Casciane Antunes será a nova presidente da ACIRNE

Na segunda-feira, 26, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária na Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE. O presidente Dennis Li Valle agradeceu a participação de todos e a AGO este ano ocorreu de forma online, iniciando com a apreciação e aprovação das contas e do balanço com parecer do Conselho Fiscal, apresentação das ações realizadas na gestão e após, eleição dos integrantes do Conselho Superior e Deliberativo.

Dennis agradeceu principalmente o apoio de todos. “Passados quase dois anos de minha gestão na ACIRNE, que encerra em dezembro deste ano, só tenho a agradecer por todo o apoio que tive dos associados, diretoria, colaboradores e principalmente da minha família. Sem esse apoio não teria sido possível enfrentar todos os desafios dos últimos meses: enchente, ciclone, falta de energia, seca, pandemia e crise financeira. Tenho certeza de que a ACIRNE está mais forte mesmo tendo passado por tudo isso. Conseguimos apoiar nossos quase 200 associados neste momento mais difícil, além de ajudarmos a sociedade de Rio Negrinho principalmente no apoio ao nosso Hospital. Destaco também a parceria que tivemos com as demais Associações, bem como com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Seguimos forte com o programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL e apoiando o Observatório Social”, completou.

Ele também relatou sobre o momento de reinvenção. “Assim como nos nossos negócios tivemos que nos reinventar, assim a ACIRNE teve que se reinventar. O presencial deu lugar ao virtual. O cuidado com o próximo nunca foi tão importante. Não paramos e sim mudamos. Agradeço a oportunidade de ter estado na presidência da entidade neste momento tão desafiador e tenho certeza de que a nossa nova presidente, Casciane, terá todo o nosso apoio, condições e capacidade para continuar com os objetivos de nossa Associação, pois juntos somos mais fortes”, destacou.

A eleita e que assumirá a gestão 2021/2022 é a empresária Casciane Antunes, que relatou os desafios e agradeceu a participação de todos, e o trabalho realizado por Dennis. “Aceitar o cargo de presidente da ACIRNE passa por um conjunto de propósitos. O primeiro é crescer como ser humano e gestora. Aceitar o papel de líder em qualquer instituição do gabarito desta entidade que passa necessariamente pela disponibilidade de se deixar lapidar, pelo saber dos associados. Propósito seguinte, é ser ouvinte das necessidades dos associados, seus anseios pela continuidade do excelente trabalho feito pela gestão do Presidente Dennis Li Valle e da Diretoria. Na sequência cumprir o papel de oxigenar a gestão com novas ideias e projetos, na condução da Associação pelos próximos dois anos, pois uma entidade que tem no seu estatuto a salutar alternância de poder tem intrínseco objetivo de mudança. Por último e não menos importante, pretendo intensificar a política de ampliar o número de associados e a ativa participação dos atuais, ouvindo suas demandas e me valer de todo conhecimento adquirido na caminhada que me trouxe até aqui como o Programa Empreender, no qual participei como coordenadora em dois núcleos. Também o aprendizado feito no Conselho Estadual da Mulher Empresária. Enfim, minha disponibilidade para aprender e para doar o aprendizado que me guia é o propósito maior que norteia meu desejo de ser útil a este berço da comunidade. Sou grata pela confiança e apoio”, analisou.

Casciane Antunes

Formada em Processos Gerenciais pela Sociesc, com MBA em Administração Estratégica pela FGV, Casciane também possui formação em Coach Integral Sistêmico, Programação Neurolinguística (PNL) e terapias alternativas.

Empreendedora há 11 anos, atualmente é sócia-proprietária do Café Boutique Cedro Rosa e empreendedora executiva independente da multinacional americana Young Living, empresa que lidera o mercado mundial de óleos essenciais e produtos livres de toxinas.

Desde 2015 participa ativamente do movimento associativista. Hoje, atua como vice-presidente da regional Planalto Norte junto ao Conselho da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME) no qual já foi coordenadora do Núcleo da Mulher, e é atualmente coordenadora do Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Rio Negrinho.

Conselho Superior

– Mario Sergio Zilli Bacic

– João Paulo Ferreira

– Gerson Sergio Alves Klaumann

– Rita de Cassia Alves

– Marcos Rogério Pereira

– Altair Ruthes

– Germano Basso Junior

– Eliete Adriane da Cruz

– Dennis Li Valle.

Conselho Deliberativo

– Ademir Manoel dos Santos Filho

– Andreia Tumin

– Antônio Oliveira Gomes Filho

– Casciane Antunes

– Denise Tureck Escandelari

– Edson Flaviano Peschel

– Felipe Fleischmann

– Felipe Kmieck

– Francisco Ferreira

– Helmut Weihermann

– Kilian Schroeder

– Luiz Claudio Zilli Bacic

– Tânia Regina Liebl Kögler

– Rene Lampe

– Sérgio Henrique Klaumann.

Candidatos a prefeito participam de encontro referente ao DEL

Nesta semana aconteceu a apresentação das ações já realizadas e previstas do DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local para os candidatos a prefeito de Rio Negrinho.

O evento aconteceu na quarta-feira, 21, com início às 7h, por meio de lives que estão disponíveis no facebook da ACIRNE, iniciando com Fabiano Dias Perfeito, Caio Treml, Ariley Jungles e finalizando com Júlio Ronconi.

 

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Expogestão Digital 2020 promove conversas com CEOS inspiradores

Uma das novidades da Expogestão Digital 2020 são as ‘Conversas Essenciais”, um conjunto de diálogos sinceros e inéditos com alguns dos mais inspiradores CEOs de empresas com sede em Santa Catarina: Alexandre Wiggers, da Condor; Cássio Schreiner, do Porto Itapoá; Guilherme Bertani, da Docol e Vilson Buss, da Rôgga Empreendimentos.

 

A fala destas lideranças, com expertise em diferentes segmentos de mercado, é uma oportunidade para ouvir ‘diretamente da fonte’ respostas para perguntas que todo executivo gostaria de fazer àqueles que têm por referência: Qual é o papel do líder no dia a dia dos negócios e nos momentos de crise? Como transformar e motivar as equipes a se reinventarem? Como enfrentar a solidão do poder, diante de decisões difíceis e complexas? Como vê o futuro de sua empresa e do segmento em que atua?

 

Perfil dos executivos

 

Formado em Ciências Contábeis pela UNIVILLE, com MBA em Controladoria e Finanças pela FGV, especialização em Governança Corporativa pelo IBGC e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Alexandre Wiggers é Diretor-presidente da Condor, na qual atua desde 1988. Também integra o Conselho Deliberativo da Associação Empresarial de São Bento do Sul, é Diretor da Associação Brasileira de Fabricantes de Vassouras, Escovas e Pincéis (ABVEP) e foi Presidente da Expogestão, em 2019.

 

Graduado em Contabilidade pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, com MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Cássio Schreiner tem vasta experiência na direção de grandes empresas, como Pricewaterhousecoopers, Grupo Votorantim Cimento e Metais, Louis Dreyfus Bioenergia e Seara Alimentos. Iniciou sua trajetória no Porto Itapoá em 2013, como responsável pela Diretoria Administrativa e Financeira (CFO) e, em 2017, assumiu o cargo de Presidente.

 

Guilherme Bertani é formado em Administração de Empresas pela FGV, com Pós-Graduação em Finanças pela mesma instituição; tem extensão em Marketing pela UC Berkeley, Advanced Management pela The Wharton School e passagem pela Dom Cabral, no programa de desenvolvimento de Conselheiros. É também um dos Vice-presidentes da Associação Empresarial de Joinville – ACIJ. Desde que assumiu a presidência da DOCOL, em 2016, a empresa se consolidou como a maior exportadora de metais sanitários da América Latina e uma das líderes no Brasil na fabricação de torneiras, chuveiros e economizadores de água. Guilherme é montanhista há 20 anos e já escalou as mais importantes montanhas do mundo.

 

Administrador de Empresas formado pela FURJ, com pós-graduação em Planejamento Empresarial pela FGV, em Marketing e Vendas pelo ISPG e MBA Executivo pela FGV, Vilson Buss trabalhou por mais de 20 anos em cargos executivos na Cia. Industrial H. Carlos Schneider. É Presidente e Sóciofundador da Rôgga Empreendimentos. Presidiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (SINDUSCON) e atualmente é Diretor de Relações Institucionais da entidade. Em 2020 recebeu o título de Cidadão Honorário de Balneário Piçarras.

 

A Expogestão Digital 2020 tem uma grade com mais de 50 palestras que consideram os desafios das empresas e negócios e as atuais demandas dos executivos. Para conhecer a grade completa de palestrantes e participar do evento acesse www.expogestao.com.br.

Índice de Performance Econômica de Santa Catarina tem maior queda desde 2004, aponta Facisc

O Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (IPER-SC) registrou queda de -14,2% na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2020, na série com ajuste sazonal. É a maior queda registrada na série histórica do indicador que iniciou em 2004. Nesta base de comparação, todas as regiões do estado registraram queda, onde as menores se concentraram no Sul (-1,8%) e Alto Vale (-2,4%). As que registraram maiores quedas foram as regiões do Vale do Itajaí (-18,2%), Norte (-14%) e Serra (-9,4%).

 

O presidente da Facisc Gestão 2017/2020 Jonny Zulauf, explica que o impacto do novo coronavírus sobre a economia catarinense e suas regiões, principalmente no segundo trimestre, é sentido por todo o empresariado. “Foi o período de maior queda de todo movimento econômico tanto no estado como no país, e sentimos isso na pele”.

 

Segundo o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues, com todo este contexto, 2020 se tornou desafiador. “É de fundamental importância as ações de mitigação dos efeitos mais severos que esta nova crise trará, para que sejam os menores possíveis e que os desafios que o momento apresenta sejam superados de forma a atenuar tais impactos”.

 

O economista explica que alguns pontos são essenciais para entender os dados. Os primeiros casos de Covid–19 se concentraram nas regiões litorâneas/centrais do estado (Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí, por exemplo) impactando mais rapidamente a economia dessas regiões. As atividades econômicas estruturadas no interior foram uma das menos afetadas, como a produção de alimentos e agronegócio em geral. A diversificação econômica de Santa Catarina contribuirá para atenuar efeitos negativos maiores na economia, principalmente já observando os indicadores econômicos mais recentes que revelam uma recuperação positiva no estado. E por último, o destaque as medidas econômicas adotadas para atenuação dos efeitos negativos da crise como o aumento do crédito, medida do auxílio emergencial, medidas tributárias, entre outras que foram essenciais para este momento de pandemia.

 

Taxa trimestral – 2° trimestre de 2020/2° trimestre de 2019
Quando comparado a variação do segundo trimestre de 2020 em relação a igual trimestre de 2019, Santa Catarina registrou queda de -14,2% também. Nesta base de comparação, a única região que obteve crescimento foi a Noroeste (3,3%). Por outro lado, as que registraram maiores quedas foram Vale do Itajaí (-17,6%) e Norte (-15,0%).

 

Acumulado no ano – 1°semestre de 2020/1°semestre de 2019
Quando comparado o primeiro semestre de 2020 em relação primeiro semestre de 2019, Santa Catarina registrou queda de -6,2%. Nesta base de comparação, as regiões que registraram crescimento foram as regiões Noroeste (3,8%), Serra (1,0%), Oeste (0,3%) e Sul (0,1%). Por outro lado, as que registraram maiores quedas foram Vale do Itajaí (-7,5%) e Norte (-7,1%).

 

Variação interanual – Taxa acumulada em 4 trimestres em relação ao mesmo período do ano anterior (até o 2° trimestre de 2020)
No acumulado de quatro trimestres em relação ao mesmo período do ano anterior, Santa Catarina registrou queda de -2,3% sendo assim um resultado inferior de 3 pontos percentuais ao que se tinha registrado até o primeiro trimestre deste ano nesta base de comparação.

As regiões que registraram maior crescimento nesta base de comparação foram: Serra (2,9%), Oeste (1,9%), Extremo Oeste (1,3%), Sul (1%), Extremo Sul (1,0%) e Meio Oeste (0,2%). Por outro lado, as que tiveram maiores quedas foram as regiões do Vale do Itajaí (-3,2%) e Norte (-2,3%) também.

 

Metodologia estatística do IPER-SC
A construção do IPER foi dada pela metodologia de análise de componentes principais utilizando 13 variáveis com relação direta de atividade econômica classificadas em 5 categorias (Consumo de Energia Elétrica, Comércio Exterior, Empregos Formais, Variáveis Bancárias e Frota de Veículos). Para o ajuste sazonal foi utilizado o procedimento de X12 – ARIMA.

 

Acesse AQUI o relatório.

Decreto prorroga estado de calamidade pública em Santa Catarina até o final do ano

Secretaria da Saúde e entidades debatem situação de setor de eventos

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 19, representantes de casas noturnas, buffets e demais áreas dos eventos privados de Santa Catarina. Foi debatida a atualização da portaria nº 710 para uma possível retomada das atividades.

 

A reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada a partir de uma flexibilização na portaria, o que permitiria a possibilidade de abertura de eventos na região classificada na cor laranja na Matriz de Avaliação de Risco Regional.

 

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt, lembrou os representantes de que todas as regras sanitárias definidas por portaria envolveram debate de área técnica e instituições representadas no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). A preocupação do Estado é com a demanda dos leitos na Saúde Pública.

 

“Somos sensíveis a observar cada situação e analisar de que forma técnica podemos agir. A atividade dos eventos privados é a demanda mais complexa. As pessoas vão para ter contato, para ficarem próximas. E há exemplos em países como a Itália que mostram que tiveram que retroceder na flexibilização, depois da percepção do contágio entre os mais jovens”, destacou Raquel.

 

A reunião durou cerca de duas horas e contou com a presença de representantes do setor, de instituições como o Ministério Público, e da Deputada Paulinha. Ainda não há prazo para definição sobre uma possível liberação.

 

Nesta segunda-feira, Santa Catarina registrou 1095 novos casos de Covid-19 e mais nove mortes. As maiores altas foram registradas em Florianópolis (206), Palhoça (174) e Blumenau (74).

 
Secretaria de Estado da Saúde – SES

Inscrições para o Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc seguem para a reta final

Falta pouco tempo para participar da edição 2020 do Prêmio Inovação Catarinense – Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Os interessados têm até 3 de novembro para se inscrever em 11 categorias. A relação de finalistas será divulgada até 1º de março de 2021.

Serão homenageadas pessoas e instituições com trabalhos de destaque no desenvolvimento da inovação catarinense entre 2018 e 2020. Ao longo de 10 anos, já foram distribuídos 100 prêmios e mais de R$ 2,3 milhões aos vencedores.

Nessa edição, serão destinados R$ 15 mil para os primeiros lugares de cada categoria, R$ 10 mil para os segundos e R$ 5 mil para os terceiros, além de troféu e certificado.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca o quanto a inovação faz parte das instituições e das ações das pessoas. “Nós queremos reconhecer os principais cases e atores da inovação no ecossistema de Santa Catarina. Por isso, solicitamos que as pessoas, empresas e organizações que se dedicaram ao processo de inovação nos últimos 3 anos submetam suas propostas”, convida.

A gerente de Inovação, Gabriela Mager, explica ainda que prêmio busca promover as iniciativas inovadoras em processos e produtos, sejam de pessoas, instituições públicas e empresas.  “Para estudantes, professores e profissionais é uma grande oportunidade de vir a público compartilhar seus projetos que tenham sido inovadores. Desta forma, podem também incentivar a cultura do empreendedorismo e da inovação em nosso Estado”, comenta.

 

Como participar

 

Os interessados em se inscrever devem acessar a plataforma da Fapesc e buscar o edital 18/2020.

 

Para participar, a pessoa ou instituição deve escolher uma das 11 categorias do prêmio. São elas:

 

Agente da Inovação (professores pesquisadores)

Professor Inovador (professores da educação básica)

Jovem Inovador (estudantes da educação básica)

Projeto Acadêmico Inovador (estudantes de graduação)

Inventor Independente (sem vínculo com instituições)

Empresa Inovadora (iniciativa privada)

ICT Inovadora (instituições de ensino, pesquisa e tecnologia)

Inovação em Produtos (iniciativa privada)

Inovação em Serviço ou Processo (empresas)

Inovação de Impacto Socioambiental (iniciativa privada e organizações da sociedade civil)

Governo Inovador (órgãos públicos municipais e estaduais)

A inscrição é aberta ao público e gratuita. Para mais informações, acesse www.fapesc.sc.gov.br.

 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc

Expogestão Digital vai analisar desafios, oportunidades e perspectivas econômicas para 2021

Se lidar com estimativas econômicas no Brasil já é um exercício árduo em contextos normais, durante uma pandemia sem data para acabar, nos estertores do auxílio emergencial e com incertezas acerca da escala da irresponsabilidade fiscal, é um desafio para poucos. A Expogestão Digital terá Denise de Pasqual, sócia-fundadora da Tendências Consultoria Integrada para apresentar a palestra “Perspectivas econômicas para 2021 – o tamanho da ressaca”.

 

A economista irá abordar as oportunidades e riscos, os desafios e as alternativas de reaquecimento à frente do país, no pós-pandemia, analisando o perfil da retomada. De Pasqual vai trazer respostas para questionamentos relacionados ao desempenho das principais cadeias produtivas brasileiras e o que esperar do crescimento regional e como a renda das famílias se comportará nesse contexto.

 

Nunca haverá certeza sobre o futuro, mas é possível fazer conjecturas acerca dele. Movido por essa premissa que Paulo Vicente Alves, consultor e professor da Fundação Dom Cabral, começou a pesquisar, há mais de 20 anos, modelos que ajudassem a entender ciclos e repetições. Com a palestra “Projeções para o século XXI”, Paulo Vicente apresenta na Expogestão as suas conclusões. Conforme o estudo, cada revolução tecnológica gera uma revolução social e cultural que, por sua vez, gera uma revolução econômica. E mais: que muitas das mudanças que ocorreram eram previsíveis.

 

O que o modelo faz de melhor é levantar perguntas interessantes acerca do futuro, baseado em uma estrutura lógica que vasculha o passado. Com base nisso, Paulo Vicente também estima os maiores desafios para o Brasil, defendendo que crises de curto e médio prazos são preparações para o sistema brasileiro se reinventar, inserindo-se em um novo capitalismo.

 

A Expogestão Digital 2020 será realizada de 27 a 29 de outubro, em três ambientes de transmissão. Para conhecer a grade com mais de 50 palestrantes acesse o site www.expogestao.com.br

Consun UNC ratifica continuidade das aulas remotas e atividades práticas presenciais

O Conselho Universitário da UnC  (CONSUN) aprovou por unanimidade a continuidade das aulas práticas e estágios curriculares na modalidade presencial e as aulas teóricas na modalidade remota (em tempo real /síncronas e assíncronas) até o final de segundo semestre de 2020.

 

O CONSUN reiterou a necessidade de obediência plena às normas sanitárias e do Plano de Reestruturação da UnC para enfrentamento à COVID, em qualquer situação.

 

Segundo a Presidente do CONSUN, Solange Sprandel da Silva, o objetivo é preservar a saúde da comunidade universitária tendo em vista que desde o mês de junho os municípios de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Rio Negrinho e Porto União têm apresentado oscilações entre gravíssimo, grave e alto, segundo a Matriz de Avaliação de Risco Potencial Regional de saúde. Aliada a essa situação, 70% dos acadêmicos optaram pela mantença apenas das aulas práticas e estágios curriculares presenciais até o final do segundo semestre de 2020, além de professores, coordenadores e diretores.

 

Na ocasião foi aprovada a quinta reorganização do calendário acadêmico 2020/2 diante da COVID, que trata do segundo semestre, com previsão de 121 dias letivos, com encerramento das atividades em 23 de dezembro de 2020.

 

A base legal para a tomada de decisão tem como alicerce a Lei nº 14.040 de 18 de agosto de 2020; o Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; o art. 4º-A e os artigos 12 a 14 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e os Pareceres CNP/Cp nº 5/2020, CNE/CP nº 09/2020 e CNE/Cp nº 11/2020 e o Art. 8º, §1º do Decreto nº 630, de 01/06/2020, o Art. 2º, I da Portaria SES nº 447, de 29/06/20202. 

Governo de Santa Catarina prorroga prazo do Bloco X

O Governo do Estado prorrogou para 1º de abril de 2021 o prazo para início de obrigatoriedade do envio dos arquivos do Bloco X dos estabelecimentos que ainda não atendem esta obrigação tributária. “O Governo catarinense está sendo sensível ao pleito do setor produtivo e, por conta da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, está adiando mais uma vez o prazo para obrigatoriedade do envio dos arquivos”, informa a diretora de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), Lenai Michels.

O Bloco X consiste no envio de arquivos gerados automaticamente pelo Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da SEF/SC. Estes arquivos devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e anualmente para acompanhamento do estoque. A medida permite melhor acompanhamento e fiscalização das transações de venda ao consumidor final.

 

SEF