Prefeito Caio toma posse na diretoria do Consórcio Quiriri

O prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml, tomou posse nesta terça-feira como vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri. A reunião, realizada de forma online, contou com a presença dos prefeitos das cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá e Campo Alegre, além da secretária executiva do Consórcio e da imprensa.
Cristiana Hastreiter, secretária executiva do Consórcio Quiriri, citou que a instituição foi fundada em 1997, pautada sempre nas questões integradas dos quatro municípios, principalmente em relação ao turismo e meio ambiente. “Em breve vamos nos reunir com os prefeitos para escutar deles quais são as ações e para manifestarem o que acham bom para o desenvolvimento da nossa região”, disse ela.
Depois de empossado no cargo, o prefeito Caio Treml agradeceu pela oportunidade e colocou o município de Rio Negrinho à disposição do grupo. “Sabemos do tamanho da representatividade que o Consórcio tem em nosso estado. Ficamos à disposição para o fortalecimento dele”, ressaltou.
O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Joaquim Tomazini Filho, tomou posse como presidente da instituição. “Espero que a gente mantenha, nesse período de ajuda, a eficiência, economia e agilidade. Três palavras que norteiam o motivo pelo qual estamos aqui reunidos”, frisou.
O que é o Quiriri?
A palavra Quiriri significa silêncio noturno, calada da noite, e foi utilizada pelos índios da região para indicar a serra de mesmo nome na região de Campo Alegre, local onde nasce o Rio Negro, principal rio de nossa bacia hidrográfica.
A metodologia adotada está apoiada em duas vertentes de trabalho – uma institucional e técnica e outra comunitária. Em ambas as vertentes, a estratégia condutora das ações está sempre vinculada a dois princípios básicos e contribuem para a construção de sua sustentação: a participação e a educação.

Núcleo de Mulheres Empreendedoras realiza o café com integração

Com o tema “A mulher transforma onde passa”, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras realizou na manhã de quinta-feira, 11, um Café com Integração.

 

As vereadoras Alessandra Cristofolini, Flavia Vicente e Roseli Zipperer do Amaral, foram as convidadas para contarem um pouco da experiência profissional.

 

Este foi o encontro de abertura de 2021 no qual foi possível conhecer as histórias das vereadoras, as trajetórias e trocar experiências.

 

O Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME) promoveu um encontro online no dia 1º de fevereiro. A coordenadora do núcleo, Priscilla Baum de Lacerda, participou e informou que no dia 8 de março haverá uma programação voltada ao Dia Internacional da Mulher para as nucleadas do Estado.

 

Além do evento no dia 8, o CEME realizará mais uma edição do Onda Mentoria, entre os meses de abril e julho; o CEME Conecta, com encontros regionais, nos dias 24 de abril, 26 de maio e 30 de junho; e o Empreende Mulher Catarinense, em 17 de agosto. Todos os encontros serão online ou de forma híbrida.

GRAC promove treinamento para os eventos de inundação

Membros do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) de Rio Negrinho passaram por uma capacitação na noite desta quinta-feira. O engenheiro Rubens Muehlbauer falou sobre os eventos de inundação ocorridos pelo mundo e em Rio Negrinho, citando as recentes cheias de 2014 e 2019.
Além de repassar as informações para a nova administração, o engenheiro, que é Mestre em Hidrologia e Hidrodinâmica, fez uma avaliação sobre o grande volume de chuvas no final de janeiro, quando o rio Negrinho ficou com 3,18 metros acima do normal.
Outro fator apontado por Rubens é a necessidade de um plano individual de emergência. A ideia é que cada cidadão que possua residência ou empreendimento em áreas próximas ao rio, saiba quando iniciar a retirada de bens e quem acionar.
O GRAC é formado pelo prefeito municipal, secretários, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Celesc, Samae e Amunesc. O principal objetivo do grupo é saber como agir em casos de enchentes ou deslizamentos, orientando a comunidade e atendendo os atingidos por este fenômeno.

 

Prefeitura de Rio Negrinho

Observatório Social apresenta suas atividades ao prefeito

A diretoria do Observatório Social de Rio Negrinho esteve visitando o prefeito Caio Treml nesta quarta-feira. O objetivo do encontro foi mostrar ao gestor municipal as principais atividades e objetivos da entidade, que é filiada ao Sistema OSB Brasil e está presente em 150 municípios do país.
Na ocasião, os integrantes do Observatório entregaram um Guia do Mandato ao prefeito, documento este formulado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina.
O Observatório Social tem como principal função contribuir para a melhoria da gestão pública, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço.

 

Prefeitura de Rio Negrinho

COFEM debate investimentos em infraestrutura e tratamento precoce da Covid-19

Investimentos na infraestrutura de transportes de Santa Catarina e tratamento precoce da Covid-19 foram alguns dos assuntos debatidos na reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), nesta segunda-feira, dia 8, em Florianópolis.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), das Associações Empresariais (FACISC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC),  das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do SEBRAE-SC.

No campo da infraestrutura, os presidentes das federações ressaltaram a urgência na execução de investimentos na área e destacaram, como exemplo, a necessidade de ampliar a capacidade da BR-101 norte. Também estiveram na pauta de debates o andamento das obras das BRs 470 e 280, o diálogo com o Ministério da Infraestrutura para viabilizar projetos ferroviários no estado, o leilão do aeroporto de Navegantes, previsto para abril, e a atualização do plano aeroviário catarinense, que permitirá priorizar os investimentos na área.

Em sua primeira reunião como representante do Sistema FACISC, o presidente Sérgio Rodrigues Alves, reforçou a necessidade de uma solução para o edital do aeroporto de Navegantes que contemple investimentos na pista. “Esperamos chegar a um acordo já que existe a demanda e esta não pode ser ignorada”, destacou.

Ainda no encontro, a gerente de saúde e segurança do SESI-SC, Sendi Locks Lopes, abordou a atualização do mapa de risco do estado e o tratamento precoce da Covid. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no sábado, dia 6, a nova classificação da matriz de risco: 10 regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) e seis regiões em nível grave (cor laranja).

Sendi também salientou que desde a suspeita e os primeiros sintomas da Covid é fundamental realizar o acompanhamento médico. “Às vezes, a testagem pode levar alguns dias. Então, no início desse quadro clínico, é importante que o médico acompanhe e faça esse manejo do paciente. Existem comorbidades que podem agravar a situação inflamatória que o próprio vírus causa no corpo. Por isso, é importante desde o início o acompanhamento médico e a prescrição individual de tratamento, que é sempre uma decisão entre médico e paciente”, explicou.

Texto: Cofem
foto: Filipe Scotti

Câmaras da FIESC debatem pagamento por serviços ambientais

O mecanismo de pagamento por serviços ambientais (PSA), instituído por meio da Lei Federal 14.119/21, de 14 de janeiro passado, foi debatido em reunião conjunta e on-line das Câmaras de Meio Ambiente e Sustentabilidade , Florestal e do Comitê de Logística Reversa da FIESC, nesta sexta (5). “Cada dólar investido na natureza (PSA) representa a economia de sete dólares”, afirmou Josiane Cruz de Freitas, analista de Soluções Baseadas em Natureza da Fundação Grupo Boticário, que apresentou o tema, juntamente com o consultor jurídico da FIESC Gustavo Seleme. Legislações referentes ao assunto já existiam em alguns estados e municípios do país.

 

O PSA consiste no pagamento pelos serviços de preservação ambiental a, por exemplo, produtores rurais que perdem renda quando dedicam parte de sua propriedade à preservação de fontes de água ou de áreas florestais. “Os agricultores têm acesso a financiamentos subsidiados, por que quem produz água potável ou oxigênio?”, exemplificou Josiane. Citando um princípio da organização em que trabalha e que usa água como insumo de seus produtos, ela salientou que “não adianta ser ecoeficiente da porteira para dentro de nossa indústria se não pensar da porteira para fora”.

 

Para Gustavo Seleme, a nova lei é uma inovação legislativa e traz segurança jurídica, mas que ainda carece de uma longa caminhada. “É uma abordagem econômica baseada na valoração de serviços ambientais, que efetiva um tema sempre muito debatido”, salientou.

 

O presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Lourival Magri, salientou que a lei foi sancionada recentemente e que a indústria e a sociedade aproveitem as oportunidades que ela proporciona. Os presidentes do Comitê de Logística Reversa, Albano Schmidt, e da Câmara Florestal da FIESC, Odelir Battistella, destacaram a relevância da iniciativa de implantação do PSA e que os mesmos benefícios deveriam ser expandidos para a logística reversa e saneamento básico.

 

Logística Reversa

 

Outro tema discutido na reunião foi a logística reversa. Um panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no setor de baterias de chumbo ácido foi apresentado por Amanda Schneider, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER), entidade responsável pela implementação do PNRS no setor e que compreende baterias automotivas, de motocicletas e industriais. Segundo ela, o Brasil gera a cada ano aproximadamente 400 mil toneladas de baterias inservíveis e 78% desse volume já faz parte do controle do IBER.

Já Lucas Antunes Barbosa, gerente comercial da EuReciclo, empresa que certifica a logística reversa de empresas de todo o Brasil, também tratou de logística reversa. Segundo ele, 90% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é efetivamente reciclado. “Nossa meta é chegar a 22%”, disse. Além disso, 80% do material reciclado passou um dos um milhão de catadores existentes no Brasil.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

UnC anuncia retorno às aulas presenciais

A Universidade do Contestado inicia o semestre letivo de 2021 com aulas presenciais nos Campi de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Porto União e Rio Negrinho.

O anúncio foi realizado pela reitora Solange Sprandel da Silva na tarde desta quinta-feira, 04, após reunião de planejamento com os pró-reitores, diretores dos campi e diretores dos Colégios Realização e Mafrense em Concórdia.

A decisão de retornar de forma presencial, seguindo o determinado na legislação vigente, foi unânime entre os diretores dos campi da UnC. “Ao longo de 2020, a Universidade do Contestado criou uma série de expertises que nos permite em 2021 estarmos prontos para recebermos os nossos alunos, desde a educação infantil ao stricto sensu. A decisão pautada é nos critérios de segurança estrutural e emocional. Vamos cuidar da saúde emocional, física e, acima de tudo, do bem-estar da nossa comunidade acadêmica”, destaca a reitora.

 Com segurança e responsabilidade, a UnC irá recepcionar os alunos veteranos ao retorno das aulas a partir do dia 17 de fevereiro. As aulas para as primeiras fases, dos alunos calouros, iniciam a partir de 10 de março.

Na foto, Diretores dos Campi, Diretores dos Colégios e Pró-reitores estiveram em reunião de planejamento com a reitora Solange Sprandel da Silva em Concórdia.

Prefeitura recebe novo veículo para a APAE

A Prefeitura de Rio Negrinho recebeu nesta quinta-feira um novo veículo Fiat Grand Siena que será repassado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A entrega foi realizada em Florianópolis em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Caio Treml, secretário de Assistência Social, Marcelo Streit, o vereador Rodrigo Santos, o Dido, e Tatiane Marega, presidente da APAE de Rio Negrinho.
A destinação do veículo foi feita via emenda de bancada do deputado federal Coronel Armando (PSL). “Como a APAE presta um serviço que está previsto nas políticas públicas de Assistência Socil, por isso o carro será repassado para a APAE através da Secretaria de Assistência Social. O carro foi recebido hoje e será repassado para uso da APAE”, explica Marcelo.

Após a cerimônia, o prefeito, o secretário e o vereador estiveram no gabinete do Senador Jorginho Melo (PL). “Estivemos no comitê do Senador Jorginho Melo, onde viemos fechar uma parceria para um conjunto habitacional no bairro Vista Alegre e a construção do CREAS no município, além da busca de recursos para reformas das escolas atingidas pelo último ciclone bomba”, explicou Caio.

Custo da indústria subiu 8,6% com alta no preço de insumos e matérias-primas

O Indicador de Custos Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) subiu 8,6% no terceiro trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior. Esse aumento acendeu um sinal de alerta na indústria, principalmente porque a série recente mostra o aumento crescente dos custos relacionados aos bens intermediários, nacionais e importados. Esses custos tiveram alta de 5,3% no terceiro trimestre de 2020, após um reajuste de 6,2% no trimestre anterior.

 

O custo com bens intermediários nacionais cresceu progressivamente ao longo dos três primeiros trimestres de 2020. No primeiro trimestre houve um aumento de custos de 2,6%, seguido por um aumento de 4,1% no segundo trimestre e de 6,6% do terceiro.

 

O custo de tributário subiu 34% no trimestre, no entanto, o segundo trimestre de 2020 havia sido um trimestre atípico para a arrecadação tributária por conta da crise e de medidas de adiamento do prazo do pagamento de tributos postas em prática pelo governo. O custo com pessoal aumentou 4% no terceiro trimestre de 2020, mas não reverte a queda de 6% ocorrida no trimestre anterior.

 

O indicador mostra que o custo com capital, medido pela taxa de juros para capital de giro, atingiu, no terceiro trimestre de 2020, o menor nível da série histórica, iniciada em 2016 e caiu 11,7% na comparação com o segundo trimestre de 2020. O custo com capital de giro acumula queda de 23% nos três primeiros trimestres de 2020.

 

CNI

 

Indústria de SC lidera geração de empregos em 2020

Em 2020, a indústria de Santa Catarina liderou a geração de empregos no país, com saldo positivo de 27,5 mil vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Observatório FIESC. “A notícia vem corroborar com o que vínhamos falando ao longo do ano, que Santa Catarina teria um saldo de empregos positivo. E a indústria de transformação catarinense registrou o maior saldo do Brasil. A razão disso é que somos um estado industrializado, com um setor forte, que está empregando, investindo e se desenvolvendo”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, durante reunião de diretoria da entidade, nesta sexta-feira, dia 29.

Clique aqui e confira os dados completos

Entre os setores que se destacaram na abertura de vagas estão alimentos e bebidas (10.943 vagas), produtos químicos e plásticos (5.094 vagas), madeira e móveis (5.026 vagas), máquinas e equipamentos (3 mil vagas), equipamentos elétricos (2.053 vagas), metalmecânica e metalurgia (2.049 vagas), cerâmica (1.299 vagas) e automotiva (878 vagas).

Ainda na reunião, o consultor econômico da Federação, Pablo Bittencourt, apresentou um panorama das perspectivas da economia brasileira para o ano e destacou que o PIB deve crescer no terceiro e no quarto trimestre. Mas o desempenho econômico será mais positivo quanto melhor for a eficácia do plano de vacinação. Ele observou ainda que a segunda onda do coronavírus adicionou um forte componente de incerteza à economia mundial e chamou a atenção para o crescimento da dívida pública brasileira, que é a segunda maior entre os países emergentes.

“O Brasil tem uma enorme dívida bruta e isso vai impactar na nossa capacidade de financiamento para o futuro. Temos uma dívida alta, com um déficit primário corrente projetado, pelo menos, para mais cinco anos. É uma situação ruim”, explicou Pablo, ressaltando que diante desse cenário, a taxa de juros deve aumentar nos próximos meses.

 

 

FIESC