Pedidos de falência caem 15,0% no primeiro quadrimestre de 2017

Dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que os pedidos de falência caíram 15,0% no acumulado do ano (de janeiro 2017 até abril de 2017) em relação ao mesmo período de 2016. Mantida a base de comparação, as falências decretadas recuaram 1,6%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas houve quedas de 28,3% e 18,5%, respectivamente. A tabela 1 resume os dados.

Conforme a expectativa da Boa Vista SCPC, os indicadores continuam apresentando desaceleração quando observados pelos valores acumulados em 12 meses. Diante disto, é possível que as empresas passem a revelar melhores resultados dos indicadores de solvência, uma vez superado o período de baixa atividade econômica, restrição ao crédito, redução do consumo e outros fatores. A tendência é de recuperação da capacidade das empresas arcarem com seus compromissos financeiros.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

 

Fonte: Boa Vista SCPC

Ricardo Amorim estará na Expogestão 2017 para debater o atual momento econômico

A capacidade de decifrar o jargão econômico em um linguajar acessível a todos é o objetivo da palestra “Depois da Tempestade”, de Ricardo Amorim na Expogestão 2017. Reconhecido como economista de veia profética, ele vê com bons olhos o futuro da economia brasileira e a retirada de cena daquela que é considerada a pior crise do século. Em sua palestra, no segundo dia do evento, Amorim irá falar sobre as oportunidades para quem está tentando sair da recessão mais fortalecido do que estava antes dela.

O economista, considerado como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil, pela revista Forbes, fará reflexões sobre o impacto da eleição de Donald Trump para a economia brasileira e a forma como os investidores verão o Brasil até o final do ano. Amorim irá analisar se a queda da inflação é circunstancial ou, ao contrário, é um fantasma que o país não se livrará tão cedo. E ainda, visto que economia e política são inseparáveis, como as lideranças empresariais podem ocupar um espaço mais ativo na governança do país?

Ricardo Amorim tem presença destacada na indústria financeira mundial, atuando há quase 20 anos em Nova York, Paris e São Paulo como economista e gestor de investimentos. Único brasileiro incluído na lista dos mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner, Amorim profere, há anos, palestras sobre economia e tendências no Brasil e exterior. Colunista na revista Isto É, desde 2003 é um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, da GloboNews.

A Facisc é uma das entidades co-realizadoras da Expogestão 2017, evento será realizado de 9 a 11 de maio, em Joinville, e abordará temas que vão de Futuro & Tendências à Ciência da Felicidade, passando por Economia, Empreendedorismo, Inovação & Negócios, Talentos e Competitividade, entre outros. A grade reúne quatro palestrantes internacionais e brasileiros de destaque, como o astronauta Marcos Pontes, o presidente da GE Gilberto Peralta, o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clovis Tramontina e o artista Juarez Machado.

 

Serviço
O quê: Expogestão 2017

Quando: 9 a 11 de maio

Onde: Complexo Expoville, na rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória, em Joinville (SC).

 

Locomotiva Mallet é apresentada à comunidade

Aconteceu no último domingo, dia 30, a inauguração da locomotiva Mallet 204 da ABPF/SC (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) sede de Rio Negrinho. A locomotiva, de fabricação americana do ano de 1950, operou entre as décadas de 1950 e 1980 na ferrovia Tereza Cristina, e foi cedida à ABPF. Em 1994 chegou a sede de Rio Negrinho, onde somente após alguns anos entrou em processo de restauração, período esse que teve fim na última semana.

Na ocasião houve um passeio inaugural até a localidade de Rio Natal, no interior de São Bento do Sul, que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas. Contou também com diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Saúde Vicente Caropreso, e o prefeito de Rio Negrinho Julio Cesar Ronconi, que batizou a locomotiva com um banho de champanhe, juntamente com os diretores da ABPF.

Em seu discurso, Julio parabenizou toda a equipe da ABPF de Rio Negrinho, pelo empenho e dedicação em seu belo trabalho para manter a história da ferrovia viva. “Quem olhava a Mallet 204 antes da restauração, provavelmente considerava uma sucata. E hoje, graças ao esforço de uma equipe que realmente conhece o valor dessas relíquias, esta locomotiva está ativa de forma imponente. Só tenho que parabenizar a ABPF pelo resultado de anos de muito trabalho, não só na restauração da Mallet, mas por toda a preservação do patrimônio que se encontra na estação ferroviária de Rio Negrinho”, comentou Julio, que também frisou a importância da ABPF em Rio Negrinho, a qual atrai grande número de turistas mensalmente.

A Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, participou da solenidade de inauguração e destacou a importância desse momento. “Esse momento é um marco para Rio Negrinho. A locomotiva a vapor que é a única desse modelo na América Latina, irá trazer um número ainda maior de visitantes para Rio Negrinho e movimentar o município como um todo. Parabenizamos a toda equipe da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, em especial ao Ralf, James e Marlon Ilg, que também atua na ACIRNE e trabalham conosco em grande parceria”, destaca.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Rineplast recebe moção de aplauso pelos 30 anos

Com moção assinada pela Vereadora Liliana Aparecida Schroeder Jurich, Presidente Ronei José Lovemberger e Vereadores Abel Hack, Ildefonso Pilati, Ineir Miguel Mittmann, Luciano Alves, Pablo Ricardo Ribeiro, Silvio Kuss e Willian Righetto, a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, com amparo no artigo 120 do Regimento Interno, realizou uma moção de aplauso a empresa Rineplast, pela passagem dos seus 30 anos.

As congratulações foram recebidas na Sessão Itinerante, realizada na quarta-feira, 26, no salão da Igreja Santa Rita de Cássia, bairro Industrial Norte, pelas três décadas de trabalhos em Rio Negrinho. Os diretores e funcionários estiveram presentes na reunião e receberam ao final do encontro um certificado do Poder Legislativo. Fundada em 24 de abril de 1987, a RINEPLAST atua em diversos segmentos de mercado. Processos de injeção, sopro, extrusão, injection blow e injection stretch blow além de acabamentos com serigrafia, tampografia ou hot stamping que valorizam ainda mais as embalagens e realçam os produtos fabricados pela empresa. A empresa conta com um parque fabril de aproximadamente 5.000 m2 de área construída em um terreno de 18.000 m2, localizada no bairro Industrial Norte.

Neste momento de comemoração, a ACIRNE parabeniza a RINEPLAST e a todos aqueles que fizeram parte desta história e que construíram uma trajetória de sucesso, possibilitando conquistas, gerando empregos e fortalecendo a economia como um todo. Agradecemos a parceria na Associação Empresarial de Rio Negrinho, inclusive com o Diretor Industrial, Mario Sergio Zilli Bacic, sendo Presidente nos anos de 1999 e 2009. Parabéns pelos 30 anos.

Especialistas internacionais do mundo empresarial participam da Assembleia da Facisc na Expogestão

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, reunirá no dia 10 de maio cerca de 230 participantes entre os quais diretores, consultores e em torno de 90 presidentes de Associações Empresariais (ACIs) para participarem do Conselho Diretor (Assembleia de Presidentes), que será realizado em Joinville (SC), na Expoville, durante a Expogestão.

Representantes de entidades internacionais do mundo empresarial como BID, Cainco, Eurochambres e Instituição Francesa ECTI são algumas das entidades estrangeiras convidadas para participar da Assembleia e das Academias Al Invest. São eventos abertos aos convidados da Facisc e aos interessados em geral da Expogestão.

Na programação da Assembleia, pela manhã do dia 10, terá o lançamento do Relatório de Sustentabilidade, do aplicativo Hora Voluntário, a apresentação dos balanços financeiros da Federação, e também posição sobre o andamento da construção da nova sede da FACISC.

Na parte da tarde, a FACISC promoverá as Academias AL Invest 5.0, com apresentações técnicas e temáticas do funcionamento desse programa internacional criado pela União Europeia e coordenado pela CAINCO a qual a Federação está inserida. E, à noite, será realizado o Encontro da Rede de Notícias da FACISC, com os comunicadores que integram o Sistema. No dia 9, às 19h, a FACISC realizará o workshop sobre Educação Financeira.

“Aproveitamos a ExpoGestão, o maior evento empresarial do Sul do País e um dos principais do mundo corporativo, para a realização de um encontro enriquecedor com nosso Sistema, promovendo a Reunião do Conselho Diretor e o Almoço de Negócios, além de lançamentos importantes como o Relatório de Sustentabilidade, o APP Voluntário e o inédito curso online na FACISC sobre Educação Financeira, sendo apresentado por um workshop específico”, afirmou o presidente da Federação, Ernesto João Reck.

 

Confira a programação prévia:

Dia 9/5
14h:
Abertura oficial da Expogestão
19h: Workshop sobre Educação Financeira (sala 3)

Dia 10/5
9h30 às 13h: Reunião do Conselho Diretor (Assembleia de Presidentes):
-Participação de especialistas internacionais do BID, Cainco, Eurochambres, ECTI.
-Lançamento do Relatório de Sustentabilidade e APP Voluntário
-Relatórios financeiros da Federação
-Situação da construção da nova sede da FACISC.
13h: Almoço de Negócios
15h às 17h: Academias Al Invest:
– Estratégias de Visibilidade da Cainco
– Responsabilidade Social
– Empoderamento das Mulheres
– Metodologias para gestão empresarial
18h às 19h30: Encontro da Rede de Notícias FACISC.

 

FACISC

Liderança e metas foi o tema do 1º módulo do PGVE

Iniciou na quarta-feira, 26, na Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) com o primeiro módulo abordando liderança e metas, ministrado pelo professor José Waldo Camurça, que repassou aos participantes a questão da liderança na parte comercial, na captação de clientes, no atendimento e como lidar com determinadas situações e diferentes perfis.

Hoje o case de sucesso é com o empresário Edmilson Mirek, Coordenador Geral da Bridgestone Bandag, fábrica localizada em Mafra/SC. Ele conta um pouco para os participantes alguns detalhes da empresa e a atuação no mercado. Edmilson é engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, possui pós-graduado em gestão da qualidade e produtividade e MBA em executivo de negócios.

PGVE

Dividido em oito módulos, o programa tem duração de até 12 meses e conta com professores, na maioria com experiência na área empresarial e com atuação na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além de abordar conceitos, ferramentas e estudo de caso, cada módulo terá um momento para o depoimento de um empresário convidado. No fim, também haverá um mentoring, ou seja, uma visita estruturada em uma empresa para ver na prática como o conteúdo teórico funciona. O Programa é desenvolvido pela Fundação Empreender, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e conta com o apoio da UNISOCIESC. O próximo encontro do PGVE acontece nos dias 24 e 25 de maio no auditório da ACIRNE.

 

Fonte: ACIRNE

Empresários falam sobre o Fundo para Infância e Adolescência

Na terça-feira, 26, alguns empresários de Rio Negrinho receberam a visita da Secretária Executiva dos Conselhos, Lourdes da Silva Souza Pires, o Consultor da Associação Empresarial de Rio Negrinho, Junior Sobczack, o integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores, Marcélo Nunes Filho e os Conselheiros: Katilaine Hack, Rozelaine Sodré, Azilde Schoen e Patrícia Valério, que na ocasião conversaram sobre as doações para o Fundo para Infância e Adolescência – FIA. O Fundo foi previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como forma de captar recursos para execução de políticas, ações e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. É gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, órgão que define as prioridades para aplicação dos recursos. É um Fundo Público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os contribuintes podem fazer doações para o FIA direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Na forma de pessoa física que declara no modelo completo, poderá deduzir até o dia 28 de abril, 3% do imposto devido apurado na declaração a ser entregue. Outras informações podem ser obtidas pelo CMDCA,no telefone 3644-6049.

Brasileiros já pagaram mais de R$ 700 bilhões em impostos em 2017

No ano passado, essa mesma quantia foi arrecadada em 3/5, ou seja, nove dias depois. “O crescimento da arrecadação de um ano para outro decorre da retomada de atividade de alguns setores da economia brasileira, embora ainda em patamar baixo. A expectativa é de que uma recuperação mais consistente produza efeito positivo na arrecadação, o que mostra, assim, que não há necessidade de elevação de tributos. Pelo contrário: qualquer aumento pode prejudicar a atividade econômica e, consequentemente, a própria arrecadação”, diz Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Os números informados pelo Impostômetro representam o total de impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros desde o início do ano. No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar os valores arrecadados em todos os estados e municípios, e também por período e categoria (produção, circulação, renda, propriedade). O painel foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista.

 

Fonte: Asssessoria de Imprensa ACSP

Santa Catarina é o Estado que mais cresce economicamente no país, segundo FACISC

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina lançou na segunda-feira, 24/4, a oitava edição da Carta de Conjuntura, uma publicação quadrimestral que apresenta um levantamento de indicadores relevantes da conjuntura econômica catarinense comparados com dados nacionais, além de fazer uma abordagem macroeconômica brasileira e internacional. Na Carta, a entidade analisa o desenvolvimento de Santa Catarina perante outros Estados, baseada em dados estatísticos.

O vice-presidente da Indústria da FACISC, André Gaidzinski, destaca que Santa Catarina já demonstra celeridade para sair da crise econômica. “Nosso Estado já registra um crescimento notório no setor da indústria (4,8%), no comércio (8,4%) e no setor de turismo (6,5%). Apenas o setor de serviços registrou queda nesse primeiro bimestre do ano (-9,10%%)”. Outros dados analisados na Carta mostram que a taxa de desemprego caiu 0,5 pontos percentuais nos últimos dois trimestres e Santa Catarina foi líder na geração de empregos formais dentre os estados brasileiros nos dois primeiros meses de 2017. “Por conta desses dados vemos que Santa Catarina se destaca. Sentimos isso no dia-a-dia também nas nossas empresas e no mercado como um todo”.

Como resultado deste crescimento, o Índice de Atividade Econômica em Santa Catarina aumentou 5,70% no primeiro bimestre de 2017. “Foi o maior resultado para esse indicador no país”, alerta Gaidzinski. Além disso, os empresários catarinenses também já ensaiam a recuperação da confiança na economia. “Vale ressaltar que Santa Catarina não apresentou grandes vulnerabilidades nas contas públicas como ocorreu em outros estados, ponto determinante que também contribui para uma maior estabilidade da economia estadual”.

Para o economista da FACISC, Leonardo Alonso, é necessário colocar em evidência o tamanho da retração econômica no Brasil, que já dura dois anos contínuos. “Entre 2015 e 2016, o PIB (que mensura o nível de atividade econômica) recuou 7,2%, indicando o impacto gerado pela crise no Brasil. Com a economia em crise, os reflexos se deram em todos os setores, demonstrando quedas sucessivas de produção, vendas e empregos. Porém, apesar da retração econômica, a análise da conjuntura recente nos evidencia que os impactos mais severos da crise já se revelaram”, destaca.

Alguns apontamentos atuais sinalizam que as quedas generalizadas sobre os setores da economia estão se atenuando e alguns indicadores apontados na carta evidencia essa observação. “No primeiro bimestre de 2017, a produção da indústria no Brasil, por exemplo, cresceu 0,3% em relação a 2016 e, especificamente em Santa Catarina cresceu 4,8%. Também já se observa o próprio avanço do processo de queda de inflação e juros no país”, explica Alonso.

Para o economista, outro fator não destacado nesta carta, mas que se pode levar em consideração, é o índice que mensura a percepção do risco no país. “O risco Brasil vem reduzindo nos últimos meses. Essa situação é crucial e evidencia menor grau de instabilidade econômica e financeira”. Além disso, tanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa, bem como o índice BOVESPA (principal índice do mercado de capitais brasileiro) estão avançando desde o terceiro trimestre de 2016. “Esses instrumentos são fundamentais para a volta da estabilidade econômica e também para a volta do crescimento do país, que já deve ocorrer em 2017, que apesar de pequeno, já afasta o país do eixo recessivo. As projeções apontam que o PIB brasileiro cresça 0,40% em 2017 e 2,5% em 2018, segundo relatório FOCUS”.

Para Gaidzinski, mesmo diante desses fatos é necessário ter cautela quanto ao momento atual. “Não se pode ignorar os entraves que o cenário político e econômico tem gerado na sociedade como um todo. Além disso, temos que levar em consideração o cenário externo, com um novo governo nos Estados Unidos, eleições presidenciais na Europa e com a economia mundial com grandes dificuldades de voltar a crescer em níveis consideráveis. Esses fatores conduzem a um grau maior de incertezas e previsibilidade sobre os rumos da economia mundial no curto e médio prazo”.

FACISC

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina é o maior sistema empresarial voluntário e que tem a maior capilaridade de Santa Catarina. Reúne cerca de 35 mil empresas dos mais diversos segmentos: comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócios, turismo, profissionais liberais, entre outros, através de 146 associações empresariais presentes em 220 municípios do Estado.

Acesse a publicação através do link https://facisc.org.br/economia/

 

Fonte: FACISC

Programa Geração Empreendedora será realizado em Rio Negrinho

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC – acaba de divulgar a relação das cidades selecionadas para desenvolver o Geração Empreendedora, programa que já está em sua terceira edição e é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares com o objetivo de estimulá-los e orientá-los para o desenvolvimento do empreendedorismo e da cultura associativista. Neste ano, 21 Associações Empresariais de cidades catarinenses filiadas à Facisc foram selecionadas para participar do programa, entre elas Rio Negrinho. O programa acontece por etapas ao longo do ano e é desenvolvido em parceria com as Associações Empresariais por meio dos empresários voluntários dos Núcleos de Jovens Empreendedores do Cejesc e Núcleos das Mulheres Empresárias do Ceme, que assumem o papel de multiplicadores. A partir de um modelo de oficinas, os estudantes acompanham o dia a dia dos empresários e aprendem sobre processos de produção e gestão, além de interagir e integrar o sistema associativista a partir da participação nos núcleos presentes nas associações empresariais.

Cidades selecionadas

Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Maravilha, Iporã do Oeste, Araranguá, Florianópolis, Tijucas, Palhoça, São Lourenço do Oeste, Anchieta, Pinhalzinho, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Correia Pinto, São Joaquim, Lages, Braço do Norte, Tubarão, Pomerode, Balneário Camboriú e Joinville.