores e Gestores de Recursos Humanos, será realizada a capacitação “Você está preparado para o mercado de trabaho?”, que visa abordar aspectos para o desenvolvimento profissional.

A elaboração do currículo e questões comportamentais durante a entrevista de emprego serão relatados. Em um mundo totalmente conectado, a imagem profissional nas redes sociais e a sua utilização de forma estratégica para alavancar a carreira são assuntos que também integram a programação. A psicóloga Stephanie Ribeiro e o Administrador André Krainz serão os intrutores.

O curso é gratuito e acontece no dia 27 de março, às 19h30 na ACIRNE. As vagas são limitadas e as inscrições seguem até o dia 23 de março. Esta ação integra o projeto de remodelagem do site Rio Negrinho Empregos e criação do aplicativo. Inscrições podem ser realizadas aqui httpss://goo.gl/XnwFLv Outras informações: 3644-2131.

 

Fonte: ACIRNE

Rio Negrinho fecha janeiro e fevereiro com saldo positivo no emprego

Nesta semana, o Ministério do Trabalho divulgou, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os dados referentes a variação do emprego nos dois primeiros meses do ano. E Rio Negrinho registra saldo positivo neste período, com 136 abertas. Os dados completos podem ser consultados no site do Ministério do Trabalho.

Conforme os dados divulgados, em janeiro e fevereiro deste ano, o saldo deve-se a contratação de 921 pessoas, ante o desligamento de 785 pessoas. Os dados levam em consideração apenas o emprego formal, ou seja, apenas aqueles com registro em carteira de trabalho.

De acordo com o Caged, o setor que mais abriu postos de trabalho no período em Rio Negrinho foi o de Alimentador de Linha de Produção, com saldo positivo de 52 vagas. Já o cargo de assistente administrativo fechou os meses de janeiro e fevereiro deste ano com saldo positivo de 22 vagas.

Para o prefeito Julio Ronconi, a variação positiva é um reflexo da conjuntura política nacional, com os empresários voltando a fazer investimentos e, em consequência, voltando a contratar. “E isso acaba refletindo também em Rio Negrinho. Vemos que aos poucos nossos empresários vão voltando a ter esperança, a acreditar. Isso é bom para todo mundo”, analisa.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Rio Negrinho

Feirão do Imposto deste ano terá como tema ‘Chega de Mão Grande’

Realizada nos dias 9 e 10 de março, em Porto Alegre (RS), a 80ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) teve importantes debates e deliberações voltadas para o fomento do empreendedorismo jovem no Brasil e para além das fronteiras do país. Além de discussões e definições sobre projetos, ações e atividades para o desenvolvimento do empreendedorismo, foi realizada a eleição para a nova gestão da Confederação, que assumirá em maio deste ano para o período de 2017/2019. O jovem Guilherme Gonçalves será o novo presidente da entidade, tendo com vice Ananda Carvalho.

Feirão do Imposto

Durante a AGO também ocorreu o lançamento do Feirão do Imposto, que neste ano terá como tema ‘Chega de Mão Grande’ – ação contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. A 15ª edição ocorrerá no dia 27 de maio, em mais de 100 cidades brasileiras. As ações para este ano estão em fase de planejamento pelos movimentos nos estados. O Feirão do Imposto tem sido desenvolvido por meio de atividades de alerta como venda de combustíveis e itens alimentícios com impostos subsidiados, exposição de produtos com e sem valor de impostos, sorteio do direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos com tributos totalmente subsidiados, corridas, happy hour “sem imposto”, instalação de impostômetro entre outros.

 

Fonte: Conaje

Projeto Bom Aluno proporciona novas oportunidades para jovens

Mais de 40 jovens já participaram do “Projeto Bom Aluno” desenvolvido pelo Rotary Club Rio Negrinho, que conta com a parceria da Unimed Planalto Norte. O programa que já possui 15 anos de atuação, auxilia os estudantes no desenvolvimento escolar, proporcionando uma excelente oportunidade para a formação de ótimos profissionais e também elevando as características comportamentais, com foco na superação de obstáculos, destacando autoestima, confiança, determinação, trabalho em grupo e coragem em busca do sucesso.

A família e o estudante que não possuem condições financeiras para dedicar aos estudos, tem a oportunidade de ingressar em uma escola particular, seguindo do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, com toda a estrutura necessária fornecida, sejam livros, uniformes, transporte, alimentação, tratamento médico e odontológico. Além disso, há uma Coordenadora Pedagógica que acompanha o desenvolvimento do aluno, auxiliando nas dificuldades e em todo o processo.

Durante os três anos do ensino médio, o Rotary Club Rio Negrinho e parceiros, acompanham os estudantes em seu rendimento escolar. Para o Coordenador do Projeto, Rubens Mühlbauer, o objetivo é não perder o potencial destas pessoas. “O nosso processo de seleção já vem por meio das boas notas e não queremos perder esta ótima capacidade destes estudantes. Já temos modelos de sucesso de pessoas que passaram pelo Programa e foram estudar em Curitiba, se formaram, outros já realizaram cursos no exterior”, relata.

Para o Presidente da Unimed Planalto Norte, Heleno Vellozo, o projeto estimula o desenvolvimento e ao mesmo tempo a permanência na escola. “A Unimed Planalto Norte realiza vários projetos sociais e a nossa atuação tanto no estímulo aos estudos, na prática de esportes e na música, são diferenciais no crescimento pessoal desses jovens do Projeto Bom Aluno e outros projetos Unimed, tais como, Esporte Comunitário e Coral UniEmcanto”,  enaltece.

Maria Patrícia de Moraes participa atualmente. Ingressando o segundo ano, ela destaca que é necessário muita dedicação. “Fui muito bem recebida e nós temos o apoio da coordenação que nos ajuda e é o grande diferencial. Mudei muito o meu conceito para melhor depois que comecei a participar, porém é necessário muita dedicação e força de vontade. As realidades são bem diferentes, no início você tem um certo medo, mas com o apoio de todos e responsabilidade para estudar muito, você consegue seguir em frente”, conclui. Atualmente são quatro alunos integrando o projeto no Colégio Caminho do Saber, em Rio Negrinho. O programa conta também com o apoio da empresa Transtusa.

 

Fonte: Unimed Planalto Norte

Expogestão acontece de 9 a 11 de maio

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) incentiva a participação de presidentes e executivos de Associações Empresariais no maior evento de gestão do Sul do país, a Expogestão. Até agora, são mais de 80 parcerias já firmadas com as ACIs. A Expogestão ocorrerá na Expoville, em Joinville, de 9 a 11 de maio.

Um dos destaques da programação é a Sessão Futuro e Tendências, que traz dois especialistas no tema: Gilberto Peralta, presidente e CEO da GE do Brasil, uma das empresas mais ativas e pioneiras no cenário global da Internet Industrial; e Richard Mark Soley, diretor executivo do Industrial Internet Consortium (Consórcio de Internet Industrial), criado nos Estados Unidos em 2014 e que hoje congrega cerca de 250 associados de mais de 30 países. O IIC inspirou a criação, em Joinville, da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII).

Aumentar o crescimento da empresa em 10 vezes, por meio de práticas de inovação, alinhadas a estratégia e execução. Este é o objetivo da metodologia desenvolvida por Hitendra Patel que será apresentada na Expogestão 2017. A metodologia permite a organizações identificar novas áreas de negócios e levar ideias disruptivas à comercialização, em menos de seis meses. Esse trabalho já foi desenvolvido junto a centenas de empresas de diversos portes, segmentos e geografias, com taxa de sucesso superior a 80%, traduzido em vendas, parcerias estratégicas e alavancagem de recursos.

Feira, Workshops, Eventos Paralelos e Passaportes

Como no ano passado, a Feira de Negócios e Relacionamentos vai manter o espaço na área de acesso à Expoville, facilitando a integração com os públicos do Congresso e dos Workshops e constituindo-se em oportunidade para que as empresas se aproximem de seus clientes, os profissionais troquem experiências e realizem negócios. Os cerca de 40 Workshops gratuitos também estão na programação do evento. Organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira, entidades representativas e convidados da Expogestão, os workshops atraem o público com exposições e debates sobre temas específicos.

As vendas de passaporte para o Congresso já estão liberadas pelo site www.expogestao.com.br ou pelo telefone 0800 729 – 0686. Serão comercializados passaportes para os três dias do Congresso. O benefício da transferência de titularidade na credencial também permanece, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso e ampliando o número de profissionais que poderá acompanhar o encontro.

Confira a programação completa https://www.expogestao.com.br/

 

Fonte: FACISC

Grande presença em evento que comemorou o Dia Internacional da Mulher

Com a participação de aproximadamente 100 mulheres, o evento “A arte de ser mulher – conquistas e desafios”, organizado pelo Núcleo das Mulheres
Empreendedoras da Acirne ocorrido na noite de quarta-feira, 08, contou com palestras, exposições, maquiagens, spa para pés e o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho e Sest Senat.

O primeiro workshop com Adelita Fernandes, abordou questões como superação, a busca pelo conhecimento e a rotina para lidar com a vida pessoal e
profissional. Após, Jeanine Treml falou sobre a saúde, como elaborar uma alimentação saudável, dicas e exercícios para a prática diária.

Após, ocorreu a apresentação do músico Felipe Kmiecik, que prestou uma homenagem a todas. A Coordenadora do Núcleo, Tânia Regina Kögler, destaca a
dedicação das nucleadas para a realização deste evento e a enorme participação. “Parabenizo a todas as integrantes do Núcleo pelo comprometimento e dedicação neste evento que foi um sucesso, superando as nossas expectativas. Quero agradecer a todas que prestigiaram e também a Presidente da Acirne, Eliete Adriani da Cruz, pela parceria”, ressaltou. No evento ocorreu sorteio de brindes, coffee break e a opção divertida, a cabine
de fotos.

 

Fonte: ACIRNE

Empreendedorismo tem forte viés feminino no país

O universo das pequenas e microempresas possui forte participação feminina no Brasil. A adaptação a novas realidades do mundo do trabalho, a busca por maior liberdade criativa por meio de um negócio próprio e atividades que ajudem a flexibilizar a rotina familiar têm levado as mulheres a investir, cada vez mais, no empreendedorismo. Para se ter ideia, o número de brasileiras donas de empresas, segundo a pesquisa Donos de Negócios – Análise por Gênero 2015, elaborada pelo Sebrae com dados da Pnad/IBGE de 2014, cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Em 2014, eram 7,9 milhões as empresárias em atuação no mercado formal e informal. Desse total, 98,5% formados por donas de micro e pequenas empresas.

De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho é uma realidade forte no país, e, consequentemente, elas também têm procurado mais o empreendedorismo. Afif ainda destaca que ter uma empresa é a escolha de muitas mulheres que querem conciliar trabalho e família. “A flexibilidade de horário de um dono de negócios é um atrativo para as mulheres que desejam organizar as finanças e, ao mesmo tempo, cuidar da família, já que 35% delas empreendem em casa. Entre os homens, esse número cai para 7%”. A pesquisa ainda revelou que a proporção de mulheres empresárias que são chefes de domicílio aumentou de 27%, em 2001, para 41%, em 2014. Enquanto que a proporção dos homens donos de negócio que são chefes de família diminuiu de 82% para 70% no mesmo período.

Entre 2001 e 2014, o tempo médio de estudo das mulheres passou de sete para nove anos. “Isso demonstra que se preparam mais do que os homens antes e durante a implantação das empresas”, afirma Afif.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Fórum do DEL encerra com apresentação de cases

Itá é um exemplo de desenvolvimento econômico local. Quer ser a primeira cidade sustentável do Brasil até o ano de 2035. Esse objetivo foi mapeado graças a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc e foi um dos destaques das apresentações de cases que aconteceram na manhã desta quarta-feira, 8/3, em São José, durante o 3º Fórum DEL.

A cidade de Rolante no Rio Grande do Sul também busca melhor qualidade de vida e ser atrativa para investimentos. Para isso implantou o Del e vem buscando especialização de mão de obra e turismo de excelência, entre outros objetivos. O case da entidade foi apresentado pelos agentes do DEL da cidade, Aline Nandi e Evandro Lembi.

O último painel contou com apresentações do agente do DEL de Curitibanos, Aldo Dolberth, Silvio Zancanaro, prefeito de Campos Novos e Alessandro Chaves, da Unidade de Desenvolvimento de Territórios do Sebrae de Minas Gerais.

Na ocasião, 14 cidades catarinenses que estiveram presentes no evento e implementaram o DEL foram homenageados pela Facisc. Confira a lista das cidades abaixo:

FORTALECIMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL:
IPORÃ D’OESTE
SÃO CARLOS
BRAÇO DO NORTE

INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
SCHOEREDER
TAIÓ
SALTO VELOSO

MOBILIZAÇÃO SOCIAL
GETÚLIO VARGAS
ITÁ

PROTEÇÃO AMBIENTAL E USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS
ROLANTE
CAMPOS NOVOS
FRAIBURGO

INCLUSÃO SOCIAL
CUNHA PORÃ
CURITIBANOS

ADESÃO AO PROGRAMA DEL
RIO NEGRINHO
ARROIO TRINTA
TIJUCAS
POUSO REDONDO.

 

Fonte: FACISC