Secretaria de Estado da Saúde e Cosems dão início à Campanha de Vacinação contra a Gripe em SC

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Santa Catarina iniciou nesta segunda-feira, 12. O lançamento foi realizado em Tubarão pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Daisson Trevisol. A 23ª edição da campanha segue em todos os municípios catarinenses até o dia 9 de julho e visa atingir uma cobertura mínima de 90% entre as 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

“É uma campanha histórica no nosso estado. Santa Catarina sempre teve uma boa cobertura da vacinação da influenza e precisamos manter isso. Reforço a necessidade das pessoas comparecerem para a imunização conforme as orientações de cada município. É muito importante a população estar protegida. O cronograma é até julho, mas estamos buscando junto ao Ministério da Saúde a tentativa para anteciparmos as doses para Santa Catarina, pois temos um inverno rigoroso”, disse a secretária Carmen Zanotto.

Nos 295 municípios do estado, as doses estarão disponíveis nos postos de vacinação. A campanha será feita em três etapas. Nesta primeira, até o dia 10 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A campanha de imunização contra o novo coronavírus segue simultaneamente. “Os municípios estão preparados. Eles têm usado algumas estratégias para a vacinação da Covid-19, e paralelamente também serão usadas para a imunização da influenza, até para não haver aglomeração e garantir a segurança de todos”, explicou o presidente do Cosems, que citou como exemplo Tubarão, onde as vacinas contra Covid-19 estão sendo aplicadas em drive-thru e os postos de saúde irão imunizar contra influenza.

A orientação é que as pessoas dos grupos prioritários que foram vacinadas contra a Covid-19 respeitem um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe.

“O trabalho com os municípios deve ser em conjunto. É nos municípios onde a vida acontece. A relação tem que ser estreita e proativa e é isso que encontramos aqui”, reforçou o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Greice Baggio, mãe do pequeno Francisco, de 9 meses, aguardava ansiosa pela imunização do filho nesta manhã em Tubarão. “Sempre, mas especialmente neste momento de pandemia, os cuidados devem ser redobrados. E essa vacina é fundamental para proteger nossos bebês e grupos prioritários da gripe. Quem ama cuida e devemos nos proteger”, pontuou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela profissional de saúde Fernanda Valgas, grávida de 5 meses. “Diante do atual cenário de pandemia e por ser grupo de risco, a imunização é fundamental. Precisamos cuidar uns dos outros”.

O lançamento da campanha também contou com a presença do secretário municipal de Educação, Maurício da Silva; do superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário; e do diretor de Vigilância Epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, e o gerente de Trânsito de Tubarão, Dionísio de Quadros.

 

 

Campanha de Vacinação contra Influenza será em três etapas

A imunização contra gripe vai ocorrer em três etapas, de forma escalonada. A vacinação dos trabalhadores da saúde iniciará nas próximas semanas, assim que novas doses forem recebidas.

– Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;

– Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

– Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Municípios lançam a campanha ‘Dose Solidária’

Os municípios participantes da Amunesc, Amplanorte e Amvali lançaram nesta segunda-feira a campanha Dose Solidária. São 26 municípios participantes da ação, que tem como objetivo a arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que as pessoas aproveitem a ida até os locais de vacinação e contribuam com um alimento não perecível.

Marceli Kruger, secretária de Assistência Social de Rio Negrinho, explica que nas unidades da Saúde, onde ocorre a vacina contra Covid, já existem caixas para coleta dos alimentos. “Já levamos as caixas de coleta e conversamos com as enfermeiras. A Assistência Social recolhe e faz a entrega para as famílias carentes”, explica.

Para contribuir com a campanha basta se dirigir a um dos postos do município e realizar a doação. Através de cadastro existente na secretaria de Assistência Social, as famílias vulneráveis receberão esses alimentos posteriormente. A ação é uma parceria das três associações de municípios com as secretarias de Assistência Social e de Saúde.

ACIRNE recebe Selo Signatário 2021 do Movimento Nacional ODS SC

A ACIRNE recebeu o Selo de Signatário do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina, pelo cumprimento de todos os compromissos propostos durante o ano de 2020.

Este certificado reafirma o comprometimento da Instituição com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9. Construir infraestrutura resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais https://sc.movimentoods.org.br/

FACISC assina convênio com start up de plataforma para integração

A Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) assinou nesta quarta-feira (07/04) convênio com a startup Multiplicame, desenvolvedora de uma plataforma com ferramentas voltadas para a gestão de comunidades.

Inspirada nas redes sociais, a plataforma oferece serviços de manutenção e suporte relacionados ao uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC), bem como o licenciamento de programas e códigos de computador como prestação de serviços “Software As A Service” (SaaS). “O Multiplicame é para qualquer comunidade ou corporação que precisa de um espaço só seu, com várias ferramentas que proporcionam o engajamento. Hoje as comunidades precisam usar uma caixa de ferramentas desconectadas como Trello, Google Drive, WhatsappEmail, Redes Sociais, planilhas, etc. para alcançar os objetivos que com o Multiplicame consegue ter de forma integrada”, explica o empresário e proprietário da plataforma, Ismar Marquardt.

A parceria com a Federação prevê que a ferramenta seja inicialmente implantada nos Núcleos Empresariais das Associações para que possam fazer a gestão e a integração dos membros.

Na plataforma é possível fazer a gestão de grupos, clube de vantagens, clube de descontos, agendamento de salas, agendamento de mentorias, reuniões com atas e checkins automáticos, feed de notícias, planejamento estratégico em formato de kanban com listagem em 5w2h, tarefas alinhadas a ODS, integração com WhatsApp e muito mais, que está para ser lançado.

A plataforma já vem sendo utilizada em algumas associações, como por exemplo Joinville, Rio do Sul, Schroeder, Mafra e em outros estados. As entidades que desejarem saber mais informações e contratar a plataforma podem entrar em contato no telefone (47) 98415-2272 e no email [email protected]. No site www.multiplica.me também é possível ver todos os detalhes.

“Nosso objetivo com a parceria é disponibilizar algo inovador que contribua para o desenvolvimento dos Núcleos e em contrapartida fortaleça as associações”, destaca o superintendente institucional, Gilson Zimmermann.

No dia 14/04 será realizada uma live para apresentação/lançamento oficial da ferramenta para todo o Sistema Facisc.

Nova marca e propósito reforçam a essência da Tuper

No ano em que completa meio século de existência, a Tuper – uma das maiores transformadoras de aço do Brasil, apresenta sua nova marca ao mercado e aos mais de 2.100 colaboradores e representantes comerciais, que atuam em todo o país.

A data escolhida para o anúncio da nova marca, 9 de abril, não poderia ser mais apropriada: trata-se do Dia Nacional do Aço, a matéria-prima que possibilitou o surgimento e impulsionou o crescimento da empresa, que hoje pode transformar 826 mil toneladas de aço por ano. O faturamento em 2020 foi de R$ 1,3 bilhão.

A renovação da marca é um dos eventos planejados para tornar o ano do cinquentenário ainda mais memorável. Com isso, a Tuper se junta a um grupo de grandes empresas que já passaram pelo chamado rebranding. Além da nova marca, foi definido o novo propósito da companhia: Inspirar pessoas a criar soluções surpreendentes.

Com o envolvimento de toda a diretoria e conduzido pela área de Marketing, em parceria com a Agência de Multicomunicação e21, de Porto Alegre, o projeto modernizou o design da logomarca, sem perder a conexão com referências importantes na história da Tuper. O vermelho, cor tradicional da marca, ganhou mais corpo e peso, transmitindo a ideia de sobriedade.

O novo design facilita a leitura das letras, com contornos mais sinuosos e marcantes, e adequa a estrutura ao ambiente digital. Como resultado, mais personalidade e o reforço de conceitos associados à Tuper, como inovação, tecnologia e dinamismo. A nova marca simboliza, assim, a modernização da empresa e a busca por novos desafios e oportunidades de negócios.

A apresentação da nova marca ao mercado envolve a campanha “A gente transforma o aço e o aço transforma você!”. O objetivo é mostrar o quanto essa matéria-prima faz parte do cotidiano de todos, pois está nos carros, nos transportes coletivos, nos prédios, nas pontes, nos elevadores, nas escadas rolantes, nos eletrodomésticos, nos móveis e em muitos outros lugares. A Tuper é, assim, uma marca presente no dia a dia dos brasileiros.

 

Trajetória digna

 

O crescimento da empresa ocorreu, ano após ano, com base em inovação, tecnologia, equipe qualificada e diversificação. Hoje, a Tuper possui três plantas industriais, com área fabril total de 120 mil m2. São 21 Centros de Distribuição em 17 estados.

“Tivemos até aqui uma trajetória repleta de desafios, que superamos com muito trabalho e dignidade”, lembra o CEO, Frank Bollmann. “A renovação da marca simboliza o quanto a Tuper está pronta para o futuro, que certamente será repleto de desafios, mas também de muitas oportunidades.”

Aos 71 anos, Bollmann está na empresa desde os primeiros tempos – chegou aos 22, recém-formado em engenharia mecânica. Logo ingressou na sociedade, tornando-se sócio majoritário com o passar dos anos. Em 2016, a ArcellorMittal adquiriu 40% do capital social da Tuper, dando início a uma associação estratégica que trouxe vantagens para ambas as organizações.

 

TUPER EM NÚMEROS

 

  • Total de colaboradores, incluindo Representantes Comerciais: 110
  • Faturamento: R$ 1,3 bilhão em 2020
  • Área fabril total: 120 mil m2
  • Capacidade produtiva: 826 mil toneladas de aço/ano
  • Centros de distribuição e 21 filiais em todo o Brasil

Produção industrial cresce 8,1% em fevereiro

A produção industrial de Santa Catarina registrou expansão de 8,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês em 2020. O resultado foi o melhor do país para o período, mostram os dados do IBGE, analisados pelo Observatório FIESC. “Entre os setores que se destacaram estão bens de capital, em especial o de máquinas e equipamentos e de metalurgia, que registraram as maiores expansões. Esse comportamento pode estar relacionado ao choque de oferta durante a pandemia, gerando quebra nas cadeias produtivas globais, e ao aumento na demanda em alguns setores, ocasionando desequilíbrio entre a oferta e a demanda”, destaca a análise do Observatório FIESC.

Clique aqui e veja a análise completa

O Observatório destaca ainda que o investimento em bens de capital está relacionado ao aumento na capacidade de oferta da economia, indicando investimentos no setor produtivo para maior capacidade no atendimento de bens industriais entre os elos das cadeias produtivas. Esse processo poderá auxiliar na equalização entre a oferta e a demanda, bem como no nível de preços. “Em relação aos demais setores industriais, apenas as atividades relacionadas a produtos de minerais não-metálicos e produtos alimentícios registraram retração na produção industrial em fevereiro, com variações de -7,1% e -14,3%, respectivamente”, destaca a análise.

No primeiro bimestre de 2021, a expansão produtiva industrial alcançou 9,5% em Santa Catarina na comparação com o mesmo período em 2020, enquanto a indústria nacional registrou expansão de 1,3% no mesmo período.

 

FIESC

Gestores do turismo da região da Amunesc estruturam ações para 2021

Os gestores de turismo da região da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) se reuniram na manhã desta terça-feira (06) por videoconferência. O principal objetivo foi a atualização do planejamento estratégico do colegiado e a estruturação de ações a serem desenvolvidas no decorrer do ano.

“Com a elaboração do planejamento estratégico da Amunesc nós reconfiguramos os colegiados em busca de maior efetividade nas ações. O objetivo é fortalecer as potencialidades dos colegiados e promover maior integração entre os municípios” afirmou a facilitadora do Colegiado de Turismo, Suzane Nunes de Castro.

Para embasar a elaboração do planejamento, a coordenação fez uma pesquisa com os gestores a fim de conhecer a realidade local e compreender as principais necessidades. “o objetivo do levantamento foi fazer uma análise de como estão os nove municípios com relação ao Conselho de Turismo, aos Planos, aos Fundos, enfim. A partir disso a gente vai trabalhar nosso alinhamento estratégico e incorporar algumas ações”, disse a mentora do colegiado, Luiza da Silva.

Entre outros temas, o formulário também questionou sobre a participação dos municípios na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e sobre as potencialidades de cada município para o setor. A coordenadora do colegiado, Christine Zwettler Teixeira, destaca que o levantamento mostra a convergência da região. “Apesar de termos municípios com características muito distintas, entre serra e litoral, através do formulário nós conseguimos identificar o ecoturismo como um ponto comum entre todos os atrativos dos nove municípios. Essa é uma informação que nos ajuda a determinar futuras ações dentro do colegiado”, concluiu.

A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 04 de maio.

Amunesc

R$ 200 mil para projetos às crianças e adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social de Rio Negrinho, informam que já está aberto o edital para projetos que visem a proteção e defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes. Serão R$ 200 mil em recursos para estes projetos, disponibilizados pelo Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

O edital consiste na seleção de projetos sociais, inovadores ou complementares às políticas públicas básicas, voltados à proteção dos adolescentes e crianças do município. O valor disponibilizado de R$ 200 mil em premiações poderá variar entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, dependendo do projeto.

O edital já está publicado no site da Prefeitura de Rio Negrinho, através da aba CMDCA. As propostas de projeto devem ser enviadas até o dia 7 de maio.

Prefeitura de Rio Negrinho

Fapesc abre inscrições para 30 bolsas de R$ 4 mil para gestão de projetos

A seleção é realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). As inscrições vão até 22 de abril diretamente no site ou na plataforma da fundação. O período da bolsa é de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo é ampliar as ações de ciência, tecnologia e inovação dentro do Governo do Estado. “Permitir a qualificação de bolsistas a partir das demandas da sociedade catarinense são objetivos desta chamada pública. Buscamos gerar inovação e oportunidades também para dentro da administração pública”, destaca.

A gerente de Eventos em CTI, Ana Paula Netto Carneiro, também responsável pelas bolsas, completa ainda que a atuação dos bolsistas deve contribuir para a implantação de práticas de pesquisas e inovação por meio da disseminação e consolidação do modelo de governança por projetos. “Desta forma, contribuindo com o equilíbrio regional, o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de Santa Catarina”, conclui.

Esse é o segundo edital para bolsistas em parceria com o EPROJ. O primeiro foi lançado no início de 2020. O investimento neste ano chega a R$ 2,88 milhões.

O coordenador geral do EPROJ, Vitor Correa, explica que foram selecionados 20 especialistas no último edital para atender 15 órgãos públicos e entidades do Governo de Santa Catarina. “Avançando o plano de estruturação do NUPROJ, essa chamada tem o objetivo de fortalecer os núcleos já existentes e possibilitar a criação de novos”, completa.

Quem pode participar
Podem participar do edital 07/2021 profissionais graduados em qualquer área, mas com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos ou com certificações PMP (Project Management Professional), PMI-ACP (PMI Agile Certified Practitioner), MPM (Master Project Manager), PSM I (Professional Scrum Master I), CSM (Certified ScrumMaster) ou PRINCE2 (Practitioner).

A chamada faz parte do Programa #Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, que tem o objetivo de levar ações de ciência, tecnologia e inovação para dentro dos órgãos públicos do governo do Estado.

Em caso de dúvidas sobre o edital, é possível enviar a pergunta para o e-mail [email protected]

 

sc.gov.br