FACISC promove debate sobre associativismo e integridade e apresenta edição revisada do código de conduta

Ética, integridade e transparência são princípios associativistas, e a disseminação e implantação desta cultura é um trabalho de mão dupla, que ocorre com a participação de todos os atores envolvidos, ou seja, lideranças, entidades, colaboradores, parceiros e associados.

Para abordar este tema tão importante nos dias de atuais e estimular que as lideranças associativistas e empresariais intensifiquem posturas éticas e íntegras em suas relações institucionais, a Facisc promoveu nesta quarta-feira (05/05) a live Associativismo e integridade. No encontro também foi lançada a edição revisada do Código de Conduta e Ética da Federação.

Conduzido pela gestora de projetos especiais da Federação, Adelita Adiers, o encontro contou com a participação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, do diretor de sustentabilidade, Eliandro Pazin, e o diretor jurídico, João Joaquim Martinelli que expuseram suas percepções sobre o tema.

“Cada vez mais nos consolidamos como referência no associativismo e diante deste contexto e responsabilidade fica evidente a importância de darmos o exemplo, principalmente em relação a ética e integridade e transparência que materializamos no nosso código de conduta reeditado. Esta é a forma de contribuirmos com os associados e disseminar as boas práticas de gestão”, destacou o presidente na abertura do encontro.

“Temos que reforçar nosso posicionamento sobre integridade e compliance principalmente para estimular as lideranças associativistas e empresas associadas para que continuem atuando neste caminho e disseminem nossa postura ética nos relacionamentos entre todas as partes envolvidas. A integridade e a ética são essenciais para a sustentabilidade e tem que estar no centro da estratégia tanto das empresas quanto das associações.”, ressaltou o diretor de sustentabilidade da Federação, Eliandro Pazin.

“A Facisc não é apenas um CNPJ, é formada de pessoas que vem de diferentes regiões e tem diferentes formações e conceitos sobre ética, mas independente do conceito individual, na Federação temos que ter um único conceito e uma única direção. Por isso desejamos que o nosso código de ética não seja apenas um documento na homepage mas um livreto de conduta uniforme pois assim teremos longevidade”, pontuou o diretor jurídico, João Joaquim Martinelli.

“Estamos passando por uma “tempestade perfeita” e é uma oportunidade para termos atitudes coerentes que traduzam a boa convivência e o desenvolvimento moral. Quando partimos para iniciativas em prol dos associados estamos evoluindo para toda uma sociedade e o exemplo que deixamos é um legado. Por isso nosso trabalho do código de conduta e ética é tão importante”, enfatizou o presidente.

“Sem sombra de dúvidas o cumprimento dos valores que temos definidos e a prática da ética são fundamentais no nosso dia a dia. Temos que ser exemplo e cumprir com nossos compromissos perante o Sistema empresarial para que estes conceitos cheguem aos associados e a sociedade, pois precisamos que essa rede se una para levar mudanças a sociedade”, completou o superintendente institucional da Facisc, Gilson Zimmermann.

O código de conduta foi produzido pelo Comitê de sustentabilidade em 2018, por técnicos e diretores da federação e é revisado a cada nova gestão. Para esta edição foram incluídos alguns pontos observados a partir das práticas e também orientações aos públicos diversos voltadas as redes sociais, proteção de dados e a interação com agentes públicos. ”Não se trata apenas de criar regras, mas comunicar valores para fortalecer esta cultura no meio associativista”, ressaltou a coordenadora Adelita Adiers.

Para acessar o código de ética clique https://www.facisc.org.br/publicacoes/

E para assistir a live clique em https://www.youtube.com/watch?v=_HokOtfKJtY

Núcleo de turismo alavanca sinalização em Rio Negrinho

O projeto de sinalização turística promovido pelo Núcleo de Turismo da ACIRNE, finaliza mais uma etapa. A proposta iniciada em 2018, por meio de uma parceria público-privada, proporcionou reforçar a identidade do município priorizando o eixo histórico-cultural do centro urbano, integrando a experiência entre o morador e turista, fortalecendo o circuito turístico e implantando a sinalização entre as áreas urbana e rural.

As placas além de indicarem as rotas, proporcionam o estímulo para a visitação de pontos turísticos, englobam informações históricas, padronizam o visual, oferecendo segurança e ao mesmo tempo receptividade.

Com 90% da instalação já concluída, nesta semana serão realizados os últimos ajustes do projeto. Ao todo foram 27 placas instaladas, nos modelos de solo, conjunto integrado e semi-pórticos, totalizando R$ 24.137,26.

Com dois anos de projeto, os empresários custearam a parte de impressão e o setor público, Prefeitura, ficou responsável pelo projeto técnico e instalação.

O coordenador do núcleo de turismo, Gilson Pedro Stoeberl, ressalta a importância da sinalização para o município. “É de extrema importância a sinalização, cada vez mais temos pessoas de fora em nosso município, contribuindo com diversas áreas em Rio Negrinho”, destaca.

A Presidente da ACIRNE, Casciane Antunes, enfatiza a união de todos diante do projeto. “Este é um grande projeto e contínuo, sendo mais uma ação do núcleo de turismo com resultados extremamente positivos para a nossa cidade”.

Decreto permite transição para retorno de serviços e eventos no estado

Com a publicação do Decreto nº 1.267/2021, no Diário Oficial desta sexta-feira, 30, o Governo do Estado inicia uma política efetiva de equilíbrio entre as necessidades socioeconômicas e o combate à pandemia em Santa Catarina. O texto que começa a valer a partir deste sábado, 1º de maio, prevê novas alterações relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos e à realização de eventos sociais.

A governadora Daniela Reinehr destaca que os resultados obtidos nos últimos 30 dias, com a ampliação e a agilidade na vacinação, promoveram melhora significativa nos indicadores relacionados à pandemia. “Aceleramos a vacinação e estamos concluindo o grupo prioritário de 60 anos ou mais”, disse. E reforça que, para continuar avançando na redução de contágio da Covid-19 e suas variantes, é fundamental que a população colabore com a estrita observância das normas sanitárias.

“É importante reforçar que os protocolos sanitários continuam valendo e é imprescindível que cada cidadão faça a sua parte, seguindo as normas sanitárias e os cuidados com a saúde individual e coletiva, visto que o problema ainda existe. Precisamos retomar a vida com a maior normalidade possível e em segurança”, disse a governadora.

A partir de agora, o horário de consumo de bebida alcoólica no estabelecimento comercial foi estendido para as 23h, nos níveis gravíssimo e grave, e para a meia-noite, no nível alto. O novo decreto permite a realização de eventos sociais, como casamentos e aniversários, até às 23h nos níveis gravíssimo e grave, desde que cumpridos os regramentos da Portaria SES nº 455, publicada nesta sexta-feira, 30. Consideram-se eventos sociais aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso.

Casas noturnas, boates e pubs poderão abrir no nível gravíssimo e grave, utilizando apenas o espaço do salão para realização de eventos sociais, com limite de ocupação e funcionamento das 6h às 23h. Confira todas as alterações abaixo.

Da mesma forma, congressos, palestras e reuniões de qualquer natureza podem ocorrer das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave, novamente com cumprimento da Portaria SES nº 455.

O escalonamento do horário de funcionamento de comércio e outras atividades, que limitava a ocupação em 25%, agora permite uma capacidade de 50% para piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos; parques temáticos e zoológicos; áreas de uso coletivo em hotéis e similares; e demais atividades e serviços privados não essenciais. Demais estabelecimentos não terão limite de ocupação ou estão regrados por portarias (veja tabela abaixo).

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explica que a abertura de algumas atividades só pode ser repensada porque foram criadas normas específicas para seu funcionamento, ouvidos os setores. “Na prática, o que está sendo feito é a abertura gradual e responsável de atividades com base no regramento seguro. É importante que cada um tenha ciência e comprometimento com as normas para que a gente não venha a retroceder mais à frente. A responsabilidade individual e coletiva é fundamental para vencermos essa pandemia”, afirmou. As medidas valem até 17 de maio de 2021.

O quem muda com o decreto nº 1.267/2021

Em vigor a partir de 1º de maio de 2021


– Até 30 de junho de 2021

  • Fica suspenso o acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas

 

– Até 17 de maio de 2021

CASAS NOTURNAS, BOATES, CASAS DE SHOWS, PUBS E AFINS

RISCO GRAVÍSSIMO

  • Poderão, excepcionalmente, usar o espaço do salão para realização de eventos sociais
  • Limite de ocupação de até 100 pessoas
  • Permissão de funcionamento das 6h às 23h

>>> Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021)

RISCO GRAVE

  • Poderão, excepcionalmente, usar o espaço do salão para realização de eventos sociais

Limite de ocupação de até 150 pessoas

  • Permissão de funcionamento das 6h às 23h

>>> Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021)

RISCO ALTO

  • Permissão de funcionamento das 6h à meia-noite

>>> Seguir as regras da Portaria SES nº 1.024 (30/12/2020)

RISCO MODERADO

  • Permissão de funcionamento conforme horário fixado do alvará do estabelecimento

>>> Seguir as regras da Portaria SES nº 1.024 (30/12/2020)

EVENTOS SOCIAIS

Casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, festas infantis e afins

  • Permissão de funcionamento das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave

>>> Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021)

CONGRESSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, REUNIÕES

De caráter público ou privado

  • Permissão de funcionamento das 6h às 23h nos níveis gravíssimo e grave

>>> Seguir as regras da Portaria SES nº 455 (30/04/2021)

PARQUES, PRAÇAS, BALNEÁRIOS, JARDINS BOTÂNICOS E PRAIAS

  • Permitida permanência de pessoas sozinhas ou em grupos pequenos
  • Proibida concentração e aglomeração de pessoas

BEBIDAS ALCÓOLICAS

  • Proibido fornecimento com consumo no próprio estabelecimento nos níveis gravíssimo e grave, das 23h às 6h, e no nível alto, da meia-noite às 6h

SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

Cafeterias, casas de chás e sucos, lanchonetes, confeitarias, sorveterias, lojas de conveniências, restaurantes, pizzarias, churrascarias, cantinas, bares e afins

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 453 (30/04/2021)

RISCO GRAVÍSSIMO E GRAVE

  • Permissão de funcionamento das 6h às 23h

RISCO ALTO

  • Permissão de funcionamento das 6h à meia-noite

RISCO MODERADO

  • Permissão de funcionamento conforme horário fixado do alvará do estabelecimento

FUNCIONAMENTO DAS SEGUINTES ATIVIDADES DAS 6H ÀS 22H

TODOS OS NÍVEIS DE RISCO

Academias

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 713 (18/09/2020)

Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos

  • Limite de ocupação simultânea de 50%

Parques temáticos e zoológicos

  • Limite de ocupação simultânea de 50%

>>> Seguir regras da Portaria nº 391 (05/06/2020)

Cinemas, teatros e circos

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 1.010 (28/12/2020)

Museus

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 1.001 (23/12/2020)

Igrejas e templos religiosos

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 1.002 (23/12/2020)

Área de uso coletivo em hotéis e similares

  • Limite de ocupação simultânea de 50%

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 1.023 (30/12/2020)ma

Eventos públicos na modalidade drive-in

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 90 (29/01/2021)

Shoppings, centros comerciais, galerias e comércio de rua em geral

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 84 (29/01/2021)

Feiras, exposições e leilões

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 999 (23/12/2020)

  • Mediante análise técnica e aprovação da Secretaria de Estado da Saúde

Parques aquáticos e complexos de águas termais

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 998 (23/12/2020)

Demais atividades e serviços privados não essenciais

  • Limite de ocupação simultânea de 50%

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

  • Fica proibido o atendimento ao público em qualquer estabelecimento, nos níveis gravíssimo e grave, das 23h às 6h, e no nível alto, da meia-noite às 6h, com exceção de:

Farmácias, hospitais e clínicas médicas; serviços funerários; serviços agropecuários e veterinários; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; estabelecimentos com atendimento exclusivo de tele-entrega; postos de combustíveis; locais dedicados à alimentação ou hospedagem de transportadores de cargas e passageiros situados em estradas e rodovias; e hotéis e similares.

TRANSPORTE COLETIVO

Urbano municipal, intermunicipal e interestadual

Mantidas todas as linhas e itinerários

>>> Seguir regras da Portaria SIE/SES nº 22 (11/01/2021)

RISCO GRAVÍSSIMO

  • Limite de ocupação de 50%

RISCO GRAVE

  • Limite de ocupação de 70%

RISCO ALTO E MODERADO

  • Limite de ocupação de 100%

EMBARCAÇÕES DE ESPORTE E RECREIO

TODOS OS NÍVEIS DE RISCO

  • Limite de ocupação de 50% da capacidade
  • Proibido amadrinhar embarcações

AGÊNCIAS BANCÁRIAS, CORRESPONDENTES BANCÁRIOS, LOTÉRICAS E COOPERATIVAS DE CRÉDITO

>>> Seguir regras da Portaria SES nº 86 (29/01/2021)

SUPERMERCADOS

TODOS OS NÍVEIS DE RISCO

  • Limite de acesso de 2 pessoas por família
  • Ocupação simultânea de 50% da capacidade do estabelecimento
  • Funcionamento das 6h às 23h

ATENÇÃO!

  • Ambientes públicos devem disponibilizar avisos com as regras aplicadas ao estabelecimento
  • Proibida a aglomeração em qualquer ambiente, seja interno ou externo
  • Todas as atividades devem observar os protocolos e regramentos sanitários específicos estabelecidos pela Secretaria da Saúde.

 

sc.gov.br

Criação da Rede de Segurança Comercial

A Presidente da ACIRNE, Casciane Antunes e o Presidente da CDL, Yuri Zipperer, estiveram na tarde de terça-feira, 27, com a Polícia Militar para conversar sobre a criação da Rede de Segurança Comercial em Rio Negrinho.

A Rede é realizada a partir de uma parceria entre Policiais Militares e Empresários, promovendo a interação e troca de informações referente a prevenção de crimes patrimoniais e contra a fé pública, tornando Rio Negrinho um dos municípios pioneiros na implantação do programa.

Baseada na Rede de Vizinhos, proporcionará maior sensação de segurança aos proprietários, colaboradores e clientes dos estabelecimentos, por meio de consultorias preventivas, troca de informações, aproximando ainda mais a Polícia Militar da comunidade.

Será realizada uma reunião online na terça-feira, 11 de maio, às 7h30, no qual os empresários poderão obter mais informações sobre o projeto.

Realize o seu cadastro através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegd3GZoS5FIh_3ngKTh3TrDPxI4bqzKokCen9toAPThNL4dQ/viewform

 

Fonte: PMSC Rio Negrinho

Relator trabalha para votar a reforma administrativa no final do 1° semestre

O deputado federal Darci de Matos, relator da reforma administrativa, disse que trabalha com a perspectiva de colocar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em votação no plenário da Câmara dos Deputados no final do primeiro semestre. “Ou fazemos esse ano ou não fazemos mais, porque no ano que vem teremos eleição. Esse é o momento de tocarmos a reforma para que o país possa voltar a respirar”, disse ele, que participou de forma  virtual da reunião de diretoria da Federação das Indústrias (FIESC), nesta sexta-feira, dia 23.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) está elaborando uma proposta com sugestões do setor produtivo para a reforma. “Vamos enviar, na próxima semana, um documento com as proposições da FIESC e do COFEM. Sem sombra de dúvida, o que se busca é a melhoria da eficiência do Estado. E isso passa, necessariamente, pela aprovação da reforma administrativa. Então, conte com nosso apoio para que ela seja aprovada ainda este ano”, afirmou.

Darci observou que a retomada econômica é fundamental, mas ela depende da aprovação das reformas estruturantes. “A reforma administrativa vai enxugar o poder público no Brasil e se reveste da maior importância porque vai proporcionar uma economia de R$ 300 bilhões em dez anos. Entendemos que este é o momento para fazermos. Estamos vivendo um colapso do serviço público no Brasil, que, infelizmente, é oneroso e lento”, declarou.

O parlamentar informou que há um cronograma definido para dar andamento à reforma, com a realização de sete audiências públicas que vão até 14 de maio. A primeira audiência está agendada para segunda-feira, dia 26, às 14 horas. “Em seguida, desejo apresentar o meu relatório pela admissibilidade da reforma”, completou. Ele explicou que, com a reforma, o objetivo é aumentar a produtividade, gerar economia e digitalizar o setor público. “A reforma vai na linha do que os países desenvolvidos já fizeram há algumas décadas. Nosso desejo é modernizar para oferecer um serviço de qualidade”, finalizou.

 

FIESC

Confira os restaurantes participantes do Circuito Gastronômico Sabores Regionais

Pratos diferenciados e deliciosos. Rio Negrinho inicia no dia 24 de abril, seguindo até 15 de novembro, o 1º Circuito Gastronômico Sabores Regionais. A cultura e história gastronômica de Rio Negrinho e região estarão ainda mais presentes todos os sábados.

O evento é uma realização do Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Rio Negrinho (ACIRNE) com apoio da Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Os pratos podem ser consumidos nos estabelecimentos participantes de acordo com o horário de funcionamento e também haverá a opção de delivery por meio do aplicativo Pedidos 10, sem custo de taxa de entrega. Os valores dos pratos variam de R$ 29,90 a R$ 69,90.

O início deste evento no dia 24 de abril engloba o aniversário da cidade. Ao visitar o local e escolher o prato que engloba o Circuito, será possível conhecer toda a história e os ingredientes utilizados. Por delivery haverá também um selo de identificação com todo o histórico do produto.

 

BEATRICE PATISSERIE

PRATO: Combo Ethnien.

Servirá o Combo Ethnien com itens da culinária italiana, alemã e polonesa. Bruschetta de linguiça Blumenau com pão colonial de malte, cuca de amoras serranas com chocolate branco e o Babka de chocolate.

Horário de atendimento para o sábado dia do evento: das 10h às 18h30
Rua: Prefeito Hugo Fischer, 450 – Bela Vista.
Instagram: @beatricepatisserie_

Ethnien, do alemão, Etnias! Elaboramos um combo que traz a essência da nossa região, com itens da culinária italiana, alemã e polonesa. A Bruschetta de linguiça Blumenau com pão colonial de malte. A cuca de amoras serranas com chocolate branco, premiada como a melhor cuca alemã na 29ª Oberlandfest, e o Babka de chocolate, que em ucraniano significa avó, que traz todo o aconchego doce dos nossos ancestrais. Tudo isso acompanhado de café ou suco.

 

CAFÉ NO BULE PUB & GRILL

PRATO: Porco na Lata

O método de conservação da carne de porco muito utilizada na região há anos atrás quando não se tinha energia elétrica para conservar, consiste em deixar pedaços de porco fritos totalmente imersos em sua própria gordura (banha). Estamos servindo essa “iguaria” junto com pão feito em forno a lenha, um molho base de raiz forte, uma conserva (picles) de cebola roxa e uma pimenta caseira.

 

 

Horário de atendimento: a partir das 18h30min.
Rua Carlos Weber, 321, Centro.
Instagram: @cafenobulepubgrill

 

CAFÉ BOUTIQUE CEDRO ROSA

PRATO: Delícias da Colônia

Um dos sabores mais marcantes é o da linguiça spztiner feita aqui, mista e pura, com sabores inesquecíveis e surpreendentes. Com um novo formato, a receita que é uma novidade e exclusiva do Café Cedro Rosa, vem para o Circuito Gastronômico Sabores Regionais com ingredientes especiais, o pinhão, o queijo colonial e a banoffe. Prato totalmente exclusivo, elaborado com inspiração em técnicas, temperos, com toda uma história também criado dentro do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL – e contendo ingredientes reconhecidos de nosso município. Como é o caso do Pinhão, esclusivo de nossa região altamente explorado em nossa culinária. 6 pastéis pequenos de linguiça spztiner com farofa de pinhão e queijo colonial, e dois minis banoffes com crumble de pinhão.

 

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 9h até as 19h30
Rua Jorge Zipperer, 343 – Centro.
Instagram: @cafecedrorosa

 

CONFRARIA DA BRASA

PRATO: Tafelspitz

“Finas fatias de picanha cozidas lentamente em caldo de legumes, molho branco de raiz forte produzida em Rio negrinho e maçã, batata sauté na manteiga e salsinha. Salada mista com alface, tomate cereja, cenoura ralada e finas fatias de pimentão, regado ao vinagrete da casa”. Tafelspitz é picanha cozida lentamente em caldo de carne/legumes servido com um molho de rábano (raiz forte) e maçã. É um prato clássico da cozinha vienense e popular em toda a Áustria e no estado alemão vizinho da Baviera. Lembrando que a raiz forte é o ingrediente principal do molho, a qual é produzida por vários colonos da nossa rio negrinho. Inclui entrada prato principal e acompanhamento de salada.

Horário de atendimento: quarta a sábado, 17h às 22h. Domingos: 10h às 13h30.
Rua Adolfo Konder – Ceramarte.
Instagram: @confrariadabrasa

 

DALLAS BURGER BAR

PRATO: Risoto Poróblul

Linguiça blumenau, Arroz arbóreo, alho poró, queijo parmesão e colonial, coraçãozinho de frango, tomate cereja. Nosso prato será risoto poróblul , tipicamente italiano vem numa preparação pensado para um festival de sabores,com queijo de produção artesanal, linguiça tipicamente regional e alho poró fresco! Acompanhado ainda de coração de frango (também de produção local) salteados na manteiga com tomates cereja!

Horário de atendimento: terça a domingo, das 18h às 23h.
Rua Pedro Simões de Oliveira, 576 – Centro.
Instagram: @dallasburgerbar

 

DEGAS PIZZARIA E RESTAURANTE

PRATO: Talharim ao molho alho e óleo. Carneiro grelhado. Polenta Frita e Mini calzone de banana com canela.

Talharim ao molho alho e óleo: Hummmm…. Sinto um cheiro de vó… Macarrão fresco, produzidos todos os dias, com receita própria de família e um delicioso molho ao alho e óleo . Um verdadeiro e delicioso talharim a moda da vovó!
Carneiro Grelhado: Carne de carneiro da região, selecionadas e temperadas com tempero próprio criado pelo proprietário Edegar lgnaczuk. Este prato atrai muitos apreciadores de uma boa carne, sendo um dos nossos pratos mais servidos.
Polenta frita: O milho representa um pouco da nossa economia e da nossa colonização, sempre presente e marcante em refeições da nossa região a polenta frita, simboliza um pouco da nossa história, preparamos ela macia por dentro e extremamente crocante por fora, uma verdadeira delícia.
Mini calzone de banana com canela: Neste prato não poderíamos deixar de lado um pedacinho da Dega’s e suas deliciosas pizzas, então preparamos um saboroso calzone feito com banana da nossa região, considerada a banana mais doce do Brasil.

Horário de atendimento: terça a sábado, das 11h às 14h e 18h às 23h.
Rua Willy Jung, 194 – Centro.
Instagram: @degaspizzaria

 

MASTER PIZZARIA

PRATO: Pizza de linguiça Rio Negrinho

Um dos mais antigos alimentos produzidos comercialmente em Rio negrinho, é a linguiça spitzner. Ela proporciona sabor as refeições e lanches dos rionegrinhenses, e em 2021 ela passa a ser um ingrediente de uma saborosíssima pizza!

Horário de atendimento: de terça a domingo, das 19h às 23h.
Rua Prefeito Herberto Tureck, 1014 – Quitandinha.
Instagram: @master_pizzaria_rio_negrinho

 

RESTAURANTE DA FAZENDA

PRATO: Entreveiro de pinhão

Uma comida típica, tradicional da região Sul do Brasil, herança deixada pelos tropeiros, responsáveis pelo transporte de uma região a outra, passando por nossa região. Deixando assim o sabor inigualável do entreveiro. Hoje adaptado para nosso cardápio, com sabor do pinhão, carne bovina, carne suína, charque, bacon, calabresa, legumes e especiarias com tempeiros típicos e tradicionais. Seguindo a tradição do pinhão da Fazenda Evaristo.
No “Day Use” para o Almoço fica gratuito por 2 horas entre 11h30 às 13h30. E quem preferir ficar mais de 2 horas para aproveitar as 25 atividades da Fazenda, paga o o Day Use de R$ 20,00, além do almoço.

 

Rua Afonso Koehler, 3705, Rio dos Bugres.
Restaurante dentro da Fazenda Evaristo.
Instagram: @lanchonetedafazenda

 

TSURU SUSHI

PRATO: Guiosa

A Guiosa, carne de porco defumada com pinhão e molho de legumes com goiabada apimentada fica por conta do Tsuru Sushi e Petiscaria. Carne de porco defumada com pinhão e molho de legumes com goiabada apimentada. A tradição na colonização da região com a introdução do porco ocorreu devido a facilidade da criação e a sua conversão alimento/carne. O defumador utilizado, que dará muito mais sabor a receita, será do tipo americano. O pinhão remete as origens a nossa mata atlântica que nos brinda com a semente do pinheiro brasileiro.

 

Horário de atendimento: de terça a sábado, das 19h às 23h.
Rua Carlos Weber, 116, Centro.
Instagram: @tsuru_sushi

 

SOFIBEL CAFÉ COLONIAL

PRATO: PF Café Colonial

O PF Café Colonial é da Sofibel, que terá como destaque a banana, morangos orgânicos, suco de uva e os embutidos produzidos aqui na nossa região.

Horário de atendimento: aos sábados das 11h às 19h.
Rodovia BR 280, 2622, Industrial Sul.
Instagram: @sofibelcafecolonial

 

DIDO BURGER & BOLICHE

PRATO: Platter Little Black River

Uma seleção dos tradicionais e deliciosos produtos da nossa região. As famosas linguiças alemãs, salsichas, salames, morcília e torresmo. O queijo e a geleia colonial, palmito e pepino em conserva, frutas frescas, farofa de pinhão, chips de banana, torradas, fatias de pão caseiro e um molho especial da casa. Esses alimentos montados cuidadosamente e servidos sobre uma tábua de madeira representam a história gastronômica da Região Destinos do Quiriri.

 

Horário de atendimento: aos sábados a partir das 11h.
Rua Capitão Osmar Romão da Silva, 303, no MAK CENTER, Centro.
Instagram: @sdidoburgereboliche

 

Atividade Econômica de SC cresce 2% em fevereiro

O Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina cresceu 2,04% em fevereiro na comparação com o mesmo mês em 2020. O resultado foi o terceiro melhor do país no período, mostram os dados do Banco Central, analisados pelo Observatório FIESC. No mesmo período, o índice nacional registrou alta de 0,98%. O IBC é considerado uma prévia do PIB. Clique aqui e veja os dados completos

“Santa Catarina vem sustentando a recuperação na atividade econômica desde setembro de 2020. Isso indica maior solidez no cenário local em comparação ao nacional. Enquanto isso, o Brasil registra inconstância no ciclo econômico, com números negativos desde o início da pandemia Covid-19, com exceção de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021”, destaca a análise do Observatório.

A análise da FIESC informa ainda que o setor de bens de capital é o segmento com maior participação na atividade econômica neste início de 2021. Em Santa Catarina, a produção industrial de máquinas e equipamentos foi a maior registrada em fevereiro quando comparada com os demais setores industriais. No cenário nacional, o setor agrícola, a construção civil e a indústria são os maiores demandantes dos produtos de bens de capital.

Aniversário da cidade terá eventos online

As atividades referentes ao aniversário de Rio Negrinho, celebrado no próximo dia 24 de abril, acontecerão de maneira remota neste ano. A medida se faz necessária devido às restrições da pandemia de coronavírus. Uma equipe da Prefeitura organiza um calendário com diversos eventos, que iniciam neste final de semana e seguem até o final do ano.

A não realização de eventos presenciais foi um pedido do próprio prefeito Dr Caio Treml ao grupo organizador. “Queríamos fazer muita coisa, mas infelizmente não podemos. Então focamos nas atividades online. A ideia é criar um atrativo para os munícipes, celebrar o aniversário da cidade e não promover aglomerações”, explica o prefeito.

Dentre as atividades estão um concurso de fotografia, apresentações musicais, competições esportivas, mostra de desenhos e um circuito gastronômico. As primeiras ações estão previstas para o dia do aniversário e a programação será divulgada ao longo desta semana.

Setor produtivo reúne-se com a governadora

Em reunião com a governadora interina, Daniela Reinehr, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) defendeu a manutenção de incentivos fiscais, a não elevação de carga tributária, investimentos em infraestrutura e medidas para destravar o crédito, especialmente aos pequenos negócios.

O encontro foi realizado nesta segunda-feira, dia 19, na FIESC, em Florianópolis, com transmissão por videoconferência para as demais entidades que compõem o COFEM, representadas pelos presidentes da FACISC, Sérgio Alves; da Fecomércio, Bruno Breithaupt; da FAESC, José Zeferino Pedrozo; da FCDL-SC, Ivan Tauffer; da Fampesc, Rosi Dedekind, e pelo superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Outros assuntos debatidos na reunião foram: Bloco X, nota fiscal eletrônica, ampliação da duplicação da BR-470, alíquota do ICMS da gasolina, socorro ao setor de eventos que está há 13 meses praticamente sem operar, aporte de recursos no Badesc e aprovação, pela ALESC, da MP 236, que concede benefício emergencial a empreendedores afetados pela pandemia.

“Pedimos que não haja aumento de carga tributária e que seja mantida a nossa política fiscal. Sempre defendemos que uma das vantagens de Santa Catarina é a política fiscal agressiva e ela é importante”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ele destacou que os incentivos fiscais trouxeram desenvolvimento para Santa Catarina e que o estado é uma plataforma logística importante para o país. Aguiar também destacou a infraestrutura. “O estado, historicamente, tem recebido bem menos recursos do que envia para a União. Até o dia 30 de abril está em consulta pública o Plano Nacional de Logística (PNL 2035). Fizemos, na semana passada, uma oficina em que debatemos o programa e Santa Catarina não está contemplada no PNL. Então temos muito a colaborar”, ressaltou.

O presidente da Facisc enalteceu o potencial do estado e pediu para a governadora atenção especial aos impostos para os setores com maiores dificuldades neste momento. “Santa Catarina tem tudo para deslanchar no período pós pandemia, temos um grande potencial, mas precisamos fortalecer a infraestrutura, ter um apoio maior por parte do Governo Federal e garantir a manutenção cada vez maior dos incentivos fiscais”, destacou Sérgio Rodrigues Alves.

A governadora interina disse que tem conversado bastante com o ministro Tarcísio de Freitas. “Tenho me empenhado porque a nossa infraestrutura tem que atender a nossa capacidade produtiva. É inadmissível que Santa Catarina não esteja no Plano Nacional de Logística. Me coloco à disposição para que a gente consiga fazer essa construção da nossa participação no PNL”, disse ela, que na reunião apresentou oficialmente o novo secretário da Fazenda, Rogério Macanhão. “Precisamos focar na recuperação econômica do estado. Temos que ser ousados sim, temos que saber aproveitar as oportunidades e mostrar para o investidor e para quem produz, gera emprego e renda, que se pode confiar no estado e que ele é parceiro de quem produz. Acredito e entendo que essa proximidade tem que ser cada vez maior”, completou Daniela.

“Não passa pela cabeça da gente o aumento de carga tributária. Não vamos trabalhar com essa hipótese”, disse Macanhão, acrescentando que não extinguirá os benefícios concedidos. “Se tiver alguma aresta para aparar, vamos conversar antes de tomar qualquer decisão. Esse é um compromisso”, concluiu.

 

FACISC

Evento gratuito de formação busca desenvolver o setor e incentivar cadastro em sistema do Ministério do Turismo

O Colegiado de Turismo da Amunesc e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Negrinho realizam, na próxima quarta-feira (28), uma formação sobre o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, o Cadastrur. O encontro será realizado online, pela plataforma Google Meet. Podem participar empresas do trade turístico, escritórios de contabilidade e gestores públicos. O objetivo é sensibilizar o setor para a importância do cadastro e ensinar como fazer.

“Temos a função de fomentar e articular ações para o desenvolvimento da atividade turística de forma organizada no município. Promover esta formação do Cadastur é atender a essa demanda, incentivando o trade turístico a se cadastrar e auxiliando o município a atender os requisitos do Ministério do Turismo”, salienta Gilson Kolenez, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Negrinho.

A iniciativa partiu do município e foi ampliada para a região através do Colegiado de Turismo da Amunesc, apoiador do encontro. A mentora do colegiado e Assessora de Turismo de Rio Negrinho, Luiza da Silva, destaca a importância do trabalho integrado. “O apoio do Colegiado de Turismo é fundamental para a disseminação da informação, quanto mais regionalizado for o trabalho mais força ganhamos”, declarou.

O programa é executado pelo Ministério do Turismo e garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados. Ele permite a participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério, além de possibilitar o acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, o recebimento de apoio em feiras e ações do Ministério do Turismo e dar mais visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

SERVIÇO

O quê? Formação sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)

Quando? 28 de abril as 14h

Onde? meet.google.com/fwf-rbxp-jge

Para quem? Empresas do trade turístico, escritórios de contabilidade e gestores públicos