Instituto SENAI de Inovação de SC desenvolve cadeira de rodas comandada pelo olho

O Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados de Santa Catarina desenvolveu uma cadeira de rodas comandada pelo movimento do olho.

Para adequar o trabalho às necessidades reais das pessoas com deficiência, o protótipo foi desenvolvido com participação do general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, acometido por Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A tecnologia conta com plataforma de comunicação da empresa Tobii/Dynavox. O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados internalizou novas competências como o desenvolvimento de um sistema operacional e eletrônico que permitisse a integração com o sistema de detecção ocular da empresa Tobii e a integração e controle de uma cadeira de rodas elétrica comercial, para viabilizar o protótipo com controle por movimentação ocular da cadeira de rodas motorizada.

“Para nós, desenvolver esse projeto foi um sonho. Damos à tecnologia um uso prático para atender aqueles que mais necessitam”, afirma o cientista-chefe do Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados do SENAI Santa Catarina, André Pierre Mattei. O desafio agora é conseguir parceiros para permitir a democratização do equipamento por meio da comercialização no mercado.

O pesquisador-chefe do projeto, Vinicius Bigoni Perozzi, explica que a tecnologia conta com leitor ótico. “Desligamos o controle manual e instalamos um software de leitor ótico que envia comando ao computador que controla a direção da cadeira”.
O general Villas Bôas, que comandou por quatro anos o Exército brasileiro, foi membro-fundador do Conselho Temático da Indústria da Defesa (Condefesa) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), lançou na última semana o Instituto General Villas Bôas, para estimular o desenvolvimento de tecnologias assistivas.

No evento de lançamento, a cadeira de rodas foi exposta, junto com outros equipamentos tecnológicos desenvolvidos para dar suporte a pessoas com algum tipo de limitação.

Instituto SENAI 

O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados de Santa Catarina, faz parte da rede 26 Institutos SENAI de Inovação, que atuam em âmbito nacional e que contam com profissionais altamente qualificados e infraestrutura tecnológica atualizada.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Facisc questiona deputados estaduais sobre a PEC 02/2019 – Parcerias público-privadas

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) questiona o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 02/2019, que pretende engessar as Parcerias Público—Privadas (PPPs). A PEC passou na Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, e segue para votação em plenário. O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, explica que para o Governo Estadual é extremamente negativo, e além de burocratizante, politiza as ações atuais que são totalmente transparentes e têm o controle através do Tribunal de Contas. “Da forma como a PEC está em andamento é prejudicial, engessa uma série de ações que hoje são tomadas de forma legal e pode inviabilizar muita coisa. Somos totalmente contra que a Assembleia Legislativa se torne o tomador de decisões”.

De autoria do deputado Milton Hobus (PSD), a PEC exige o crivo da Assembleia Legislativa para a aprovação das concessões, PPPs e privatizações, prerrogativa exclusiva do Executivo estadual.

A Facisc aguarda uma atitude dos deputados estaduais a em relação a este assunto. “Precisamos de menos interferência do Estado e mais participação do cidadão, para que haja uma desoneração do poder público e que os investimentos sejam direcionados para a saúde, a educação e a segurança”.

 

FACISC

Atendimento

A ACIRNE informa que entrará em recesso de suas atividades no dia 23 de dezembro.

Nosso desejo é um 2020 ainda melhor.

A partir de 6/1, estaremos de volta para empreender com você!

Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucesso e realizações!

Associações empresariais do Planalto Norte se reúnem em plenária da Facisc

Na sexta-feira, 29, os presidentes e representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte participaram da reunião plenária da Facisc. O encontro aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, e contou com a participação do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, de prefeitos e vereadores da região.

O vice-presidente regional do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), Tiago Zimmernann, fez a apresentação das ações desenvolvidas junto aos núcleos de jovens empreendedores. Entre as atividades do período, o VP citou as eleições da nova gestão do Conselho, a abertura do núcleo em Itaiópolis e as novidades do Cejesc para 2020, como gestão com duração de um ano nos cargos e o novo site do movimento jovem. Ele também falou da sua atuação no Planalto Norte, que contemplou 60 visitas aos núcleos da regional, 3 Encontros Regionais (ERJEs), seis plenárias da Facisc, duas reuniões com coordenadores, organização de três Assembleias (AGOs), participação em 26 AGOs do calendário estadual e 19.500 quilômetros dedicados exclusivamente no trabalho de fortalecimento dos núcleos de jovens da região.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, falou da alteração no Estatuto da Facisc, que será colocado em aprovação na Assembleia Geral, no dia 12 de dezembro. As alterações concentram-se na troca do endereço e aos serviços prestados a terceiros. “Queremos fazer uma alteração com relação ao desenvolvimento de algumas soluções que a Facisc oferece para as Associações. Vamos separar para que tudo possa ser melhor organizado” contou Zulauf.

Outro tema do encontro foi o pleito do Voz Única, que trata do projeto Crema – BR-280. O engenheiro do Infraestrutura de Transportes (DNIT), Izaldo Kondlatch, expôs a situação atual das obras de melhorias. Falou do trecho entre Corupá a Mafra, contando que o contrato de manutenção do km 86,4 ao km 178,2 foi assinado e a empresa está em mobilização. Já referente às obras de recuperação e manutenção de 128,1 quilômetros da rodovia, entre os kms 178,2 e 306,3, o valor da obra é de R$ 150 milhões, mas até o momento foram empenhados R$ 5 milhões com previsão de conclusão das obras até dezembro, sendo a implantação de duas interseções nas regiões de Irineópolis e Colônia Escada. Para 2020, está previsto a liberação do recurso na ordem de R$ 20 milhões, para 9 quilômetros de reparos e 8 de terceira faixa. Também uma emenda de R$ 75 milhões para 65 km de manutenção.

W3SAT alcança 4 milhões de antenas produzidas

Estimativas mostram que 30% das antenas de transmissão instaladas nas residências brasileiras foram produzidas em Rio Negrinho. A W3Sat, única fabricante de antenas DTH 060 na América Latina, alcançou no último dia 21 novembro a marca de 4 milhões de peças produzidas. A empresa, que completará 10 anos no início de 2020, atende clientes como Sky, Claro, Oi TV, Vivo e Algar.

Para a produção das 4 milhões de antenas, a W3Sat utilizou, entre outras matérias-primas, 20 mil toneladas de aço, 5.300 quilômetros de tubos, 72 milhões de parafusos e 1 milhão de caixas para embalagem. Para transportar as antenas, foram carregadas 890 carretas. Atualmente a empresa, que possui 90 funcionários, produz uma média mensal de 60 mil antenas, com capacidade para fabricar 110 mil peças.

A utilização de alta tecnologia e matérias-primas selecionadas é um diferencial da W3Sat, especialmente por atuar no segmento tecnológico. “Seguimos rigorosos padrões técnicos de qualidade para assegurar eficiência na utilização e durabilidade”, informa o diretor Marlon Weiss. Para manter a empresa atualizada, foram investidos neste ano R$ 3 milhões em equipamentos e modernização de processos.

A atuação da W3Sat no mercado vem se fortalecendo, com atendimento especializado e competitivo. Em 2018 a empresa alcançou um crescimento de 53%. Neste ano, devido às oscilações do mercado, as vendas devem atingir o mesmo patamar do ano passado. “Para o próximo ano, nossa meta é avançar mais 12%”, informa o diretor Helmuth Weihermann.

Além da produção de antenas de transmissão dos modelos KU, KA e digitais, a W3Sat atua com um sistema de gerenciamento de iluminação pública e privada, que traz maior controle e menor consumo de energia. Também está em estudo pela empresa a internet via satélite, com transmissão feita por antena e receptor, sem necessidade de instalação de cabos de fibra óptica.

Encontro Regional de Jovens Empreendedores acontece em Rio Negrinho

No dia 29 de novembro, na Fazenda Evaristo em Rio Negrinho, acontece mais uma edição do Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE), que reunirá integrantes da regional Planalto Norte, incluindo os Núcleos de Jovens Empreendedores de São Bento do Sul, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas.

O evento, organizado pelo Núcleo de Rio Negrinho, inicia às 18h30, após, às 18h45 acontece a reunião regional e 19h15 todos conhecem o case de sucesso da Fazenda Evaristo, integrado a natureza, no local acontecem shows, eventos e conta com uma vasta estrutura que recebe cerimônias, festas, confraternizações, além de serviços de hospedagem.

Esta edição é voltada para interessados em trocar experiências sobre empreendedorismo e que desejam também saber mais sobre o núcleo e assuntos voltados ao setor. Além disso, ocorre também a confraternização de final de ano entre os participantes.

O Núcleo

Fundado em 2007, o Núcleo de Jovens Empreendedores de Rio Negrinho tem por missão integrar e capacitar os jovens, incentivando e fortalecendo o empreendedorismo, fomentando negócios, desenvolvendo lideranças e ampliando a representatividade.

O evento conta com o apoio da ACIRNE e Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina – CEJESC.

ERJE
18h30 – abertura
18h45 – reunião regional
19h15 – case de sucesso Fazenda Evaristo
20h – jantar
21h – stand up empreendedor
22h – encerramento.
Informações e inscrições: 3644-2131 | [email protected]
Investimento: R$ 80,00. Bebidas não inclusas.

BNDES lança site para ampliar transparência e acesso a informações

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, anunciou o lançamento de uma campanha digital que vai utilizar redes sociais para prestar informações, de forma acessível, sobre todas as operações realizadas pelo banco.

A ação inclui a criação do hotsite BNDES Aberto para aumentar a transparência da instituição e permitir o esclarecimento de dúvidas.

O site inclui dez ações para facilitar a transparência do Banco e aprimorar o compliance, conjunto de regras internas para cumprimento de normas legais e das políticas e diretrizes do banco.

“Não é simplesmente uma ação que vai durar três ou quatro meses e estará concluída. É uma mudança de cultura no banco, uma ação permanente. O BNDES Aberto, que é como a gente está chamando a campanha. É um reposicionamento do banco. A ideia é que isso seja um estado permanente e fique na instituição daqui para frente”, disse, em entrevista na sede do BNDES, no centro do Rio, durante o anúncio do balanço do banco relativo ao terceiro trimestre de 2019.

Montezano afirmou que não se trata de abrir ou fechar da caixa-preta da instituição. “Queremos esclarecer para a população qualquer dúvida em relação à nossa governança e nossa transparência, e estarmos abertos para que as pessoas usem o BNDES com sua tecnologia, com seu conhecimento e seus serviços para melhorar a vida do cidadão”, afirmou.

Durante a entrevista, foi exibido o vídeo que será divulgado em redes sociais.

Ações

Entre as dez ações apresentadas, há o acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para compartilhamento de informações de pessoas físicas e jurídicas que mantêm relacionamento com o banco. Há, ainda, a adoção de rotinas automáticas para fazer o cruzamento de informações de outros órgãos públicos. Isso vai apressar o processo de análise dos clientes.

O banco decidiu ainda implantar uma corregedoria interna, em alinhamento com as melhores práticas de mercado e com orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) e a contratação de auditoria forense externa para fortalecer a cooperação com órgãos de controle.

O banco se comprometeu em aderir à Política Nacional de Dados Abertos, que prevê a disponibilização de informações de suas bases de dados para a livre utilização pela sociedade. “Somos a primeira estatal federal a fazer a adesão voluntária. Não somos obrigados, mas achamos que é saudável para o banco”, disse Montezano.

Empregados

Com as ações, ser possível também o compartilhamento de empregados com outras instituições de governo. “Isso vai trazer, ao longo do tempo, um corpo técnico mais conectado com outras esferas federais e estaduais. O funcionário fica um tempo trabalhando para outro órgão e volta trazendo mais conhecimento”, observou.

Reposicionamento

Entre as ações está o reposicionamento da carteira de mercado de capitais. Para aproximar melhores práticas, a instituição já tinha atualizado sua política de atuação em mercado de capitais, estabelecendo as principais técnicas utilizadas pelo banco para a valoração de ativos.

As técnicas devem ser aplicadas, de forma combinada, em operações associadas a participações com valor estimado em mais de R$ 1 bilhão.

Os desinvestimentos em companhias com participações mais elevadas serão submetidos ao conselho de administração da instituição. “Estamos elevando ao nosso órgão máximo de governança as decisões, o que torna o processo robusto e seguro também sob a ótica de aprovações.”

Social

Segundo o presidente da instituição, o BNDES trabalha com as administrações públicas para estruturar projetos que beneficiem diretamente a população, entre eles, saneamento básico, segurança e iluminação pública. Também há projetos em andamento para melhorar a utilização de gás natural que podem baratear o consumo de energia e aumentar o aproveitamento das reservas.

O BNDES definiu também uma metodologia de planejamento estratégico. Antes baseada em horizontes de um ou cinco anos, com metas estabelecidas conforme volume desembolsado, passará a ter metas de três anos.

O foco será na ampliação da capacidade de geração de energia e aumento do acesso a serviços de esgotamento sanitário. As metas também estarão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O plano trienal será concluído ainda neste ano.

“A grande mudança que este plano vai trazer é a forma de olhar o valor gerado, que é uma forma menos financeira, vamos chamar de menos tradicional, uma forma mais de vida real, de mais impacto. É cada vez mais, tentando mensurar e direcionar nossas ações para o que causa melhor impacto para o nosso país e nosso cidadão. A parte financeira é um meio para este fim e não objetivo final.”

Estatais

Ao todo, até julho, o BNDES trabalhava na privatização de sete estatais e mantinha uma carteira de 31 projetos, com investimentos estimados em R$ 83 bilhões.

Atualmente, assessora a privatização de 20 estatais e trabalha na estruturação de 60 projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), que têm investimento total estimado em R$ 191 bilhões. A previsão é que os projetos sejam lançados no mercado nos próximos três anos.

“Oportunamente, vamos comunicar de forma transparente cada um dos projetos, inclusive com status de acompanhamento de cada um deles”, disse Montezano.

 

Agência Brasil

Semana Global de Empreendedorismo começa em todo o país no dia 18 de novembro

“Empreender é viver o futuro hoje”. Esse será o tema da 12ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que acontece de 18 a 24 de novembro, em todos os estados do país. O evento é um movimento que inspira, conecta, capacita jovens e adultos que se interessem por empreendedorismo. Durante sete dias, acontecerão palestras, workshops, oficinas, feiras, cursos, debates, competições online. No Brasil, a programação irá além – se estendendo ao longo de todo o mês de novembro.

A cerimônia de abertura será no dia 18 de novembro, no Palácio do Planalto, e contará com a presença do Presidente da República e outras autoridades. Na mesma semana, acontecerá “A casa do empreendedor”, no Sebrae Nacional, evento presencial de inspiração de empresários com transmissão via web. Cases de sucesso irão expor histórias inspiradoras para incentivar o próximo passo na jornada do empreendedorismo, seja por meio da formalização, da superação dos desafios da gestão no primeiro ano de vida, da incorporação de inovações, entre outros. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressalta que o evento irá abordar o empreendedorismo do futuro com uma visão inclusiva. “É fundamental tratar a inovação como um processo de inserção transversal nos negócios. Iremos trabalhar quais comportamentos empreendedores e competências são necessários para que os donos de pequenos negócios possam enfrentar os desafios que encontrem pela frente”, destacou Melles.

O Sebrae é a instituição host, responsável pela coordenação nacional, justamente com o Conselho da SGE, composto pela Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement; além de órgãos do poder público, empresas, organizações não governamentais, incubadoras, aceleradoras, entre outros agentes da sociedade.

SGE
A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. Em 11 anos, os 18 países fundadores da iniciativa, entre eles o Brasil, se multiplicaram para mais de 170. O movimento chegou no Brasil em 2008 e, desde então, apresentou desenvolvimento incomparável, atingindo em 2014, 5.811 atividades, nos 26 dos estados e no Distrito Federal, contando com mais de 1 milhão e 600 mil participantes. Em 2018, primeiro ano em que a SGE ficou sob a coordenação do Sebrae, foram realizados 8.296 eventos, em 1.161 cidades, com 670 instituições, alcançando mais de 1 milhão de participantes.

Sebrae

Reforma tributária elevará PIB do país

Os economistas Bernard Appy e Paulo Rabello de Castro apresentaram propostas de reforma tributária, defenderam a simplificação do sistema atual e destacaram que a reforma vai elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Eles participaram de seminário regional, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta segunda-feira (11), em Florianópolis. No encontro promovido pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e pelo deputado Celso Maldaner, foram destacados os principais pontos da PEC 45/19, que está em discussão no Congresso Nacional.

“Os benefícios da mudança no sistema tributário são monumentais. Esse é o ponto fundamental. Estamos falando, com certeza, de um impacto superior a 10 pontos percentuais no PIB potencial. Além disso, haverá aumento do poder de compra da população, redução no custo do investimento e eliminação de distorções competitivas”, afirmou o economista Bernard Appy.

Na opinião de Appy, o essencial é acabar com os tributos atuais sobre bens e serviços. “Chegamos num grau de distorção no sistema brasileiro, especialmente no caso do ICMS, mas também no caso do PIS/Cofins, IPI e ISS, em que é basicamente impossível melhorar os tributos atuais. Então o recado é: quer fazer uma boa reforma tributária, a melhor forma é substituir os tributos atuais por um novo imposto feito com base nas melhores práticas internacionais”, recomendou.

Para ele, a correção dos problemas que têm o sistema tributário atual tem um impacto muito grande sobre o potencial de crescimento do país. “Esse é o principal recado que tem que ser entendido dentro da discussão da reforma. Se a gente não considera esse efeito, a reforma passa a ser um jogo de soma zero, ou seja, o que um ganha, o outro perde. Quando a gente entende que o impacto sobre o crescimento é muito grande, aí passa a ser um jogo de soma muito positivo e que, no agregado, todos ganham. E isso facilita muito para construir o apoio para a reforma tributária”, explicou, salientando que estados e municípios ganham com a mudança no longo prazo.

Em sua palestra, o economista Paulo Rabello de Castro disse que a PEC 45/19 tem “deficiências” e citou como exemplo o longo sistema de transição (de cinco a dez anos), falta de clareza sobre os níveis efetivos das alíquotas, ausência de mecanismo de contenção de despesas e nenhuma solução prática para a desoneração da folha. “É obvio que quanto mais clara for a proposta, quanto mais mobilizadora na própria sociedade, mais rapidamente o Congresso enxergará qual proposta tem que ser vencedora”, afirmou.

Na opinião de Rabello de Castro, a primeira característica que precisa ser observada é a simplificação efetiva do sistema. “Hoje vivemos um manicômio. Estamos entupidos de tributos por todo o lado. Mas não é só prometer que daqui a dez anos tais tributos serão finalmente extintos. Isso é inaceitável. A extinção tem que ocorrer no primeiro dia da reforma. Precisamos de uma reforma sobre a qual a sociedade tenha segurança suficiente de passar daqueles tributos que foram deixados para trás, na poeira da história. E a adoção de um conjunto simplificado, uma menor quantidade de tributos, ao mesmo tempo tributos mais fáceis de pagar”, declarou.

“A reforma tributária é de suma importância para que nosso país volte a crescer mais rápido”, afirmou o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, que falou em nome do COFEM. Ele ressaltou ainda que é por meio das reformas que o país vai conseguir ampliar os investimentos. O COFEM é integrado pelas federações da Indústria (FIESC), da Agricultura (FAESC), do Comércio (Fecomércio), dos Transportes (Fetrancesc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Associações Empresariais (FACISC) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc). O COFEM defendeu alguns pontos. Entre eles: a apuração e a arrecadação unificadas, alíquotas únicas ou uniformes, simplificação das obrigações tributárias e não cumulatividade ampla. Também há preocupação sobre como será o tratamento diferenciado e unificado às micro e pequenas.

“O sistema tributário atual é falho e injusto. Temos que simplificar. Desburocratização é fundamental para nosso país”, afirmou o deputado Maldaner, que integra a comissão especial da Câmara dos Deputados que discute o tema. Ele lembrou que é importante observar a transparência para o cidadão saber o quanto se paga de imposto.

O deputado Darci de Matos, que também integra a comissão da Câmara, destacou a importância das reformas em curso, como da previdência, a tributária e a administrativa. “O novo sistema tributário vai abarcar a nova economia”, afirmou, lembrando que a aprovação da reforma administrativa deve enxugar despesas e o tamanho do estado e abre caminho para redução de carga tributária.

“A reforma tributária nos une. Se conseguirmos enxugar esse manicômio tributário, facilitar, simplificar e tirar essa parafernália de normas, já será um grande avanço”, disse o senador Jorginho Mello.

No encontro também foi realizado um painel com a participação do secretário da Fazenda, Paulo Eli, do presidente da OAB-SC, Rafael Horn, dos advogados Diogo Pítsica e Alexandre Salles Steil, além do presidente da Fecomércio.

 

Fiesc

Turma do Geração Empreendedora se forma na ACIRNE

Aconteceu na quinta-feira, 07, a formatura de mais uma turma do Geração Empreendedora na Associação Empresarial de Rio Negrinho. Os multiplicadores desta edição foram: Denise Tureck do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e Franklyn Ferreira do Núcleo de Jovens Empreendedores.

A formatura contou com a participação de pais, professores, mentores, nucleados e associados. Denise agradeceu a todos os envolvidos pelo tempo de aprendizagem e troca de experiências. Uma das etapas do projeto é o “Mentor Team”, no qual os participantes passam um dia conhecendo o dia a dia de uma empresa. Os empresários desta edição receberam também um agradecimento pela participação no programa.

A ação tem como objetivo despertar o espírito empreendedor e a cultura associativista, criando uma geração capacitada para transformar o cenário socioeconômico.

O Geração Empreendedora acontece por etapas ao longo do ano e um dos destaques é a mobilização e comprometimento de muitos empreendedores e empresários voluntários envolvidos na ação.

O projeto é desenvolvido pela Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc) com o apoio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) e pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (Ceme).