UnC anuncia Doutorado Acadêmico em Contábeis e Administração

A Universidade do Contestado confirma o lançamento do Curso de Doutorado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração em parceria com a FUCAPE Business School, uma das mais conceituadas instituições de ensino do país especializada nas áreas de Ciências Contábeis e Administração, com sede no Espírito Santo.

Segundo a reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, a parceria é resultado do Projeto de Cooperação entre as duas Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), voltado para professores e profissionais da área da contabilidade e administração. O Doutorado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração tem o conceito 5 na CAPES e foi reconhecido em 2009, com revalidação de reconhecimento em 2016, pelo Ministério da Educação. O Curso, segundo a reitora, visa formar profissionais com alto nível de capacidade de análise e reflexão, para atuar na docência, na pesquisa e na gestão de organizações públicas e privadas do Brasil e do exterior. “A oferta do Doutorado em parceria com a Fucape consolida a excelência do nosso Stricto Sensu”, afirma a reitora Solange.

De acordo com o Diretor-Presidente da Fucape, Dr. Valcemiro Nossa, em seus 20 anos de existência a Fucape vem desenvolvendo suas atividades com foco na excelência e isso tem sido demonstrado nos vários resultados apresentados. Faz parte da missão da Fucape contribuir para a transformação social e ética. Assim, muito nos honra uma parceria como essa para cooperar por meio de um curso de doutorado com a Universidade do Contestado, na qual temos a certeza que poderemos contribuir para o desenvolvimento de futuros doutores e estes serão alavancas para a transformação social nas áreas do curso. “A troca de experiência com outras instituições é sempre salutar para o desenvolvimento da ciência e a conexão com o mercado profissional. Esperamos colher muitos frutos dessa parceria e sempre com foco na excelência em termos de resultados”, afirma Valcemiro.

SAIBA MAIS

Poderão ser classificados até 25 candidatos e as aulas ocorrerão em três dias sequenciais, uma vez a cada mês, no Campus da UnC em Mafra. As inscrições on-line poderão ser realizadas até 21 de setembro, mediante preenchimento da ficha de inscrição e envio da documentação conforme edital disponível no site da UnC (www.unc.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.

A seleção dos candidatos ocorrerá em três etapas: validação da documentação; Prova; e Entrevista. O início das aulas está previsto para outubro.

UNC

Em reunião com o governo, FIESC apresenta software para monitoramento da saúde

Cerca de 30 mil pessoas estão sendo monitoradas por meio do CoronaDados, um software desenvolvido pelo SESI para auxiliar o setor produtivo a acompanhar a evolução do vírus nos colaboradores que apresentam sintomas. A solução foi apresentada nesta sexta-feira (31), por videoconferência, em reunião coordenada pelo Secretário da Fazenda, Paulo Eli, com o grupo econômico formado para discutir os desafios do estado no enfrentamento à pandemia.

“Nossa plataforma é muito inteligente e sucinta, mais de 350 empresas e prefeituras estão utilizando e os trabalhadores respondem diariamente se estão bem ou se estão com algum sintoma. A tecnologia pode nos ajudar nesse sentido e, assim, evitar um novo lockdown no estado”, destacou durante a reunião o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, sugerindo que as empresas adotem ferramentas para monitorar a saúde dos trabalhadores.

Diariamente, mais de 10 mil pessoas reportam suas condições de saúde à assistente virtual Cora. O monitoramento contribui para acelerar as medidas de segurança, especialmente no setor produtivo, no qual empresários já observam os efeitos positivos da adoção dessa ferramenta. “O Protocolo Corona inclui ainda a adoção de equipamentos e sistemas adequados de proteção dos indivíduos, dos ambientes e da coletividade em geral, e a realização de testes em massa, devidamente planejados conforme a necessidade e situação”, explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Na Procave, indústria da construção civil, 100% dos colaboradores reportam diariamente suas condições de saúde à assistente virtual Cora. Segundo o diretor executivo, Hermes Tomedi, o sucesso da adesão à plataforma se deve à praticidade do sistema, das campanhas de conscientização e às aferições diárias. “Monitorar os nossos funcionários por meio da plataforma CoronaDados tem sido importante para que possamos dar segurança a toda equipe de trabalho. O CoronaDados tem papel fundamental na antecipação de problemas que poderiam ser multiplicados. As pessoas se mantêm alertas e anteveem suas necessidades de acordo com o estado de saúde. Orientar, incentivar boas práticas e monitorar a saúde das pessoas têm sido práticas eficientes e nos dá a oportunidade de continuar produzindo com qualidade”, avalia.

Além da prefeitura de Balneário Camboriú, que está acompanhando a saúde dos trabalhadores do setor produtivo da cidade, Luzerna também firmou contrato com o SESI para implantar o CoronaDados e passará a monitorar sua população de 5,6 mil habitantes. A entidade também está atuando na revisão dos protocolos de saúde e segurança adotados pelo município.

Em Jaraguá do Sul, a prefeitura adquiriu junto ao SESI 3 mil testes do tipo PCR para aplicar na população. A estratégia é ampliar a testagem que teve início na semana passada nas casas de abrigo. Esta semana, 150 policiais militares e civis que têm uma atuação efetiva no controle da pandemia foram testados em uma estrutura montada no SESI especificamente para atender a demanda gerada pelo Covid-19.

Coronadados

O software, que integra o Protocolo Corona, é abastecido por dados informados pelos próprios trabalhadores, que respondem diariamente se apresentam ou não sintomas por meio de mensagens enviadas via Telegram. Os líderes das equipes podem checar no sistema se os colaboradores já responderam à pesquisa e, assim, ampliar o engajamento com a ferramenta. Com base nessas informações, as equipes de saúde e segurança do trabalho das indústrias podem agir, promovendo o isolamento preventivo, testes e ações de higienização do ambiente. O sistema permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o chamado “achatamento” da curva de contaminação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Expogestão substitui evento físico por digital em 2020 a ser realizado em plataforma exclusiva

Com a Covid-19 e as consequentes restrições à realização de eventos presenciais, a Expogestão se reinventou e substituiu o evento físico pelo digital em 2020, para o qual está preparando uma plataforma online exclusiva para a realização da 18ª edição.

A programação contará com uma ampla grade de temas e palestrantes renomados, incluindo muitos dos nomes anunciados na programação inicial. Como as agendas estão sendo reorganizadas, a edição digital da Expogestão 2020 será realizada a partir da segunda quinzena de outubro, em data a ser definida nos próximos dias.

“A edição digital nos possibilita uma série de inovações tecnológicas, agregará mais benefícios aos participantes, como facilidades e conveniências para organizar a agenda, preferências, relacionamentos, ampliação dos conteúdos, interação com os diversos participantes da comunidade, conteúdos sob demanda e outras novidades”, destaca Alonso Torres, diretor da Expogestão.

Conexões Expogestão amplia proximidade com comunidade empresarial

Para aumentar a proximidade com a Comunidade Expogestão durante o período de isolamento social, foi lançado em maio mais uma iniciativa focada em conhecimento: o ‘Conexões Expogestão’. Trata-se de um conjunto de oito encontros digitais e gratuitos para conectar executivos e profissionais do mundo corporativo com temas relevantes e atuais associados ao mundo dos negócios e da gestão, visando proporcionar conhecimento que contribua com as estratégias empresariais neste momento de crise.

Os três primeiros encontros trouxeram o neurologista Fabiano Moulan, o antropólogo Carlos Aldan e o consultor Pedro Mandelli. Outras cinco edições mensais do ‘Conexões Expogestão’ serão realizadas até dezembro, gerando conteúdos de valor agregado para a comunidade empresarial.

A próxima edição do ‘Conexões Expogestão’, no dia 20 de agosto, terá como tema ‘Reskiling – habilidade de reaprender e adaptar-se’. O palestrante será Romeu Deon Busarello, Vice-Presidente da Tecnisa, professor dos cursos de MBA e Pós-Graduação da ESPM, INSPER, FIA e STARTSE e mentor de várias Startups.

Governo lança nota fiscal eletrônica para simplificar coleta de impostos em SC

O governador Carlos Moisés participou na manhã desta terça-feira, 04, do ato de lançamento da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), em São José, na Grande Florianópolis. O documento trará mais segurança, agilidade controle e simplificação ao processo de coleta de impostos em Santa Catarina.

Em um primeiro momento, 20 redes de lojas participarão do projeto experimental para a implementação da NFC-e. Durante o ato desta terça-feira, o governador adquiriu um produto e houve a emissão da primeira nota eletrônica do estado.

Carlos Moisés destacou que a NFC-e era um pedido de sua administração ao setor fazendário do Estado e que a implementação trará mais justiça fiscal, evitando também a sonegação de impostos.

“Essa nota vai trazer a possibilidade de a Fazenda trabalhar com tecnologia e inovação. Ao mesmo tempo, vai facilitar a vida de quem empreende. Iniciamos um projeto piloto com 20 empresas, que terão mais facilidade para prestar as suas contas ao Fisco. A NFC-e também trará muitas pessoas à formalidade no futuro, diminuindo custos para a emissão dos cupons”, afirmou o governador durante o evento.

Na visão do secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, a mudança levará o Governo a um novo patamar de tecnologia. Ele conta que a Secretaria se transformará em uma plataforma digital de arrecadação de tributos.

“A NFC-e faz parte desse processo, que ajuda na formalização da economia. As notas fiscais serão emitidas em um sistema da Secretaria, permitindo um controle mais efetivo. Isso vai levar também a uma redução da possibilidade de sonegação”, destacou o secretário.

Futuramente, a Secretaria da Fazenda poderá montar um sistema de emissão de notas fiscais com premiação. Toda NFC-e terá um QR Code, o que poderá incentivar a criação de aplicativos nesse sentido.

Histórico e vantagens da NFC-e
O projeto de Implantação do uso da NFC-e começou em outubro de 2018, com a criação de um grupo de trabalho formado por auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Após a definição do marco regulatório e aprovação junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o Estado de Santa Catarina foi autorizado a adotar o uso deste Documento Fiscal Eletrônico.

A principal vantagem da NFC-e é sua emissão ser realizada por meio de Programa Aplicativo Fiscal, de forma autônoma, sem dependência direta do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Outro ponto positivo é que o uso da NFC-e simplificará o conjunto de obrigações acessórias relacionadas com a escrituração fiscal e contábil das empresas.

 

Secretaria de Estado da Fazenda

Encontro reúne representantes jurídicos de associações

Liderados pelo diretor jurídico da Facisc, André Daher, os representantes jurídicos das associações empresariais do Sistema Facisc reuniram-se novamente nesta sexta (31/7) em reunião virtual do Comitê Jurídico da Federação.

O encontro contou com a participação da coordenadora de projetos especiais da Facisc, Adelita Adiers, que falou ao grupo sobre a proposta de construir em conjunto, entre o comitê de sustentabilidade e o comitê jurídico da Federação, um manual de compliance associativista. “A ideia é construir um conteúdo orientativo, com linguagem acessível às entidades, e que seja baseado na legislação”, destacou Adelita, que também falou sobre a Rede catarinense de compliance, convidando os participantes para o Webinar da Rede que acontecerá em agosto.

A reinvenção da advocacia pós Covid foi outro tema abordado no encontro. Advogada, consultora em gestão estratégica de sociedades de advogados, autora de 16 livros e presidente da comissão especial de gestão, empreendedorismo e inovação da OAB Nacional, Lara Selem, abordou o tema. “Essa pandemia pode ser comparada a um furacão, mas a hora que começamos a entender a situação, conseguimos ficar mais centrados e pensar não só nos problemas mas também nas soluções e adaptações como já passamos em outros momentos ao longo da história da humanidade”.

Segundo a especialista o grande ganho deste momento certamente é de comunicação. “A pandemia trouxe a possibilidade de pararmos e ver o que podemos aproveitar e tirar de aprendizado disso tudo, como por exemplo, o trabalho a distância. “Com certeza teremos mudanças nas relações de trabalho no futuro. Uma das tendências pós Covid será ter equipes técnicas remotas atuando em qualquer lugar do mundo. Não serão raras as equipes atuando em locais diferentes. As escolhas serão mais por qualificação profissional e a gestão será o ponto chave”, pontuou a advogada.

A compra e venda de empresas como uma oportunidade, foi outro tema abordado na reunião pelo especialista, Gualtiero Schlichting. Executivo de fusões e aquisições e conselheiro de governança corporativa, investidor anjo em startups de tecnologia, experiencia multisetorial de nível C em médias e grandes empresas, professor e conferencista, Gualtiero passou a sua experiência para os participantes.

Semana dos Núcleos da ACIRNE acontece de 10 a 14 de agosto

Fortalecimento do associativismo, impulsionar negócios, ações voltadas para a classe empresarial, troca de conhecimentos, compartilhar experiências, inovação, compromisso social, estão entre as ações que serão realizadas na Semana dos Núcleos da Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE, que acontece este ano de 10 a 14 de agosto.

A Associação foi a pioneira na criação deste evento. Esta que é a 6ª edição conta também com atividades online e parcerias de diversas entidades, ressaltando principalmente a união neste momento.

A ACIRNE conta com nove núcleos divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos. Com o objetivo de fortalecer o associativismo, os nucleados promovem novos negócios, trocam ideias, buscam soluções referente a problemas em comum e assim surgem lideranças.

Esta edição da Semana conta com o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Hub Empresarial Catarinense, Programa Empreender e Sebrae.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

– LIVE: 10, 12 e 13/8 – 16h – TransformAÇÃO. Nas esferas cultural, digital e comportamental.

Organização: Núcleo de Gestores de Recursos Humanos.

Apoio: Sesi Rio Negrinho, Núcleo de Profissionais de Recursos Humanos da ACISBS, ACISBS, Núcleo de RH da ACIM e ACIM.

Assista no Youtube, Facebook e Instagram da ACIRNE.

 

– LIVE: 11/8 – 14h30 – Parceiros do Turismo.

Organização: Núcleo de Turismo.

Assista em: Instagram: @acirne_rionegrinho

 

– LIVE: 11/8 – 19h – A crise não é para todos. Momento para reinvenção.

Organização: Núcleo de Mulheres Empreendedoras.

Apoio: Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIM, ACIM, Núcleo da Mulher Empresária da ACISBS, ACISBS, Núcleo da Mulher Empresária de Canoinhas, ACIC, AEI.

Assista em: meet.google.com/ttb-cfhx-jga

 

– LIVE: 12/8 – 19h – Parques Lineares.

Organização: Núcleo Comunitário Contra Enchente e Núcleo de Meio Ambiente.

Assista em: meet.google.com/ttb-cfhx-jga

 

– 13/8 – 14h às 19h – Saúde e Segurança do Trabalho na Comunidade.

Organização: Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho.

Apoio: Brigada de Incêndio Volta Grande, Extintores São Bento, Corsul, Ansell, Hércules e Mak Center.

Local: Mak Center.

 

– LIVE – 13/8 – 19h – Home Office e Segurança da Informação.

Organização: Núcleo de Tecnologia da Informação ACIRNE. Núcleo de Tecnologia e Inovação ACISBS. Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Planalto Norte ACIC. 

Apoio: ACIRNE, ACISBS, ACIC, UKTECH.

Assista em: meet.google.com/ttb-cfhx-jga

 

– 14/8 – a partir das 19h – Galinha com Polenta do Empreendedor.

Organização: Núcleo de Jovens Empreendedores.

Apoio: Pedidos 10.

 

 

 

Norte e Planalto Norte elegem vice-presidente regionais em reunião conjunta

As associações empresariais que compõem as regionais do Norte e do Planalto Norte, elegeram nesta terça-feira, 21/7, os vice-presidentes para comandar as duas regiões nos próximos três anos na Reunião Plenária Regional, que aconteceu de forma virtual. O empresário da Associação Empresarial de Araquari, Alcidir Boaretto, assume a vice-presidência da Regional Norte. Atuante no segmento da construção civil, ele sucede, Sérgio Rodrigues Alves. “Vamos trabalhar juntos neste momento”. Boaretto sucede Sérgio Alves, da Associação Empresarial de Joiniville. Ele agradeceu a parceria realizada ao longo dos anos de mandato regional. “A parceria foi a palavra-chave deste tempo que atuamos juntos. Presidentes das associações, equipes das entidades, diretoria e equipe da Facisc, foi muito produtiva”.

Antonio Tiburske, da Associação Empresarial de Mafra, empresário do setor de engenharia e automação industrial, foi eleito como novo vice-presidente da Regional Planalto Norte. Ele sucede Altair Ruthes de Rio Negrinho. “Assumimos este desafio em um momento difícil, mas vamos trabalhar pelo fortalecimento da nossa região”, destacou Tiburske. O vice-presidente Regional do Planalto Norte, Altair Ruthes, destacou o trabalho que realizou à frente das regionais. “Foram cerca de 500 horas dedicadas ao voluntariado e pela causa empresarial. A missão está cumprida”, destacou Ruthes.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, e outros diretores da Federação, também participaram do encontro virtual. Ele falou da satisfação de atuar como presidente da Facisc e atuar com todas as regiões do estado, em especial a sua região de origem, Planalto Norte. Zulauf destacou a atuação dos diretores da Facisc e presidentes das associações que participaram do evento. “A pandemia nos deixou tão perto como presidentes, como líderes. Estamos mais colaborativos tanto no Sistema, quanto com outras entidades co-irmãs, quanto com Governo. A missão está sendo cumprida, mesmo em um momento tão difícil. Juntos realmente somos mais fortes”.

Norberto Weiss, presidente da Associação Empresarial de Schroeder, ressaltou o compromisso dos empresários que estão à frente das associações. “Precisamos buscar juntos soluções para toda esta questão das restrições às atividades empresariais. Temos uma responsabilidade muito grande neste momento delicado”. O presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Reinaldo de Lima Jr, ressaltou os dois lados tanto a saúde, quanto a economia, têm suas razões, e precisam estar lado-a-lado. “Precisamos caminhar juntos como região para dançar o mesmo ritmo da música e garantir o desenvolvimento sustentável”.

Assuntos institucionais da Facisc foram apresentados pelo superintendente institucional, Gilson Zimmermann. Os consultores de soluções empresariais da Facisc, Diego Scott, e Léo Wordell, apresentaram os dados das regiões, destacaram as ações realizadas na região, de criação de novas soluções, criação e compartilhamento de campanhas de Marketing, suporte aos empresários a capacitações dos colaboradores das associações empresariais. O diretor de Soluções Empresariais, Ciro Cerutti, destacou os resultados alcançados com as soluções no mês de maio e junho. “Esperamos um segundo semestre melhor, mesmo contra algumas previsões pessimistas, somos otimistas e trabalhamos para bons resultados”.

O consultor do Programa Empreender, Adriano Hüebner, explicou as ações realizadas desde o início da quarentena. Destacou ações feitas na área de capacitação dos consultores e mobilização dos empresários do núcleos. “São 100 núcleos nas duas regionais e quase 1 mil empresários”. De 10 a 14 de agosto acontecerá a Semana de Núcleos Empresariais e todos estão convidados a conhecer as boas práticas do Programa Empreender em Santa Catarina.
O Consultor de Atuação Regional, Alberto Zeni, também destacou as ações realizadas no período de março a junho. Falou do apoio no desenvolvimento organizacional e institucional das associações empresariais das regionais. Entre as atividades realizadas, evidenciou a campanha de apoio à cidade de Garuva após ter sido atingida pelo ciclone.
O presidente da Associação Empresarial de Garuva, Gesiel Menezes, falou que se antes a entidade e os empresários já tinham que se superar para correr atrás dos prejuízos da pandemia, agora também têm que superar ainda mais para recuperar os prejuízos causados pelo ciclone. “Vimos muita destruição, mas também vimos muita solidariedade. O clima que vemos aqui é de muita força”.

 

LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados está aí e as empresas têm que se preparar. A entrada em vigor da lei está prevista para este ano e as penalidades serão apenas a partir de maio de 2021, e a Facisc quer ajudar para que todos estejam preparados, por conta disso, durante o evento foi lançado aplicativo LGPD Na Mão. A GDR Consultoria e a MSI Tecnologia criaram o aplicativo para auxiliar às empresas. Baixe para os seus colaboradores para conhecer e mudar a cultura nas empresas. “Temos que cuidar dos dados dos clientes e reforçar a importância de estarmos atentos a esta nova lei”, ressaltou o vice-presidente, Sérgio Rodrigues Alves.

 

Escola de Sucessão
Sérgio Alves apresentou a Escola de Sucessão Familiar que está sendo constituída pela Fundação Empreender (FE). O objetivo é viabilizar uma série de capacitações para as empresas, mas também para as associações empresariais, com a formação dos executivos e futuros presidente das entidades. Uma parceria com a Universidade de Porto vai viabilizar a internacionalização da escola. “Este é o tipo de sonho que não se sonha só”, falou Alves sobre a realização deste projeto.

 

Eleições da Facisc
Durante a reunião, o empresário Sérgio Rodrigues Alves, colocou oficialmente o nome à disposição para ser presidente da Facisc. A entidade terá eleições da diretoria no dia 18 de setembro. Até o final de julho os vice-presidentes regionais serão eleitos pelos presidentes das associações empresariais das respectivas regiões.

 

FACISC

Facisc divulga impactos econômicos do Coronavírus sobre as regiões de Santa Catarina

Os impactos da crise causada pelo coronavírus começaram a ser sentidos em Santa Catarina assim que os primeiros casos de Covid – 19 foram confirmados. Os casos se concentraram nas regiões litorâneas e centrais do estado, Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí, Alto Vale, Sul e Extremo Sul. Imediatamente, com o decreto que impôs a quarentena, a atividade econômica passou a ser afetada. O Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (IPER-SC) registrou queda de – 0,6% na passagem do quarto trimestre de 2019 para o primeiro trimestre de 2020, na série com ajuste sazonal. O economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Alonso Rodrigues, explica que esta é a primeira queda para o trimestre em questão nos últimos quatro anos. “De um lado confirma o ritmo menor de movimento econômico no estado já desenhado durante o ano de 2019, e de outro lado, confirma os primeiros indícios dos impactos do novo coronavírus sobre a economia catarinense”.

Os dados do índice foram complementados com a análise realizada pela Federação dos meses de maio e junho. Segundo o estudo, as atividades econômicas estruturadas no interior foram uma das menos afetadas, principalmente a produção de alimentos e o agronegócio em geral. O acumulado entre os meses de janeiro a maio de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, mostra queda em todos os setores. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) teve redução de -5%. Já a produção industrial de -15,4%. As vendas do comércio -5,1%. O setor de prestação de serviços foi impactado com redução de -9% no volume de serviços prestados. E o setor mais atingido foi o Turismo, com queda de 24,8%.

Para o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, os dados estatísticos são incontentáveis, pois demonstram o que as empresas vêm passando na prática. “Temos a sorte de termos a diversidade de SC, e isso vai trazer sempre um olhar otimista sobre o nosso estado. Na média podemos colher o positivismo nos mais diversos setores de SC. Mas de outro lado temos um aspecto problemático, o do setor do turismo, do social, dos eventos, restaurantes, que está sofrendo intensamente. O turismo é essencial e propulsor do nosso estado. Vemos a possibilidade de respirar quando toda a demanda reprimida, assim que for viável, começar a ser atendida. As pessoas vão voltar e isso é um alento, mas vemos que ainda vai no mínimo mais uns seis meses para se consolidar”, explica.

O lado positivo é que no acumulado de quatro trimestres o estado manteve o ritmo de crescimento de 1,2% e já acumula nos últimos três anos, um crescimento de 7,1% em 2017, 7,1% em 2018 e 1,1% em 2019. O economista explica que Santa Catarina ao sair na frente com a recuperação da crise econômica mais recente (2015-2016), viu seu movimento econômico ser mais expressivo, retardou os efeitos mais negativos da crise, e para o momento atual de pandemia, ser fator competitivo frente a este novo cenário. “2020 se tornou mais desafiador. O momento prescreve que o processo de crescimento econômico esperado para 2020 está comprometido, principalmente no primeiro semestre. É de fundamental importância as ações de mitigação dos efeitos mais severos que esta nova crise trará para que sejam os menores possíveis e que os desafios que o momento apresenta sejam superados de forma a atenuar tais impactos”.

Outros pontos positivos destacados pela análise são: a importância das medidas econômicas adotadas para atenuação dos efeitos negativos da crise, aumento do crédito para as empresas que nos últimos 3 meses cresceram 8,7% em SC, a disponibilização do auxílio emergencial (coronavoucher) na camada da população mais vulnerável e a situação fiscal em Santa Catarina menos delicada que em outros estados. Além disso, o estado tem o segundo menor desemprego do país.

Análise Regional

Variação trimestral – 1° trimestre de 2020/4°trimestre de 2019

Entre as regiões do estado, as que registraram maior crescimento foram as regiões da Serra (5,3%) e Noroeste (4,6%). Por outro lado, as que tiveram maiores quedas foram as regiões do Extremo Oeste (-2,5%) e Grande Florianópolis (-1,6%).

Taxa trimestral – 1° trimestre de 2020/1° trimestre de 2019

Quando comparado a variação do primeiro trimestre de 2020 em relação a igual trimestre de 2019, Santa Catarina registrou crescimento de 1,9%. Com isso, se torna o quarto ano consecutivo de crescimento da performance econômica para o trimestre em análise, maior, portanto do que o obtido em 2019, mas menor do que os registrados nos anos de 2017 e 2018.

Nesta base de comparação, as regiões que registraram maior crescimento foram as regiões da Serra (6,7%), Noroeste (4,3%) e Vale do Itajaí (2,8%). Do lado contrário, as que registraram maiores quedas foram as regiões do Alto Vale (-0,2%) e Planalto Norte (-0,1%).

Variação interanual – Taxa acumulada em 4 trimestres em relação ao mesmo período do ano anterior

O Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (IPER-SC) registrou crescimento de 1,2% no acumulado de quatro trimestres em relação ao mesmo período de ano anterior, registrando assim um resultado superior em 0,1% do que o registrado no último trimestre. Entre as regiões do estado, as que registraram maior crescimento nesta base de comparação foram as regiões Extremo Oeste (5,5%), Serra (4,2%), Oeste (2,6%) e Extremo Sul (2,5%). Por outro lado, as que tiveram maior queda foram as regiões do Noroeste (-2,2%) e Planalto Norte (-0,8%).

 

Projeção para o futuro

Para Zulauf, esses estudos são vitais para estratégias das nossas atividades econômicas. Um dos destaques é a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) feita no material. Segundo a análise, a expectativa real de retomada do PIB para o ano que vem é de 3,5%. “Este ano temos uma previsão de queda de -6,0%. E uma queda deste patamar para um crescimento de 3,5% é uma diferença muito grande. Vai demorar para recuperar 100% do patamar de atividade econômica que estávamos antes desta crise e a recuperação mais vigorosa se projeta de 2021 em diante ”, explica Rodrigues.

CLIQUE PARA VER AS ANÁLISE COMPLETAS 

 

 

FACISC

Em sua 3ª edição, Semana dos Núcleos reunirá boas práticas do associativismo catarinense

Em tempo de desafios, de 10 a 14 de agosto empresários ligados aos  552 Núcleos Empresariais do Programa Empreender da Facisc estarão mobilizados na terceira edição da Semana dos Núcleos Empresariais.

Este ano em versão totalmente digital, o evento proporcionará a divulgação e promoção de ações realizadas no Hub Empresarial Catarinense, compartilhando boas práticas, as ações e atividades desenvolvidas nas Associações do Sistema Facisc, e reconhecendo as conquistas possibilitadas pelo associativismo no estado.

Trazendo pautas como a retomada dos negócios, transformação digital, estratégias de planejamento, exemplos de boas práticas, vendas, sustentabilidade, LGPD, sucessão familiar, serão alguns dos temas comuns aos núcleos e a Facisc que serão abordados no evento que deverá mobilizar o associativismo catarinense.

“Apesar do atual momento em que vivemos, entendemos que é importante dar visibilidade às boas práticas que promovem o desenvolvimento empresarial e o aumento da competitividade por meio da união dos empresários, e assim mostrar que com o Programa Empreender o empresário nunca está sozinho”, destaca Gil Monteiro Goulart, gestor do Programa Empreender.

As ações e atividades serão realizadas em conjunto com as Associações Empresariais com o apoio dos  consultores do Programa Empreender e as informações serão concentradas nos site https://www.semanadosnucleos.com.br/

Procure o consultor do Empreender da sua região e participe:

Adriano Huebner, na Regional Norte e Planalto Norte

Eliane Lopes, na  Regional Meio Oeste e Serra

Lenir Pavan, na  Regional Noroeste e Oeste

Mariane Bergmann, na  Regional Sul, Extremo Sul e Grande Florianópolis

Osvaldo Mota, na Regional Extremo Oeste e

Scheila Mazurek, na  Regional Vale e Alto Vale.

 

FACISC

Energia elétrica foi tema de reunião

A paralisação das atividades industriais por causa da pandemia do Covid-19 gerou uma distorção no mercado de energia elétrica nacional. Mesmo sem ter consumido o insumo, as indústrias tiveram que pagar pelo volume contratado. Em Santa Catarina, o efeito atingiu a concessionária de distribuição, a Celesc, que também teve que cumprir os contratos de assumidos anteriormente. O assunto, incluindo as medidas compensatórias, como a criação da Conta Covid (uma antecipação de receita das concessionárias), foi discutido nesta quarta-feira, 22, durante a reunião online da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, que tratou também do fornecimento de gás natural.

“A pandemia demonstrou necessidade de compartilhamento dos riscos para todos os elos da cadeia. O ônus recaiu sobre as distribuidoras, preservando na íntegra toda a regularidade para os geradores e transportadores de energia”, disse o presidente da Câmara, Otmar Muller. “A conta Covid será paga integralmente pelo consumidor, por meio de aumento da tarifa nos próximos anos”, enfatizou.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a relevância do diálogo permanente com as concessionárias de energia. “São dois insumos importantes para a indústria, por isso é necessário que se discuta e entender as ações relacionadas ao fornecimento de gás e de energia elétrica e essa aproximação é fundamental para manter a competitividade da indústria”, afirmou. Aguiar ainda destacou a campanha “Prefira de Santa Catarina, prefira do Brasil”, de estímulo ao consumo de produtos fabricados no estado e no país. Segundo ele, a mesma campanha fortalece também a Celesc e a SC Gás, tendo em vista que a indústria catarinense é grande consumidora dos insumos energéticos.

O presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, informou que, em por causa da pandemia, a empresa constatou uma redução do consumo e aumento da inadimplência, que impactaram o caixa da empresa. “No dia 10 de abril, a carga caiu em 39%, 40%, como se todas as indústrias tivessem parado”, disse. O aumento do consumo residencial, da ordem de 15%, não compensou tal perda. Segundo Poleto, apenas 15,4% da tarifa corresponde a faturamento da concessionária e o restante representa compromissos contratados pela empresa. Ele explicou que a empresa recebeu R$ 530 milhões da Conta Covid e, com isso, pode parcelar as faturas, ação que já totaliza cerca de R$ 68 milhões e alcança 600 indústrias catarinenses.

O presidente da SC Gás, Willian Anderson Lehmkuhl, explanou que, em função da pandemia, a redução do consumo de gás natural foi de 47% no Brasil e de 46% em Santa Catarina. Mas diferentemente do plano nacional, o consumo no estado está se recuperando, alcançando os níveis de 2019. “Vários clientes estão pedindo o aumento do consumo de gás, ou seja, os negócios estão sendo ampliados. Isso nos coloca em estado de alerta quanto ao limite de nossa infraestrutura, já que o Gasbol tem uma limitação aqui no Sul do Brasil”, disse.

Otmar Muller observou que o contrato de concessão do gás natural precisa ser adequado à nova realidade de mercado, especialmente quanto à regulação para o consumidor livre. No que diz respeito à energia elétrica, além dos aspectos relacionados especificamente à pandemia, Muller destacou ainda distorções como a elevada carga tributária que incide sobre o setor e os subsídios sociais, que acabam gerando um efeito contrário ao desejado. “Isso acaba voltando para o consumidor, pois encarece os produtos e penaliza a indústria, que perde competitividade internacional. A sociedade paga também com a redução de empregos”.

Na reunião também foram apresentados os temas que tramitam no Congresso Nacional e que tratam da Nova Lei do Gás Natural (Projeto de Lei 6407/2013), a Medida Provisória 950/2020 relacionada ao Setor Elétrico e do decreto 10.350/2020 que rege a Conta Covid e regulamenta a Medida Provisória 950/2019.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina