Prefeito participa de reunião do Núcleo do Meio Ambiente

Integrantes do Núcleo de Meio Ambiente da Acirne estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, dia 03, e entre os temas, estava a discussão sobre o licenciamento ambiental municipal. O responsável em repassar as informações ao Núcleo sobre o processo foi o prefeito Julio Ronconi, que vem tratando pessoalmente do tema através do Consórcio Intermunicipal Quiriri.

Conforme Julio , o processo para implantação de um sistema municipal de licenciamento já vem ocorrendo através do Quiriri, e com a participação dos quatro municípios consorciados – Rio Negrinho, Campo Alegre, Corupá e São Bento do Sul. “Será um modelo diferenciado, de licenciamento simplificado”, explicou Julio. Segundo ele, pelo modelo os requerentes do licenciamento apresentarão a documentação e já receberão a autorização. Posteriormente serão fiscalizados para se verificar se cumprem o que informaram ou não. Em caso de descumprimento, pesadas multas serão aplicadas.

Julio explicou ainda que o processo vendo sendo realizado através do Quiriri para se reduzir os custos, já que cada Município cederia servidores para formar a equipe técnica necessária. “Nós queremos agilidade, mas dentro da legalidade”, frisou o prefeito de Rio Negrinho. A municipalização do licenciamento ambiental é uma antiga reivindicação da classe empresarial, que atualmente depende da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) para obter os licenciamentos ambientais, em um processo extremamente demorado. “A própria Fatma vem incentivando os municípios a fazer o licenciamento municipal, eles inclusive cederão todo o sistema para o processo”, explicou Julio.

Limpeza do Rio

Durante a reunião, os integrantes do Núcleo de Meio Ambiente informaram que no dia 1º de abril realizarão uma nova ação de limpeza do rio Negrinho. A ação deverá envolver as mais diversas entidades, com o objetivo de recolher o lixo existente às margens do rio que cruza o centro da cidade. “A mobilização visa também conscientizar toda a comunidade”, relatou Hugo Binder, vice-presidente do Núcleo. Julio informou que a Prefeitura rio-negrinhense é parceira na ação e que inclusive irá mobilizar os servidores para participar da limpeza.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Móveis Caftor realiza 1ª Mostra Interna de Grupos de Melhorias

Entre 24 a 27 de fevereiro aconteceu a 1ª Mostra Interna de Grupos de Melhorias da Móveis Caftor. Neste evento, os grupos apresentaram seus trabalhos para seus colegas e também para uma equipe de jurados formada pela gerência e diretoria da empresa, assim como profissionais da área de qualidade das empresas Condor, 3 Irmãos, Senai e também a Presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz. Os jurados avaliaram fatores como: criatividade, benefícios proporcionados pelas ideias, assim como domínio e clareza das apresentações.

A Caftor estipulou como meta que cada grupo desenvolvesse e implantasse no mínimo seis melhorias. Os grupos fecham o ciclo de um ano de trabalhos realizados com 107 sugestões de melhorias aprovadas e 63 ideias já implantadas.

A empresa destaca que vivemos a era da inovação, que é fundamental para garantir a competitividade das empresas. Muitas vezes as pessoas caracterizam inovação como algo relacionado à aquisição de novas tecnologias somente, todavia, inovação vai muito além disso, e uma cultura voltada à inovação é aquela na qual as pessoas independentemente do nível hierárquico, tem a possibilidade de avaliar, sugerir, inovar e reinventar.  A 1ª Mostra Interna dos GMCC demonstrou muita criatividade das equipes que com simplicidade de recursos utilizados, aplicaram melhorias com praticidade e objetividade.

 

GMCC

GMCC significa Grupos de Melhorias Contínua Caftor. Este projeto teve início em 2016 e é caracterizado por grupos de colaboradores da Móveis Caftor cujo objetivo é desenvolver planos de ação visando a busca da melhoria contínua. Os grupos formam-se a voluntariamente por apresentação espontânea ou a convite, e as reuniões acontecem nas dependências da empresa em horário de trabalho.

Dentre os objetivos dos grupos destacam-se:

– Contribuir para a melhoria, desenvolvimento e competitividade da empresa

– Promover o crescimento profissional dos colaboradores através de desenvolvimento da criatividade, liderança, trabalho em equipe, análise e solução de problemas

– Promover o maior engajamento das pessoas com o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

Os benefícios para os colaboradores são:

– Estimular o trabalho em equipe

– Estimular a criatividade e inovação

– Participar da solução de problemas

– Desenvolver auto-realização e autoconfiança

– Desenvolvimento profissional e pessoal

– Melhorar as condições de trabalho.

E para a empresa:

– Melhorar a qualidade dos produtos, processos e serviços

– Reduzir custos e otimizar aproveitamento de recursos

– Melhorar a comunicação na empresa

– Ampliar a consciência sobre qualidade

– Proporcionar integração entre colaboradores.

 

Fonte: Móveis Caftor

Eliete apresenta Programa de Desenvolvimento na Câmara de Vereadores

A presidente da ACIRNE, Eliete Adriani da Cruz, apresentou na noite de segunda-feira, 27, na sessão da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

O Programa que tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento do município, unindo iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável da cidade. No Programa, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego.

A assinatura do convênio entre a Prefeitura, Câmara e a ACIRNE, ocorreu durante a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, no mês de janeiro.

 

Fonte: Acirne

ACIRNE é premiada em Programa do Sebrae/SC

A Associação Empresarial de Rio Negrinho – ACIRNE – foi uma das 15 entidades finalistas do Programa de Fomento e Fidelização da Rede de Parceiros Sebrae/SC, recebendo o prêmio na última sexta-feira, 24, em Joinville.

O Programa, feito em parceria com entidades empresariais, visa aumentar a competitividade das empresas catarinenses por meio de diversas ações, entre elas oferecer às instituições empresariais suporte e estratégias para melhor atendimento a seus associados. O período do programa foi de julho a dezembro de 2016 e contou com a participação das instituições ligadas à FCDL/SC, FACISC e FAMPESC, totalizando 59.

 

Fonte: ACIRNE

Coordenadores dos núcleos se reúnem para troca de informações

Na sexta-feira, 24, os coordenadores dos núcleos da ACIRNE, estiveram reunidos para troca de informações referente ao andamento das atividades e ao planejamento estratégico de cada grupo. A presidente da Associação Empresarial de Rio Negrinho, Eliete Adriani da Cruz, enalteceu a importância dos núcleos para o crescimento empresarial.

No encontro, foi possível conhecer as atividades de cada grupo, o andamento dos trabalhos, assim como trocar ideias para parcerias. O objetivo principal da reunião foi a integração dos núcleos, troca de informações para o fortalecimento da entidade como um todo.

 

Fonte: ACIRNE

Doações para o fundo da criança e do adolescente podem ser abatidas do Imposto de Renda 2017

O Fundo para Infância e Adolescência – FIA – foi previsto pelo Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) como forma de captar recursos para execução de políticas, ações e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. É gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, órgão que define as prioridades para aplicação dos recursos.

É um Fundo Público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os contribuintes podem fazer doações para o FIA direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Na forma de pessoa física que declara no modelo completo, poderá deduzir até o dia 28 de abril, 3% do imposto devido apurado na declaração a ser entregue.

Como doar

No momento do preenchimento da declaração, você deve acessar “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, no resumo geral do programa gerador da declaração. Ao clicar em novo, escolha “tipo de fundo – municipal”, Estado de Santa Catarina, município de Rio Negrinho e confirme. O valor disponível para doação já estará calculado automaticamente.

Depois, é possível selecionar um ou mais fundos cadastrados na lista. Para concluir a operação, basta informar o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução do imposto, calculado automaticamente pelo programa. Outras informações podem ser obtidas pelo CMDCA – no telefone 3644-6049.

Por que doar?

– Contribui com a qualificação da rede de atendimento
– Auxilia no processo de inclusão dos jovens cidadãos que vivem em vulnerabilidade social
– Sua contribuição é um exercício de cidadania
– Você está decidindo que parte de seu imposto fica em Rio Negrinho para desenvolvimento
de programas e serviços dirigidos ao seu município
– Além disso, as doações podem ser deduzidas no seu Imposto de Renda
– Você pode acompanhar a utlização dos recursos
– É um ato de amor.

 
Fonte: CMDCA de Rio Negrinho

Núcleo prepara evento para o Dia Internacional da Mulher

Integrantes do Núcleo das Mulheres Empreendedoras realizam no dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, um evento na ACIRNE, com diversas atividades. Com início às 19h, as comemorações da noite iniciam com dois workshops, com as presenças da palestrante, mestre de cerimônias, master trainer em oratória e PNL, Adelita Fernandes e a nutricionista Jeanine Treml.

Para ampliar a rede de contatos acontece um coquetel e algumas empresas estarão expondo no local. Haverá uma cabine de fotos, sessões de maquiagem e uma homenagem as mulheres presentes. Inscrições e informações pelo telefone 3644-2131. O evento conta com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho e o Sest Senat.

 

Fonte: Acirne

Industrial catarinense mantém-se confiante em fevereiro

O Índice de Confiança do Industrial Catarinense (ICEI) manteve-se estável em fevereiro e alcançou 53,8 pontos, pouco acima do registrado em janeiro (53,4 pontos), mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O cálculo do ICEI é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses. O índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia.

O resultado de fevereiro é superior ao registrado no mesmo mês de 2016 (38,4 pontos). De acordo com os empresários, as condições atuais ainda não são boas (47,6 pontos), porém a avaliação é menos pessimista do que a observada em janeiro (46,3 pontos). No entanto, as expectativas (56,6 pontos) recuaram em relação a janeiro, o que reforça a necessidade de execução de reformas estruturantes, como a trabalhista e da previdência, avaliam os industriais.

O indicador de confiança da indústria da construção se situou em 45,8 pontos, revelando piora frente ao mês anterior (50,6 pontos), voltando a patamares abaixo dos 50 pontos. O índice da indústria de transformação e extrativa passou de 53,8 pontos em janeiro para 55,4 pontos em fevereiro.

O levantamento foi realizado pela FIESC em parceria com a CNI entre os dias 1º e 13 de fevereiro. Participaram 189 indústrias de Santa Catarina dos segmentos de transformação, extrativo e construção.

Sondagem da construção

Além da queda na confiança, também o índice do nível de atividade da indústria da construção de Santa Catarina atingiu em janeiro 45,2 pontos, contra 40,7 pontos em dezembro, informa a pesquisa da FIESC. Valores acima de 50 pontos mostram que o nível de atividade é positivo e abaixo, negativo.

O indicador de número de empregados permaneceu praticamente estável ao cair de 41,7 pontos em dezembro para 41,5 pontos em janeiro. Para os próximos seis meses, a projeção do nível de atividades registrou 47,4 pontos, valor maior que os 44,3 pontos registrados em dezembro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIESC

Comdema tem novo presidente

Valdemar Luiz Staffen é o novo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Rio Negrinho (Comdema). A escolha por seu nome, feira por unanimidade, ocorreu durante reunião ordinária do órgão, realizada na quarta-feira, dia 22, na sala de reuniões da Prefeitura. Entre as atribuições do conselho está promover a discussão, análise e proposição das diretrizes das políticas públicas ambientais de Rio Negrinho.

Durante a reunião desta semana, ocorreu ainda a nomeação dos conselheiros indicados pelas entidades, e eleição do Conselho Diretor e Secretaria Executiva do Comdema. O vice de Valdemar é Emerson Miguel Schoeffel, a Secretaria Executiva será composta por Eloah Talisse Kresko e Bruno Francisco Muehlbauer.

Já a Câmara Comunitária de Produção Físico-Territorial terá como titular Cristiane Schroeder e como suplente Deoclécio José Pacheco. A Câmara Comunitária de Qualificação Ambiental tem como titular Charles Kupitzki e a suplente é Emanuele C. Denke Todorovski.

Durante a reunião, o engenheiro sanitarista Hugo Binder, do Samae, explicou a necessidade da revisão do Plano de Saneamento Básico Municipal, ficando definido que na próxima reunião serão iniciados os trabalhos nessa temática. Foram levantadas ainda outras demandas da área que serão discutidas e trazidas ao Comdema nas próximas reuniões.

 

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Amunesc elaborará projetos para Rio Negrinho

Nesta segunda-feira, dia 20, o prefeito Julio Ronconi reuniu as equipes técnicas de planejamento e projetos da Prefeitura de Rio Negrinho e da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina). A reunião tinha por objetivo definir alguns projetos prioritários para o município e integrar as equipes para que os trabalhos ocorram de forma mais ágil com a troca de informações.

Durante o encontro, Julio já pediu alguns projetos à equipe técnica da Amunesc, como da ampliação do Centro Integrado de Saúde (CIS), da terceira ponte pela rua Duque de Caxias, de uma passarela ligando a Acirne à Praça do Avião, e ainda da criação de um roteiro religioso próximo ao Ginásio do Briskão. “Temos urgência nestes projetos, para que possam buscar os recursos necessários para que estas obras tornem-se realidade”, observou Julio.

A Amunesc também já vem trabalhando o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que é uma exigência aos municípios para que eles possam receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho